Muito importante fazer uma gestão de excelência, então o negócio nao dura um ano, e ja vai falir, aqui no meu tenho um trabalho bastante complexo na área da gestão. A minha esposa é a chefe de cozinha, mas ela nao entende quase nada de gestão, o negócio tem funcionado muito bem mais a gestão é a parte crucial do negócio, é como voce falou; não é fábrica,e se usar um alimento e nao usar o desperdício é inevitável..
Parabéns pela leitura correta da área gastronomica. A gestão como um todo passa ao lado de muitas casas, acontecendo de forma amadora e levando a muitas casas a um péssimo desempenho. E preciso de fato mudar esse cenario.
Realmente, não existe uma cultura de gestão em negócios gastronômicos. O mercado não forma gestores, somente chefs. Parabéns Pablo, mostrou um raio X sensacional, esclarecendo principais pontos que definem o sucesso e o fracasso de um restaurante.
Esse pensamento ta muito errado! Faculdade nenhuma forma chef, o que se forma é profissional da area de gastronomia. No curso superior o conceitou vai muito alem do "cozinheiro". E ensina sim a parte mais da gestão do restaurante. Não aprofunda mais na area financeira. Mas a gestão de um vai muito além dessa parte digamos que "econômica"
Olá estou pesquisando sobre viabilidade de restaurante que funcione em temporada, (beira de praia) onde a frequência de turistas se dá só em uma época do ano, mas não acho nada a respeito…
"Compras de última hora", essa questão é de grande perda mesmo. Simples fato de deslocar um colaborador para ir comprar - que poderia estar produzindo = $ - é uma das perdas.