Тёмный

Dedução da Lei de Faraday (indução eletromagnética) ( 

Uai Física
Подписаться 46 тыс.
Просмотров 7 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

8 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 21   
@leonardotrevilato1618
@leonardotrevilato1618 3 года назад
Meu deus, que vídeo incrível kkkkkk não sei nem o que falar... Muito top, parabéns!
@m.a.s4295
@m.a.s4295 3 года назад
Mano, o que foi isso?? Sinceramente em anos de pesquisa essa foi uma das aulas mais esclarecedoras sobre o assunto, parabéns
@ricardocesardasilvagomes9549
@ricardocesardasilvagomes9549 9 месяцев назад
Aula espetacular!
@fisicadubao
@fisicadubao 3 года назад
Obrigado 🙏
@ezz-lm3nh
@ezz-lm3nh 3 года назад
Parabéns pelo vídeo, muito TOP... Por mais vídeos assim. Abraço
3 года назад
Mais um show de aula!
@GiovaniCrepaldi
@GiovaniCrepaldi 3 года назад
massa demais!! seria legal , no final, fazer uma dedução da equação da onda eletromagnética por meio das equações de Maxwell
@uaifisica
@uaifisica 3 года назад
Vou postar logo depois das leis de maxwell todas!
@lucasfariazz
@lucasfariazz 3 года назад
Mandou muito, me salvou em eletromag
@paulojefferson1958
@paulojefferson1958 3 года назад
Otimo video.
@ccaiobianchi
@ccaiobianchi 3 года назад
Vídeo incrível, como sempre! Uma dúvida que sempre tive é: se a força magnética não realiza trabalho sobre cargas, como ela age movimentando os elétrons para gerar a corrente na espira?
@uaifisica
@uaifisica 3 года назад
Valeu! Quando nós movimentamos a espira em direção ao imã, por exemplo, além da velocidade que os elétrons adquirem ao longo da espira, eles também se movimentam junto com a espira em direção ao imã. A força magnética nesse contexto não é ao longo do fio, e sim fazendo um certo ângulo em relação ao caminho definido pelo fio (que seria a direção perpendicular à velocidade da carga, que é uma soma da velocidade ao longo da espira com a velocidade da própria espira em direção ao imã), podendo ser decomposta em uma componente ao longo da corrente, e outra contrária ao movimento da espira. A componente contrária ao movimento da espira vai gerar um trabalho negativo, devido à aproximação da espira em relação ao imã. Como o trabalho dessa componente é negativo, a força magnética é obrigada a gerar trabalho positivo em sua outra componente, que é a ao longo da corrente (lembrando, nada de errado com isso, já que o trabalho de uma força é o da força toda). Por isso que aparece corrente no fio. Porém, ela tem que tirar essa energia de algum lugar. O trabalho positivo da componente da força magnética ao longo da corrente só aparece porque a componente contrária ao movimento da espira exerce trabalho negativo, que por sua vez só exerce trabalho negativo porque algum está empurrando a espira em direção ao imã. O trabalho geral da força magnética é nulo, como deve ser. Mas a sua componente ao longo da corrente só "exerce trabalho" porque alguém está empurrando a espira. A força magnética apenas redireciona o trabalho da força exercida por quem empurra o imã. No balanço total das forças, o único trabalho não nulo é o da força de quem empurrava a espira. Por isso a conclusão da força magnética apenas redirecioná-la.
@ccaiobianchi
@ccaiobianchi 3 года назад
@@uaifisica Ahhh, agora entendi! Muito obrigado pela explicação! Continue com mais vídeos de eletromagnetismo
@ademirsousa1502
@ademirsousa1502 3 года назад
Eu entendo assim .a energia eletromagnética age como um sopro. .
@consueloricardo29
@consueloricardo29 2 года назад
Uma pequena correção: Se ocorrer uma variação do fluxo magnético através de um circuito fechado, aparece nesse circuito uma corrente induzida. A causa da indução eletromagnética é a variação do fluxo.
@uaifisica
@uaifisica 2 года назад
Não, variação de fluxo não gera corrente. Variação de fluxo quantifica a corrente. O que gera corrente é força elétrica ou força magnética
@rianalexandre9590
@rianalexandre9590 3 года назад
To com uma dúvida aqui. No referencial do imã, as cargas se movem, portanto, há uma força magnética, já no referencial da espira, as cargas estão paradas e o ímã se move, portanto não há força magnética porque as cargas estão paradas e a corrente surge por conta de uma força elétrica. Mas, mesmo que as cargas estejam paradas, o campo se move em relação à espira, portanto, se move em relação às cargas. Isso também não geraria uma força magnética?
@uaifisica
@uaifisica 3 года назад
Força magnética só existe se a carga está em movimento! Pela própria expressão da força magnética
@rianalexandre9590
@rianalexandre9590 3 года назад
@@uaifisica ok. Mas no primeiro caso temos uma carga se movendo em um campo, no outro, temos um campo se movendo para uma carga. Isso n deveria gerar o mesmo efeito?
@uaifisica
@uaifisica 3 года назад
Gera o mesmo efeito no quesito de intensidade de força. Mas a origem da força é diferença. Essa é a grande essência do eletromagnetismo. Mas lembrando, campo em movimento não gera nenhum efeito diferente na carga. A única velocidade que interessa é a da carga.
@rianalexandre9590
@rianalexandre9590 3 года назад
@@uaifisica Hmmmmmm entendi. Vlw aí ajudou dms, to no segundo ano da faculdade de física, sucesso p vc ✌🤞
Далее
кого отпустят гулять чееек
00:53
Eletromagnetismo - Lei de Faraday - Aula 8.2
32:19
Просмотров 4,4 тыс.
Relatividade do eletromagnetismo (#UaiFísica 21)
12:35
O Problema do Controle
15:02
Просмотров 244 тыс.
HOW TRANSISTORS RUN CODE?
14:28
Просмотров 399 тыс.
Invariância e covariância na física (#UaiFísica 49)
11:59