Já fiz esse passeio por três vezes. Ambas por Minas Gerais. A maioria sobe a noite, para ver o nascer do sol. Por duas vezes, fiz a subida a tarde, para pegar o pôr do sol, que é muito mais bonito, posso dizer espetacular. Acabei pernoitando no cume. No vídeo, falam que não existe uma área que protege do vento. Tem sim. E foi onde fiquei. Entre o cristo e antena, tem uma área de aproximadamente 2 metros quadrados, que cabem três pessoas tranquilamente. Em uma oportunidade, o tempo estava ótimo, apesar do frio. Na outra vez, foi meio complicado, pois, caiu uma tempestade de vento com -2 graus e sensação térmica de - 15 graus. Portanto, sugiro a quem esteja pensando a fazer o passeio, estudar a possibilidade de subir a tarde, e pernoitar no cume. Terão o pôr e nascer do sol como conquista.
O parque nacional do Caparaó é magnífico. Entre as 3 montanhas mais altas do Brasil, o Pico da Bandeira é o mais acessível, a trilha é muito bem marcada e sinalizada e qualquer pessoa com um condicionamento físico legal pode subir, eu já estive no cume seis vezes e lá no pico você vê pessoas de todas as idades. Também tenho um vídeo sobre a travessia entre os estados de MG e ES passando pelo Pico da Bandeira e o Pico do Calçado, a trilha foi de 12 KM e nós levamos 8h para atravessar da Cidade de Alto Caparaó - MG para a cidade de Pedra Menina - ES. Em nosso grupo o mais jovem tinha 32 anos e o mais velho 60 anos, entre nós a única pessoa que apresentou dificuldade foi uma moça que não estava em sua melhor forma física, mas realizou a travessia com muita determinação e o apoio de todos do grupo. É muito importante ter um calçado confortável, protetor solar, barras de cereal, chapel, roupas leves, garrafa de água, uma mochila pequena com acolchoamento nas alças e uma capar de chuva por precaução (eu índico o uso do bastão de caminhada, ele reduz muito a sobrecarga nos joelho, mas não é obrigatório e requer um pouco de pratica para realmente fazer esse efeito).
O Parque geralmente cobra entrada + Pernoite em galera, e reservas é só para pernoitar no Parque, entrada das 7:00 até 18:30, passou desse horário não entra, então quem planeja fazer essa aventura, se liguem nos horários!!! A empresa que tomava conta das reservas e cobrança das taxas, teve o contrato terminado, e atualmente o Parque está funcionando com efetivo reduzido, por isso As vagas estão limitadíssimas, a pesar de hj 05/2017, não está sendo cobrado as taxas de entrada+ pernoite, ainda se faz necessário fazer as reservas para quem deseja pernoitar, ISSO MESMO, RESERVA É SÓ PARA QUEM VAI PERNOITAR ,reservas pelo site do ICMBio Parque Nacional do Caparaó!
Rhobert gomes frauches , o motorista da van disse que não vai subir até a casa queimada. Sabe me dizer se lá tem jipe para levar a gente? Como não vamos subir com a van, tem algum lugar para deixar as coisas do acampamento, tipo barracas, fogareiro... essas coisas? Vamos subir pelo ES tb.
Pode por mais! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Parei o vídeo só pra comentar! rsrs... Até agora o vídeo está sendo muito bacana! Foi bem interessante acompanhar as dificuldades da chegada e o período da acomodação... Mas tá bom, vou continuar assistindo! rsrs...
Boa tarde.migao que fera suas reportagens. to vendo agora jalapao.já vi e vou fazer o pico das bandeiras e Vou também dever a Serra de Paranapiacaba que da hr.outra coisa hilária cena do pode colocar mais no pico das bandeiras. se vc lembrar manda o nome do remédio pra mim.e tenta fazer uns vídeos com pssoal das bike.vai ficar ótimo. abraço. vlw
Olá João Marcio... Valeu pelas palavras amigo. Então, você pagando para entrar não precisa pagar o camping. A entrada para brasileiros é R$ 17,00 e dá direito ao camping. Abração!
É isso aí Bruno. O cara aí já foi em 4 dos 7 summits. E pra ele não importa qual a montanha comemorada, o que importa é a alegria da conquista e do retorno para casa. Abçs.
Tudo é feito de maneira muito modesta, com poucos recursos. O vídeo poderia até ser mudo, sem nenhuma trilha sonora, que estaria valendo!!! Mas o que nos impulsiona a continuar ajudando com informações sobre trilhas e montanhas é saber que praticamente todo mundo gostou. Mas se nem Jesus agradou a todos, não será a gente que vai se chatear com sua opinião. Sabíamos que logo apareceria um para criticar. Coisas da vida e bola pra frente! Abçs.