Eu fico muito feliz em saber que a mesa digital exige muita quantidade tecnica também, assim como papel e lápis. É muito legal ver o processo de desenhar na mesa digital.
Está sendo um deleite acompanhar esse diário. Para quem, como eu, não é artista mas ama quadrinhos e coleciona, é como uma fábula. É bonito ver o amor que você dedica a seu trabalho, refletido em cada etapa minuciosa, na forma como explica cada uma delas, no eforço que dá em documentar tudo e depois editar. Parabéns e obrigado por proporcionar este belo momento!
NOSSA que bacana gico, continue com esse quadro no canal tá bom demais esse conteúdo, estou adorando parabéns. Minha coleção de quadrinhos também é inspirado na sua, divido o espaço dos meus gibis com os hominhos e acho muito bacana. abraço admiro muito seu amor pelo o que você faz.
Muito inspirador professor, o senhor mostrando os passos a passo de criação de suas HQ e os não que já recebeu nessa vida faz a agente ter esperança de chegar lá também muito obrigado.
E outra né Gico, não existe hoje em dia nenhuma empresa que não faça a arte final sem ser no digital. E isso a pelo menos uns 25 anos. Excelente seu trabalho
Mais um ótimo video demonstrarivo, vc faz até parecer ser fácil. Eu não tenho tanta prática com os traços e mesmo criando eles na camada vetor, usando a ferramenta borracha vetor e outra que permite afinar e engrossar as linhas é muito difícil conseguir o resultado que vc chega no seu.
Show! Eu fiquei com uma dúvida: tem hora que parece que a caneta não toca a superfície da mesa. Isso é de vez em quando ou não precisa haver contato? Quando eu ainda desenhava em 2001, nunca imaginei que haveria como desenhar em uma tela assim. Muito bom.
Tem sim, link na descrição do vídeo. E o que vc pede pra eu explicar são questões técnicas envolvendo processo de impressão na grafica, não é feito por mim.
O traço característico dos anos 60 ajuda a "facilitar" um pouco o trabalho (já que as hqs dos anos 90/2000 eram mais focadas num realismo com muitos detalhes) ou é o mesmo nível de dificuldade?
Depende de seu objetivo: se você tem em mente criar arte que reverbere com esse período, pode ser tão difícil quanto qualquer outro, já que aqui não temos “muletas” como cenários e objetos gerados por computadores. É tudo criado do zero.
A diferença entre um traço digital e traço a nankin no papel é que o digital é um "nankin" já seco.... Isto é, não precisa esperar a tinta secar. Já o desenhista tem o mesmo problema, tem que ter o pulso firme e saber usar muito bem a caneta....