O motoradio agora é motobras. Meu falecido pai teve um motoradio e se orgulhava da sua recepção. De recife-pe ele captava em.seu motoradio a radio difusora(nome da época) de caruaru-pe em AM (120Km) Os radios dos seus colegas não fazia o mesmo. Claro, o sinal captado era fraco mas dava pra ouvir.
Eloy, minha formação principal não é em eletrônica, porém venho estudando na medida do possível de forma autodidata. Uma das minhas dúvidas era em relação à tal "portadora". Eu tinha uma noção, porém não tinha clareza a respeito. Nesse vídeo você elucidou completamente esse conceito pra mim. Muito obrigado mestre.
É dificil sair sem não aprender alguma coisa nova nos videos desse canal, é sensacional, cada novo video é sempre mais uma nova descoberta facinante, O conhecimento que adquiri aqui não tem preço, obg por tudo Eloy. 👏👏👏
Ouvir o áudio no final foi a coroação de uma explicação extraordinária. O áudio não incomodou nada face a maestria com que transmitiu esse assunto que, apesar de bem conhecido, ainda nos fascina. Parabéns pela aula.
A cada dia esta ficando mais raro de se encontar pessoas que se interessam pela materia , coisa dos tempos atuais. Saudade do tempo que tudo isso era uma febre, tinham revistas ,etc . Parabens , bom video...
Parabéns, o espectro de rádio frequência e magnífico, cada faixa de ondas, suas formas de transportar sinais, suas modulações e demodulacoes, sinal piloto em rádio FM, seletores da canais, fascinante como conseguimos transmitir e receber os sinais de rádio, parabéns pela aula.
Eloy traz mais conteúdo sobre modulação tanto em amplitude quanto em frequência seus circuitos por mais fundamentais que sejam os exemplos,este assunto é fantástico o trafego de informações sem uso de conexões fisicas é maravilhoso obrigado muito boa esta esplanação .
Pôxa professor Eloy, que live Sensacional! Lembranças dos Bons Tempos! Nos anos 80, eu era um garoto entusiasmado! Trabalhei em uma oficina eletrônica, em São Vicente/SP. E cursava eletrônica em Santos, na Esc. Técnica.... Áudio era o meu forte. Lutei muito para comprar meu primeiro Receiver Greynolds... Eu acho que era uma espécia de cópia da Gradiente.
Maravilha. Excelente aula. Agora o pessoal vai querer ver a demodulação de um sinal FM. Esses diodos , assim como os Zeners são facilmente " quebráveis" tem que manusear com jeito. Abraço.
Mais uma aula brilhante. Parabéns. E pensar que antigamente no lugar desse pequeno diodo era necessária uma valvula com filamento e tudo mais ...abração.
Muito boa a sua aula sobre diodos detectores. Reparei muitos equipamentos antigos que usavam o 1N60, 1N34 e outros. Hoje quase não se vê mais esses diodos, vi alguns de silício parecidos com 1N4148, será que são iguais os antigos? Eu monto uns compressores de áudio pra uso em radioamadorismo que usa o 1N60, será que esses modernos funcionam no lugar dos antigos? Estou tendo dificuldade pra encontrar dos antigos.
Oi...acredito procedente ressaltar que quando se liga a seção retificadora que a través do diodo retira parte do sinal que faz aparecer em lilás a onda de audio... que a onda modulada em amarelo se torna ASSIMETRICA o que mostra a energia retirada da onda modulada. O diodo é uma "resistencia assimetrica" ..."baixa" no sentido de condução e "alta" no sentido oposto o que faz de essa assimetria uma medida de qualidade do diodo...e olhando quanto, da onda original MODULADA o diodo retira da aparte superior e da inferior nos dá uma idéia visual da qualidade de esse diodo... Para fazer um medidor de ROE que leva dois diodos a gente precisa testar as vezes dezenas de diodis para achar dois 1N34A ou dois 1N60 o mais "iguais" possiveis nas suas resistencias "direta" e "inversa" para maximizar a acuracia do medidor fabricado.
Muito bem explicado nessa ilustração caracterisa uma transmissão A M a modulação e adicionada no pórtico posterior e inferior gostaria de saber modulação na frequência no caso de FM
Muito didático Sr Elói rsrsrs... pena q este tipo de modulação é relativamente "ao FM" pouco usado...no Japão existiu um tal de wide range AM e sinal de rádio-transmissora digital "não lembro certo se era AM" ...vários dos receptores digitais capturam rádio digital mas não é utilizado aqui...o q eu tbm acho interessante é o sinal de FM " modulação, adicionar portadora, transmissão, recepção, antenas e etc.. se comentasse sobre com esta didática seria incrível 👏👏👏
Uma vez pensei em montar uma antena otimizada para FM ...mas acabei baixando aplicativo para sintonizar os rádios mais distantes acabei desistindo rsrsrs...onde eu moro tem uma alta altitude, quando tá nublado pega uma rádio atrás da outra.
É o ideal pra montar detector de ovni. Ainda nem pensava em eletrônica quando lí um artigo na revista planeta que tinha o esquema que ficou gravado na memória.
2:31 tenho um fonte aqui que estourou um transistor C1815 e queimou um diodo ao lado que tinha escrito 48 exatamente como esse mostrado na foto! agora confirmei que é o 1N4148. já consegui o transistor e agora vou conseguir esse diodo pra fazer a troca dos componentes e vê se a fonte volta a funcionar.
@@Electrolab-Eletronica acabei de achar um muito parecido em uma placa de fonte sucata aqui, ele tambem tem escrito 48 mas acima tem 41 e mais acima ST. pelo que vi o ST4148 é um diodo zener. agora fiquei em dúvida se o que queimou é o 1N4148 ou ST4148. não da pra ver pois a metade dele ta carbonizada e só dá pra ver o numero 48.
Obrigado Igor! Não haveria um única fórmula, em geral o sinal modulado entra numa etapa amplificadora de RF, sintonizada na frequência de transmissão e de lá a saída numa antena calculada para essa frequência.
Blz de explicação,poderia me ajudar com um diodo 1s 2473D sansui,não acho ref. E se for um substituto oque devo considerar pra substituir. Qualquer diodo!
Olá George! Realmente não se encontra a especificação desse modelo, mas encontrei um forum lá fora, onde indicam usar o 1N4148 no lugar desse. Vale a pena experimentar, embora seja somente uma sugestão desse forum.
Me reparo com esses diodos nos circuito de comunicação entre as placas de ar condicionado inverter. Esses dias tive q trocar um e pesquisei em vários datasheet
Olá Samuel, não é possível diferenciar com um multímetro. Talvez com um traçador de curva característica e um osciloscópio, pelo método da comparação. Há vídeos desses traçadores aqui no canal.
Caro Professor, meu nome é Ricardo e hoje tenho 56 anos. Desde os 14 anos faço experiências com o fascinante mundo do rádio, apesar de ser a vida toda, somente um "técnico prático " e sem profundos conhecimentos teóricos. Então, se puder me responder, esta dúvida, eu agradeço. Seria possivel, eu gerar uma portadora de RF em 1 Khz ? Sei que 1Khz é frequência muito baixa, considerando o espectro útil de rádio. Então, em teoria, o que difere uma onda sonora de uma onda de RF, mesmo que de muito baixa frequência ?
Olá Ric! Sim, é possível. Você pode gerar e até modular essa onda em 1KHz. A questão maior é de ordem prática, já que portadora em RF teria o objetivo inicial de ser transmitida sem fio, por uma antena. Uma antena sintonizada em 1KHz, em 1/4 de onda por exemplo, teria um tamanho de 75Km de comprimento, o que torna inviável uma transmissão nessa frequência. A onda sonora é aquela que sai de um transdutor (que converte o sinal elétrico em onda mecânica), por exemplo um alto falante e assim ouvimos as variações mecânicas do ar, que vibra nessa frequência que conseguimos ouvir (geralmente até 20KHz). Ou seja, 1KHz ouvimos quando ligado num alto falante, que converte em onda mecânica. Mas o sinal elétrico de 1KHz é uma onda como outra qualquer pode ser ligado em outros circuitos, não necessariamente para ser transformado em som.
No Brasil uma das emissoras q mais operava em OC era a emissora do Pastor David Miranda da igreja pentecostal deus é amor. Eu ouvi e acompanhei muito radios como a BBC de Londres q tranamitia em portigues para o Brasil ainda no final dos anos 80. Eu as ouvia com um velho radio ABC valvulado. Era só o chassis. Usava as valvulas ECH81, 2x 6BA6, 6AV6 e EL84. Vou te falar, era a recepção mais clara e estável q ouvi. Infelizmente, vendi o radio ( q era so o chassis ).
Muito show! Você pode me informar como funciona a transmissão e demodulação de sinal digital? Se não puder agradeço mesmo assim. Muito grato por suas aulas, me ajudam muito.
Obrigado Junior! É um assunto bem longo e com temas em várias áreas, precisaria de alguns vídeos para isso. Mas é interessante e anotei para o futuro. A modulação digital em geral pode ter múltiplos formatos, entre os mais conhecidos o FSK, PSK, FSK e QAM, em portadoras analógicas, cada qual com sua característica. Dependendo se a saída é analógica ou digital ainda pode ser PCM, PWM, PAM, PPM, etc, em portadoras digitais. Portanto é muita coisa!!!
@@Electrolab-Eletronica Muito Grato por sua atenção! Mas só um resumo esclarecedor para mim, a transmissão de informações digitais, dependem de uma portadora analógica estou certo? no Caso esta é a minha duvida.. Obrigado.
O sinal é sempre uma forma de onda analógica, porém quando codificado, chamamos de digital. Há meios de transmitir sinais digitais sem portadora, com uma técnica chamada banda base.
Informação adicional: os diodos de germânico ou "bigode de gato" como eram popularmente chamados, ainda são largamente utilizados até hoje na retificação de sinais de RF, como por exemplo em equipamentos de medição de potência direta e de SWR (Relação de Indas Estacionárias) entre outras aplicações. Valeu Eloy!
Boa tarde professor. Fiquei na duvida agora como é possivel modular audio nas frequências de 535KHz até 1605KHz ? Em primeiro lugar agradeço a DEUS por colocar voçê Professor nos ensinando e enriquecendo nosso saber. Parabens aula 10...
Obrigado Reginaldo! A modulação nessa faixa, geralmente é em AM, ou seja, a amplitude do sinal da portadora (entre 535 e 1605KHz) varia na mesma frequência do áudio, carregando assim essa informação na transmissão. Isso é feito normalmente em circuitos com transistores, que realizam a modulação.
@@Electrolab-Eletronica É professor confesso que dá nó no cérebro esse assunto de modulação. E porque não aproveita-se o semeciclos negativo da modulação no receptor ? Afinal não tem um pacote de áudio na parte negativa do semeciclo ? Ah outra pergunta HF não é de 3MHz até 30HMHz ? No vídeo ouvi vc falar a partir de 1MHz... Perdão pelas perguntas mais é que estou estudando um livro de transceptores e estou na parte de moduladores e Demoduladores. Não encontrei quem ensina com fiel precisão essa parte da eletrônica. Mais vc é abençoado. Abraço e fique com DEUS...
Porque todo o sinal fica na envoltória da portadora e o semi-ciclo negativo pode ser descartado. Sim, HF é entre 3MHz e 30MHz, entre 300KHz e 3MHz é MF e entre 30KHz e 300KHZ é LF.