Тёмный

DOUTOR FAUSTO, Thomas Mann 

Michelly Santos - Literatura
Подписаться 19 тыс.
Просмотров 2 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

21 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 28   
@luise.santiago9307
@luise.santiago9307 Год назад
Ótima análise, uma das melhores que eu vi no RU-vid! Apenas fazendo um pequeno adendo, eu diria que o diabo representaria não o Hitler, mas todo um espírito coletivo (Zeitgeist) de ressentimento, megalomania, vaidade , desamor, etc. que pairava na sociedade alemã da época e que o nazismo conseguiu personificar. Tanto que o diabo muda de forma física durante o diálogo com Adrian. Parabéns pelo vídeo, e sucesso com o canal !!
@MichellySantosLiteratura
@MichellySantosLiteratura Год назад
Perfeito, Luis! Excelente colocação! Muito obrigada pela contribuição e pelo elogio!
@Fernanda-wn4rm
@Fernanda-wn4rm 2 года назад
Amo amo Thomas Man 💕.
@antoniojoseflorenciodesouz2884
@antoniojoseflorenciodesouz2884 2 года назад
bom video EXCELENTE O BRASIL PRECISA DE VIDEOS COMO ESSE
@silvasilva518
@silvasilva518 2 года назад
Adoro seus vídeos.explica muito bem .o necessário.preciso voltar a ler e você inspira procurar pelas obras
@leitoresalem-mar4762
@leitoresalem-mar4762 2 года назад
Dress code perfeito para apresentar essa obra magnífica. Arrasou. Elegância na escrita de Mann e da apresentadora. Vermelho, sempre uma boa pedida. 😉😁
@MichellySantosLiteratura
@MichellySantosLiteratura 2 года назад
Vc viu que até coloquei uma blusinha mais social, né?! kkkkkkkkkkk Mas pra falar a verdade, é porque foi no mesmo dia que gravei um documentário pro Clube! kkkkkkkk
@isabelacosta4715
@isabelacosta4715 2 года назад
Nossaaa não fazia ideia que ele tinha sangue brasileiro kkkkkk que legal
@FabiolaParra
@FabiolaParra 2 года назад
Queo muito ler ainda esse livro. Preciso conhecer a escrita do Mann primeiro com o livro que tenho dele, "Os Buddenbrooks"
@MichellySantosLiteratura
@MichellySantosLiteratura 2 года назад
Esse é muito bom pra começar, Fabi!
@danielferreira4909
@danielferreira4909 Год назад
Comecei a estudar piano por causa desse livro…mas sem pactos por favor kkkkk
@MichellySantosLiteratura
@MichellySantosLiteratura Год назад
Kkkkkkkkkkkkkkkk
@marciobarros8956
@marciobarros8956 2 года назад
Obrigado pela resenha Michelle 👏🏼👏🏼👏🏼.
@Geomayla
@Geomayla 2 года назад
Que análise fantástica do livro!
@idiananatalinobatistamacha2612
@idiananatalinobatistamacha2612 2 года назад
A palavra complexa sempre me deixa morrendo de vontade de ler rsrs
@MichellySantosLiteratura
@MichellySantosLiteratura 2 года назад
Aí eu gostei, Idiana!
@FelipeGrisi_
@FelipeGrisi_ 2 года назад
Algumas notas sobre o vídeo e sobre o livro: O livro foi escrito pelo Mann, mas teve MUITA ajuda do Theodor Adorno. Adorno foi um filósofo e musicólogo muitíssimo importante. Apesar da importância, sua aceitação na música é polêmica. Para resumir, ele era muito "germânico". Ele idolatrava a música germânica em detrimento de qualquer outra. Isso leva a crer que a música germânica tem algum tipo de superioridade, o que não é verdade. Adrian Leverkuhn é descaradamente baseado no compositor Arnold Schoenberg. Mas quando eu digo descaradamente é descaradamente MESMO, do tipo sem nenhuma vergonha e na cara de pau. Foi ele que criou o dodecafonismo, apresentado no capítulo 27, por exemplo. Arnold Schoenberg era amigo amigo pessoal do Adorno. Digo "era" porque esse livro (Doutor Fausto) azedou a amizade entre os dois, já que o Schoenberg nunca foi creditado por nada. Muitas das passagens "musicais" do livro são das teorias do Schoenberg, estudadas pelo Adorno e passadas para o Mann. Para aumentar a "cara de pau", o Adorno reconheceu em determinado ponto que o Leverkuhn era baseado no Schoenberg, mas também no Stravinsky. Balela, pra mim ele só deu uma desculpa esfarrapada mesmo. Um detalhe até mórbido: quando fugiu da Guerra, Schoenberg foi para Los Angeles. E lá, quem se tornou praticamente vizinho dele? O Thomas Mann! Existe um outro livro, em inglês, que conta mais detalhadamente o imbróglio entre os três causado pelo Doutor Fausto: www.amazon.com/-/pt/dp/0520296834/ref=sr_1_1?keywords=thomas+mann+doctor+faustus+analysis&qid=1661785996&sprefix=doctor+faustus+thomas+mann%2Caps%2C186&sr=8-1 Recomendo.
@marilinemariline9556
@marilinemariline9556 4 месяца назад
Não consegui avançar por conta de toda teoria musical explorada além do limite razoável onde SOMENTE uma pessoa da área poderia absorver sem se entediar.
@MichellySantosLiteratura
@MichellySantosLiteratura 4 месяца назад
Também achei essas partes meio chatas por não entender de teoria musical, mas não achei tão chato a ponto de me fazer desistir da leitura... :)
@FabiolaParra
@FabiolaParra 2 года назад
Obs.: amei essa blusa (momento blogueiragem)
@MichellySantosLiteratura
@MichellySantosLiteratura 2 года назад
Amo também, Fabi! É uma das minhas blusas preferidas! É da Renner ou da Riachuello, não lembro bem... kkkkkkkk
@fernandosouza443
@fernandosouza443 4 месяца назад
Michelly qual livro do Thomas mann é seu favorito ? Você pretende ler o livro "Bondebrook" dele?
@MichellySantosLiteratura
@MichellySantosLiteratura 3 месяца назад
Oi Fernando! Não sei te dizer qual é meu preferido, gostei de todos os que li! Inclusive, já li Os Buddenbrook sim e adorei!
@cassiocassio8138
@cassiocassio8138 Год назад
Até agora eu li até o final do capítulo XXV, o capítulo do pacto, mas não me parece que o pacto foi firmado antes, o diabo diz isso como recurso psicológico para convencer Adrian de que já havia sido feito e não teria como voltar atrás. O que ocorre é que a personalidade de Adrian, a forma desrespeitosa, indiferente e debochada de tratar pessoas, a tradição, os costumes, a simpatia pelas coisas das trevas chamou atenção diabo e aí passaram a ficar de olho nele e a interferir na vida do personagem. As atitudes e modo de ser dele deram essa permissão ao diabo, para que ele fosse manipulado e preparado pelos demônios para estar pronto, mais à frente, para firmar o pacto, de facto.
@MichellySantosLiteratura
@MichellySantosLiteratura Год назад
Tb é uma interpretação! Na verdade, não sabemos sequer se o diabo existe ou se tudo aquilo foi fruto dos delírios de febre de Adrian... 🤷🏻‍♀️ É um livro com muitas camadas e muitas interpretações!!
@cassiocassio8138
@cassiocassio8138 Год назад
É difícil crer que o Thomas Mann quis simbolizar o pacto da Alemanha com o diabo sem que essa pacto tenha acontecido, de facto. Ou que todas as apreensões e medos do amigo de Adrian não tenham sido construções e premonições do que seria o futuro dele. Tornaria os eventos da obra sem significado. Não é como se cada interpretação tivesse o mesmo peso, tem que ter verossimilhança e maior probabilidade. Mas enfim, vou terminar de ler e depois comento.
@readingwithtaty
@readingwithtaty 2 года назад
📖❤
@luisfernandoferreira7565
@luisfernandoferreira7565 Год назад
As discussões sobre teoria musical são quase incompreensíveis para quem não tem noções a respeito (é o meu caso). Também acho o ritmo irregular, pelo detalhismo do autor, que descreve tudo e todos de modo por vezes enfadonho. Há muitos personagens secundários e subtramas que parecem só atrasar o desenvolvimento do enredo. Todos esperamos pelo encontro de Leverkühn com o diabo, e isso só acontece pela página 350. Mas, uma vez concluída a leitura, trechos que antes pareciam pura "gordura", desnecessários, podem ser encarados de outro modo. Personagens da æórbita" de Leverkühn e Serenus podem ser vistos de outro modo. E as partes impactantes são muitas. Todos lembram do diálogo faustiano como o grande momento do livro, mas para mim nada supera a confissão final de Leverkühn. A sensação que fica, realmente, é de que se leu uma obra poderosa.
Далее
20 Most Common Logical Fallacies
52:46
Просмотров 92 тыс.
А вам, слабо?
00:22
Просмотров 56 тыс.
Распаковка Monster High Potions #monsterhigh
01:00
Outro passeio pela lista do GREATEST BOOKS [PARTE 3]
1:05:31
Livros MUITO FAMOSOS que NÃO GOSTEI
41:02
Просмотров 3,6 тыс.
O HOBBIT, J. R. R. Tolkien
13:09
Просмотров 763
Falando sobre Doutor Fausto, de Thomas Mann.
5:31
Просмотров 8 тыс.
Meu PLANNER para 2025 | PAPERVIEW
48:09
Просмотров 2,5 тыс.