Тёмный

Emmanuel Levinas e a Ética como Filosofia Primeira 

Socran
Подписаться 47 тыс.
Просмотров 2,2 тыс.
50% 1

Filosofia Ética em Levinas
*Apoia-se: apoia.se/canaldosocran
*Socran Podcast: open.spotify.com/show/672j51C...
*Siga-me no Twitter: / marcosself
*Siga-me no Facebook: Filosofia-e-...
Lituano de origem, Emmanuel Levinas (1905 -1995) com 12 anos de idade, na Ucrânia, foi testemunha da revolução russa; no fim da década de 1920 Levinas está em Friburgo, na Brisgóvia, para assistir às aulas de Husserl; em Friburgo conhece também Heidegger. Tornará conhecido o pensamento de ambos na França, onde se estabelecera desde 1923. A grande obra de Levinas Totalidade e infinito sai em 1961, em grande parte dedicada à fenomenologia da face. Dirá ele: "A relação com a face é imediatamente ética". Com efeito, a face do Outro vem ao teu encontro e te diz: ''Não matarás". A face do Outro entra em nosso mundo, é uma "visitação". É responsabilidade: olha e volta a me olhar, torna-me imediatamente responsável. Responsável também de um Outro (terceiro) a quem podes fazer mal; daqui nasce a necessidade do Estado: não basta a caridade, é necessária também a justiça. (Reale - Hist Filosofia Vol VI)
Referências:
* Hist Filosofia Vol VI - Giovanni Reale
* O discurso sobre Deus na filosofia de Emmanuel Lévinas - Márcio Antônio de Paiva, Luiz Fernando Pires Dias.
* Levinas e Kant: um estudo a partir da autonomia e heteronomia - Silvestre Grzibowski.
* A ÉTICA DA ALTERIDADE EM EMMANUEL LEVINAS - UMA CONTRIBUIÇÃO ATUAL AO DISCURSO DA MORAL CRISTÃ - Cláudio T. T. Bernardes.
* Ética e Ontologia em Emmanuel Lévinas - Prof. Dr. Ozanan Vicente Carrara.

Опубликовано:

 

8 июл 2021

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 16   
@lucicleciabarros5092
@lucicleciabarros5092 Месяц назад
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@Jair_Araujo
@Jair_Araujo 3 года назад
Gosto do seu canal pelos slides que mostra, isso é muito importante!
@eduardoblasquesmartine959
@eduardoblasquesmartine959 2 года назад
Muito boa a explicação, meus parabéns.
@danielapacifico315
@danielapacifico315 23 дня назад
5:20.filosofia
@ricktartaia3558
@ricktartaia3558 2 года назад
Faz um vídeo sobre o Karl Jaspers que tem uma linha interessante de encontro falando que a ciência é insuficiente para entender o homem TOTAL... no qual precisa da filosofia... e tbm sua noção de verdade é interessante
@heidydossantos461
@heidydossantos461 3 года назад
Aliócha observava parado, e de repente desabou de joelhos sobre a terra como se o tivessem abatido. Não sabia por que a abraçava, não se dava conta da razão pela qual sentira uma vontade incontida de beijá-la, de beijá-la toda, mas ele a beijava chorando, soluçando e banhando-a com suas lágrimas e, exaltado, jurava amá-la, amá-la até a consumação dos séculos. “Banha a terra com as lágrimas de tua alegria e ama estas tuas lágrimas...” - ecoou em sua alma. Por que estava chorando? Oh, estava chorando em seu êxtase até por aquelas estrelas que lhe brilhavam lá do abismo, e “não se envergonhava desse desvario”. Era como se os fios de todos os inúmeros mundos de Deus confluíssem de uma só vez em sua alma, e ela tremesse toda, “ao contato com esses mundos”. Sentia vontade de perdoar a todos e por tudo e pedir perdão, oh! não para si mas por todos, por tudo e por todos, pois “por mim todos haverão de pedir” - tornou a ecoar em sua alma. Mas a cada instante sentia de forma clara e como que palpável que algo firme e inabalável qual essa abóbada celeste lhe penetrava na alma. Um quê de ideia começava a reinar em sua mente - e já para o resto da vida e pelos séculos dos séculos. Caíra por terra um jovem fraco e levantara-se um combatente firme para o resto da vida, e ele sentiu e tomou consciência disto para o resto da vida nesse instante mesmo de seu êxtase. E depois, ao longo de toda a sua vida, Aliócha nunca pôde esquecer esse instante- Os Irmãos Karamazov pg 481. Editora 34 Agora, portanto, eu rogo a tua misericórdia para que lhe perdoes o pecado; caso contrário, risca-me, rogo-te, do teu livro sagrado que escreveste!”- Exodo 32:32.
@eduardoblasquesmartine959
@eduardoblasquesmartine959 2 года назад
Você possui outras redes sociais?
@eduardoblasquesmartine959
@eduardoblasquesmartine959 2 года назад
Eu também sou aluno do Olavo, minhas redes sociais todas têm o mesmo nome que o meu perfil aqui no youtube, se quiser trocar figurinhas a respeito desses temas todos é só chamar.
@socramversos
@socramversos 2 года назад
valew Eduardo, bom saber
@MrViktorolon
@MrViktorolon 3 года назад
Nada a ver com o video, mas to vitaminado no 10.000UI D3 diario pra ver oq q vira. Valeu, irmão.
@socramversos
@socramversos 3 года назад
na moral, pra mim isso foi determinante kkkkk. Depois faz a medição pra ver, porq tem muitas farmácias de manipulação pouco confiáveis...
@MrViktorolon
@MrViktorolon 3 года назад
@@socramversos Eu desconfio só pelo fato de serem manipuladoras kkkkk mas falando sério, como faz medição? É caro? Levo na universidade? Contrato um laboratório?
@socramversos
@socramversos 3 года назад
@@MrViktorolon esse link explica bem: eigierdiagnosticos.com.br/blog/o-que-e-exame-vitamina-d/ Considere níveis acima de 40 ng/mL e abaixo de 100 ng/mL os mais adequados...
@heidydossantos461
@heidydossantos461 3 года назад
Na perspectiva de Levinas como interpretar o episódio de Abraão e Isaque ? Søren Kierkegaard diria que o que determina minha relação com o outro é minha relação com o Absoluto e se não for assim Abraão é um miserável e não um exemplo a ser seguido.
@romuloribeiro9197
@romuloribeiro9197 Год назад
Em Nomes Próprios (Noms Propres, no original. Este livro não tem traduzido), Levinas, ao falar de Kierkergaard, comenta que o "erro" deste foi dar ênfase ao primeiro momento, o do ordenamento de tirar a vida de seu filho. No entanto, para Levinas, o momento ético fundamental está no segundo momento, quando Abraão interrompe a ação ouvindo o segundo chamado. Para Levinas, o admirável dessa passagem é o fato de Abraão ter permanecido aberto ao segundo apelo, mais fundamental, de preservar a vida.
@heidydossantos461
@heidydossantos461 26 дней назад
Valeu pela indicação. Vou procurar !
Далее
A ÉTICA DA ALTERIDADE EM LEVINAS
9:39
Просмотров 52 тыс.
O Dilema das Três Escolhas
9:57
Просмотров 147
Prefácio "Totalidade e Infinito" (Emmanuel Levinas)
49:36
A FACE OCULTA DE SIGMUND FREUD
30:49
Просмотров 240 тыс.
FASCISMO VERMELHO  - O AMOR ESTÁ NO AR
31:27
A Filosofia de René Descartes - Aula Completa
3:10:37
Просмотров 1,5 тыс.