Seu vídeo foi muito bom, só tem um detalhe aí, eu faço manutenção em games a 25 anos , nos últimos 5 anos somente em controles , só tem um detalhe aí, aqui nós não usamos softwares para reguagem de analogicos e também não ficamos testando 5,10,15 analogicos até achar o que fique bom, nos ajustamos a zona morta do potenciometro na hora que estamos soldando um novo na placa , o controle sai daqui perfeito. O problema não é causado pelo desgaste da peça somente , até porque tem controles de apenas um mês que já da esse problema , vc esqueceu de dizer do pino central do analogico, por ser de plástico e quando exercido força sobre ele , acaba envergando e quase passa desapercebido por quem faz manutenção, isso acusa drift na maioria da vezes. Nós aqui arrumamos , por isso tem controle novo que com pouco uso já da problema , 99% dos problemas em analogicos são causados pela força ao precisonar analogico principalmente em jogos de FPS para correr com o personagem ., sendo que é apenas um toque para acionar a função .. Gostei do vídeo, parabéns, comecei a seguir 👍
eu concordo e afirmo, comprei um de segunda mão e durou 3 semanas e parou de fazero acionamento, consegui normaliza mas o jeito foi troca para um original do xbox
E tem um outro detalhe que acredito que ele não se atentou, o potenciômetro em questão que na maioria dos controle é um de 50B, deve ser substituído por um de mesmo valor, no caso dos dualsence do ps5 são 60B, além do que os potenciômetros não utilizam todo o seu curso, são limitados para não atingir o endpoint nas duas extremidades, sendo assim em determinado ângulos terão sempre o mesmo valor, essa teoria de inserir no fw o valor de offset dos pots é equivocada, imagina na fabrica essa loucura rsrs, hj os controles de ps5 estão mais corriqueiros nesse problema por causa do valor do deadzone que é muito pequeno, ai sim nesse caso seria interessante um software pra poder alterar o valor da zona morta afim de se evitar o drift precoce, mas tbm acho surreal isso.
@@Vandeko_bass no 360 existe o software pra ajustar o offset do valor hômico dos potenciômetros. Existiu no One, mas a Microsoft vive fazendo atualizações no fw então os caras que fizeram o software meio que desistiram. Existia pra baixar naquele site Xbins, que hoje encontra-se fora do ar. É o mesmo processo de gravar o offset nos joysticks do Nintendo switch usando um console desbloqueado. Por menor que seja o valor hômico e mesmo que esse valor esteja dentro da faixa, uma pequena diferença é suficiente pra no mínimo não ficar idêntico ao que era, aí que entra o software. Na fábrica certamente ele é feito na hora do teste da PCB assim que ela sai da linha de montagem, como tantos outros eletrônicos.
@@Vandeko_bass acho que agora a melhor solução para isso deve ser essa tecnologia que tem nos analógicos do gulikit king kong 2 pro Que não sei exatamente como funciona, mas usa alguma coisa eletromagnética. Isso é praticamente o futuro de tudo que envolve atrito Usaram até com um trem essa idéia de coisas eletromagnéticas
Tenho 12 anos e ja consertei meu controle do xbox one x 3 vezes, sempre gostei do seu conteúdo, bem explicativo e fácil de entender. Meu controle ta intacto aq em casa a mais de 5 anos. Eu jogo muito warzone, então é muito bom ter esse entendimento do controle. E recomendo a todos aprenderem a pelo menos trocar alguma peça do controle, pois hj em dia é muito caro p pagar p consertar. Aos que tem problema com drift no controle, recomendo abrir o controle, retirar a peça, dar uma pressãozinha e passar um pouco de limpa contato, comigo sempre funcionou. Mas tenha cuidado, faça tudo com calma.
@@sokilllinda o problema n é nem isso mano, o difícil é achar um controle original da Microsoft, é mt parecido e o preço é quase o mesmo, só abrindo p saber
@@Đavizin-j7p comprei um controle da turtle beach que é licenciada pela Microsoft, vou te falar nunca mais controle padrão original, o controle da turtle tem muito mais qualidade durabilidade e funcialidades que o próprio controle elite , peguei na amazon pelo mesmo preço do original padrão
@@sokilllinda amigo esse problema e em todos os console! Todos menos em ums e mais em outros igual o 360 ele e muito raro dar problema pq a peça e super melhor
Se fosse apenas o encaixe vc iria quebrar o encaixe com o tempo.Mesmo não precisando trocar o analógico. Visto que vc coloca pressão no analógico pra acionar o botão central.Fora que o custo pra add uma parte a mais e um flat seria bem maior, em épocas onde um controle custa de 250 a até 500 reais isso não seria nada viável!
O foda é pagar 500 reais em um controle pra depois de alguns meses ele dar defeito no analógico, é bem triste, principalmente pq só tem 3 meses de garantia. Saudade do controle do 360 e do play 1, 2 e 3, que mesmo todo surrados continuavam funcionando perfeitamente.
@@xbrnox9109 O do ps5 é o q mais dá drift , tô com um passando raiva desde q comprei e como ficou guardado por uns 10 meses, pq ainda tinha outro mais velho pra usar do x360, acabei começando a usar ele msm só com 10 meses de comprado e o drift era quase imperceptível, foi só 3 meses de uso e acabando a garantia e a porcaria do controle msm eu tendo o maior cuidado ficou injogável. Ainda passo raiva tentando jogar as vezes, perde toda imersão no jogo pq tu tem q se ligar nos inimigos e lutar com o pior deles o vilão drift puxando a câmera pra cima. Não mandei arrumar pq não me desce eu ter q pagar 500 contos num controle e ter que agora pagar mais uns 200 ou mais pra arrumar, é absurdo demais.
Meu camarada...que vídeo sensacional! Estou preste a realizar a troca dos meus analógicos , mas até agora não tinha visto um vídeo de qualidade igual o seu! Bem explicado, detalhado até sobre os motivos que eles fabricam dessa forma! Vou pesquisar quem possa vender esses stchis de qualidade caso a limpeza não resolva. Mas quero te agradecer e vou indicar sua página pra uns amigos que estão tendo o msm problema com o controle do PS4 PS5. Valeu msm! Abraço!!!
@@R4NIERI amigo....só mais uma dúvida, essa manutenção que vc realizou e mais comum que a troca do próprio potenciômetro, ou dependendo se não resolver é melhor trocar o mesmo? Vc tem algum indicação de onde comprar um potenciômetro de qualidade, 1° linha digamos! Desde já agradeço sua atenção. Abraço
Isso se resolveria se existisse um aplicativo para os consoles para calibração dos controles. Exatamente como acontece no PC. Assim, se o joystick estivesse com Drift, era só calibrar para que pudesse ser compensado via software.
Que conteúdo excepcional! Parabéns pelo video. Enquanto tem canal que fica remoendo esse assunto em forma de treta, você chegou e mostrou como é que a coisa acontece e ainda com aquela qualidade que ninguém atualmente tem. Tua didática perfeita! Parabens pelo canal, tem tudo pra ser um grande criador de conteúdo Xbox.
*Minha história com problema de Drift*... Um amigo deu uma queda violenta em um dos meus controles dia 1º de janeiro e tive esse problema. Fui me aventurar a desmontar o controle depois de assistir um monte de vídeos sobre o problema RU-vid a fora... A solução mais comum que encontrei envolvia retirar aquele aro metálico do potenciômetro, limpar, e recolocar novamente. Infelizmente, na hora de ajeitar o aro metálico na posição correta um dos filamentos acabou se partindo, pra minha tristeza. Daí fui ao mercado livre ver se encontrava o stick inteiro pra poder substituir. Pesquisando muito encontrei um vendedor que vendia a peça no meu próprio bairro, então fui ao encontro desse vendedor e consegui comprar o bendito stick. De volta em casa, antes de trocar o stick inteiro decidi retirar apenas o potenciômetro do Stick novo e colocar no lugar do antigo danificado. Claro, correndo o risco do referido aro metálico se partir novamente. Felizmente consegui encaixar no lugar e posição correta, fechei o compartimento verde e remontei o controle... Para minha alegria tudo deu certo o controle ficou bom novamente e até agora não senti falta e nem excesso de sensibilidade no analógico.
tenho um Controle pro e deu problema no analógico direito mandei trocar e nunca mais foi o memso a mira fica penando, já gastei 200 reais e troquei em 3 técnicos diferente e nada, vou aposentar ele e comprar um novo, tô muito em dúvidas
Comprei dois controles do xbox series x e os dois estão com analógico da esquerda puxando para frente. Entrei em contato com a Microsoft e me informaram que a garantia é de 75 dias, gastei mil reais em dois controles que não duraram nem um ano.
eles fazem isso para vender mais controles, é uma MAFIA.. Assim como a samsung vendendo telas após suas atualizações, todas essas empresas são mafiosas
Parabéns pela riqueza de detalhes. Muito show de bola a comparação entre Controle do Xbox 360 com o Xbox One, mostra como é generalizada a queda de qualidade de diversos equipamentos.
Excelente vídeo, esclarecedor... Vou ter que mandar meu Controle Elite Séries 2 pra assistência, após um ano de uso, por causa disso. Controle caro, era pra ser feito de Tungstênio pow!
Canal nichado, fica difícil de crescer se o canal é focado num assunto específico e ainda por cima direcionado pra um público específico. Mas vamos seguindo.
Mesmo com um controle novinho em folha, esse problema pode acontecer. No PC pelo menos pode-se usar programinhas (durazno) que ajudam a "corrigir", ou melhor, neutralizar a ação do drift, fazendo ajuste no chamado "dead zone". Drifts geralmente acontecem com analógico na posição central, a famigerada "folguinha". Fazendo ajuste no dead zone, é possível manter essa folguinha dentro de uma área morta em que tudo que acontece ali dentro é ignorada pelo jogo, só passa responder quando o eixo sai dessa área. Não resolve o drift (só mesmo trocando a peça), mas quebra o galho.
Sensacional! Uma aula em detalhes. Quando pegou o multímetro eu aplaudi. Novamente elogio seu canal. Continue assim que vai longe. Obs. Quando eu assisti o vídeo do Duduzinho, achei estranho. Obrigado pelos esclarecimentos. Grande abraço.
Meu problema com o controle do Xbox é com os botões, especialmente com o botão "A". O que veio com o meu Series S era terrível e tinha que apertar exatamente em cima do botão e com uma certa força para ela funcionar, eu retornei ele e eles me mandaram de volta um pouco melhor só, mas ainda bem ruim. Também comprei um novo e ele é um pouco melhor mas também não é perfeito, se apertar o botão em um determinado ângulo, ele não vai funcionar. BEM chato isso. (Nunca tive esse problema com controles da Nintendo, por exemplo, os Pro controllers) Isso também acontece com vocês todos? Já vi vários relatos no Reddit sobre isso também
Eu tenho um series e achei o controle horrível mano. Os analógicos parece que são soltos,moles, não tem firmeza nenhuma. Os gatilhos tmb não tem firmeza alguma e são bem soltos, diferente do controle do ps5. Me decepcionei bastante com esse controle. Não sei se compro outro controle pois tenho medo de ser igual ou se mando para um técnico para ver ele tem jeito de arruma pq do jeito que está ele é literalmente injogavel.
Já tive controles originais q duraram anos e cheguei a vender o game com eles 100%, porém meu último e atual controle do one o analógico começou a puxar pra esquerda com menos de 1 ano, apesar de original e caro (versão Minercraft, 350,00 na época), vendo o vídeo minha suspeita se comprovou, a Microsoft cresceu o olho e baixou a qualidade do 360 para o One
ÚNICO caixista que eu sigo, tras informações bacanas. Um cara imparcial e racional. Parabéns mano, continue assim. Jogo no PS5 mas sigo seu canal pela sua coerência!!!!
Já tiver problemas de drift em um controle meu do Xbox one fat. Depois de uns 4 anos. Dei sorte que sou técnico, comprei os analógicos OEM e fiz a troca, sinceramente foi bem mais fácil do que imaginei. Qualquer pessoa com noção de eletrônica e que saiba soldar com estanho deve conseguir fazer essa troca.
Velozes e Furiosos 3 ensina sobre os drifts rsrsrs.... Excelente vídeo Rani! A Sony vacilou no projeto ... geralmente para quem trabalha com pesquisa e desenvolvimento de produtos são levantados os componentes, fornecedores, custos e despesas e também o tempo de vida do componente (ciclos). Gostei da explicação sobre o potenciômetro...
Boa tarde sou seu fã por suas clareza nós assuntos no qual vc fala,gostaria de fazer um pedido,poderia fazer um vídeo como realmente devo fazer a limpeza correta dos meus joystick..limpeza total ..sei o quanto vc é ocupado e se não poder fazer , saberei entender , um abraço e fique com Deus ..
Vídeo top, rani!!! Tô com um problema no meu controle elite 2 que vire e mexe ele meio q para de andar pra frente... aí assopro e ele volta!! Acho q vendo seu vídeo deve ser alguma sujeira nele mesmo ..
Empresas tão grandes q ñ procuram desenvolver joysticks melhores ou novas tecnologias no analogico,tristeza total pra nos consumidores,ja que pra mim o analogico sem duvida e a parte mais importante
Não adianta cara é vício oculto da Microsoft, lá na gringa ela tá tomando processos por causa disso, nos EUA ela fez acordo com a justiça de lá para os processos ocorrer em forma sigilosa, só recomendo comprar esse controle após recall da Microsoft.
Nem tudo que foi falado foi novidade pra mim, que já tenho alguma experiência auto didata. Mas belíssima explicação, bem aprofundada. E de fato, o do 360 era muito superior, acho que nunca troquei um controle na minha vida. Já no one, comprei alguns, até que cansei e meti a cara pra trocar o componente, o que acabei fazendo várias vezes, tanto que acabou detonando os pads da placa, que não resistiu tantas soldagens e dessoldagens. Alguma dica?
Excelente. O meu Xbox360 Wireless que uso no Shield TV e PC começou a sofrer desde mal depois de 15 anos. Tinha esperança de conseguir arrumá-lo facilmente.
Meu controle do Xbox One FAT estava com esse problema há alguns anos atrás, eu jogava muito FPS no qual você precisa ficar pressionando essa mesma peça e gerando mais atrito para fazer seu personagem correr, alguns amigos que eu jogava junto começaram a relatar o mesmo problema, então acabei me ligando que além das peças serem de baixa qualidade, o uso excessivo de certos tipos de jogo podem contribuir ao desgaste, gerando mais stress para a peça em questão. Com esses problemas eu acabei comprando um controle do Xbox One S na época, diminuí a frequência dos FPS que eu jogava, e fiz uma alteração nesses tipos de jogos que você pressiona o LS para correr, eu mudei para correr com a seta esquerda, e desde então há mais 3 de anos eu não tive problema algum com drift ou os comandos do analógico não responderem. Também quando vou jogar Dark Souls ou outro tipo de soulslike no qual você tem que spammar o RB para atacar, que também é outra peça problemática, eu fiz a alteração para atacar com o botão Y.
Em Dezembro de 2021 comprei um Gamesir G4 Pro, um dos controles mais bem avaliados e em teoria de melhor custo-benefício da internet, e em menos de um mês já começou a dar este problema, apenas jogava jogos de futebol ou de tiro, nenhum que realmente pudesse desgastar o controle de maneira tão rápida, o que resta é tentar pegar um novo na garantia.
Cara isso não é vídeo é uma aula , eu tenho conhecimento no assunto e é exatamente isso,parabéns levou meu like ,muito bem explicado sem enrolação , e o tal do Duduzinho aquele só fala besteira !
Excelente vídeo. Todos os meus joysticks desde época do 360 deram problemas... acredito que quem joga fps é mais frequente esse problema, fica disparado para cima.
Mano que aula veio. Sou um dos usuarios de XBOX ONE e uma frustaçao que me incomodou por toda geraçao foi esclarecida por esse video. Obrigado de vdd. Ah no meu caso adquiri entorno de 5 controles ate o momento e todos com mesmo problema no analogico, os primeiro tentei eu mesmo trocar mas nunca ficava bom e o meu ultimo paguei para um outro tecnico trocar pra tambem nao ficar tao bom quanto um novo. Mas só por entender o porque o problema acontece ja me sinto mais aliviado. Agora vou tentar recupar o meu cemitério de controle. Mais uma vez obrigado
Se não me engano, essa fita de carbono do potenciômetro é grafite. É o mesmo princípio dos knobs de volume em guitarras e já vi gente passar grafite pra consertar os volumes delas.
Eu sempre detestei essa mecânica de correr com o analógico esquerdo pressionado que apareceu há alguns anos, mas hoje em dia, parece que todos adotaram esse comando! Que M... aposto que contribui para esse problema do Drift...
R4nieri fiquei alguns segundos caindo na risada com a thumb deste video com o controle do PS5 capotando e pegando fogo kkkk na real eu entendi o contexto e entendi a bricadeira já o video está muito bem explicado e parabéns novamente ok.
meu controle tem menos de 3 meses e ja apresentou dois problemas, drift no analógico L e os D-pads estão com duplo click, fui verificar no site da microsoft e diz que minha garantia está expirada, muito triste com esse joystick
Muito bem explicado! Eu tenho 4 controles e um deles deu esse problema no drift de ficar puxando sempre para o lado direito depois que eu puxo a alavanca para o lado direito, então eu abri e limpei ele todo e continuou c o problema, provavelmente é nesse potenciômetro mesmo, infelizmente vou ter que comprar essa peça e torcer para funcionar similar, obrigado pela informação mano!
Sensacional, pra gente q entende das coisas tava faltando mesmo a autópsia desse pepino aí... Obrigado pelas explanações! Um vendedor ainda me disse que o controle do xbox one S era mais difícil de dar drift q o do one, pelo visto o melhor ainda é o do 360 mesmo que usei muito mais anos até dar drift que o do One que comprei e usei muito menos tempo. Continua a máxima: qto mais novo é, de pior qualidade é tbm.... acho q vou arrumar o novo e vender e comprar um de 360 mesmo já q é pra jogar no pc.
O controle do meu Xbox One Fat teve o RB afundando durante jogatina de Final Fantasy XV, isso há vários meses atrás. Eu levo a uma assistência técnica pra colocar um novo botão e isso foi feito. Porém, o controle passou a apresentar drift com o analógico esquerdo após a manutenção, com o controle indo para cima, caso você direcione pra cima ou para os lados, coisa que não estava ocorrendo, antes. Ainda teve o botão RT que estava "segurando" quando ele era apertado. Mas, depois de um tempo, esse problema parou de ocorrer. Porém, se eu apertar o botão com muita força ou de mau jeito, ele afunda... A questão é: coincidentemente, o analógico passou a apresentar drift após trocarem o RB ou foi alguma cagada por parte de quem fez a manutenção, seja de danificarem alguma peça durante a montagem do controle após trocarem o RB ou até mesmo terem trocado de má fé essa peça que é responsável pela direção do analógico? A verdade é que eu fui desleixado no sentido de ir falar com a assistência técnica sobre o problema. O local é um tanto longe de onde eu moro e simplesmente não queria ter que ir até lá novamente pra deixar o controle pra resolver o problema. Mas, foi um erro meu. Enfim, ficou a sensação que foram resolver um problema e me trouxeram outro, e ainda com a suspeita de ter rolado má fé, com troca indevida de peças.
Saber é o sitk me ajudou a reparar meu controle! WD40 na parte interna do potenciômetro me livrou da oxidação dos terminais. Realmente tive que recalibrar o controle porque houve mudança na origem. Espero que ajude!
Jogo muito futebol,principalmente o FIFA,resumindo,no Xbox 360 um controle foi o suficiente,durou 5 anos comigo.. No Xbox one,tive problemas com 3 controles,acabei desanimando e vendi o console por causa desse maldito problema .. Agora estou voltando pro lado Verde da força,comprei um séries s,espero que o controle do mesmo tenha uma qualidade melhor ...
Fala ae Rane beleza mano? Cara, eu abrir o analógico 3D(aquela caixinha) do controle de PS 2...Desmontei as pecinhas Toda, fiz uma limpeza caprichada com álcool isopropílico remontei e soldei novamente ( limpei os potenciômetros tbm) ficou filé! O mais impressionante é que a "aste" do analógico é de metal mano! Q doidera!!! ( Controle original de PS2)