Os momentos relatados neste episódio foram um dos mais emocionantes da Expedição Catamarca até agora! Já havíamos estudado sobre a Ruta de los Seismiles e estávamos preparados para ver belas paisagens, mas fomos totalmente surpreendidos pelas mais surreais cenas que já presenciamos em nossas viagens! Espero que gostem da edição que fizemos deste momento mágico para nós. Em nosso site oficial (dakaroverland.com.br), você encontrará informações adicionais de nossas expedições, como o blog completo de cada viagem, guia de hospedagens com preços e reservas e tracklogs para seguir nossos roteiros. Confira! Nos vemos no Episódio 6 da Série!!
Tenho acompanhado todos vídeos das viagens de vocês, são fantásticas. Estão de parabéns, inclusive algumas que fiz foi inspirado nos seus roteiros. Que DEUS sempre estejam com vocês, Abraços, Pico
Olá Pico! Muito obrigado pelo seu comentário! Ficamos muito felizes que nosso conteúdo te ajude no planejamento de suas viagens! Ainda temos muito para compartilhar! Nos vemos no próximo vídeo! Abraços!
Conforme vai subindo, a pressão atmosférica vai caindo, enquanto nos recipientes a pressão se mantém o que as torna mais alta. Logo, pacotes estouram e por aí vai... rsrs
Muito obrigado, Renato! E ainda estamos apenas começando. Nos próximos episódios mostraremos mais belezas incríveis de Catamarca. Nos vemos no Episódio 6! Abraços!
Muito obrigado, Fábio! Esta Defender já rodou mais de 30 mil km de expedições e até o momento não apresentou nenhum problema! 🙏 A SW4 já rodou mais de 80 mil km e também nenhum problema! 🙏🙏 Um abraço!
Nossa, fico impressionado como vcs são profissa! São muito preventivos... levam catéter, galão de O2, aparelho para medir velocidade do vento, definem a rota guiada por GPS... e o bacana é que vcs conseguem passar tudo isso pelo vídeo. Parabéns pela edição! Realmente a gente viaja nos pensamentos... Dá uma vontade enorme de fazer uma viagem dessa, mas ao mesmo tempo dá medo pq não sei se teria condições de pensar em todos esses detalhes. Abração!
Muito obrigado pelo seu reconhecimento! Viajar para lugares remotos realmente exige alguns cuidados extras, tanto para nossa segurança como para fazer uma expedição mais confortável. Claro que os imprevistos sempre irão acontecer, mas o objetivo é sempre reduzir ao máximo a chance de enfrentarmos problemas. Esse planejamento e preparação faz parte da diversão do overland! Com certeza você também irá gostar! Grande abraço!
Bom dia !!! Que lugar sensacional…curto muito o vídeo de vocês Dakar overlalnd.. Nesse trajeto vocês andaram com os pneus meio cheio, por causa dos granitos? Estou viajando junto com vocês assistindo esse vídeo..
Olá Wanderley! Muito obrigado por acompanhar! E esta expedição está apenas começando! Quanto aos pneus, em Fiambalá (que fica a 1.500 metros de altitude), baixamos os pneus para 20 libras, pois assim como o que aconteceu com o pacote de salgadinho que mostramos no vídeo, os pneus expandem muito com a altitude, e a 5.000 metros de altitude, eles ficam muito duros e cheios se mantivermos a calibragem normal.
@@DakarOverland vocês têm uma loja própria, para comprar produtos e equipamento de camping? Se você puder colocar a lista de equipamentos que foi feito para fazer nessa viagem, eu agradeceria. Pois estou pensando em fazer ela, logo logo com a minha esposa. E logo logo eu serei assinante do canal Dakar….pois estou com um turbilhão, de dúvidas na minha cabeça. Mas quando for assinante irei tirar todas elas no telegram. Não sei o nome dos criadores desse canal, mas uma vez meus parabéns. Vocês ainda estão fazendo viagens em comboio com os assinantes do canal?
Parabéns Juliana e Marcio e equipe do Dakar Overland, sensacional essa viagem!!! Muito obrigado pelo esforço em filmar, editar e compartilhar a viagem de vocês!!! Show!!!! Abraço, Nivaldo
Olá Nivaldo! Que bom que está gostando da Série! É muito gratificante saber disso. Ainda temos muitas belezas para mostrar desta região! Nos vemos no próximo episódio! Forte abraço!
Parabéns mais uma vez pelas imagens e relatos. Fiz sozinho todo Paso San Francisco de Copiapó a Fiambalá. Não entrei na ruta abordada no episódio 5. Conheço bastante Catamarca / Salta e além das belezas de Fiambalá e redondezas saliento Quebrada del Obispo, Quebrada das Flechas (Cafayate - Cachi) Abra del Acay (5.000m de altitude) e fiz parte de um primeiro grupo de brasileiros que chegou a 5.440m de Corona del Inca - Paso Pircas Negras. Felizmente nunca necessitei de O2 (e hoje tenho 74 anos! Abração Dakar Overland.
Grande Dante! Muito obrigado pelo elogio e também parabéns pela sua aventura! Corona del Inca está nos planos! Deve ser incrível! Espero que em breve vc volte às viagens! Forte abraço!
Cada vídeo que assisto de suas viagens, mais energizada fico. Nasce em mim o desejo de realizar sonhos, conhecer as maravilhas criadas por Deus! Lindo, lindo, lindo...
Muito obrigado! Desejamos que com nossos vídeos, mais pessoas se inspirem em viajar com seus amigos e família para conhecer as belezas que temos neste mundo! Espero que em breve você possa testemunhar tudo isso pessoalmente! Nos vemos no próximo episódio! Grande abraço!
Muito obrigado, Wilton! Nós fomos no verão, em Novembro. Falamos um pouco mais sobre a escolha do período de viagem no Episódio 1 da Série. Já publicamos os episódios 6 e 7. Te convidamos a assistir. Um grande abraço!
Gosto muito do conteúdo de vocês! Sigo vocês desde o ano passado para assistimos a viagem de vocês pela Carretera Austral, Chaltén, Ushuaia. Esse ano pretendemos conhecer Catamarca e Jujuy. Uma pergunta: o carro de vocês usa ala?? Se sim como vocês fazem para abastecer na Argentina??
Olá Patrícia! Muito obrigado por seguir nosso conteúdo! Ficamos felizes em poder ajudar os viajantes! A Defender usa Arla sim. Normalmente enchemos o reservatório antes da partida e nunca foi necessário reabastecer durante a expedição. Mas caso seja preciso, há arla disponível na Argentina. Lá eles chamam de AdBlue. Abraços e boas viagens!
Muito obrigado! Ficamos felizes que tenha gostado do Episódio 5! Nesta semana publicaremos o Episódio 6! Falamos sobre quanto foi gasto na Expedição Catamarca no vídeo “Dakar Responde” do link abaixo. Temos todos os custos anotados e iremos fazer um vídeo completo com todos os detalhes. Espero que ajude. Abraços! Link do Dakar Responde: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-O_omnlYYRTQ.htmlsi=6X7NYqe1is39P4OU
Olá Patrícia. Pegamos um calor intenso de quase 40 graus durante nosso deslocamento nas províncias de Missiones, Chaco e Santiago del Estero, como vc pode ver no Episódio 2 da Série (ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-69tFaBd2dz8.htmlsi=3EKCSeVfEHtB3osO). Ao ganharmos altitude, porém, a temperatura cai bastante. Chegamos a enfrentar temperaturas negativas. Quanto a turistas, Catamarca ainda é um destino pouco explorado, então vimos muito poucos turistas. Mas cuidado, pois por este motivo, a oferta de hospedagens e restaurantes é extremamente limitado. Nos vemos hoje no Episódio 8 da Série Catamarca! ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-7LnwpJNoVpY.htmlsi=Pgv6sypsnfphWgjm
Год назад
Tô assistindo nem sei se vc foram mas além do pissis o refúgio do tejos tbm tem um 4x4 muito top
Nós avançamos após o Balcón del Pissis até a Laguna Verde. Não vimos mais marcas de pneus para frente e nossas coordenas GPS não mostrava mais caminhos, então resolvemos voltar. Devem ter lugares incríveis para explorar naquela região!
Olá Geraldo! É sim um sonho nosso ir rodando do Ushuaia ao Alasca! Está nos objetivos. Só precisamos fazer um bom planejamento, pois teremos que nos dedicar de 4 a 6 meses para esta aventura. Mas irá acontecer!
Um verdadeiro deleite, uma sensação de curiosidade e vontade de viver essa experiência também, e ao mesmo tempo, gratidão por vocês fazerem esse maravilhoso registro e nos dar oportunidade de viajar com vocês.
Olá Alex! Muito obrigado! A SW4 teve seus pneus originais trocados pelos Yokohama Geolandar all terrain assim que saiu da concessionária. Fora esta modificação, fizemos pouca coisa, como melhorar o sistema de som e instalação de rádio comunicador. Para expedições, preferimos manter os veículos o mais original possível. Um abraço e até o episódio 6!
Muito obrigado! Fizemos a Ruta de los Seismiles em Novembro. No Episódio 1 da Série falamos um pouco sobre como foi a escolha do período para a expedição. Link: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-B7qTeiYlBKI.htmlsi=1Kd28_zyBOA64uxV Abraços!
@@DakarOverland que bacana. Fiz agora em janeiro de moto, visual incrível, porém já praticamente sem gelo nenhum. Adorei o canal de vcs, estou assistindo os vídeos passados. Muito bom.
Nossa essas paisagens são fascinantes parece que estão até em outro planeta ... Parabens a Dakar Overland pela exelencia como sempre nas imagens na edição dos videos e narração , top demais .
Haciendo comparación entre la Patagonia y el norte argentino, la geografía es diferente: mayores altitudes, menor vegetación andina, nevadas apenas en las altas cumbres y menor viento, particularidades que el sur argentino no tiene. En definitiva son imágenes distintas, más ambas, de bellezas increíbles.
Tienes razón, la Patagonia y la Puna tienen una belleza única. No puedo decir cuál es la más bonita. Tenemos una Serie en nuestro canal reportando nuestra expedición por la Patagonia Chilena y Argentina. Espero que te guste. Link: ru-vid.com/group/PLtCSHSDA-YbvqhEZ6sJm484QmRlAYTTED&si=uBroOZKyVPw8JjmY
Muito obrigado! Nós usamos o GPS do celular. Neste dia, seguimos as coordenadas previamente gravada através do aplicativo Wikiloc. Temos um perfil neste aplicativo onde você pode acompanhar e copiar nossos tracklogs. Abraços. pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=799325
olá ...parabéns e obrigado por compartilhar as experiências ... qual o nome da serra do próximo vídeo e o nome do hotel apresentados no final ? tem a localização deste km 4040 ?
Olá Jorge! Que bom que gostou! A serra se chama Cuesta de Capillitas. O hotel se chama Refugio del Minero. A localização do km 4040 é: maps.app.goo.gl/Dw8FYw5kLWU6L46S6?g_st=ic Nos vemos no Episódio 6, onde contamos a passagem por estas atrações com detalhes! Abraços.
Olá Jonathan! Tivemos que mudar a calibragem diversas vezes durante esta Expedição. Sempre que ganhávamos ou perdíamos mais de 1.000 metros de altitude recalibrávamos os pneus. E também progravámos a calibragem a ser usada no dia conforme o terreno que iríamos enfrentar. Neste dia especificamente, já deixamos a pousada com a calibram mais reduzida pois sabíamos que iríamos enfrentar grandes altitudes e trajetos off-road. Um abraço!
Catamarca é a minha provincia predileta. Pois além das paisagens, também escalo essas montanhas. Já fiz três vezes o cume do Pissis 6795 m e diversas montanhas nesta região. Há um caminho 4x4 pelo Valle Ancho que liga a Laguna Verde a Corona del Inca e Laguna Brava.
Olá! A cada 1.000 metros de ganho de altitude, a gente lembra de despressurizar os galões. Mesmo assim, nesta expedição, alguns dias após este episódio, a pressão dentro do galão foi tanta que danificou a tampa e acabamos perdendo parte do combustível.
Olá! Muito obrigado por acompanhar. No Episódio 1 desta série falamos sobre como foi desafiador conseguir hospedagem nesta Expedição! Tivemos que ligar por telefone ou mandar whatsapp para as pousadas. Não foi nada fácil. Você verá nos próximos episódios que ficamos até em casas de moradores locais! Aventura! 😅 Abraços.
Boa noite! Acabei de voltar de Fiambalá com meu carro. Visitei o Balcão de Pissis mas não consegui fazer reservas para El Peñon, Antofagasta de la Sierra e Tolar Grande; estavam lotados! Como vocês fizeram reservas para hospedagem na Puna? Quanto tempo de antecedência?Eles nem respondem as mensagens...😢
Olá Marcelo! Também tivemos muita dificuldade de encontrar hotéis e pousadas naquela região da Puna Catamarqueña e Salteña. No Episódio 1 falamos sobre como fizemos as reservas. Mesmo começando cerca de 6 meses antes da viagem, não foi fácil. Ligamos por telefone e whatsapp para todas as pousadas e casas que recebiam hóspedes. Em Tolar Grande, por exemplo, ficamos na casa de uma moradora que recebia turistas. Abraços!
Ola, bela trip! Parabens Queroa saber como a new defender tem se comportado nesses terrenos mais desafiadores, algum ponto fraco ou tem se saído tão bem como a triton e sw4? Penso em Comprar uma diesel e usarei bastante em terrenos “desafiadores” e queria saber a real justamente pq vcs estão utilizando em Terrenos desafiadores, obrigado desde ja, bons ventos
Olá! Muito obrigado pelo elogio! Estamos ainda apenas começando! Temos muitas belezas para mostrar de Catamarca! Quanto à Defender, é um veículo off-road espetacular! Já dirigimos 4 Novas Defenders, entre os modelos 90 e 110, assim como com motores a diesel e a gasolina. Todas foram muito bem nos terrenos e nas situações que foram exigidas. A nossa Nova Defender diesel já tem mais de 30 mil km de expedições 4x4 e nunca deu nenhum problema até o momento. Você pode conferir o modelo em ação em diversos vídeos de nosso canal. Inclusive temos um somente de avaliação completa da Nova Defender. Seguem os links abaixo: _ Avaliação Nova Defender: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-Edf9RjUgAM0.htmlsi=u9-hKnyu5vk-4Ahr - Série Sul do Brasil: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-Pp2JaTDXCqU.htmlsi=3cjfr_vk8u6fIlXT - Série Pantanal: ru-vid.com/group/PLtCSHSDA-YbvtjBb4KOSGsCObh-rXBUEA&si=XxoZukymzC67-4ti - Série Serras Fluminenses: ru-vid.com/group/PLtCSHSDA-YbvIGxFbosGjYpfBjA07H1xc&si=mxfnnXnzTqlC50yw - Ibitipoca: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-8lcsvFtmEao.htmlsi=-ay7rJYb0DHmHzCB
Belos vídeos parabéns! Gostaria de saber se vocês fizeram alguma revisão na Triton pois vou fazer esse roteiro em novembro numa Triton e vou precisar fazer a primeira revisão aí na Argentina.
Olá Francisco. Muito obrigado! No Episódio 1 da Série falamos sobre a preparação da Triton. As únicas modificações que fizemos foi colocar pneus Yokohama Geolandar All terrain, muito mais confiáveis do que os de fábrica. Também instalamos um guincho elétrico. Um abraço!
Olá Fábio. Os caminhos são de um misto de areia, terra e pedras. Tome cuidado. Nós fomos com pneus Yokohama Geolandar All Terrain e não tivemos problemas com nenhum de nossos carros. Cuidado ao ir sozinho. O local é extremamente isolado depois do Balcón de Pissis, no caminho até a Laguna Verde. Este trecho é muito pouco utilizado e ir em apenas um carro pode ser muito arriscado.
@@DakarOverland opa, obrigado pelas dicas e preocupação. Estaremos com os mesmos pneus. Mas não iria sozinho não, alguns amigos estarão com carros de passeio e deve ir com guias...eu estaria no comboio. Valeu!!!!
Olá Paulo! A cada 1.000 metros de variação de altitude, calibramos os pneus para manter a mesma pressão. Para a Ruta de los Seismiles, ajustamos a pressão dos pneus no dia anterior, quando chegamos ao hotel de Fiambalá. Foi quando percebemos o furo no pneu da L200 Triton (Episódio 4). Abraços!
Ruta de los 6 miles é a RN 60 > Paso San Francisco > CH 31 Estive em janeiro deste ano no Balcón del Pissis e não é uma rota 4x4. Havia vários carros normais, devido a altitude, sofrem com a menor potência dos motores. Da Laguna Celeste se vê as montanhas: Nacimiento, Ojos del Salado (2ª) e Walther Penck (9ª). As duas últimas entre as 10 mais altas dos Andes. No Balcón del Pissis, além do próprio Pissis (3ª), se vê o Bonete Chico (4ª) e o Tres Cruces Sur (5ª). Portanto, na região há 5 montanhas entre as 10 mais altas dos Andes. As Lhamas na verdade são Vicuñas.
Olá Tiago. A Ruta de los Seismiles é uma estrada de rípio que sai da Ruta Nacional 60 um pouco antes de Cortaderas. Atualmente pertence a propriedade particular de uma mineradora chinesa chamada ZiJin, mas a entrada de turistas é permitida, desde que se obedeça algumas regras, como veículos com combustível suficiente, alimentos, bebidas e roupas quentes. Além disso, orienta-se sempre dar passagem aos caminhões e tratores da mineradora. Fomos abordados por um funcionário da empresa, mas como estávamos em comboio, ele nos permitiu seguir mesmo sem um guia contratado acompanhando. A estrada até a Laguna Celeste e o Balcón de Pissis é sim possível ser trafegada por veículos sem tração 4x4, durante o verão. Não aconselhamos de forma alguma que veículos 4x2 prossigam em direção à Laguna Negra e à Laguna Verde. Não recomendamos também que veículos, mesmo que 4x4, siga sozinho em apenas 1 carro. O trecho apresenta transposições de rios e erosões, além de estar em uma região extremamente isolada e sem tráfego de veículos.
@@DakarOverland qual é a fonte para afirmar que a Ruta de los 6 miles é esse trecho que citou? Durante o verão entre a metade de dezembro ao final de fevereiro é a época da Alta da Bolívia, quando há uma possibilidade grande de nevascas na região. Por vezes mais de 60 cm de neve no Balcón del Pissis. Por volta de 2012 houve uma grande melhoria do trecho da estrada que leva ao Pissis com fins de facilitar a ascensão desta montanha. Somente há 2/3 anos a referida mineradora e outra começaram com as melhorias das estradas. Não é necessário nenhuma autorização da mineradora para percorrer o trecho que vai até a base do Pissis (acampamento Mar del Plata 4650 m). Contudo, é necessário preencher um questionário e entregá-lo na secretária de turismo de Fiambalá e a Gendarmeria. Link: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_myGzSRZm8DawD0khhZoug0tFKcN0un97U7cIxY3zaBuuOw/viewform?fbclid=IwAR0lcQnIvXOMJhKNDymD0KopIpEpGdtwtl2gl59wd7UiFvjq2y-XuA4hYvA
Olá! Muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo! As grandes expedições fazemos em equipe e com nossa família, mas nós temos um Clube de Canais do RU-vid, onde os apoiadores do Dakar Overland da categoria “Overlander” tem alguns benefícios, incluindo acesso a um grupo de chat do Telegram onde além de conversarmos muito sobre viagens e carros, os membros organizam passeios e expedições. Será um prazer ter você lá caso considere se tornar um membro apoiador do Clube de Canais do RU-vid! Abraços!