Eu aqui nos meus tenros 15 anos, anotando tudo que o Spohr fala para ser um bom escritor! Um dia ainda irei ter um livro de minha autoria nas prateleiras do Brasil! Obrigado mestre Spohr!
Gosto muito da técnica que o Stephen King usa no livro “saco de ossos” (ele usa essa técnica em outros também), onde já vai pra uma cena tensa logo no início, e deixa uma coisa mal explicada que vai te prendendo e te levando a uma interpretação, às vezes, errônea do acontecido. A Ágatha Christie abusa disso também, vez por outra ela já mete o assassinato - tema do livro -, logo no início. No Livro “On Writing”, ele, S.K.; entra mais nesse tipo de introdução de capítulo. Foi lendo pela segunda vez esse livro, que tive a ideia para um romance (que estou escrevendo) que eu uso dessa técnica, a primeira cena já é uma condenação de um personagem por assassinato do marido (livro é narrado em 2• pessoa, um amigo do casal narra os acontecimentos). Essa técnica também é muito boa para prender a atenção logo de cara e não perder o leitor que, às vezes, desiste do livro enquanto narra-se o personagem e o cenário (pra quem usa jornada do escritor, esse “mundo comum” pode ser um tiro no pé se não souber usar).
Ótimo vídeo por conta, sempre, do conteúdo. Esse me deixou com aquela faísca pra escrever um livro. Tenho 5 histórias diferentes, universos feitos, na minha mente. Histórias complexas e completas e sempre tive vontade de materializa-las. Amo contar histórias. Uma pena que a faculdade me tome tanto tempo que eu não consigo me dedicar a escrever um ou mais livros. Mas esse vídeo com certeza dá aquela aquecida no coração com a imaginação de mim mesmo aplicando essa técnica ao estar escrevendo.
Eduardo, tu é incrível, sou muito fã do teu trabalho há mais de 5 anos e tu tem me inspirado das mais diferentes formas e em diferentes momentos. Nesse momento, tu estás a me ajudar a adquirir alguma experiência e técnica pra começar a escrever meus próprios romances. GRATIDÃO!! S2S2
Cheguei Dudu! nem sabia que estava fazendo esses videos, vi agora no twitter! Participei de uma palestra sua e do Dracon em 2008 ou 2009 em São Paulo! Aprendi muito e estou aqui pra aprender mais! Abraços!
Conteúdo muito bom, Eduardo! Essas dicas são realmente ótimas para um escritor inciante encontrar onde está errando e também para direcionar alguém que esteja querendo botar uma ideia no papel, mas não sabe como começar.
Eu sigo essas dicas automaticamente, provavelmente por conta dos livros que já li. Melhor maneira de aprender a escrever é lendo, lendo e lendo. Stephen King sempre frisou isso.
É incrível... O primeiro capítulo do meu livro tem exatamente essa estrutura, e eu nem conhecia essa técnica... Edu, faz mais videos de tecnicas literarias e coisas relacionadas à escrita. Conta como vc começou, como é começar por conta própria sem editora e tudo mais
Cara, eu estou tentando escrever, devo um pouco disso ao Nerdcast sobre A Batalha o Apocalipse(que admito ter ouvido com muito atraso), me senti motivado quando no fim, tu diz que ''qualquer um'' pode escrever algo de que venha a gostar um dia. Agradeço a motivação daquele dia, e tb a esse vídeo, vai ajudar bastante! abrass!
Esse livro(dialog) é realmente muito bom. Se me permitem, eu indico os outros livros dessa série de livros, write great fiction, a qual Dialog faz parte. São outros temas escritos por outros autores falando sobre as outras áreas da técnica literária como "Description and setting", que é o meu favorito.
Obrigado pelas dicas Engraçado que primeiro eu estudei um pouco e fui escrever um livro de contos pra ver se eu me sentia mais seguro pra escrever um romance, mesmo assim, agora ainda não me sinto preparado Acho que o jeito é meter a cara mesmo e ver no que dá Já se sentiu assim?
Gostei ,pode ser util ,mas além desses livros de técnica ,tem os livros de chato ,tipo Noites Brancas do Dostoyevski ,Rebelião das Massas ,do Jose Ortega y Gasset ,pra fecha a bbkisse tem à Odisseia mesmo pra quem n gosta são aulas. Hehehe
Obrigado pela dica, Eduardo. Nesse momento venho estudando o "A Arte de Escrever em 20 Lições" do francês Antoine Albalat, conhece? Estou achando as lições excelentes! O autor fala não sobre estruturação e enredo, mas sobre a linguagem em si, ou seja, harmonia, estilo, o uso das palavras, construção de frases e etc. Recomendo! Depois dessa leitura vou atrás do "Dialogue" (espero que exista em espanhol, porque eu não leio inglês). Aliás, o Robert Mckee, recomendado por você em outro vídeo, tem um livro com o mesmo título. Imagino que seja mais voltado para o cinema que é foco do autor, mas acredito que seja tão útil quanto "Story". Abraço.
Boa noite Eduardo, achei muito legal sua iniciativa de dar dicas a pessoas de como escreverem um livro... A muito tempo tenho o desejo de escrever um livro sobre meu tataravô que participou da primeira guerra Mundial, até quando consegui um autógrafo seu em minha cidade, lhe contei sobre isso, de como seus livros me deixaram ainda mais motivado a fazer este livro, porém, apesar de ter escrito alguma coisa, estou tendo grande dificuldade de fazer fazer uma narrativa, pois tudo o que sei dele são histórias isoladas contadas por meu avô... Alguma dica pra mim destravar esse projeto?
Obrigado pelo comentário, Diogo. Sobre curso online, conheço o do Bruno Zolotar (um dos melhores do Brasil), mas é um curso de marketing editorial. Não sei se é bem o que vc procura. link >> www.publishnews.com.br/materias/2018/05/09/bruno-zolotar-ministra-nova-edicao-do-curso-de-marketing-para-o-mercado-editorial
Eduardo Spohr Eu escrevo constantemente e estou a procura de algum curso de Escrita até para saber se estou no caminho certo, com boa historia, boa narrativa, se o que escrevo e publicavel.
Acharia maneiro se vc falasse um pouco mais sobre anotações na "jornada" do escritor... eu por exemplo tenho um caderno cheio de coisinhas, desenhos e detalhes
Eu tenho tantos arquivos de notas no celular que eu até esqueço que algumas existem e me assusto quando as encontro kkkkkkk, ajuda a organizar tudo demais. Lugares e descrições, pessoas importantes de cada país ou continente. São várias mãos na roda.
HP Lovecraft é muito criativo mas péssimo escritor. Vc foi bonzinho com ele. O cara só fez sucesso por intervenção dos amigos. Morreu sendo um fracasso como escritor.