trabalho na agricultura a mais de 20 anos, e da maneira como expôs da a entender que essas praticas não são comuns aqui no Brasil, mas essas praticas já são usadas a um bom tempo e vem se aprimorando ano a ano, o plantio direto foi o primeira a ser implantado e hoje somente áreas muito compactada que é feito o plantio "convencional", o consorciamento de cultura tbm é muito comum, depois de tirar a soja a maioria das áreas são cobertas com o sorgo ou brachiaria pra estar sempre com cobertura, sempre antes do plantio da cana de açúcar é feito um plantio de alguma leguminosa, como o amendoim ou a soja, o uso de produtos biológicos que repõem as bactérias no solo tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, os equipamentos hoje são todos adaptados para causar o mínimo de impacto no solo, tratores com rodas filipadas é o que mais se vê hoje no campo, os agrotóxicos tbm evoluíram muito nos últimos anos, os tornando mais seguros e com um período de carência muito menor, sem contar que todas essas praticas que falou fez nossa produção mais que dobrar nos últimos anos sem aumentar em nada a área plantada, se tem uma área que o Brasil é espelho para o mundo é a agricultura. infelizmente a maioria da população é submedida a falsas informações, mas mesmo assim parabéns pelo vídeo, e saiba que tudo que falou é uma realidade na maioria esmagadora das lavouras brasileiras .
Se o pessoal olhasse mais para os nossos produtores rurais ao invés de comprarem qualquer narrativa importada da Europa (via de regra), entenderiam como o agro brasileiro é eficiente inclusive em termos ambientais. Nós mesmo já estamos no plantio direto há 30 anos por aqui, e estamos entrando na agricultura de precisão. Mas admitir isso incomoda muita gente, especialmente os próprios brasileiros.
@@G.-R. convidar o Pedro pra conhecer as lavouras brasileiras, vai se surpreender muito com a tecnologia, antes quando a pessoa quebrava se dizia que iria pra roça, hoje tem que se estudar muito pra ir pra roça até mesmo pra ser tratorista
Parabéns pelo comentário! Infelizmente o brasileiro não sabe valorizar o que temos de melhor. O nosso agro alimenta o mundo ! Apesar disso, sempre podemos buscar melhorias. Abraço
Sou produtor rural e ia falar algumas coisas sobre o vídeo. Mas suas palavras já dizem tudo, apenas dar os parabéns. Complementando, vale também sempre enaltecer a Embrapa, foi essa instituição que deu início a essa revolução da agricultura brasileira. Todas essas ideias da agricultura regenerativa na verdade são pesquisas desenvolvidas inicialmente pela Embrapa. O mundo mundo e a agricultura devem muito a essa instituição. Lá sim eles fazem pesquisa de verdade, de ponta, e de resultados práticos pra sociedade brasileira.
Engenheiro agrônomo, aqui. Parabéns pelo vídeo. Objetivo, didático, direto e apresentado de uma forma simples para a maioria das pessoas entenderem algo tão complexo e cheio de variáveis. É um assunto que deve ser abordado com mais frequência e que deve ser levantada a curiosidade das pessoas para que novas e ousadas pesquisas sejam realizadas. Seria ótimo também que em algum vídeo similar fosse tratado também sobre o ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta), que deveria ser o futuro das lavouras no mundo.
Também sou Engenheiro Agrônomo, aqui no Oeste da Bahia o plantio direto já é regra nas lavouras a muito tempo, a também uma forma ainda mais sustentável que é a agricultura sintrópica, porém, ainda é limitada quanto a cultura, mas, é um sistema que regenera solos desérticos e salinizado, o Ernst já faz isso aqui já bahia, regenerou uma área quase destica.
Inclusive a pecuária está passando por uma revolução. A pecuária só se manterá lucrativa mediante integracao minima com lavoura. Pelo menoa para produção do milho para ração. Quem nao seguir esse caminho vai ter dificuldades cada vez maiores para fechar as contas!
Este tipo de agricultura tem se tornado uma obrigatoriedade para quem quer ficar no mercado. Plantio direto, plantas de cobertura, uso de microorganismos no solo e na parte aérea, substituindo manejos químicos já faz parte da realidade da agricultura brasileira a alguns anos. E as multinacionais produtoras de defensivos químicos estão em uma corrida louca para a aquisição de empresas que fabricam biológicos. Porquê? Porque estão antecipando uma mega tendência.
Meu pai tinha uma horta grande na minha cidade e sempre fez isso. Ele nunca jogava agrotóxicos e respeitava a biodiversidade do solo. As verduras eram enormes, maravilhosas. Ele teve que parar porque a produção não dava lucro, não era valorizada.
existe um valor mt subjetivo pra esse tipo de produto, vc agrega valor so pq é organico - mas atenção ao mito dos organicos, por definição e de acordo com a legislação voce é um produtor organico quando nao usa nenhum defensivo artificial, oridundo da industria quimica, voce pode sim ter produtos contaminados com compostos organicos, pode ter contaminação do lençol freatico com esterco, pode ter uso de mao de obra em situação analoga a escravidão
Sou Engenheiro Agrônomo e gostaria de dar uma rápida opinião. Apesar do vídeo ter sido super didático como sempre - aliás, parabéns - queria enfatizar que todas as técnicas citadas são utilizadas e exploradas pela agricultura brasileira há alguns bons anos. Somos referência nesse setor!
O Brasil tem ótimos engenheiros agrônomos, mas futuramente teremos um problema a falta de fósforo macro nutriente crucial na agricultura mas que está acabando
Sou agricultor, e todos esses esquemas e métodos de cultivos praticamos aqui. Primeiramente como forma de diminuir custos e consequentemente uma qualidade melhor dos produtos. Infelizmente a agricultura não tem tido o reconhecimento que merece, onde as pessoas veem apenas as coisas negativas e não as qualidades que essa profissão imensamente importante para toda sociedade realiza. Fico feliz de ter um vídeo do ciência todo dia, que valoriza minha profissão e reconhece essa importância ❤ 👨🏼🌾🍇
A minha filha de 9 anos me enviou esse vídeo. É emocionante ver uma nova geração com ideais de sustentabilidade. Parabéns por difundir bons conteúdos como esse.
Se eu mandar isso pro meu pai, ele vai dizer que é comunismo. Infelizmente, ele tem muitas terras. Adoraria cultivar de maneira sustentável nelas, mas ele não deixa. Pra ele tem que tocar fogo em tudo e leis ambientais são comunismo que impedem a liberdade dele destruir tudo de maneira irresponsável.
Estudo Agronomia e parabéns pelo vídeo, muito didático e principalmente sem politização, que tanto domina a agricultura hoje em dia, todas essas práticas felizmente estão crescendo cada vez mais e já são realidade em muitas propriedades rurais do país, o sustentável é bom para o bolso do produtor rural, ninguém quer degradar seu solo e ter que abrir mais áreas através do desmatamento, muitas vezes o que falta é informação
Show... finalizei meu MBA em Agronegócios pela USP com foco nessa áre. Agora é só começar a aplicação do projeto de fruticultura orgânica regenerativa em escala. Parabéns pela divulgação corretíssima!
Meu bisavô sempre acreditou na biodiversidade das plantas entao ele criou uma empresa de sementes q vende misturas de sementes sendo muito mais agrosustentavel por que antigamente sempre se plantava so uma cultura e com essas misturas aumenta a qualidade do solo mantendo a biodiversidade hoje em dia essa empresa e conhecida em Portugal italia uruguay australia espanha e mais paises meu avo ja esta muito velho mas ainda amo e tenho muito orgulho nele!
Isso já é feito a muito tempo aqui no Brasil, pra mim não é novidade pois esta no dia a dia do agricultor. O que mudou é que estão dando um nome bonitinho pra isso.
Tem vários outros métodos melhores que os usados atualmente em larga escala e esses do vídeo. Israel, Arábia Saudita, apenas alguns locais no Brasil possuem alguns dos melhores métodos atualmente QUE EU SEI. Todos eles estão no RU-vid. Custam menos, produzem mais, em espaços menores e com qualidade, mesmo em locais impróprios para agricultura.
Calma mano, que bom que esta sendo feito, e se para o resto do mundo comprar a ideia for necessário dar um nome bonitinho, que assim seja, não podemos ser egocêntricos e ficar arrotando arrogância, o Brasil é referência e faz muito do que o Pedro citou no vídeo, o lance é divulgarmos isso e mostrarmos pro mundo e pra Europa como o Brasil é um referência nessa área
Trabalho todo dia com permacultura e sistema agroflorestais faz 4 anos. Todos os conceitos funcionam este é o caminho, mas as técnicas precisam ser aprimoradas para reduzir o trabalho manual que o pequeno produtor precisa fazer nos processos iniciais. A tecnologia de mecanização precisa explorar mais estes sistemas.
Estudante de Agropecuária, Muito bem! Gostei do vídeo em si, o apresentador, trás de maneira bem vasta e didática sendo tudo explicado passo a passo, showww! 👏
Sou engenheiro agrônomo. Presto consultoria em soja, milho e algodão.. No Brasil, podemos considerar, que a "agricultura regenerativa" é predominante, mas com o nome de plantio direto. Você podia fazer um vídeo falando da agricultura do Brasil. Se tiver mais alguma dúvida estou a disposição.
Parabéns Pedro! Excelente vídeo, moro em Goiânia e tenho fazendas no Mato Grosso, utilizamos boa parte da agricultura regenerativa na nossa produção. Seu vídeo foi muito didático!
Eu tive a chance de conhecer Herbert Bartz, o adaptador do plantio direto no brasil, a história dele, as lutas e o empenho dele são coisas que não esqueço e fico honrado e agradecido por ele, se n fosse pelo plantio direto, tão trivial e comum hj em dia nossa familia nunca conseguiria cultivar tanto e em lugares que 60 anos atrás nem sonhariamos em plantar
Ai sim Pedro! Acompanho seu canal tem muito tempo, nunca deixei um comentário por aqui (apesar de apreciar absurdamente o conteúdo produzido). Mas dessa vez preciso comentar a importância do assunto que você trouxe, me surpreendeu bastante (positivamente) ver um vídeo desse por aqui. Sou estudante de zootecnia, da Unesp de Botucatu/SP e dentre todas as linhas de pesquisa que acompanhamos, envolvendo sustentabilidade, acredito que a integração lavoura, pecuaria e floresta, com rotação de culturas e plantio direto, seja das mais promissoras, uma vez que beneficia todas as produções do sistema. Realmente não existe necessidade de se desmatar nem mais 1cm (o contrário disso) a grande questão é que a maior parte das nossas pastagens está degradada, com solos desnutridos, o que reflete em menor produtividade da agricultura, menor produção de forragem para alimentação animal (diminuição da produtividade pecuária), e maior impacto ambiental. Portanto, realmente devemos pensar nisso como um projeto de futuro próximo, para a maior quantidade de produtores possíveis, como você comentou, independente do volume de produção. Uma vez que esses sistemas (se bem manejados) são mais lucrativos, que sistemas extrativistas e extensivos, mas é necessário que se realizem programas de assistência técnica e incentivo por parte de iniciativas públicas e privadas. Enfim, parabéns e obrigado pelo conteúdo de qualidade, grande abraço!
Todo mundo tem seus erros e perde pelo menos um pouco de fé pelo caminho, ver pessoas batalhando pra consertar um erro grande da humanidade é inspirador e recupera isso. Fé em si mesmo de poder ser capaz também de pelo menos contribuir e fé de que tem mais gente boa do que ruim nesse ponto azul.
@@BorgesVenatus eu te entendo, sei que essa é apenas uma frase popular. por outro lado, esse tal "erro da humanidade" foi o que propiciou que chegasse nos até aqui com todas essas facilidades tanto alimentícias quanto tecnológica. mas isso é divagar demais do assunto raiz. resumindo não é tão simples quanto parece ser, mas, o primeiro passo parece está sendo dado.
É incrível ver o que vc está fazendo sendo valorizado e tbm ser algo tão importante. Faz que foi implantado essas tecnicas na nosso propriedade e sem dúvida os frutos vieram eu fico feliz de participar dessa nova frete de desenvolvimento. E mais incrível e ver a influência que nossas atitudes causaram nos nosso vizinhos e na natureza em si.
O vídeo é bastante explicativo, mas da a entender que essas práticas são algo novo, um futuro, porém é o presente, e a prática de conservação do solo se iniciou a muito tempo no Brasil, o próprio plantio direto mencionado foi implantado na década de 70, a comunidade agronômica vêm sempre trabalhando para garantir produtividade e conservação, até pq um solo conservado gera menos gastos para produzir, há vários usos de técnicas de plantio, produtos biológicos e bio produtos que são utilizados atualmente n agricultura brasileira
Aqui no Brasil já existe a Agrofloresta e Agricultura Sintropica a anos, sendo a agricultura Sintropica desenvolvida pelo Ernest G. Merece um vídeo hein. Verá que estamos muito à frente da Europa, pena que não valorizamos o que fazemos aqui no Brasil, agora já aparece a Europa dizendo ter desenvolvido algo que já foi criado a anos aqui. Inclusive tem matéria no globo rural sobre o assunto a muitos anos.
O Brasil é exemplo na agricultura hoje colhem a soja e plantam milho na palha da soja ninguém no mundo faz isso, ou plantam algodão depois da soja, minha região é a maior produtora nacional de cenoura batata alho, a produtividade dessas lavouras são elevadas , plantam braquiária pra recuperar o solo
Exatamente o processo de desertificação do solo é algo extremamente preocupante um exemplo disso que já aconteceu no Brasil pela prática da conhecida coivara feita pelos indígenas que consistia na queimada dos valores tirando toda a cobertura vegetal. Porém no Brasil hoje pelo menos na região Sul onde eu moro praticamente todo mundo utiliza o plantio direto ou de cultivo mínimo onde a Palhada no solo é um dos elementos principais e não é nada incomum que se fazem implantação de culturas somente para cobertura do solo com o objetivo de adicionar matéria orgânica( comentei somente para expor Outro ponto de vista para os leigos )
A despeito dos grandes europeus e EUA, que querem nos ensinar como produzir e preservar, o Brasil está apenas em 44º lugar em utilização de agrotóxicos *no mundo* (4,31 kg/ha). Essa posição ainda cai para 58º lugar se levarmos em conta como produzimos muito mais aplicando uma mesma quantidade de agrotóxicos (0,28 kg/tonelada de produtos ou alimentos). Ainda assim, usando menos agrotóxicos que boa parte do primeiro mundo, somos campeões em preservação de áreas nativas e em recuperação de áreas degradadas. Fazemos tudo isso e ainda conseguimos ser a agricultura mais competitiva do mundo, exportando nossos produtos para mais de 150 países. Tudo isso graças ao produtor rural, que trabalha de sol a sol, sem hora extra, tomando risco, levando prejuízo e ainda sendo demonizado pelo pessoal da cidade grande que não duraria um dia sem ele. Obrigado ao homem do campo.
Primeiro, esses números do agrotóxico utilizado por área é dado por quem? não tem muito tempo Evaristo de Miranda aliado do agrotox foi exposto por cientistas como a fraude que era, os números que ele insistia em repassar como sendo mata preservada era na verdade estimativa máxima, que ele colocava em todos os caso, sem nem ao menos ter sido feito fiscalização. Agora sobre "trabalha de sol a sol, sem hora extra, tomando risco, levando prejuízo e ainda sendo demonizado", quando se consideram alimentos consumidos no país, 70% vêm da agricultura familiar, essa sim trabalha e tem poucos auxílios, a grande mamata vai para sojeiros, milhos e gado, este ficam com a maior parte do 340 bilhões do plano safra, estes tem isenção de impostos até pra comprar de carros particular, imagina de imposto de renda, ou territorial. Riscos pra sojeiro? que riscos? toda ora tem um perdão de dividas pra essa gente, o brasil carrega essa joça de agrotox nas costa, qualquer outra atividade econômica tivesse metade dessa mamatas aqui no brasil estaria entre os 5 maiores do mundo, se isso fosse investido em ciencia e tecnologia de produção bioquímicos, ou criação de tecnologia de CPU e GPU, em menos de 10 anos estaríamos entre os 5 primeiros.
Muito bom Pedro! Sou do ramo da agropecuária e estamos vendo um grande desenvolvimento por parte de muito produtores nesse sentido. Entender e cuidar do solo, enquanto produzimos mais. É sustentável e muito pratico. Mas esse movimento está ocorrendo não por livre espontânea vontade, portanto por obrigação por parte do solo. Não estamos mais produzindo igual antes e os químicos estão perdendo efeito ou ficando caro. É um movimento mundial por NECESSIDADE e acho ótimo isso.
Parabéns pelo vídeo Pedro, cheio de ciência! Atualmente pesquiso sobre a produção de bioherbicidas de base fúngica, é minha tese de doutorado. Muito bom ver que estamos juntando esforços para melhorar nossa qualidade de vida nesse mundão! :)
recomendo um video sobre agrofloresta e as outras coisas que englobam ( agricultura sintrópica, agricultura biodinâmica etc) , isso seria agricultura regenerativa no contexto mais técnico, esse assunto é muito rico em ciência e pode ajudar a galera a se aprofundar e se interessar no assunto. Adoro seus vídeos :D
Futuro engenheiro agrônomo aqui. Vale ressaltar: essas práticas regenerativas e o acúmulo de matéria orgânica no solo cicla melhor os nutrientes e pode-se diminuir uma parte da adubação química. Essas diversas práticas de plantio citadas no vídeo a gente estuda na Universidade e muitas delas já são praticadas em pequenas propriedades rurais e também em grandes propriedades. Um conceito interessante que alia todas essas práticas é o "ambiente de produção".
Curtindo o melhor canal de ciências do RU-vid e ainda por cima patrocinado por um dos clientes da empresa que trabalho, onde tive o desafio de montar toda uma linha de equipamentos para moagem pra unidade Norte americana. Sensacional. Parabéns Pedro 👏
Parabéns pelo vídeo Quando se fala de preservação ambiental, muitos insistem em bater na mesma tecla, mas ninguém traz soluções viáveis para a mudança de paradigmas no atual modelo de agricultura. Tem que se estudar cada vez mais metodologias como essas apresentadas no vídeo e aplicar em propriedades pequenas, a reprodução e viabilidade dessa nova cultura será o maior icentivo à reprodução dela em outras propriedades rurais!
De certa forma tudo o que você falou já é empregado a vários anos no Brasil, tanto que sou filho de agricultor e meu pai vem aplicado isso a vários anos (o meu avô usava práticas que hoje são consideradas insustentáveis por falta de conhecimento técnico, mas não deve ser culpado porque na época era algo difícil de se conseguir). Já é muito usado na agricultura produtos biológicos e o manejo sustentável como os descritos no vídeo, mas não conseguimos parar de usar agrotóxicos e adubos químicos por não haver outra solução viável economicamente para agricultura em larga escala. Acredito que falta incentivo para a adesão em um selo verde, pois já existem programas onde as empresas exigem organização em 5s nas propriedades e descarte de resíduos e melhoria em eficiência energética de equipamentos. Mas por hora, quem deseja aderir a estes programas não ganha nada a mais encima do produto produzido, no caso geram apenas custos aos produtores. Ao invés dos políticos no Brasil brigarem por votos e fazerem promessas insustentáveis olhando do ponto de vista econômico, deveriam brigar com a união Europeia para apagar a mais em produtos com selo verde vindos do Brasil. Aí é garantido que haveria uma adesão a estes programas.
Excelente. Bom ver que tem comentários de gente do agro por aqui. Ademais, as práticas sustentáveis são o único caminho possível, já que as práticas danosas destroem o principal meio de produção, que é o próprio solo, é o agricultor quebra. Nós estamos no plantio direto faz 30 anos e entrando na agricultura de precisão agora.
Como sempre uma didática fenomenal que aborda os assuntos mais difíceis de forma que um agricultor como eu possa entender sobre a a 4º dimensão e física quântica! Se nessa abordagem houver dúvidas sobre o porque estas práticas não estão disseminadas, lembrem-se que o típico agricultor de 1 ha depende deste pedacinho de chão para sustentar sua família por isso não se arrisca no desconhecido e no Brasil infelizmente a inovação chega na forma de produtos de empresas que usam palavras e um marketing bonito para vender um produto duvidoso e “matar” toda uma ideia. Lembro também que com a inovação deve haver mudanças em todos os elos inclusive o consumidor, como muitas frutas e hortalicas que devem ser feitos todo o manejo convencional porque o consumidor não aceita defeitos que são da própria natureza da fruta em favor de um capricho inútil observando na otica da saúde e nutrição
Para a agricultura regenerativa ser aplicada de forma mais ampla, é necessário que o Estado dê todo o apoio necessário, porque esta forma de produzir não é competitiva, mas é extremamente necessária.
Parabéns ao canal, assunto importantíssimo para nossa época se quisermos continuar habitando este planeta. Parabéns ao Pedro também, que contribui com isso, para salvar nosso planeta. Vocês são foda!
Cara, meus parabéns pela forma que expôs o tema.... nos que estamos empreendendo e criando soluções viáveis para criação um mundo melhor e sustentável de fato ficamos muitos em ver trazer esse debate para sociedade com tanta lucidez. Obrigado.
Isso é o que mais está sendo testado na nossa área agrícola. Plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, integração lavoura pecuária ou lavoura pecuária floresta, cultivo mínino com diminuição de operações de preparo do solo, troca colheita cana queimada pela colheita crua, emissões de gases de efeito estufa nos sistemas agrícolas. Tudo isso precisa testar a viabilidade, tanto para o ambiente quanto para o produtor. A pesquisa está a todo vapor, mas isso não é divulgado e não chega nas pessoas. Parabéns pela iniciativa.
Muito legal o vídeo. Gostaria de chamar a atenção para alguns desafios que não são técnicos mas econômicos: a demanda por produtos agrícolas é extremamente concentrada, o que dificulta modalidades de integração e rotação de culturas. Uma coisa importantíssima e muito pouco falada é a necessidade de diversificar essa demanda, seja no consumo direto, mas prenciplamente nos usos industriais. De nada adianta você ter um modelo de ILPF lindo consorciando 5 culturas diferentes se não é possível dar escala para ele, porque não existe demanda por tudo o que seria produzido caso uma quantidade grande de propriedades adotasse o modelo.
Eu comprei um pequeno terreno e estou fazendo a adubação verde, cobertura do solo, não coloquei fogo como 99% das pessoas fazem aqui inclusive sou criticado pelos mais velhos dizem que é bobagem e o jeito tradicional deles é melhor, eu quando tive essa ideia ainda não tinha pesquisado sobre o assunto na internet, eu observei a própria natureza, onde o solo tá coberto as plantas permanecem verdes por um periodo bem maior mesmo com meses sem chuvas e com um terreno super arenoso, que geralmente retém pouca água, algumas plantas nativas até frutificam, vai começar o período chuvoso por aqui e por em prática com mais força, plantar feijão, amendoim, abóbora e outras culturas e após a colheita não vou juntar tudo e por fogo como os mais velhos fazem, vou apenas fazer a capina e deixa para cobertura do solo.
Informações incrível! Provocante! Agricultura regenerativa precisa ser o foco total para manter esse planeta incrível assim! Parabéns pelo canal. Eu amo 🫶
A 30 anos atrás meu pai ja usava plantio direto, não pq era "regenerativa" e sim pq não tínhamos maquinario suficiente para manejo convencional com grades, em uma época que se acreditava que o plantio direto obrigatoriamente teria de ter um palhada para cobertura do solo, e aqui no centro oeste, por ter temperaturas e isolação altas não deixaria tal formação, é claro que com o passar do tempo descobriu-se que a estrutura do solo ficaria mais preservada e acumulando mais umidade. Hoje o que foi exposto neste vídeo, que da a entender que isto não ocorre no Brasil de forma sistemática, foi obviamente produzido por pessoas que não sabem diferenciar um pé de soja de um pé de feijão. Sugiro com o maior respeito, até pq sempre vai haver criticas por não agradar a todos, aumentar o leque de consultores, principalmente aos ligados ao agronegócio, que dariam mais informações de como opera nossa agricultura e pecuária aqui no Brasil em relação aos paises de clima temperado, que se obrigam a revolver o solo pos colheita para descongelar em próximo plantio.
Pedro, parabéns pelo vídeo... Muito importante a divulgação das vantagens da Agricultura Regenerativa. Mas quero esclarecer que nossa agricultura já vem a mais de 20 anos nesse caminho, evoluindo ano a ano (Deu a entender que é novidade no Brasil). Temos muitos manejos consolidados, como, plantio direto, rotação de culturas, mix de plantas de cobertura, remineralização, correção da acidez do solo, microrganismos específicos para disponibilizar nutrientes no solo, microrganismos para controle de doenças ou pragas e muito mais. Somos referencia nesse assunto para o mundo... Contudo reforço a importância do seu vídeo.
Vamos ser sinceros, ainda não é usado na maior parte do país, e também só existem 3-4 propriedades que usam todas as práticas que eles mandam, pois é um conjunto quase impossível de associar...
Trabalho com agricultura e digo que o Brasil é um dos poucos países onde a maior parte da agricultura de larga escala é utilizado o Plantio Direto, onde preserva os nutrientes e microorganismos do solo, gerando maior produção e preservação. A tecnologia vem trazendo muitas novidades diminuindo os intervalos de aplicações de defensivos, o uso de produtos biológicos tem aumentado muito, aqui 50% dos produtos utilizados são biológicos ou de fontes naturais. Nao entendo porque a mídia bate tanto na agricultura.
Cara, achei incrível não só o vídeo, mas os comentários... É interessante ver que a próxima geração está realmente preocupada com tais práticas. Uma postagens dessa no Instagram/Facebook o pessoal (normalmente de mais idade) já cai em cima falando em Agenda Global, práticas comunistas... Dá até decepção em ver alguns conteúdos nas outras plataformas. Aos que leram e apreciaram o vídeo, parabéns! Somos o futuro! Seguiremos fortes se seguirmos juntos (mesmo caminho)!
isso acontece por causa que jovens não sabe como o mundo funciona, simples assim, não tem experiência e são facilmente manipuláveis emocionalmente, esse papo no vídeo já é proferido faz anos, e todo lugar que foi implementado essa ideias deu merda(e só olha a Europa que vai passa por umas das maiores crises energético), além dessa praticas só beneficia o grande e ferrar o pequeno e aumentas preso de tudo, pois não e lucrativo, as informações contida no vídeo são totalmente fora da realidade brasileira, o agro do brasil e um dos mais autossustentáveis do mundo, teve muitas mentiras contadas nesses vídeo, mas não o culpo, no futuro vai aprender que de boas intenções o inferno já está cheio, nem tudo é tudo e maravilhoso, tudo é pretexto para tirar sua liberdade amigo, essa sua síndrome de jovem de querer mudar o mundo invés de mudar a sir mesmo vai passa conforme os anos, nada mudou embaixo do sol, só as aparências.
@@ambientedeciencia7282 KkKkkkk teu comentário é contraditório meu caro! Além de usar ciência no nome do perfil e vir com esses argumentos falaciosos baseados em meros achismos. Sou formado em Biologia, minha próxima graduação é em Agronomia (já atuo na área), tenho conhecimento... Não tô achando algo, tampouco fui influenciado por alguém. O Agro no Brasil pode ser AUTOSSUSTENTAVEL, mas não é SUSTENTÁVEL. Sem contar que o Agro só exporta pra fora... Oq tu consome no dia a dia se não for de cultivo próprio veio de agricultor familiar.
A Agroecologia é uma ótima prática para manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Aqui no sul da Bahia o Sítio Véi Chico trabalha com Sistemas Agroflorestais e Bioconstrução e inclusive recebe voluntários que desejam ter essa vivência enriquecedora... Estar em contato e se (re) conectar com o verde nunca foi tão essencial para o ser humano como os dias atuais... 💚
Valeu Pedrão, excelente vídeo, você poderia fazer um video com o tema de permacultura também, sua apresentação é sempre impecável, levar esses assuntos ao público para todos poderem conhecer cada vez mais um caminho mais sustentável e em equilíbrio com a natureza, ja que são tempos de mudanças, que sejam para melhor
Recomendo leitura do livro "Agricultura Sintropica por Ernest Gostch". Aqui sim é um planejamento perfeito, tanto na produção de alimentos, quanto na utilização adequada da terra com agricultura familiar e capacidade de produção para exportação.
Estou me formando em engenharia florestal. E um dos projetos que faço parte é sistema agro florestais, que trabalha essa ideia de não ter uma mono cultura e ter uma maior biodiversidade de espécies agrícolas e arbóreas, para que elas se alto regulem em controle de pragas, diminuindo o uso de agrotóxicos e herbicidas, os nutrientes do solo e etc, uma forma de agricultura regenerativa. Fico muito animado em fazer parte de um campo de estudo que pode trazer um impacto gigantesco ao mundo, e ver esse video só me deu mais certeza que estou no caminho certo. Ótimo conteúdo, sempre bom lembrar que a ciência se faz valer em vários campos e todos tem sua importância!!!
Sou Engenheiro Agrônomo e trabalho com políticas públicas. Parabéns pelo vídeo, muito bem elaborado, abordou de forma muito técnica e honesta assuntos muito importantes para o Brasil e o suprimento de alimentos no mundo.
É incrível ver como mesmo as boas iniciativas tem dedos leves que manipulam sentimentos e comportamentos para bem e para o mal, pela sustentabilidade mas também pelo lucro. Não duvido de sua boa intenção e entendo que assim se dá seu sustento, Pedro. Mas imagino que a única solução pra todo circo que é a vida humana na Terra como conhecemos é a extinção por meteoro, desastre natural, era de gelo ou mesmo nossa influência de forma catastrófica para que só restem as baratas. Até lá, façamos bom proveito de nossos patrocínios, conhecimentos e pequenos prazeres. Estoure uma pipoca enquanto assiste a humanidade estourar, como pipoca..
Sempre tive na minha adolescência árvores frutíferas no meu quintal, coqueiros do tipo verde e amarelo nos quais cada um tem em seus frutos essas respectivas cores. Tinha Mangueira, pé de: Pinha ou fruta do conde, Siriguela, Bananeira, Acerola, Maracujá e etc. Logo cresci gostando muito dos vegetais que nós nutrem, que o solo nos dá. Se a maioria soubesse dar valor ao que é realmente bom, importante e incrível muitos não passariam fome e ainda estariam muito bem alimentados gerando ainda um uso da terra de forma consciente, menos poluente e duradoura. A humanidade ainda tem muito o que aprender.
É o mesmo que agrofloresta? Gostaria tbm de saber sobre a produtividade por hectare comparando a agricultura bio regenerativa com a convencional (enfim, saber o quanto falta pra ela melhorar e substituir o sistema tradicional).
Parabéns, ótimo vídeo, o Brasil sempre esteve na vanguarda da pesquisa e utilização de técnicas para diminuir a erosão e lixiviação do solo e também no manejo integrado de pragas, mas também temos que implantar este tipo de cultura, educação, nas cidades, de onde vem a maior parte da poluição.
Seria mais legal usar o conceito de agroecologia nesse video, que é o conceito mais adotado por gente séria. E seria muito legal ter abordado as ideias do Ernest sobre o tema. E, mais legal ainda é comprar produtos orgânicos, incentivar o pequeno agricultor, a agricultura familiar e local e de quebra evitar alimentos transgênicos. E já aproveitando, incentivar a reforma agrária. O planeta só agradece.
Isso é principalmente porque lá se perde boa parte do ano com o solo congelado ou debaixo de muita neve. Nesse sentido, temos o privilégio de não termos esses problemas no Brasil.
Faz até um certo tempo que a agricultura pelo menos em SP e PR ( onde conheco) é feita dess forma. Plantio direto faz bastante tempo que é utilizada no BR, alternância de cultura também. Dá pra dizer que é o padrão aqui.
Uma alternativa tmb para preservaçao do solo e a nao retirada das palhadas das plantas, assim preservando o solo reduzindo a alta temperatura direto no solo preservando a umidade e nutrientes, ja vi casos na faculdades onde a fazenda tinha 15 ciclos da mesma cana de açucar (Saccharum officinarum) porém a palhada tinha por volta de 20 cm de altura. existem varias maneiras de preservar o solo e o ciclo do plantio, mas existem infelizmente muito mais ignorancia entre os produtores e os vendedores agriculas, a Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ) e uma empresa que busca orientar desde o pequeno ate o agricultor com maior potencial, porem como todo orgao publico de pesquisa, esta cada vez pior, fazendo o Brasil se afundar ao invés de ascender como potencia que realmente é.
Acho que no futuro a população mundial será bem menor, e o mundo estará muito ligado com a natureza, com isso será muito comum pessoas terem seus próprios cultivos em casa e até criações de insetos para o consumo de proteína.
Kkkkkkkkk, que merda de projeção pra o futuro, não faz sentido nenhum. Até parece que no futuro as pessoas vão gastar metade do seu dia vivendo igual a idade média.
@@ygornascimento8897 Se você tivesse dito que no futuro os cientistas inventariam uma forma de produzir carne artificial eu até concordaria, mas dizer que as pessoas teriam plantações e que ficariam metade de seus preciosos dias cultivando e cuidando de plantinhas pra mim é simplesmente algo utópico, o tempo é importante de mais pra ser gasto com isso, se hoje em dia as pessoas gastam a maioria do seu tempo trabalhando estudando e nas redes sociais, no futuro será ainda pior, tornando inviável a prática de cultivo de alimentos em casa, a não ser que você seja rico e tenha tempo de sobra.
@@jefgir Talvez pra ter uma variedade maior, ou pela cultura de comer proteína animal, ou pelo fato de normalmente alimentos vindos de animais terem maior valor calórico, no meu ver a humanidade mesmo deixando de comer carne arrumará uma forma de substituir por algo parecido, que na minha visão são os insetos, como já é muito consumido em países da Ásia.