Os militares entregaram o país em 1985 com hiperinflação e desemprego altíssimo... não tinham a menor competência pra ter um país tão grande nas mãos... passaram a bomba e saíram caladinhos...
Com a mesma mentalidade de muitos de esquerda, estado gigante , monopólio, amigos do rei , estatais , censura… O Plano Real foi plano totalmente liberal.
Tiraram o país do idade média à custa de uma crise de quase 15 anos. A coisa é mais complexa do que uma simplificação ideológica. Getúlio e os ditadores militares foram os responsáveis pela modernização do país.
Vivemos em outro tipo de ditadura: a ditadura da burguesia,onde os políticos eleitos não representam o povo,mas representam grupos particulares, que injetam rios de dinheiro na campanha política e o povo na ilusão de que votar é o auge da democracia,mas votar em alguém que não irá representar o eleitor comum😢 Claro que não há comparação com a ditadura militar,mas a ditadura atual faz muitos estragos tbm.
Você ACREDITA em tudo que comunista fala? Toda história tem dois lados. Não tinha santo. Era um grupo de terroristas contra servidores públicos cumprindo ordens ilegais.
Um fator muito importante para o fim da ditadura foi Geizel ter impedido uma insurreição da linha dura (ala mais radical das forças armadas que não queria o fim da ditatura) em 1977 liderado por Sílvio Frota, tio avô do Alexandre Frota.
Lembro daqueles últimos governos do regime militar, a abertura política foi aos poucos e a maioria dos brasileiros estavam contra aqueles governos dos militares , com a inflação subindo ano após ano mesmo com o tal do gatilho financeiro automático dos salários , se vivia com insegurança quanto ao futuro próximo, apesar do fim das tensões políticas e do AI 5 , a única coisa de bom eram as músicas, os filmes o futebol e as novelas que serviam de desafogo para o povo .
Hoje eu me dou conta que políticos e militares . Sempre lutaram pelos seus próprios interesses . É só olhar a constituição pra onde vai os privilégios 😂😂
No minuto 1:47 diz: "esquece que vocês queriam pegar a luta armada aqui no Brasil". Bom, creio que na visão do rapaz os militares deveriam deixar os guerrilheiros tomarem o poder para implantarem por aqui uma revolução socialista, nos moldes da revolução chinesa e cubana... Esse episódio do Inteligência é um excelente exemplo de como se contar uma história ignorando fatores essenciais para um debate.
Fora a ênfase em dizer que a ditadura tinha interesse em si mesma... Ele nunca deve ter lido o discurso final e a previsão do último militar antes de deixar o poder... Infelizmente é isso que vai ser dito para as pessoas no futuro.
@@diogopimentel2668 Mas ele era conivente com as guerrilhas que estavam ganhando força em território nacional, e que simpatizavam com o grupo político que liderou a revolução em Cuba em 1959.
Quando eu era jovem, eu via o Presidente Figueiredo como um cara arrogante, intolerante. O tempo passou, muita coisa eu conheci sobre a vida e a História . E hoje a opinião que eu tenho sobre ele é diferente. Vejo ele como um típico funcionário público, ao qual foi dada a incumbência de uma tarefa administrativa maçante por não ser do seu mínimo apreço, com um período inalterável pra ser realizada e da qual não possui domínio e nem tampouco autonomia. Portanto, ele tinha que cumprir aquilo por ser seu " trabalho" e não por escolha. Porém, por não ser um político de formação e eecolha, ele tinha o que os outros presidentes normalmente não tem. Sinceridade, franqueza, autenticidade. Ou seja, ele era um SINCERÃO. Falava o que ele pensava e sentia, sem preocupação em afagar aqueles que estão com o poder de mantê-lo no cargo/emprego. Coisa que 90% das pessoas não fazem diante dos outros
Ele comprimentou com um aperto de mão um garoto de 12 anos pobre e uniformizado de escola pública. Eu sou esse garoto! Um honra que eu tive! Obrigado Presidente Figueiredo!
@@Prwcordeiro E matou quantos? Sai daí seu baba ovo de ditador, defensor de ditadura, de tortura e assassinato. Então se algum garoto pobre tiver apertado a mão do Fidel ou do Mao Tse Tung esses ditadores passam a ser boas pessoas né?
Ele tinha desprezo pelo povo. Não é obrigado a ser presidente da república! Ele sabia que seria o último ditador, talvez por isso também, agisse assim.
Tanto Problema atualmente Crime Organizado, Fome, Miséria, Inflação, Falta de segurança pública, Moeda desvalorizada deveríamos focar no presente o passado acabou.
Os meus avós viveram a década de 60 e 70 e falam que o período não era bom e um monte de gente velha que eu conheço não acha que foi bom muito poucos os idosos que tem opiniões positivas .
A imprensa era totalmente controlada na época, não divulgava notícias contra o governo e o que acontecia no DOPS e demais órgãos de tortura/execução só veio à tona depois da redemocratização.
Toda história sempre tem 2 lados e a Versão que se ouve é a favorita do interloucutor, Se pegarmos um Petista e mandarmos ele descrever o Governo Lula ele falará só bem é tênue as linhas narrativas.
E agora o netinho do ditador Figueiredo tá lá nos EUA passando vergonha , levando carcada dos senadores democratas ao denunciar a " ditadura" que o Brasil está vivendo. Ironia do destino 😂😂😂
Houve sim. Algumas províncias resistiram e não se entregaram. Salvador , por exemplo, só confirmou a independência em 2 de julho de 1823. Houve ainda resistência no Piauí, Cisplatina , Maranhão e Pará
Houveram várias revoltas no Brasil… Vale a pena estudar e não se apegar a estes conceitos de tia do Zap e estudar antes de dizer! Não houve guerra entre Portugal e Brasil, mas houveram acordos e o Brasil pagou a Portugal.
@@em8421-t8h Apoio de quem ? Para ser considerado golpe de estado tem que ter apoio das Polícias e Execito aquilo lá no máximo foi um ataque anarquista.
Texto da anistia preparado pelo Geisel? Figueiredo só assume sob a condição de haver anistia e abertura politica. Mais um papinho bosta desses dois. 95% de lorotas e 5% de verdade. So os incautos de 13 anos caem na conversa deles
@@Silveira-h3p dono de quem? Do podcast, do Geisel, do Figueiredo ou do seu esfíncter? Acho que você quis dizer que sou "dono da verdade", mas é tão oligofrênico que não sabe nem usar pronome referente com concordância nominal correta.
Eles estão falando como pesquisadores, nos anos sócio histórico e contexto da ditadura militar. Como se deu, o que aconteceu, nesse contexto. Está menosprezando o estudo deles! E, vc, o que estudou? Onde? Porque? Pra mim, vc é mais um bolsominion alienado que se acha inteligente!
Os caras estão citando fatos, dados concretos, informações verídicas e absolutamente verificáveis! Não são "mentiras" porque alguém acha que são... Quer crer nisso.
4:17 Claro que existia democracia, as pessoas votavam durante o regime, para cargos do legislativo. Cargos do executivo eram eleições indiretas, os eleitos do legislativo que indicavam. Cargos do executivo são superestimados e cargos do legislativo subestimados.
Desculpe, mas vai ver o senhor não conhece muto do Brasil, talvez uns 5 aninhos estudando somente Brasil e talvez você possa contribuir mais do que: 'estão falando jm monte de bobagem pq é o melhor Brasil que EU conheço".
Estudei na época dos militares e as escolas eram muito melhores que hoje. Não tinha essa violência toda e emprego pra todo lado. O problema dos militares era que eles tinham um viés comunista, gostavam de estado grande, criaram estatais e no fim a economia naufragou!
Antes dos militares, a educação ainda era melhor. O ensino foi se deteriorando entre 1964 e 1985, pois a população foi aumentando e governo não acompanhou esse aumento.