A sociabilidade é praticamente universal , independente dos recursos q eu tenho . Afetividade e acessibilidade são essenciais. Que papo gostoso ! Assistindo depois da pandemia . Encomendem os bem-casados 😂😂😂😂
Estamos convivendo de uma forma sem otimismo, sem paciência com o próximo. Sem empatia e com o emocional abalado. Adorei esse papo entre vcs dois. Amei.
Tvytggy ty gggggb e tvytggy tvytggy yyggtgugyttggyvtvyvtgggvvtvggggggvvgg gggvggggggggggggggggggggggggggggvgggtggggggggggggggycomme tu aimes les toilettes, c'est la faim avec l'envie de mangercomme tu aimes les toilettes, c'est la faim avec l'envie de mangercomme tu aimes les toilettes, c'est lagygygggygyyvygygg ggggggggggrrrrrrrrrrrrr de rrrr faim avec rgrgtggttvggtg manger
Ahahahaha!... Adorei os arranjos gigantescos de flores da família do Karnal, para evitar discussões à mesa. Quanto aos saltos altos... A fascite plantar é quem determina que sapatos vou usar. Em primeiro lugar, a saúde; depois, a moda.
Uma conversa muito gostosa! Sobre etiqueta penso que um comportamento necessário e que deveria ser transmitido até na escola primária seria: "um grupo está à mesa conversando informalmente, quando alguém de fora grupo, chega para se sentar, a convite de um dos membros ou como companhia de um destes, o tema da conversa, naturalmente, deveria ser adaptado ou trocado para abraçar quem está chegando". É uma questão de etiqueta e/ou educação???
Sermos simples e respeitoso é o bom da vida. Conquistamos amigos, gestos simples Saber ouvir pessoas, tudo tão corrido, espairecer e elogiar as comidas, beber moderadamente. Tudo sem grandes excessos. Me faz rir as garfes e cerimoniais. Kkkkkkkk. Etiqueta existe, mais tem hora pra tudo.
Casamento é uma coisa nobre. Algo que deve ter poucas pessoas. Convidados bem escolhidos, principalmente pessoas que estão casadas por mais tempo.Energia muito boa.
Pra mim ser elegante nao importa qual o tipo de gel voce serve para sua visita. Mas sim a intencao que voce coloca nele. O sorriso que voce recebe seu convidado. Mas nao vamos nos esquecer que quarentena e periodo de ficar em casa sem encontrar outras pessoas. Isso sim e elegancia. Respeitar as leis corretamente.
É incrível como nós antecipadamente somos preconceituosos, já que pensar numa conversa sobre etiqueta já imaginamos algo frívolo, no entanto foi uma conversa muito agradável de ouvir e saber que sendo humano todos nós submetemos a afetividade
Você imagina qual é a reação que seu ídolo lhe causa⁉️🤔 Karnal tem uma expressão facial, como um barco... Que nos leva a oceanos❗ A ideia de que tudo o que desejo saber, encontro em sua mente❗ Ele é flexível, quebra paradgmas... Um novo marketing para o seu profissionalismo❗Contratou assessores marqueteiros... Show. 👏
Ouvir o Professor Karnal é muito bom, não cansa, assistir esse vídeo foi uma verdadeira aula de Etiqueta junto com a elegante e expert no assunto, Cláudia Matarazzo, da qual já tive o privilégio de assistir pessoalmente em meu Estado. Gostaria que tivesse a parte 2, é um assunto que gosto de saber, e principalmente no estilo que Cláudia fala nos seus livros, "Sem Frescura", mas sempre com muito respeito pelo outro, como ela diz ,sem ostentação e sem excesso. Foi uma aula bem descontraída e bem humorada. Amei.
Esta foi uma das mais fantásticas ' lives' ou ' palestras' que ouvi com a presença do Karnal. Acostumada a vê_lo sério, a andar com passos largos, porém macios, dizendo tudo o que há de melhor sobre o assunto escolhido, aqui eu o vejo falando descontraída, sorrindo, e em companhia de ninguém menos que a Cláudia Mattarazo, outra pessoa extraordinária, gigante naquilo que faz e nos dando a oportunidade de ver a ética de maneira mais leve, suave, com casos que me levaram às gargalhadas. KARNAL, CLÁUDIA, VOCÊS SÃO DUAS PESSOAS ESPECIAIS , EXCELENTES SIMPÁTICAS E COM MUITOS MAIS ADJETIVOS A ACRESCENTAR. Muito obrigada por cada palavra, cada sorriso. Por tudo. Sou Maria Helena Barreiros Reis, amo o Português, amo vocês e, de agora em diante, tenho uma verdadeira vaidade de ter nascido no mesmo país de vocês!
Estimadíssimo Professor Karnal. Muito obrigada por todo o seu trabalho en redes sociales e hoje encontrei este video de um ano atrás com Claudia Matarazzo. Foi uma grata surpresa.Eu tenho a sua 3ªedição de Etiqueta sem frescura, de 1995. Um livro que ajudou muito a estar tranquila en vários ambientes e situações. Uma edição 2022,seria uma maravilha. Eu aprendi tanto neste video e com você, Karnal ,permita-me lhe chamar de você pois eu o vejo como um amigo, pois que sempre abre a minha mente para a reflexão e o debate. Um abraço enorme e agradecido por tudo sempre.
Saber ouvir é um gesto polido e respeitoso. Não existe diálogo sem este ato. A nítida ansiedade da entrevistada diante do educadissimo professor aparece na própria dificuldade de se conter.
Menos é mais, sigo esse lema não só na decoração, no consumo de coisas, mas também nas relações de etiqueta. Etiqueta e educação é muito bom e a sociedade agradece. Naturalidade, Bom Senso e Afetividade! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Um dos melhores bate-papos que eu já assisti. Gostei muito que vocês entregaram exatamente "afetividade" na conversa. Não uma entrega delivery de um produto com finalidade exclusiva para consumo de dimensão venal. Mas, um entrega saborosa, cheia de humor e ensinamentos vantajosos para a construção ou reestruturação de relações leves e comprometidas com a diversidade. Um brinde a vocês!!
Adoreiiii, vc falaram de tudo com tanta naturalidade, é assim q deve ser mesmo, mas confesso q lugar marcado à mesa , já me trouxe noites muito desagradáveis, se me colocassem ao lado daquelas pessoas novamente, não sei se não trocaria 😂😂😂😂, vcs falaram dos arranjos de flores, mas não tocaram no assunto, NÃO LEVE PRA CASA, no meu casamento, q foi realmente só pra amigos e família, tive q pedir para o florista fazer arranjos bemmmmm pesados , pq tenho horror qdo as pessoas começam a destruir a decoração 😂😂(em minha defesa eram arranjos baixos, mas o vaso tinha chumbo)😂😂😂e ainda teve uma senhora q perguntou pra minha sogrinha linda, “será q posso levar?” Minha sogrinha linda e delicada respondeu: “não vi ninguém levar”❤️❤️❤️❤️
Meus quatro filhos tento educalos com base na solidariedade...ser prestativo, ter iniciativa, falar as palavras magicas: por favor, obrigada, bom dia, etc
Eu tomei trauma de etiquetas a partir do momento que fui trabalhar de doméstica, no auge dos meus 19 anos ,na casa de uma senhora,que inclusive es amiga da senhora Claudia,a senhora em questão era enferma com as aparências,etiquetas...porém tratava mal e com arrogância os seus empregados!
Professor tenho vergonha de falar com o senhor,mas nesse video o senhor esta radiante! Um abraço e obrigada por sua nobre contribuição de intelectiva para minha geração.
Poucos brasileiros têm essa delicadeza de seguir as regras da boa etiqueta, aqui se você avisa que vai visitar alguém ou não liga depois das 20 h você é fresco. Deve ser muito bom morar em um país onde as pessoas se respeitam.
Aiii professor!!! Adorei o video!! A Claudia é maravilhosa! Simples, simpática e sem frescura! Ótimos vocês dois. Vale outros vídeos.... Grande abraço!!!
A Claudia Matarazzo é uma maravilhosa... não canso de assistir a este encontro. Existe uma articulação da conversa que a torna muito interessante e, claro, extremamente útil ao lembrar o verdadeiro propósito da etiqueta. Obrigada por esta oportunidade privilegiada, rica em ensinamentos!!
Que conversa gostosa! Muitos toques excelentes! O lance de desligar a câmera, minha filha quando iniciou com as aulas online, a primeira coisa que falei a ela era que seria um desrespeito com a professora desligar a câmera... em sala de aula seria o mesmo que cobrir o rosto...
Karnal me faz sair do "mundo mágico de oz" rsrs me deixa menos medíocre me faz pensar com meus "miolos" obrigado por compartilhar tanto de seu tempo e sabedoria.
Parabéns ao Leandro Karnal e à Claudia Matarazzo. A "pequena ética" está na simplicidade. Isso sim é um luxo. Há realmente muito exagero. Obrigada por compartilharem esses conhecimentos.
Que leveza elegante, chique, cheia de humor, ótimas dicas tem a Cláudia, Adorei!!! O melhor foi a afetividade e ética ser colocada como o principal na convivência humana. Karnal meu Elvis da filosofia.
Ola, Moro in Boston USA e Passo horas ouvindo suas palestras. Te descobri not too long ago but, I abandoned os outros e so ouco, VC e cara, tu e bom definitely demais!!
Gostei, exceto dela falar que o presidente é deselegante. Não importa o quão sincero ele seja que ela julga deselegante. O importante é ele não virar um ladrão. Foi muito deselegante o comentário dela!