Muito obrigado pela introdução a esses conceitos! Ótimo vídeo! vou em busca de mais conhecimentos sobre o existencialismo, faz bastante sentido pra mim 🤝🏼
Obrigada por compartilhar, já ouvi 2x 🥴😊 Tudo começou com um questionamento sobre *tempo*, estava indo bem, mas, quando cheguei perto da física quântica... mudei o direcionamento e cai no período helenístico e me descobri estoica. Estou por lá. Mas, uma necessidade de concretizar o conceito de *Liberdade* estou com Sartre. Cheguei aqui. Agradecida por compartilhar sua live ⚘ Me reconheço mais e mais, obrigada.
Não sou livre para fazer o que quero, sou livre porque não sou obrigado a fazer uma única coisa, diante de mim sempre haverá no mínimo duas coisas das quais terei que escolher uma. É importante dizer que mesmo os que não escolhem, escolhem por não escolher (Ética para o meu filho, SAVATER). Essa liberdade é uma liberdade burguesa\europeia. A realidade da América Latina, entre outros lugares pobres\miseráveis, parece dizer\apontar para outra coisa. O homem é um caniço pensante, puxado para baixo por um saco\estômago que o arrasta, subjuga\humilha determinando função\salário a todos\todas que estão na faixa de miséria\exclusão. A vida é praticamente comer\se sustentar para a maioria esmagadora de pobres\miseráveis. A vida\sustento é muito cara. Precisamos de três refeições por dia nos sete dias da semana, mês a mês, para nos ater só no que diz respeito aos alimentos efeições. Trabalhamos para comer\manter o estômago\ o saco cheio. Parece que não é possível falarmos de livre arbítrio no campo da existência, mas unicamente no campo da essência ("não importa o que fizeram com você, o que mais importa é o que você vai fazer com o que fizeram com você", Jean-Paul Sartre ). Não conhecemos outro modo digno de nos mantermos fora do trabalho - ou trabalhamos para nos mantermos\para viver com a mínima decência ou somos mantidos\sustentados por alguém (no cristianismo não existe espaço para mágica). Na Bíblia Cristã temos a história do filho pródigo (esbanjador), que a Tradição Cristã reconhece como símbolo da misericórdia de Deus. Mas podemos avançar um pouco e pensar numa outra chave de leitura, depois que o dinheiro acaba, termina a liberdade de fazer o que bem\mau quiser, só lhe resta duas opções, ou aceita a caridade alheia\as bolotas que porcos comiam ou ele terá que trabalhar para se sustentar, o peso do saco\estômago arrastando pelo chão leva aquele homem, o obriga\força ele a voltar para o lar paterno. O Pai estava o esperando - sabia que herança acaba, o único dinheiro permanente é o oriundo do trabalho. As vezes me deparo com pessoas que não querem ganhar pouco, quem não vive\se sustenta com pouco vive com nada, viver com nada equivale a viver as custas dos outros. Só consigo pensar bem, organizado quando meu estômago está bem resolvido, isso é coisa para burguês - aquele jovem só pensava em comida. Sempre falo para as pessoas mais jovem, só estuda quem gosta de ganhar dinheiro, quem não estuda vai viver dos serviços rudes, bicos, trabalhos informais muitos fazem a opção pela malandragem\tirar o que é dos outros na mão grande. A escola é o meio seguro que o pobre tem com certeza de avançar\melhorar, se profissionalizar\posição essa que o melhora social\economicamente. Parece que é o saco\estômago que puxa para baixo, pesado como geralmente é\fica, que determina o quanto podemos ser livres ou não.