Foi um excelente documentario. Parabens ao casal. Gostaria de observar que senti falta de comentarios sobre a historia do casarao, de seus construtores e de mais informaçoes sobre o contexto politico e economico da epoca. Mais uma vez, externo meus parabens pela iniciativa do documentario.
Parabéns pelo vídeo! Este descaso e abandono deveria ser considerado um crime, por não preservarmos nossa história, temos que ir até a Europa vê o que poderíamos ter igual aqui, este solar deveria ser restaurado e transformado em museu e posteriormente dedicado aos povos negros e suas lutas na nossa cidade.
Obrigado Clara, e sim, é verdade, Campos conseguiu o "milagre" em demolir 99% de todo seu patrimônio, sendo o último o Hotel Flávio, mais uma vez um edifício demolido no carnaval, é tudo muito triste, já não temos mais muita coisa para as futuras gerações, e o 1% que resta deve ser recuperado.
Conheci o canal hj e tô amando tudo!!..pena q os governantes não têm preservado a história de Campos.Esses casarões remetem a fatos passados, importantes pra memória do município. Quando não preservamos a nossa história perdemos a nossa identidade.
Essas varandinhas com grades no segundo andar chama-se beira , para serem feitas só com blocos de pedra vindos da Europa de navios , por esse motivo só pessoas abastadas tinham em suas casas , de onde vêm o ditado : Vão me deixar sem eira nem beira ,(sem dinheiro)
Em primeiro lugar, falta um pouco de conhecimento de engenharia e da cultura da época. Em baixo do solar não é a senzala, a senzala fica longe da casa do Senhor. Esse espaço no meio da construção não é para escravos tomar banho de sol, chamasse eira, só as pessoas ricas tinham eira em suas casas, a eira possibilita janelas para fora e para dentro do imóvel, garantindo assim uma maior circulação de ar .
É sim um patrimonio historico da cidade, tem senzala, é incrivel uma pena que quando o governo toma conta vira isso ai, so ruinas. O bom e quando o visitante conhece a historia ne, pra nao ficar perdido, e nao saber nem onde esta.