Тёмный

Fazendo Baito (trabalho de meio-período) no Japão - Bolsista MEXT 

s4dako
Подписаться 9 тыс.
Просмотров 4,3 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

23 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 45   
@doublekill52
@doublekill52 5 лет назад
Legal! Este é um dos motivos pelos quais eu vou prestar o Mext, trabalho e estudo desde o segundo ano do ensino médio. Depois que passei a me dedicar de fato, senti falta do tempo que o trabalho me ocupa, quero a oportunidade de me dedicar exclusivamente aos estudos... Anyway, vídeo top!
@s4dako
@s4dako 5 лет назад
Olá! Obrigada pelo comentário! E realmente, trabalhar e estudar ao mesmo tempo não é nada fácil! Admiro muito pessoas que batalham que nem você para conseguir lidar com os dois! Boa sorte no processo! Qualquer dúvida, dá um berro aqui! (ou no insta ou por email xD). Abraços!
@chatonsacrement7454
@chatonsacrement7454 4 года назад
Chega dá uma coisa boa ouvir seus conselhos, porque eu não tenho nem com quem conversar sobre essas coisas todas. Parece que você sabe todas as dúvidas antes mesmo da gente perguntar. Muito obrigada por compartilhar sua experiência! ❤🙏🏼
@s4dako
@s4dako 4 года назад
Oi, Chaton! Obrigada pelo comentário! Fico feliz que os meus vídeos estejam sendo tão úteis assim :) No final das contas, a gente tá tudo no mesmo barco, a diferença é só que eu to dentro dele faz um tempo já xD Abraços!
@maicomdouglas1314
@maicomdouglas1314 5 лет назад
Muito esclarecedor, mudei totalmente de visão kkk Obrigado por mais um ótimo vídeo 😁👏👏
@s4dako
@s4dako 5 лет назад
Oi Maicom! Obrigada pelo comentário! Não sei dizer se é bom ou não você ter mudado a sua opinião xD mas fico feliz que tenha gostado do vídeo! Abraços!
@TheGihrebolation
@TheGihrebolation 5 лет назад
Heey, mulher gostaria de falar primeiramente que te admiro bastante por ser quem é, dizer também que você me inspira a sonhar mais alto do que já sonho! Segundamente, queria tirar uma dúvida, hoje em dia eu moro só, me sustento etc. Sempre sonhei em ir ao Japão, fazia japonês dos meus 14 aos 17 anos, mas sai pq passei no curso que queria aqui no Brasil, artes visuais. Agora com a realidade que estou, e pensando e refletindo sobre meu futuro, quero resgatar meu sonho de ir pro Japão , fazer mestrado, e gostaria de saber se você conhece o curso de artes da pós ou mestrado por aí , se conhece alguém, enfim gostaria de informações... Caso possa responder, obrigada! Beijão 🥰
@s4dako
@s4dako 5 лет назад
Oi Giselle!! Muito obrigada pelo seu comentário! Muito bacana saber que você sempre teve essa vontade de vir para o Japão! Então, eu conheço um rapaz de design que veio para cá p Tsukuba. Se quiser, posso tentar te conectar com ele. Me manda um e-mail (erica_kido@yahoo.com.br) que ae eu passo teu contato p ele, pode ser? Abraços!
@laysalorena1765
@laysalorena1765 2 года назад
n Olá, n sei se vc sabe responder isso , No caso , se o cônjuge for com visto de estudante, quando terminar o trimestre , se ele quiser continuar no Japão pode mudar com ele lá mesmo para visto de dependente ? ( Isso no caso do outro já estar lá pelo mext)
@s4dako
@s4dako 2 года назад
Oi, Laysa. Obrigada pelo comentário. Respondi para você pelo insta, mas vou responder por aqui para caso outras pessoas também tenham a mesma dúvida: Eu não sei informar xD Acredito que seja possível sim, mas o melhor mesmo é verificar diretamente com o consulado da sua região! Abraços!
@fersnanda
@fersnanda 5 лет назад
Eu tava vendo pelo GO GO NIHON, vc conhece?? Eles dao auxilio pra ajudar escolas, moradias, baito
@s4dako
@s4dako 5 лет назад
Oi Fernanda! Obrigada pelo comentario! Sim, já tinha ouvido falar deles e me parece que eles são bem bacanas se a pessoa tiver interesse em fazer um intercâmbio de idiomas no Japão. Não sei se são confiáveis ou não, pois nunca conversei com ninguém que veio para cá através deles, mas acho que quem tiver interesse, vale a pena checar ^^ E eu não sabia que eles oferecem baitos! Olhei nos sites deles e as posições parecem ser bem bacanas! Acho que se a pessoa morar na região de Tóquio, vale a pena checar também! (p mim, não rolaria porque eu odeio ir p Tóquio hahaha me cansa demais -velha). Abraços!
@omochikatsu7293
@omochikatsu7293 3 года назад
Oi Sadako! Você tem alguma informação sobre estágios/internships pra galera que vai pra graduação/tecnlólogo?
@s4dako
@s4dako 3 года назад
Desculpa, não sei :/
@omochikatsu7293
@omochikatsu7293 3 года назад
@@s4dako Ah, tudo bem. Obrigado pela resposta mesmo assim =)
@yara-rb8eh
@yara-rb8eh 4 года назад
Oi! tudo bem? obrigada pelos vídeos!!!! Minha dúvida: você sabe se trabalho pela internet também entra nesse limite de horas? tipo, editar um vídeo, dar aula particular pra brasileiro... nesse caso eu também tenho que avisar meu orientador, né? abraços
@s4dako
@s4dako 4 года назад
Oi, Yara! Obrigada pelo comentário! Fico feliz q vc goste dos meus vídeos ^^ Se o trabalho for formal (como falamos no Brasil, de carteira assinada), sim, entra nesse limite. Se não, tu pode fazer o quanto tu quiser, mas lembra q dependendo do valor q vc receber, vc pode ter q declarar imposto como autônoma. Se for um bico aqui e outro ali, acho q não tem necessidade de falar p professor pq eh coisa pontual. Mas se for algo q vai ser constante e vai tomar um determinado tempo teu toda semana (por exemplo, se for dar aula), eu recomendaria avisar. É a minha recomendação, tá? No final, quem decide são vocês :) Eu já dei a minha argumentação no vídeo do porquê acho importante avisar o orientador, mas ng é obrigado. Abraços!
@yara-rb8eh
@yara-rb8eh 4 года назад
@@s4dako muito obrigada!!!! 🐣💚
@susymartineli2367
@susymartineli2367 4 года назад
1. Eles pagavam por esses trabalhos dentro da universidade? 2. Como você 'achou' esse emprego como intérprete?
@s4dako
@s4dako 4 года назад
Olá, novamente! =D 1. Sim. São trabalhos de meio período como outro qualquer, só que dentro da universidade :) 2. Fui recomendada por um amigo :) Eu não ativamente procurei por esse trabalho, então não sei dizer se existem outras empresas que ofereçam esse tipo de serviço. Mesmo assim, se a ideia é trabalhar como intérprete, vira e mexe as prefeituras precisam de tradutores e intérpretes para português (mas aí, tu precisa saber japonês tb). Abraços!
@oriumi
@oriumi 5 лет назад
Depois de tudo fiquei me perguntando se de fato compensa fazer baito com tanta burocracia, riscos e impostos, mas cada caso é um caso :p ate o proximo video Mestra Erica
@s4dako
@s4dako 5 лет назад
Oi Gabriel! Obrigada pelo comentário! Então, rapaz, eu acho q se você pesquisar as coisas certinho e conversar com o teu orientador, não dá problema! Muitos baitos ten duração curta, entao, não é como se você estivesse assinando um contrato pelo resto da tua pós xD Para mim, foram experiências muito válidas que me ajudaram a entendem mais tanto o ambiente de trabalho como o acadêmico. Daí vai de você querer ou não fazer :) A necessidade mesmo não deve existir, mas se tiver vontade, go for it! hehehe Abraços!
@darkside4982
@darkside4982 4 года назад
Pensei o msm. É melhor levar uma grana daqui pra lá( caso aconteça alguma emergência, é melhor se prevenir). Quando chegar lá é só focar nos estudos, já que a bolsa do MEXT é o suficiente.
@yoshiew6976
@yoshiew6976 3 года назад
Oi Erika! Tenho assistindo vários dos seus vídeos. Amei seu conteúdo! Fiquei com uma duvida. Esse trabalho de interprete é tipo um freela? Como que fica documentado a quantidade de horas que você trabalhou? Você precisa declarar isso de alguma forma?
@s4dako
@s4dako 3 года назад
Oi, Yoshie! Obrigada pelo comentário! Fico feliz que esteja gostando do conteúdo! Esse baito que eu faço é como se fosse um freela no sentido de que não tenho schedule definido (quando eles precisam de mim, eles me chamam). Mas no final, é um baito como qualquer outro (eu ganho por hora trabalhada). Normalmente, o empregador controla a quantidade de horas que eu trabalho com eles, mas se, por exemplo, eu faço vários baitos, cabe a mim gerenciar o meu total de horas trabalhadas na semana para não extrapolar. No final, todos os baitos formais estão atrelados ao nosso MyNumber (é tipo o CPF). Não acredito que fiquem ativamente checando p ver se você está extrapolando ou não a quantidade de horas, mas se a imigração decidir checar e te pegar extrapolando, você pode perder seu visto de estudante (e até ser deportado). Sobre declarar todas as horas, eu ACHO que não tem nenhum tipo de processo específico p declaração (claro, quando você começa a trabalhar para um determinado empregador, você seta o seu horário com ele e ali não pode passar do limite, mas não acho que haja algo global, para todos os baitos que você faça). Mas assim, se tu começar a receber um valor absurdo de dinheiro por causa de baito, a receita federal pode suspeitar e investigar mais a fundo. Agora, existe um processo específico para declaração de imposto de renda. Quando você tem só um empregador, a declaração de imposto de renda é feita por esse empregador (i.e., você não tem que fazer nada). Se você faz baitos em mais de um lugar, um desses baitos vira o "salário principal" (normalmente, o que vc ganhou mais dinheiro) e os outros viram "salários secundários". Dependendo de quanto tu ganha no total, você precisa ir na prefeitura fazer a declaração dos salários secundários. Esse processo todo é bem complicado e nem eu mesma entendo direito, então, não vou me extender mais aqui xD No final das contas, o melhor a ser feito é ser consciente, não extrapolar as horas e não tentar burlar o sistema. Tlv até existam pessoas que estão fazendo coisa errada se safando, mas eu, particularmente, não quero correr o risco de perder meu visto (e a minha bolsa e o meu phd ^^"). Abraços!
@allanyhilston5873
@allanyhilston5873 3 года назад
Eu sou meio leiga com essas coisas mkkk mas como faz para conseguir um baito aí como estudante? Tipo, quando vc ja conversou com o pessoal do consulado, com seu tutor e etc, alguém vai te auxiliar a procurar o baito que vc vai trabalhar ou você que sai procurando alguma vaga? Como por exemplo do trabalho de intérprete.
@s4dako
@s4dako 3 года назад
Oi, Allany! Obrigada pelo comentário! E você tem que correr atrás por conta. Claro, nada te impede de pedir ajuda. Existem sites com vagas de baitos. Muitos estabelecimentos também anunciam no próprio estabelecimento quando tão precisando de baiteiro. No meu caso, os baitos que eu consegui ou foram através de anúncios da universidade (os TAs, por exemplo) ou por recomendação de amigos (o de intérprete, por exemplo). Abraços!
@allanyhilston5873
@allanyhilston5873 3 года назад
@@s4dako aah entendi, obrigadaa
@akemiyoshino3237
@akemiyoshino3237 4 года назад
Como funcionária no caso das pessoas que fazem trabalhos online? Tipo design gráfico ou algum trabalho que o dinheiro vem pela internet? Pode continuar fazendo aí ou também tem necessidade de ter a aprovação do escritório de imigração (isso como bolsista do mext)?
@s4dako
@s4dako 4 года назад
Oi, Akemi! Obrigada pelo comentário! Olha, não tenho certeza. Eu, por exemplo, vendo algumas das minhas artes pela Internet, mas é algo bem esporádico. A quantidade de dinheiro q faço disso é pouca e não tenho nenhuma empresa me pagando. Agora, não sei como funciona no caso de estar recebendo de uma empresa, muito menos ainda se essa empresa é do exterior. Se o trabalho for formal, eu ACREDITO que precisa da permissão. E tem q prestar bastante atenção no valor total anual q tu tá recebendo. Se eu não me engano, como autônomo aqui no Japão, vc só começa a declarar imposto a partir de 200mil ienes anual (MAAS, a gente não pode ser autônomo pq nosso visto é de estudante). Então, não sei falar ao certo. Se quiser ter certeza mesmo, vai ter q conversar com algum contador aqui no Japão, ou com a prefeitura (ou no minimo, falar com o escritório que cuida dos alunos internacionais da tua universidade). Desculpa não conseguir ajudar muito. Abraços!
@akemiyoshino3237
@akemiyoshino3237 4 года назад
@@s4dako Obrigada por responder 💛
@FilhoDoFogoEterno
@FilhoDoFogoEterno 4 года назад
levar 10 mil reais para o primeiro mês e não poder trabalhar por fora, meio complicado pra mim kkkkk O seu canal é o melhor sobre o tema! parabéns! vc é bem didática no falar!
@s4dako
@s4dako 4 года назад
Oi, Miguel! Obrigada! :) É, o máximo que nós podemos fazer são os trabalhos de meio-período mesmo. Dependendo do trabalho, mesmo com as restrições de horas, é possível juntar um dinheiro razoável, mas tem q lembrar que o foco quando se vem pela bolsa o MEXT é estudar :) Abraços!
@susymartineli2367
@susymartineli2367 4 года назад
Oii, tenho umas perguntas: 1. você acha que é possível trabalhar como limpeza das casas das pessoas? Sabe quanto eles pagam pra isso? Aliás, trabalhar fazendo faxina como conta emprego informl? 2. Dá tempo para trabalhar? Pois imagino que o estudo deve ser puxado. 3. Dá pra fazer estágio? Isso seria considerado como trabalho de meio período? Ou estágio é só para gradução?
@s4dako
@s4dako 4 года назад
Olá de novo! =D 1) Isso não é comum aqui no Japão. Serviço de limpeza doméstica é EXTREMAMENTE caro e normalmente ng quer pessoas estranhas dentro de casa. Quando as pessoas contratam uma empregada doméstica, normalmente, é através de uma empresa terceirizada. E nesse caso, acredito que tu não conseguiria trabalhar por causa do visto de estudante. 2) Depende do quanto tu queres trabalhar e com o que tu queres trabalhar. Eu acho impossível conciliar os estudos com as 80h mensais permitidas no nosso visto. Só cheguei perto disso quando tava fazendo o baito pelo meu laboratório (pq eu não tinha que sair da minha mesa para fazer as coisas). Mas aquelas, necessidade sempre fala mais alto e conheço estudantes do MEXT que fazem essas 80h todos os meses. 3) Estágio aqui normalmente não é remunerado e por isso não conta como trabalho de meio período. É possível sim fazer, mesmo na pós. Não posso falar por todas as áreas, mas em computação, muitas empresas oferecem estágios de curta duração (de alguns dias a algumas semanas) durante as férias de verão. Outra alternativa, é teu orientador intermediar para te colocar em um estágio em algum centro de pesquisa. Eu acho que esses valem mais a pena, se a ideia for continuar com pesquisa. Se não, os estágios de verão são bacanas para você ter uma ideia de como as empresas funcionam aqui. Abraços!
@annesilva7885
@annesilva7885 5 лет назад
Eu acho que é um pouco difícil trabalhar e estudar ,mas ter seu tempo todo só pra estudo compensa muito ,mas as vezes queremos um money a mais né ksksks
@s4dako
@s4dako 5 лет назад
Oi Jaiane! Obrigada pelo seu comentário! E eu concordo plenamente! Poder estudar de forma exclusiva é um privilégio que ganhamos quando conseguimos a bolsa do MEXT e acho que todos os que conseguem a bolsa devam desfrutar isso da melhor forma possível! Mas como eu disse, dependendo da região onde você vai estudar no Japão, a bolsa pode não ser suficiente e, nessas horas, não tem muito o que ser feito. Ou é fazer os baitos da vida ou é passar fome :/
@s4dako
@s4dako 5 лет назад
Abraços!
@Davi.b1111
@Davi.b1111 3 года назад
Muitas interessante esse video, informações valiosas, vai me ajudar bastante, assim eu não vou mandar ninguém tomar no cu qua do estiver trabalhando no Japão
@alanasimionato7931
@alanasimionato7931 4 года назад
tu já tentou trabalhar nas férias? sabe algo sobre?
@s4dako
@s4dako 4 года назад
Oi, Alana! Obrigada pelo comentário! Então, as minhas experiências com baito foram só essas que mencionei no vídeo. Eu, como pesquisadora, não tenho férias fixas, então, não tenho como me planejar para "trabalhar nas férias". Quando aparece alguma oportunidade (por exemplo, quando me convocam no meu baito de intérprete), eu só verifico se estou disponível na minha agenda e aceito/rejeito. Mas tem muita gente que pega um ou dois meses de baito em restaurantes, lojas de conviência etc para se ocupar nas férias. Oportunidades existem :) Vai depender mesmo do que tu queres fazer, do quanto tu queres se esforçar e quanto tu queres receber xD Abraços!
@giovannanaves8972
@giovannanaves8972 5 лет назад
Oiee, tenho uma dúvida, pretendo levar cônjuge como dependente já vi que na bolsa de pós/mestrado/doutorado é possível, imagino eu que entre como visto de cônjuge, é possível que este dependente possa trabalhar ?
@s4dako
@s4dako 5 лет назад
Oi Giovanna! Sim, é possível levar, mas o bolsista vem com o visto de estudante. Quem vem com visto de dependente é o seu cônjuge. Para tanto, precisa estar casado no civil. Não sei se o Japão libera visto de dependente para casamento homossexual, uma vez q isso não é permitido aqui. Com o visto de dependente, até onde eu sei, você consegue trabalhar o mesmo tanto que com o visto de estudante, caso peça a permissão. Mas para ter mais certeza, recomendo fortemente que você converse sobre isso com o consulado japonês da tua região. Abraços!
@giovannanaves8972
@giovannanaves8972 5 лет назад
@@s4dako Então nesse caso, o cônjuge que veio como dependente também tem que pedir a permissão caso queira trabalha durante o período onde eu, que tenho o visto de estudante, trabalho diretamente apenas com a pesquisa ? E muito obrigada ! Vou entrar em contato sim, e conversar melhor, muito obrigada pela resposta e por todo conteúdo a partir do seu canal, é de extrema ajuda e inspiração !
@s4dako
@s4dako 5 лет назад
@@giovannanaves8972 Exatamente! O visto do dependente vai ter a mesma duração que o seu, então ao pedir a permissão, vc consegue trabalhar enquanto teu visto estiver válido (caso renove e o periodo no Japão se extenda, tem q pedir de novo essa permissão de trabalho). Fico feliz que os vídeos estejam te ajudando! Qualquer coisa, estamos aqui! Abraços!
Далее
«По каверочку» х МУЗЛОФТ❤️
00:21
skibidi toilet 77 (part 3)
04:51
Просмотров 13 млн
MEXT#5 dineiro e o que fazer com ele
12:45
Просмотров 6 тыс.
PROCESSO SELETIVO MEXT - ENTREVISTA (parte 2)
17:48
Просмотров 10 тыс.
MEXT#2 Dormitório de Intercambistas no Japão
10:17
Просмотров 14 тыс.