Тёмный

Filo Arthropoda - Crustacea, Myriapoda e Trilobita (5/5) 

Pandêmicos
Подписаться 28 тыс.
Просмотров 3,2 тыс.
50% 1

#Biologia #Artrópodes #Crustaceos
Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre os crustáceos, miriápodes e trilobitas.
Roteiro do vídeo:
Um dos subfilos mais conhecidos dos artrópodes são os crustáceos, os famosos siris, carangueijos e outros. São um grupo bem populoso, com mais de 70 mil espécies catalogadas e com isso uma grande variação morfológica (o que não é mais novidade nos artrópodes né?!)
Mas brincadeiras a parte, ele tem uma variedade até maior que os insetos, tendo formas completamente distintas, vou dar exemplos mais para frente. Para ter uma ideia de comparação, existem espécies com menos de um centímetro e espécies com mais de 4 metros.
Eles se agrupam por algumas características, como dois pares de antenas na cabeça, uma carapaça formada quitina e depósitos de sais de calcário e sua larva sendo do tipo nauplio, ou seja, vive na água e se transforma completamente na fase adulta. De modo geral eles possuem cabeça, tórax que é bastante diferente entre as espécies, as vezes com metâmeros fundidos ou alargados e um abdômen também bastante variado. Vamos explicar cada um deles.
Na cabeça existem dois pares de antenas, um par de mandíbulas e duas maxilas. Existem crustáceos com olhos desenvolvidos (como os carangueijos e camarões) e crustáceos sem nenhum tipo de olho, aliás, alguns deles possuem olhos que captam muito mais informações de cores do que os olhos humanos.
As pernas saem do tórax e podem variar muito de espécie para espécie, tendo animais com cinco pares e animais sem nenhuma, porem são todas birrames, ou seja, bifurcadas.
Se não bastasse, existem apêndices no abdomem que servem para nadar e andar, chamados pleiópodes os menores e urópodos os maiores em formato de nadadeira, e no final do abdomem existem um télson.
Algumas espécies têm fusionado a cabeça com o tórax, formando um cefalotórax.
Sua reprodução é sexuada, dioica com a presença de hermafroditismo. Alguns também podem fazer paternogenese. Eles põem ovos que podem ser espalhados no ambiente, ficar nos apêndices ou em câmeras dentro do corpo da mãe especifica para isso.
Os crustáceos aquáticos respiram por brânquias, mesmo os carangueijos que saem um período da água, possuem câmeras de retenção de água que serve como um tanque de oxigênio ao contrario para quando eles estão fora da agua, chamado de câmara branquial. Para as espécies terrestres eles possuem pseudotraqueias, ou chamados de pulmões pleopodais, que funcionam de forma parecida com as traqueias dos insetos.
Mas não podemos subestima-los, afinal, eles podem servir de alimento para o humano, podem ser detritívoros, comendo material orgânico morto, ou até mesmo serem pragas em cascos de barcos, como as cracas, causando muito dano as embarcações de todo o mundo.
Um dos animais desse grupo mais interessantes é a lagosta boxiadora, que pode chegar a 18 cm e usa uma de suas pernas para desferir um soco capaz de se comparar ao impacto de uma arma de fogo. Além de várias outras características muito legais desse bicho que vale a pena pesquisar.
Saindo um pouco dos crustáceos, temos outros grupos relevantes nos artrópodes, então vamos falar um pouco deles.
Como a superclasse dos Myriapoda, que são próximos filogeneticamente aos hexapodas e crustacea, pois possuem mandíbulas, e talvez vocês conheçam esse grupo pelos representantes piolho-de-cobra e lacraia.
Eles possuem o corpo com dois tagmas, cabeça e tronco, que é alongado com pernas por toda a extensão, na verdade, cada um dos metâmeros terá uma quantidade de pernas, que vamos comentar mais pra frente. Na sua cabeça existe um par de antenas, ocelos e olhos mais elaborados nas laterais. A fisiologia interna dele é muito parecida com as dos insetos.
Com relação a reprodução eles são dióicos, ovíparos e em alguns casos pode ocorrer a partenogênese. Muitos do miriápodes possuem cópula interna com transferência indireta de espermatozóides por meio de espermatóforos que são depositados no ambiente pelo macho e tomado pelas fêmeas.
Eles são divididos em quatro classes, mas as duas principais são os diplópodes (que possuem dois pares de pernas por seguimento) e os quilópodes (que possuem um par pernas por seguimento)
Outra Classe muito legal dos artrópodes são os Trilobite que são animais incríveis que infelizmente foram extintos. Eles em algum momento dominaram a terra (por volta de 500 milhões de anos atrás) e são considerados artrópodes ancestrais. Eram marinhos e seu corpo era dividido em 3 partes, possuíam olhos compostos e atingiam até 10cm de comprimento. É muito comum encontrar seus fosseis, dado a sua grande quantidade de quando eles viveram.

Опубликовано:

 

23 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 13   
@osvaldo7687
@osvaldo7687 Год назад
grande télson
Год назад
Salve
@osvaldo7687
@osvaldo7687 Год назад
salve meu querido tarik
Год назад
Salve
@maurodemelojunior4112
@maurodemelojunior4112 3 года назад
Muito legal o vídeo. Mas só uma correção: a imagem da larva Nauplius é, na verdade, de uma Zoea (de caranguejos). A fase naupliar é um pouco diferente, mas a informação que os crustáceos possuem uma fase de Nauplius é correta. Parabéns pelo vídeo. Bem dinâmico e ilustrado. Vou passar para meus alunos da graduação, como um exemplo
3 года назад
Muito obrigado pela correção professor. Gafe minha mesmo. Fico honrado pela citação!
3 года назад
Inclusive sugiro o vídeo de Lumilus e Tardigrados, estão na playlist de curiosidades.
@pedromaciel9355
@pedromaciel9355 4 года назад
Mano... Um caranguejo é do mesmo filo que uma JOANINHA!
4 года назад
Sim, do filo dos arthropodes... incrível né
@0_Piccolo
@0_Piccolo 4 года назад
Ss eles são artrópodes
@2919luan
@2919luan Год назад
Crustacea é uma Classe ou um Subfilo?
Год назад
É um subfilo
@0_Piccolo
@0_Piccolo 4 года назад
Kkkkkk se vc achou complicado hj vai piorar kk