Тёмный

Hélio Menezes - Arte afro-brasileira: entre o visível e o oculto | Presença Negra no MARGS 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Подписаться 1,6 тыс.
Просмотров 1,3 тыс.
50% 1

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove nesta quinta-feira, 17.06.2021, às 19h, como parte do lançamento do Programa Público “Presença Negra no MARGS”, a conferência “Arte afro-brasileira: entre o visível e o oculto”, com Hélio Menezes, pesquisador e curador que vem oferecendo relevantes contribuições sobre o tema a partir de sua atuação e projetos.
Com mediação do pesquisador e professor Igor Simões (UERGS), o evento será transmitido pelo RU-vid do MARGS e contará com interpretação simultânea de libras.
A conferência vai versar sobre a noção de arte afro-brasileira, tomando estudos voltados à questão, exposições emblemáticas ao redor do tema e os contextos de fundação e expografia de duas instituições decisivas da área - o Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, e o Museu Afro Brasil, em São Paulo - como meios de acesso às disputas conceituais e políticas que a constituem. A proposta é analisar o mosaico de usos, interpretações e definições que deram corpo e sentido a essa arte de muitos nomes - arte negra, afrodescendente, afro-orientada, diaspórica, preta etc. -, bem como os limites e dilemas de seu uso.
__________________
O convidado:
Hélio Menezes é curador de Arte Contemporânea do Centro Cultural São Paulo e Affiliated Scholar ao BrazilLab, da Universidade de Princeton. Entre seus projetos recentes, inclui-se The discovery of what it means to be Brazilian (Mariane Ibrahim Gallery, Chicago); Abre-Caminhos (CCSP); Nova República (12a Bienal de Arquitetura de São Paulo); Há luz atrás dos muros (Museu de Arte Osório Cesar); Vozes contra o racismo (São Paulo); Eu não sou uma mulher? (ITO) e Histórias Afro-Atlânticas (MASP/Instituto Tomie Ohtake). É co-curador de Carolina Maria de Jesus - Um Brasil para os Brasileiros (IMS) e curador de Atravessar a Grande Noite sem Acender a Luz, individual de Jota Mombaça no CCSP.
O Programa Público:
“Presença Negra no MARGS” consiste em um amplo e extenso programa institucional propondo o debate e a reflexão sobre a presença e representatividade de artistas negros e negras no Acervo Artístico do Museu e também no sistema da arte. Enquanto programa que se quer comprometido com o exame e a revisão da história e da estrutura institucionais do Museu, o projeto visa levantar reflexões sobre as ausências e (in)visibilidades de sujeitos racializados como negros e negras na arte, ao problematizar o reduzido número de artistas cujas obras compõem o acervo do MARGS.
A iniciativa será desenvolvida entre 2021 e 2022, trazendo a público conferências, palestras, cursos, conteúdos e diversas ações com artistas, teóricos/as, pesquisadores/as, curadores/as e intelectuais negros/as e do pensamento negro no Brasil, além de agentes de movimentos sociais e ONGs.

Опубликовано:

 

19 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 4   
@janainaschvambach
@janainaschvambach 3 года назад
Muito bom, parabéns pela proposta!
@Vaneza36
@Vaneza36 3 года назад
Parabéns a todes! Tive oportunidade de ver Histórias Afro Atlânticas. Muito importante sabermos sobre arte de forma ampla.
@TheLucasidalgo
@TheLucasidalgo 3 года назад
Aula muito boa, muito obrigada.
@juliocastro1913
@juliocastro1913 3 года назад
Parabéns pessoal, pra lá de pertinente essa discussão. Muito boa sua fala Hélio Menezes!
Далее
Trocando uma ideia | Hélio Menezes
25:02
Просмотров 2,5 тыс.
Descubra os tesouros do MASP
24:42
Просмотров 46 тыс.
Как мы играем в игры 😂
00:20
Просмотров 1,4 млн
WHO IS MORE GREEDY?!
00:18
Просмотров 1,1 млн
Fernando Baril - O desafio da tela em branco
26:08
Просмотров 1,8 тыс.
Conhecendo Museus - Ep. 04: MUSEU AFRO BRASIL
26:02
Просмотров 139 тыс.
Historia da arte brasileira em 20 minutos #VIVIEUVI
21:12
ARTE AFRICANA - Aula de Artes
10:38
Просмотров 12 тыс.
9 detalhes curiosos escondidos em obras-primas
13:14
Просмотров 223 тыс.
Arte Tradicional Africana #VIVIEUVI
8:43
Просмотров 59 тыс.