Тёмный
No video :(

História da Missa Tridentina 

Foz Divina Arte
Подписаться 13 тыс.
Просмотров 139
50% 1

História da Missa Tridentina
Veja também estes vídeos do canal:
Concílio de Trento e a Contrarreforma - • Concílio de Trento e ...
História da Missa Tridentina • História da Missa Tri...
São Pio V o Pastor que liderou a igreja- • São Pio V o pastor que...
Congregação dos teatinos ou Ordem dos Clérigos Regulares • Congregação dos Teatin...
A missa tridentina também é conhecida como Missa Latina Tradicional. Tridentina porque foi instituida durante o Concíio de Trento que aconteceu entre os anos de 1545 a 1563.
Está baseada numa revisão do Missal Romano pedida pelo Concílio de Trento e aplicada posteriormente pelo Papa São Pio V que codificou a Missa Romana na sua forma mais pura segundo a indicação do Concílio.
"O sacrifício cumpra-se segundo o mesmo rito para todos e por todos, de forma que a Igreja de Deus não tenha mais do que uma mesma língua… que os missais sejam restaurados segundo o uso e costumes antigos da Missa Romana".
Foi promulgado no dia 19 de Julho de 1570 pela Bula Quo Primum Tempore. A bula deixa claro que não está estabelecendo um novo rito, mas “um missal revisado e corrigido”.
Durante os séculos I e II, as palavras de Cristo estiveram rodeadas por uma liturgia inicial que, pouco a pouco foram se espalhando pelo Império Romano tanto no Oriente quanto no Ocidente.Sendo que nos século III e IV todas as partes principais da missa já estavam definidos durante o pontificado do Papa São Dâmaso (366-384) mas ainda não existia um missal oficial com os textos das missas do ano.
Os Romanos Pontífices não deixaram de insistir desde o século V sobre a importância de adotar o Canon Missae Romanae, dado que ele remonta ao Apóstolo São Pedro.
Com São Gregório Magno (590-604), redigiu o líber Sacramentorum e também criou e introduziu o canto gregoriano na missa.
Somente com o Papa o Venerável Pio XII em 1955 é que foi feita outra revisão onde foram inseridos novos textos e as cerimônias no Domingo de Ramos e no Tríduo Pascal.
A Missa Tridentina também é conhecida como Missa Latina Tradicional pois é celebrada em latim.
O Papa Pio XII na Encíclica Mediator Dei que nos diz :O uso do latim “é um belo e manifesto sinal de unidade, além de ser um antídoto efetivo contra qualquer corrupção da verdade doutrinal”.
A Missa Tridentina é caracterizada por sua reverência e seu simbolismo profundo. A participação mais importante é a interior, onde os fiéis prestam atenção nas cerimônias, elevando o coração e a mente em oração silenciosa e unindo-se em intenção às orações do sacerdote.
Ela é uma experiência do sacrifício e da profunda veneração vivida nos ritos. É uma liturgia predominantemente penitencial. “A missa é uma atualização do calvário. Então, o silêncio transparece uma profunda dor naquele sofrimento, durante a Paixão que Jesus foi submetido. É um silêncio que significa solidariedade, paixão, amor a Deus”.A orientação do sacerdote durante a maior parte da Missa também é significativa.
O sacerdote celebra voltado para o altar, liderando os fiéis em direção a Deus, simbolizando a jornada da Igreja rumo ao encontro com o Senhor. Vou citar para vocês alguns dos elementos centrais da missa tridentina: No início da Missa, o padre asperge a assembleia com água benta, lembrando o batismo e purificando os fiéis. O incenso é usado para purificar o altar, os objetos sagrados e a assembleia. As orações são pronunciadas pelo padre em voz baixa e apenas em latim
O latim e o canto gregoriano criam uma atmosfera solene e atemporal pois o canto gregoriano é uma parte significativa da Missa Tridentina.
Quanto à Eucaristia é o momento de maior espírito de adoração: Então, esta é a primeira diferença na hora da Eucaristia: o silêncio. A segunda é a forma de como receber a comunhão. As pessoas se ajoelham e é como se fosse uma mesa e as pessoas recebem a Comunhão ajoelhadas e diretamente na boca.
Naquele momento o padre faz uma pequena oração fazendo o Sinal da Cruz sobre o rosto da pessoa que receberá a comunhão, antes de colocá-la sobre a língua da pessoa.
Pós Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI publicou em 03 de abril de 1969, uma edição do missal romano, o Missale Romanum simplificando o ritual e permitindo o uso do idioma de cada país.
Em 2007, o Papa Bento XVI ampliou essas permissões, permitindo que os próprios sacerdotes celebrassem publicamente a Missa Tridentina,
O Papa Francisco em 16 de julho de 2021,
reverteu essa autoridade determinando que os padres que celebram a Missa Tridentina devem solicitar permissão aos bispos diocesanos. Padres recém-ordenados também devem solicitar permissão ao bispo, que deve consultar a Santa Sé antes de conceder ou não a autorização.
Foz Divina Arte é um canal religioso, voltado para editar oração e a história dos Santos.
#religião católica, #santos #oração

Опубликовано:

 

28 авг 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 2   
@joaobatista4154
@joaobatista4154 3 месяца назад
Ótimas explicações. Quem tiver interesse em aprender mais sobre a Missa Tridentina, a Amazon vende um livro excelente: "Missa Tridentina: a Caminho do Calvário".
@fozdivinaarte7458
@fozdivinaarte7458 3 месяца назад
Obrigada João Batista. Realmente o assunto "Missa Tridentina é muito interessante e muito vasto. Na minha infância e adolescência estudava em um Colégio de Padres que ficava no pátio da Igreja. Além de participar das missas no domingo, tinha uma por mês em que íamos de uniforme de gala, sentando nos primeiros bancos.O Padre rezava de costas para a assembléia e em latim. Era a Missa Tridentina. Shalon 🙏🙏
Далее
Кого из блогеров узнали?
00:10
Просмотров 567 тыс.
СЕРЕГА ПИРАТ - TEAM SPIRIT
02:37
Просмотров 361 тыс.
COMO MARCAR O MISSAL PARA AS MISSAS
11:56
Просмотров 31 тыс.
Missa Tridentina legendada
46:04
Просмотров 166 тыс.