Тёмный

IAN CONTA COMO FOI SER PROFESSOR EM ESCOLA PÚBLICA | Cortes do História Pública 

Ian Neves
Подписаться 350 тыс.
Просмотров 203 тыс.
50% 1

-Canal Principal:
/ históriapúblicaoficial
-Quer saber o que é comunismo, assista:
• Comunismo: princípios ...
-Assista às lives, procure /historiapublica na roxinha
-Discord da Soberana: / discord
-Redes Sociais: linktr.ee/historiapublica
Deixe o like!
Se inscreva!
Ative o sino!
Links:

Опубликовано:

 

11 фев 2023

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 982   
@tiagomaia6626
@tiagomaia6626 Год назад
Eu nunca faltava aula pq era o único lugar q tinha uma refeição completa
@elias-2786
@elias-2786 Год назад
mano
@rafagoncalves3391
@rafagoncalves3391 Год назад
Nossa man, q triste
@Ana-bi8kd
@Ana-bi8kd Год назад
Isso é real, muita gente faz isso!
@tiagomaia6626
@tiagomaia6626 Год назад
@@Ana-bi8kd mega comum, eu nem era o mais pobre dos meus amigos
@SulistaComunista
@SulistaComunista Год назад
lamento por você ter tido q passar por isso
@saturnocanal
@saturnocanal Год назад
Estudei numa escola que fazia isso de colocar os alunos mais pobres e problemáticos na mesma sala. A turma A era a onde estavam os filhos de professores e sempre iam pros passeios, enquanto a C era negligenciada e nunca faziam nada. Pior escola que já estive, o bullying comia solto; as coordenadoras eram muito autoritárias e os professores pareciam ter ódio dos alunos.
@jannie5203
@jannie5203 Год назад
É exatamente isso, seu comentário me fez voltar no tempo e relembrar
@ursinhocarinhoso4926
@ursinhocarinhoso4926 Год назад
Bullying é coisa de filho da puta. As escolas sabem que existem o problema mas nunca fizeram nada pra resolve-lo. Isso era uma coisa que eu via bastante durante o fundamental.
@mel.rodrigues
@mel.rodrigues Год назад
Eu era a aluna de ouro na escola, eles odiavam que todo ano eu ia lá e dizia que queria ir para a sala “problema” onde as minhas amigas estudavam em vez da turma cheia de gente chata e desinteressante que eles me jogavam. As coisas que eu aprendi com aquela turma eram muito mais valiosas para mim do que a matéria que só dependia de mim para que eu aprendesse. E eles não podiam ficar “maltratando” a turma ou comparando com a outra por que minha mãe (também professora, em outra escola) virava onça.
@Henrque123
@Henrque123 Год назад
Direto tem isso. Pqp. Dei aula pra nono que as crianças até brilhavam de bem cuidados, e no outro nono parecia que a turma toda tinha 4 anos a mais e tinham todos os problemas possíveis espalhados entre eles. Eles todos se achavam horríveis e isso se alimentava de todo jeito
@pedrohenrique-gm1cp
@pedrohenrique-gm1cp Год назад
Eu no sexto ano bati na turma D, junto com uma amiga minha, por incrível que pareça eu tinha 10 anos e comecei a andar gente de 15/14 anos que tinham 4 reprovações e nesse momento eu passei a gostar da escola em especial história e geografia pois antes a ideia que tinha da escola era algo muito ruim e eu so queria jogar bola.
@nicolaspinheiro9858
@nicolaspinheiro9858 Год назад
Sou professor de matemática e realmente é engraçado como eles jogam os alunos "problema" na mesma sala. E os professores eventuais (que era meu caso na epoca) são muito negligenciados tambem, faltam professores e um dia me jogaram 4 aulas no famoso 1°F porque ninguem queria nem entrar nessa sala... Eu era novo na escola e nao conhecia o bairro e tinha uma lanchonete na rua da escola, nesse dia, fiz uma "enquete" de qual era o melhor lanche, fiz uma votação depois peguei os indices e ensinei porcentagem, quantos porcento da sala preferia cada lanche, desenhei grafico de barra e de pizza e expliquei como se lia os graficos. Foi uma experiência do car*lho. Depois desse dia meu método de ensino como eventual virou totalmente freestyle eu deixava eles escolherem um tema e eu fazia matematica em cima, se o tema era BBB eu criava umas questões de lógica, filmes da marvel probabilide. Foi LITERALMENTE uma escola pra mim. Muitos dias foram dificeis tambem, mas dar aula pro ensino médio em escola publica ainda mais como categoria O ou V é um grande desafio!
@eita568
@eita568 Год назад
Nooossa meu professor de história é assim. Sempre que explica a matéria ele usa algum tema atual, canta música ou muda nomes. Tipoo se tem algum nome muito grande que ele sabe que a gente não vai decorar ele muda e sla fala oh o xiquinho, xiquinho era um rei egoista, mas as pessoas ficavam fazendo devotos a ele e o vangloriando. E algo deu errado no governo de xiquinho. Se fosse hoje como as pessoas agiriam? "Ain faz o L agora, se fosse o cara da arma tava tudo dando certo" não criatura, você é pobre. Ta fudido do mesmo jeito. E ele diz que as provas não servem de nada. Ai as provas dele são megas fáceis por ser de multiplica escolha é sempre assim: qual foi a batalha mais impactante na primeira guerra mundial? A) o castela contra o pessoa do cv. B) os cria do palmeiras contra a industria de toddyn. Mt bom😔
@Mila25098
@Mila25098 Год назад
​@@eita568 prova pra mim smp foi algo meio bizarro, é colocado tanto na cabeça dos alunos q um pedaço de papel vai decidir sua vida q eu smp vi colegas q sabiam a matéria irem mal por nervosismo, já tive colegas q choravam por pensarem q poderiam ter feito mlhr Meu professor de história interpretava personagens, entt Dom Pedro q era português tinha sotaque português, o povo tinha sotaque carioca pq a capital na época era no Rio e ele smp usava uma linguagem mais moderna com gírias e tal pra ficar mais compreensível pros alunos
@EDSONMERITI
@EDSONMERITI 11 месяцев назад
Utilizou o método não implantado no país...
@Ashy.Moon.
@Ashy.Moon. 10 месяцев назад
eu tive um professor exatamente assim! éramos uma sala problema e colocaram ele pra dar aula porque era novo e "não sabia onde estava se metendo" ele revolucionou o ensino da matemática, praticamente. graças a ele, viramos a turma com as melhores notas nessa matéria, e ele ensinava de maneira descontraída e parecia interessado nos alunos e na própria profissão
@rafaellecavalcanti9446
@rafaellecavalcanti9446 11 месяцев назад
Meu noivo é o terror desse povo que fica falando de doutrinação nas escolas kkkkk Ele uma vez explicou o que era soft power pra uma criança de tipo uns 10 anos (negra e suburbana) que tava chorando pq a rainha Elizabeth morreu. Aí ele falou que ela podia pesquisar sobre ela e a monarquia da Inglaterra pra ela mesma ver se fazia sentido ela se sentir dessa forma. A garota voltou falando que ele tava certo, que ela era ruim KKKKKKK sim, ela pesquisou 😂😂😂 Eu fico: menino, você é o terror dos que querem castrar os professores kkkk Ele me contou isso pq estávamos discutindo sobre gente que fala que o povo não consegue entender certas coisas etc e tal. Aí ele ficou: eu expliquei soft power pra uma criança, cara kkkkk eles tratam as pessoas como burras, isso sim
@cerradovindo
@cerradovindo Год назад
Eu era uma dessa alunas que saia de casa às 5hrs para chegar na escola às 7 da manhã. Tive um professor de física, hoje já aposentado, que ia com uma capa de alquimista em dias de prova e bradava "CAIXÃO" quando o aluno tirava nota baixa. Figura!! Esses dias descobri que ele compõe uma orquestra de berimbau, é agrofloresteiro e atleta.
@italomesquita2054
@italomesquita2054 Год назад
Que figura exótica kkkkkkk mas legal
@davilopes7366
@davilopes7366 Год назад
oq é "bradava"?
@erickfernando3228
@erickfernando3228 Год назад
@@davilopes7366 gritava
@alucabr4097
@alucabr4097 Год назад
Que fofo KKKK
@andreischmidt8850
@andreischmidt8850 Год назад
Também tive um ótimo professor de física, ele fazia brincadeiras com os alunos mas fazia questão de que o mesmo fosse feito com ele também, o que não era nada difícil sendo que ele tem 1,60 e é careca kkkkkkk. Aprendi muito de física com esse cara e com as piadas que ele fazia para que todos decorassem as formulas.
@caroldomingossouza
@caroldomingossouza Год назад
Que legal ver você falando da escola pública. Ser professora da rede pública é um privilégio e uma luta enlouquecedora. Você conhece crianças absolutamente incríveis e talentosas, mas também vê a sociedade capitalista limitando cada aspecto da vida delas e isso é extremamente adoecedor. Seguimos na luta.
@gilvaneidecardoso8793
@gilvaneidecardoso8793 Год назад
Eu trabalhei em uma escola de priferia na educação infantil, eu fiquei traumatizada por muitos problemas familiares graves e o fato de muitos dali não ter pespectiva de vida e não chegar nem ao ensino médio, quem dirá conseguir até msm subsistência.
@gusta9754
@gusta9754 Год назад
@@gilvaneidecardoso8793 Não é incomum ver crianças terem como única refeição do dia a merenda escolar, infelizmente. Fora presenciar todo o potencial desperdiçado, imagine onde estaríamos se pudéssemos incentivar todas as brilhantes mentes da escola pública.
@umaliensincero5475
@umaliensincero5475 Год назад
O Estado é responsável pelo sistema público ser ruim e não expandir o universos de sonhos das crianças mas a culpa é do capitalismo? não entendi...
@OiIo-ro4bp
@OiIo-ro4bp Год назад
A escola é uma merda não por Causa do capitalismo sei animal estúpido mas por causa do tipo de pessoa que ficou 13 anos no poder
@ruanvcunha
@ruanvcunha Год назад
Esse minuto 5:00 tá autenticamente me dando vontade de chorar, eu tava jogando enquanto ouvia o Ian e parei pra comentar. Imagina só vc estar num lugar tão merda pq todo mundo te persegue, e quando alguém vem te ajudar, vc responde "fica tranquilo, aqui é de boa, EM CASA É MUITO PIOR"
@steveirwincaçador
@steveirwincaçador Год назад
Sim e justamente na sua casa que era pra ser o lugar mais seguro e acolhedor. Se bullying na escola dói imagino bullying na própria família.
@l0ve.nalau666
@l0ve.nalau666 Год назад
Eu chorei por 2 motivos: 1- a situação da pessoa 2- eu ser LGBT
@P4ul0Ru55o
@P4ul0Ru55o Год назад
Triste.eu sai de casa aos 17 anos. Familia completamente facista.racista.e meu pai alem de me fazer sofrer fisicamente o psicologico foi pro saco.fui morar na rua.
@herrvampyr
@herrvampyr Год назад
@@l0ve.nalau666 AHAHAHAHA! Bonequinho de porcelana quebrou porque era chamado de faggot na escola.
@herrvampyr
@herrvampyr Год назад
@@P4ul0Ru55o Ainda bem que saiu. Você estava comprometendo a família.
@I-used-to-be-Ariel...
@I-used-to-be-Ariel... Год назад
Recentemente, a filha da minha amiga contou que a professora dela dividiu a turma em "burros e inteligentes", separando em dois lados distintos as classes. Tem MUITO profissional despreparado, especialmente na questão pedagógica.
@dorca9489
@dorca9489 Год назад
Tinha uma professora de matemática que vc ia na mesa dela em voz baixa, constrangido por não ter entendido, ela gritava "mas você não entendeu isso??????" Com cara de indignação, só faltando bater no aluno... Ela nunca fez comigo porque eu simplesmente não fazia nada na aula dela... Pra ser humilhada? Eu não tô louca... Outro dia ela estava lá na frente e começou falar que certos alunos lá da sala eram verdadeiros lixos... Até hoje lembro dessa mulher com um desprezo e nojo tremendo... Ela era asquerosa... Enquanto tinha um de história que me inspirou e me inspira até hoje, hoje eu amo ler por causa dele, via os livros dele do George Orwell e achava ele super foda kkkk me lembro dele explicando de onde veio o nome do Big Brother e eu fiquei fascinada, via ele com o olho brilhando e queria ser igual... E ele ainda desenhava pra caralho... Entendam professores, vocês não sabem a importância que a atitude e as palavras de vocês tem em sala de aula... Vocês podem literalmente mudar o rumo da vida de um aluno.
@kyomitsuki3419
@kyomitsuki3419 Год назад
Pior
@marilu6698
@marilu6698 Год назад
mds do céu o que
@Sosohtherock
@Sosohtherock Год назад
O meu prof de matemática queria fazer isso de dividir a sala (ele nn fez pq ele não é o coordenador, o coordenador que define onde os alunos vão sentar) e tbm o professor esses dias ficou falando que para educar um filho você tem que usar uma vara porque ta na bíblia e ele tbm ficou falando de outras coisas
@kyomitsuki3419
@kyomitsuki3419 Год назад
@@Sosohtherock misericórdia. Ele não sabe oq é sentido figurado?
@jannie5203
@jannie5203 Год назад
Estudei em escola pública a vida toda e foi um trauma pra mim, quem me fez acreditar no meu potencial foi minha professora de filosofia no ensino médio. Era a única da escola que tinha uma abordagem mais humana e realmente gostava de dar aula, coincidência ou não era a única matéria que eu gostava de aprender. Eu tenho TDAH, pra mim sempre foi difícil prestar atenção, escrever e fazer outras coisas básicas. Fui muito negligenciada e já passei por humilhações pelos professores que não entendiam minha dificuldade, já ouvi muito que "meu caso é triste porque sou menina e burra", fui alvo de comparações no meio da aula e tenho uma autoestima bem afetada por conta desses episódios. Hoje em dia ainda é algo que ecoa na minha cabeça as vezes, me marcou muito, sou adulta e insegura, com medo de exercer a profissão que estou me formando.
@reneeoliver1656
@reneeoliver1656 Год назад
Que triste ler isso. Tbm tenho TDAH, sofri muito na escola tbm. Mas aprendi que o que não mata fortalece. Vc vai superar o TDAH, os traumas e a si mesma. Vc é uma mulher linda e marxista, pressuponho que inteligente, pois não a conheço.
@viniciussouza4599
@viniciussouza4599 Год назад
Eu sei que é difícil mas você não pode se deixar abalar por essas pessoas que descontavam as frustrações delas em você, você é incrível e será uma ótima profissional no futuro
@steveirwincaçador
@steveirwincaçador Год назад
O mais difícil de ter TDA ou TDAH é a insegurança, vc fica o tempo todo tentando não parecer um "idiota" ou "burro".
@IVEbestGG_
@IVEbestGG_ Год назад
Amiga, procura uma terapia. Sério, vai ser muito difícil lidar com isso sozinha...
@pauloalcantara7572
@pauloalcantara7572 Год назад
Como diz o criolo, "cada maloqueiro tem um saber empírico" 🤞🏼🙏🏼🏴‍☠️🖤
@5driedgrams
@5driedgrams Год назад
Real mesmo.
@fabioporto8295
@fabioporto8295 Год назад
Kkkkk tá mal de referencia.....
@fernandopessoa2809
@fernandopessoa2809 Год назад
@@fabioporto8295: Criolo é um músico de alto nível.
@astronautinha2242
@astronautinha2242 Год назад
​@@fabioporto8295 Está falando de si mesmo? Pois Criolo é um dos maiores músicos nacionais atualmente.
@eurique7303
@eurique7303 Год назад
Eu sou artista, todos os professores que eu tive me viam como problema, por eu não olhar pra frente durantes as aulas, já que eu vivia desenhando, eu nem sei como eu terminei os estudos, simplesmente a pior época da minha vida.
@robintownsendalvarenga9757
@robintownsendalvarenga9757 Год назад
Então a culpa não é necessariamente do professor. É um problema mais estrutural do ensino brasileiro e mundial
@Tiago-it9hi
@Tiago-it9hi Год назад
Realmente vc nao tinha interesse em fisica quimica e matematica simples assim. O carinha do video fala como se fosse algo banal a pessoa ter interesse ou que a condiçao social da pessoa ser pobre fosse algo que justificasse o desinteresse. Algumas pessoas simplesmente nao tem interesse em exatas ou em historia ou em gramatica e ta tudo bem e normal isso.
@ricky4477
@ricky4477 Год назад
@@Tiago-it9hi Não, o carinha do vídeo explica como nossa condição social afeta nosso processo de aprendizagem. Se torna cada vez mais impossível aprender se você mora há quilômetros de distância, tem que pegar múltiplos ônibus pra chegar até a escola, levando horas e tendo que estar lá às 7 da manhã; se você não tem apoio dos responsáveis, se você não tem apoio na escola; se os professores não tem formação. É exatamente o que o 'carinha' explicou, não é banal, é a realidade material, é exatamente como Robin disse aí em cima: é um problema estrutural.
@nickpires7575
@nickpires7575 Год назад
@@ricky4477 poura, macetou
@dorca9489
@dorca9489 Год назад
Eu sou artista também e sempre fui um problema pra alguns professores, porém nas aulas de arte ou no ensino fundamental que eles eram mais abertos a criatividade, eles amavam as coisas que eu fazia... Eu acho tão foda como nossas aptidões não mudam com o tempo, só se aprimoram...
@vanessalee1545
@vanessalee1545 11 месяцев назад
To estudando licenciatura em História. pq sempre quis ser professora, no entanto vc é a primeira pessoa que me motiva a seguir na profissão apesar dos pesares. O fato de vc falar "esqueceu como é ser aluno", citando um tipo de professor, me traz conforto pq penso como vc. Não ligo para as dificuldades, pq sei do papel que um professor tem na vida das pessoas. Valeu.
@joteixei32
@joteixei32 Год назад
E eu que sou bibliotecária e em várias ocasiões precisei preparar conteúdos para substituir professores, sem ter a menor ideia do que é a didática. Uma vez as professoras de LP e Artes quiseram sabotar um projeto extra currícular e pegaram atestado por 15 dias, eu tive que me virar com as 3 turmas do EM. Por sorte rezei muito para "São Graciliano Ramos" e no dia do projeto consegui dar uma ótima aula.
@lucianoomordomodecombate8456
Na minha escola, uma das membras da gestão que estava se aposentando virou professora de educação física, quando o professor que supostamente pegava a ex-diretor foi denunciado para a a secretária de educação, até ela se aposentar.
@madeira773
@madeira773 Год назад
Como assim sabotar o projeto? Seria só não aparecer pra não rolar? Você sabe porque fizeram isso?
@joteixei32
@joteixei32 Год назад
@@madeira773 Oi, depois uma delas veio se desculpar e disse que ambas queriam ser demitidas e que acreditaram que se elas estivessem de licença o projeto apenas não aconteceria prejudicando apenas as duas. Acontece que eu também seria prejudicada, por isso fiz o que deu e consegui inspirar os estudantes a escreverem ótimos contos. Elas foram demitidas, eu não.
@walterkanashiro5563
@walterkanashiro5563 Год назад
@@joteixei32 Duas mulheres lixos sabotando a educação das crianças.
@relix369
@relix369 Год назад
Crianças neurodivergentes sofrem muito em ambiente escolar, principalmente se ela não tiverem sido diagnosticadas e forem o aluno "estranho"
@jhonatancarvalho5815
@jhonatancarvalho5815 Год назад
Sim, só agora aos 23 anos venho me "auto-diagnosticando" com autismo, e por ter sido o aluno naquele limiar de "gênio" fui negligenciado por estar num ambiente social de pobreza, o capacitismo é foda, pq as dificuldades que eu tenho são ignoradas e rechaçadas por eu "ser normal", mas quando dissocio, ando estranho, não consigo controlar minha ecolalia e etc as pessoas: "nossa vc tá bem? Pq vc *ESTA* ESTRANHO?"
@jannie5203
@jannie5203 Год назад
Sim! Recebi o diagnóstico do TDAH com 21 anos. Passei a vida toda sendo chamada de burra e sem futuro pelos professores e coordenadores
@douglasribeiro8716
@douglasribeiro8716 Год назад
@@jannie5203 Olha, esse é um dos maiores crimes que um profissional de educação pode cometer. Não sei como essa gente consegue se manter nessa área.
@dion5804
@dion5804 Год назад
Ao que tudo indica vou receber o diagnóstico de TDAH agora aos 35 anos. E no caso das meninas o diagnóstico é ainda mais difícil.
@relix369
@relix369 Год назад
@@jhonatancarvalho5815 Nossa sociedade é extremamente ineficiente em lidar com a menor das diferenças, qualquer PCD ou neurodivergente sofre demais, na escola e em casa as vezes é dificil dizer qual é o pior espaço.
@betomelo8232
@betomelo8232 Год назад
Eu sou professor e acho que a convivência aluno-professor não é tão fácil como a gente imagina. Apanhamos de todos os lados e ainda somos acusados de estar fazendo um péssimo trabalho com os estudantes porque as notas foram baixas, pela indisciplina e até mesmo pela evasão escolar. Concordo que a formação dos professores é de extrema importância para que a educação escolar se concretize na relação ensino-aprendizagem, mas acho que outros fatores são negligenciados quando se fala em educação e aí o foco fica só no professor, como se houvesse uma incompetência por parte da categoria (ou quase isso). As escolas estão cheias de professores que, a toda hora, se sentem culpados por não sentirem capazes, mas que tenho certeza que não se sentiriam assim se vivêssemos numa sociedade comprometida com os resultados da aprendizagem revertidos em benefícios aos alunos e ao país em geral. Todo mundo esquece que o professor não é o único educador de uma sociedade: os alunos estão a toda hora sendo educados pela família, pela vizinhança, pelos meios de comunicação, pelas igrejas e por todas as instituições que o cercam. Um exemplo: a cidade de São Paulo não é uma cidade de fato educadora, afinal para vc aproveitar os dispositivos culturais da cidade na maioria das vezes vc precisa ter dinheiro; muitas regiões não têm lugares para crianças e adolescentes terem lazer, formação cidadã e de suas subjetividades. Inclusive os pais desses alunos tb são negligenciados, pois na maioria dos casos a jornada de trabalho e a de ida e volta através do transporte público lotado não lhe deixa tempo pra apreciar uma música, ler um livro, ver o caderno das crianças e nem mesmo ir às reuniões de pais. Muitos desses pais nem sabem escrever por falta de oportunidades ou mesmo pelo próprio sucateamento das escolas públicas de educação basica, então como fazer para que os seus filhos se interessem pela leitura sendo que eles - os pais - também foram negligenciados pelo Estado? Na minha experiência como professor, tenho percebido que o estímulo de uma educação escolar dos alunos ocorre antes e durante a sua formação escolar. Os alunos são estimulados de todos os cantos, seja pelo celular, seja pelas redes sociais, seja pela alienação de achar (através da tv, das redes sociais entre outros) que um dia ele pode se tornar um "Ellon Musk" da vida ou um "Neymar". No entanto muito dos "estímulos" que o cercam lhe mostram, por um lado, um futuro promissor que nunca se concretizará e, por outro, o conformismo de que "a vida é assim mesmo". Seus sonhos acabam sendo demais limitados porque a sociedade como um todo lhe oferece muito pouco, aí nós professores apanhamos da direita e da esquerda através de falas como as de que isso acontece "por conta da má formação" ou porque "tem professores que veem os alunos como inimigos". Não é bem assim, tem muita coisa em jogo e, nessa massaroca de problemas, por falta de investimento e assistência às famílias e às instâncias educadoras, os conflitos (entre um profissional que precisa exercer a sua função social e um aluno que não vê sentido naquilo tudo chamado "escola") infelizmente tendem a ocorrer. Pela ineficácia do Estado e pelo clima insalubre pra todos que hoje trabalham e estudam nas unidades escolares, não existe formação e nem milagre que dê conta de algo melhor.
@lucasquazar4589
@lucasquazar4589 Год назад
falou tudo parceiro
@michel-historyahoje4521
@michel-historyahoje4521 Год назад
Belo comentário! Como o ESTADO não pode culpar os próprios alunos de seu fracasso educacional- o que me parece evidente, e poderíamos discutir o porque disto- a CULPA recai nas costas dos professores e das Escolas... a SOCIEDADE brasileira como um todo FALIU em todas as suas bases e que sobrou são FEUDOS aqui e ali onde os ricos vivem sua vidinha fantástica...
@kyomitsuki3419
@kyomitsuki3419 Год назад
E o que podemos fazer?
@betomelo8232
@betomelo8232 Год назад
@@kyomitsuki3419 pra começar? Pelo menos tentar entender qual é a real da relação professor-aluno, porque o papo reto aqui é que não somos heróis. Somos profissionais precarizados e merecemos ser ouvidos e estarmos presentes nas instâncias que pensam a educação pública. Além disso, não é possível achar que professores terão que dar conta de todo o repertório e habilidades dos alunos porque, na verdade, isso nem as escolas particulares fazem. A sociedade com todas as suas instituições é a grande educadora, só que, como eu disse acima, privilegia certos grupos em detrimento de outros. Os professores não são chamados pelos gestores públicos para pensar a educação da mesma forma que o povo não é convidado para governar. Temos que parar de, por um lado, romantizar ou, por outro, atacar professores de escolas publicas como incompetentes. Não nego que haja problemas com formação continuada da categoria e que o relacionamento com os alunos nem sempre é dos melhores, mas o buraco está muito mais embaixo. Essa história toda tem muitas camadas para serem problematizadas.
@kyomitsuki3419
@kyomitsuki3419 Год назад
@@betomelo8232 hm
@miketheant1107
@miketheant1107 Год назад
Como alguém que pretende ir pra area da educação num futuro próximo, deveras interessante o vídeo.
@trenchans
@trenchans Год назад
@JL GT pq
@gui217
@gui217 Год назад
@JL GT cês se esforçam pra serem chatos ein, credo
@dudududu2516
@dudududu2516 Год назад
@@gui217 isso mano kkkkkkk
@cellomii
@cellomii Год назад
deixa o cara falar deveras po n tem nada a ver
@miketheant1107
@miketheant1107 Год назад
@JL GT deveras deselegante tal proclamação de vossa parte, camarada.
@jgustavopienta
@jgustavopienta Год назад
foda p caralho esse relato, eu e meus amigos eramos todos os alunos 'problemas' quase todos formados em federal hj em dia, mas fico muito feliz que vou seguir essa profissao e um professor me viu numa manifestacao pela educacao na epoca dos cortes e disse que tinha orgulho de mim, fiquei muito feliz esse dia
@ursinhocarinhoso4926
@ursinhocarinhoso4926 Год назад
Eu tinha uma professora de artes e PV que nós incentivava muito. Independente do sonho. Eu quero ser militar e antes de querer seguir essa carreira eu tinha uma certa insegurança. Ficava com medo de fracassar e ser infeliz. Mas essa professora em especial sempre dizia que eu deveria seguir essa carreira, apesar de eu não ser tão apoiado pelos meus pais. (Detalhe: ela era comuna) ela incentivava. Todo problema emocional que tive durante o ano letivo sempre comentava com ela. (Ex: vicio em pornografia) ela era foda demais. Aprendi lições de vida com ela.
@givagomagalhaes9303
@givagomagalhaes9303 Год назад
Q daora camarada, eu tbm quero ser militar e sei muito como é isso
@ursinhocarinhoso4926
@ursinhocarinhoso4926 Год назад
@@givagomagalhaes9303 já tá papirando, camarada? Eu não tenho muito apoio dos meus pais, apesar de outros membros da família me apoiarem. Mas não vou desistir. Brasil! 🇧🇷
@Iucas.d
@Iucas.d Год назад
Muito bom camaradas Givago e Ursinho, estamos juntos nessa. Papirando também para seguir esse sonho. Tive uma experiência de servir e apesar dos pesares senti que há muito mais do que aquilo que podemos ver pela superfície Companheirismo, autocrescimento... vamos lá Ad astra et ultra
@givagomagalhaes9303
@givagomagalhaes9303 Год назад
@@Iucas.d sim camarada, apesar de toda a parte fascista maluca, existe la dentro um espirito de corpo e organização muito fortes, além de maioria que estão lá (especialmente praças) vêm de realidades muito sofridas então é um otimo espaço de ocupação para nós, afinal antes nós entrando doq os pré fachos da vida
@givagomagalhaes9303
@givagomagalhaes9303 Год назад
@@ursinhocarinhoso4926 to sim mano, com o objetivo de me tornar oficial
@yukieiri-san1987
@yukieiri-san1987 Год назад
Eu sempre gostei de desenhar uma vez a porfessora de geografia elegoiu muito uma pintura do mapa do Brasil que eu fiz ela disse que eu era caprichosa cara isso me deixou TÃO feliz e outra vez comentei com um professor de artes que talvez eu seria designer ( na verdade nunca quiz realmente ser) e ele disse que achava que eu poderia fazer mais. É tão importante os porfessores apoiarem os alunos isso faz total diferença nas nossas vidas (da um quentinho no coração.)
@claudiabcarvalho
@claudiabcarvalho Год назад
Tem professor que parece que gosta de da esporro na sala inteira. Você vê aquele sorrisinho nos cantos dos lábios, aquele brilho no olhar de superioridade. Eu era a aluna boa que era token em uma sala "bagunceira", e eu era uma nerd insegura que só queria se respeitada e ter amigas, e as professoras me usavam de parâmetro, me jogava no meio de alunos/alunas bagunceiros pra que eu "desse um jeito" no grupo, especialmente meninos. Nem preciso dizer o quanto isso é misógino.
@samuzz.mp3
@samuzz.mp3 Год назад
eu era literal era o mlk do pixo, smp curti, mas eu ficava puto que smp fui chamado de "problemático", até que a professora de sociologia deu um puta apoio pra mim e para um brother meu nesse sentido. precisamos de ter professores iguais o Ian, que entende e busca ajudar verdadeiramente ensinar.
@kaiomacedo2550
@kaiomacedo2550 Год назад
Muito legal vc compartilhar sua experiência Ian, sou estudante de geografia na federal do Ceará e pretendo dar aula em escola pública. Dentre tantos relatos de professores que odeiam escola pública é um alívio ver um educador que ama o que faz de verdade.
@alvarovieira3163
@alvarovieira3163 Год назад
Olá, amigo. Me chamo Álvaro e também estudei na UFC, meu curso foi licenciatura em história e atualmente dou aula como professor temporário em uma escola estadual. Gostaria de te dizer para seguir firme nessa, o relato do Ian me contempla demais, por eu ser jovem também consigo quebrar muitos paradigmas e paredes entre o docente e discente e acabo fazendo amigos, ao invés de só ter alunos. Obviamente, você, eu, todos nós, teremos muitos dias ruins, mas os dias bons valem a pena demais!
@kaiomacedo2550
@kaiomacedo2550 Год назад
@@alvarovieira3163 Muita massa cara, obg pelo incentivo
@solumotario6065
@solumotario6065 Год назад
Vale a pena o carai kkkk professor pior profissão slk
@xzevedo
@xzevedo Год назад
Já lecionei na rede pública e desnecessário dizer q é mt complicado. Tb já fui obrigado a pegar classes "problema", q a princípio foi um desastre, mas tudo mudou qd um colega (orientador da sala) sugeriu-me q mudasse minha abordagem. Foi a melhor dica q poderia ter e, a partir daí, "ganhei" os alunos. Infelizmente não pude dar sequência nesta estratégia pq ela é mt trabalhosa e numa realidd em q o professor ganha uma miséria e tem de lançar mão de mil outras atividades paralelas q garantam sua sobrevivência e tb de sua família, acabei por abandonar o magistério. Resumindo: ser professor demanda um bom preparo, tempo e mta, mas mta paciência mesmo.
@cinthiamelo1192
@cinthiamelo1192 Год назад
Qual foi a modificação na abordagem que você adotou? Fiquei curiosa
@Gabrielkk_
@Gabrielkk_ Год назад
Tbm queria saber que nova abordagem foi essa
@MimiClau201
@MimiClau201 Год назад
Estou nesse desafio e quase desistindo.
@xzevedo
@xzevedo Год назад
@@cinthiamelo1192 nada de mt especial e tudo ficou mais fácil de se levar qd entendi na real a especificidade da classe, o "refugo" da escola, por assim dizer. Na verdd a coisa foi mais proveitosa pra mim do q pros próprios alunos pois qd cheguei numa situação limite tive de rever meus próprios conceitos. Depois da tal conversa com o orientador, resolvi começar do zero com eles e como prof de História, comecei por descobrirmos nossas próprias histórias. Resumidamente contei minha história e abri espaço para q eles próprios contassem a deles. Naquele momento fiz uma descoberta intrigante .... TODOS eles vinham de lares desfeitos, uns morando com o pai, ou mãe, parentes próximos etc, tal como eu próprio. A partir daí fui obrigado a adequar as aulas de acordo com a demanda de uma classe deste perfil. Nada de textos longos; mta interpretação de texto, discussão e, principalmente ouvi-los, pq isso é mt importante para eles .... ter alguém disposto a ouvi-los e entendê-los. Falando assim, tudo parece ser mt simples, mas na realidd isso consumia parte do meu tempo (escaço) para planejar aulas específicas e tb sentia por não poder tirá-los da sala de aula para atividds em outros lugares (à época tb era bancário e o magistério funcionava como um bico, complementação de renda). Resumindo, consegui levar o ano com eles a contento, mas o conjunto de minhas experiências com o ensino me fez entender q ser professor exige dedicação exclusiva, o q não era o meu caso e acabei por abandonar a escola "a bem do serviço público" rs. Abç
@kyomitsuki3419
@kyomitsuki3419 Год назад
@@xzevedo qual era a escola
@g0dot831
@g0dot831 Год назад
para alguém como eu que quero ser professor de história esse vídeo é quase um manifesto
@Fissit
@Fissit Год назад
Eu nunca faltava porque minha mãe era (ainda é) abusiva. A escola era o melhor para estar. Fds era um inferno. As aulas era o momento de ver os amigos, visto que eu não podia sair de casa (abusadores querem os filhos em casa, pra poder abusar livremente) . Os professores foram muito legais comigo. A casa que era o pior lugar do mundo. Por isso sou radicalmente contra o homeschooling.
@mevege7630
@mevege7630 Год назад
cê tá bem hj, amg?
@jannie5203
@jannie5203 Год назад
Eu te entendo, no 2° ano do ensino médio uma garota da minha sala viu hematomas nos meu braços e foi contar na diretoria. Não tive particularmente apoio dos professores porque a maioria deles não gostava de mim (sou tdah e me achavam burra e esquisita). Resultado: o conselho tutelar foi falar comigo na escola, me tiraram de casa, minha mãe ficou descontrolada e só faltava bater em todo mundo, fiquei 3 meses na casa de uma parente que eu nem conhecia direito e no final me entregaram de volta pra minha mãe. Hoje ela não causa mais problemas porque já está bem idosa, acredito que a única solução pra esse tipo de pais é se afastar e deixar o tempo agir.
@deco90014
@deco90014 Год назад
@@jannie5203 infelizmente parece que a nossa sociedade não consegue lidar com crianças sem parentes ou com parentes disfuncionais(o que torna ainda mais repulsivo o movimento anti-aborto).
@vitkxvy
@vitkxvy Год назад
Sinto muitissímo por isso, tive algo parecido com o meu pai, ele é um homem muito conservador, religioso e violento, viver com ele era um inferno, espero de verdade que hoje você esteja bem e muito longe da sua mãe
@JoaoJoao-yw2rv
@JoaoJoao-yw2rv Год назад
Mas o homescholing nao é uma coisa ruim sua mãe que é
@cinthiamelo1192
@cinthiamelo1192 Год назад
Quando você fala da aula de educação onde tinha contato com pessoas de outros cursos me lembrou a minha universidade, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro que foi planejada para que alunos de diferentes cursos fizessem a mesma disciplina. Na aula de libras tive aula com a engenharia, física, cursos de humanas sendo aluna de Ciências Biológicas. Acho o máximo!
@otaviocaetano9997
@otaviocaetano9997 Год назад
Eu acho isso horrível. Tive q fazer cálculo com a turma de engenharia, bando de cuzao prepotente. Pessoal de nutrição fazendo química orgânica com medicina, passar raiva de graça
@lilianechavesderesende724
@lilianechavesderesende724 Год назад
Ian, sua postura como professor foi muito humanizada e inclusiva. Essa é a principal postura do professor, na minha opinião. Parabéns cara. Show.
@danielcrf
@danielcrf Год назад
O plano de carreira é o mais importante para melhorar a educação para incentivar as pessoas a serem professores, quando falei que queria fazer licenciatura minha mãe até chorou pedindo para que eu não fizesse. Sem contar os amigos que diziam que eu era um cara "inteligente" e que poderia seguir uma carreira melhor.
@jota_rsa
@jota_rsa 11 месяцев назад
mano, derramei uma lagrima aqui... Eu fui exatamente esse menino na minha escola, um dia meu professor de artes esqueceu a caderneta de rascunhos dele aberta e foi no banheiro eu olhei e vi uma tag que eu já conhecia, falei com ele sobre, ele meio envergonhado só falou "me procura dps da aula", nós ficamos horas falando sobre pixação e dps disso ele me fez ter vontade de ir pra escola; com isso ele mudou minha vida.
@ivys756
@ivys756 Год назад
Eu ADORAVA ser professor na escola pública, dei aulas para alunos dos primeiros anos e do ensino médio, mas quando o PEI chegou tudo caminhou pra trás. Minha experiência: o novo ensino médio não funciona, não tinhamos professores suficientes, eramos obrigados a enrolar quase sempre e a passar matérias sem base ou material. Eu estava lidando com uma direção horrível que controlava os professores através de ameaças, então desisti da escola em nome da minha saúde física e mental, assim como outros oito professores no mesmo ano.
@JokerDeego
@JokerDeego Год назад
Sempre tive uma admiração tremenda por essa profissão pois na minha visão quando criança era que a pessoa sábia tudo (meu sonho era ser cientista) e no final terminei recentemente minha graduação em engenharia, queria ter visto uma aula do Ianzito.
@viniciuspasolini3000
@viniciuspasolini3000 Год назад
Foi através de um professor de história ( mucio ) que me fez entrar de cabeça nas ciências humanas , hoje estou completando minha graduação em psicologia, mais pretendo me tornar professor , por que ser professor é fazer revolução.
@matheuseduardo9786
@matheuseduardo9786 Год назад
Pretende ser professor do que camarada?
@katiapessoagarcia9641
@katiapessoagarcia9641 Год назад
Eu também, já tive essa experiência...Dei aula na periferia de Manaus, e era pra criança de 1° ao 5° ano. Num bairro que eles chamam de zona vermelha, pela presença do tráfico...Tratava os pais dos meus alunos com respeito e atenção e as crianças, tratava com muito carinho... Isso fez os pais, junto a mim, terem confiança no meu trabalho e colhi os melhores resultados. Pra mim, não importava o que os pais faziam, eu fazia o meu trabalho. Realmente, trabalhar em escola pública é um aprendizado pra vida de qualquer professor!
@valdirsantos7873
@valdirsantos7873 Год назад
Olá a todos! Quando fui professor por contrato, percebia que os professores veteranos ficavam na sala dos professores na hora do intervalo e nem queria saber dos alunos. Eu ficava no intervalo e no pátio conversando com os alunos e eles vinham uma outra imagem do professor. Acredito que a empatia está em falta por parte dos professores, muitos deles não entendem a realidade do aluno.
@anaanaless
@anaanaless Год назад
Olha, se pode ter empatia e ter seus 20minutos de intervalo na sala dos professores. Tranquilamente.
@ghoulsther7263
@ghoulsther7263 9 месяцев назад
Já estudei numa escola que alguns professores ficavam no pátio conversando com os alunos, era bom demais
@carlosverdascaverdasca6802
@carlosverdascaverdasca6802 Год назад
Sou professor desde 1987. Sempre em escolas públicas. Experiências multiplas. É difícil resistir, mas sempre resistência. Resistência é educação pública!
@fabiorodrigo7503
@fabiorodrigo7503 Год назад
Ian obrigado por compartilhar sua experiência, vou fazer estágio justamente pra dar aulas de história em uma escola pública e ter ouvido sua experiência me deu um pouco mais de consciência do que vou enfrentar.
@Guilherme_de_Lucca
@Guilherme_de_Lucca Год назад
Caramba Ian, muito legal suas histórias com o ensino. Eu sou formado em História desde 2018, até hoje eu nunca consegui uma oportunidade de lecionar na minha area, mas eu sempre quis ministrar aula na rede pública e de preferência no ensino médio. Ouvir esse tipo de depoimento só reforça minha ambição de ser professor e me faz enxergar que eu estou seguindo pela carreira correta.
@assis-eusouoalface2903
@assis-eusouoalface2903 Год назад
Bacana seu relato no inicio do vídeo. Uma pena ser uma experiência bem particular, como precisamos dar aulas em duas ou mais escolas não existe esse tempo para conhecer os alunos como o Ian fez. Na verdade mal existe tempo para planejamento das aulas, dessa forma as aulas continuam mecânicas e desinteressantes para a maioria.
@lilputz
@lilputz Год назад
Também sou da trupe dos emocionados. Já fui em ensaio de banda da igreja só pra ver o crush da escola, que também era da mesma igreja que eu frequentava.
Год назад
No geral nunca tive problemas, somente no inicio quando comecei a lecionar. Eu nao aplico provas, peco trabalhos, projetos e somente de participar de olimpíadas dou pontos a mais na média final, deixo ficar saindo e finjo que não v nadai, se não atrapalharem os que querem estudar não vejo nenhum problema. No geral consigo me dar bem com todos. Eu reprovei 3 anos na escola estadual, uma vez por ser analfabeto e as outras 2 vezes por falta. Existem cursos para atualização de professores e muitos não participam, onde trabalho falei para um colega que leciona matemática, vai ter curso lá no IME-USP para professores só que ele foi fazer achou muito difícil e desistiu. No ICTP-SAIFR tem para professores de Física com o Perimeter Institute, mas entendo a situação dos colegas pegam ai 50 aulas por semana, não tem como a pessoa parar para estudar.
@DoseVodka
@DoseVodka Год назад
Eu sou professor de história formado a 1 ano e meio, e a exatos 1 ano dou aula em uma escola pública no centro de uma cidade do interior de Rondônia. Me tocou mt seu relato, pq direto os alunos vinham até mim e agradeciam por eu estar ali, pq eu nao ofendia eles como os pais ou professores antigos, e até msm da própria escola atuais. Eu me sinto extremamente solitário no meu trabalho, parece que estou matando um leão por dia, com esse 1 ano de experiência oq mais eu aprendi é sobre como é importante criar um espaço seguro e confortável pra todos. Eu falo mt sobre respeito, paro a aula qnts vezes for necessário pra mediar brigas ou ofensas, mas as vezes vc só ta cansado de fazer isso. Eu super entendo os professores que desistem em algum momento, e fingem dar aula, como a maioria faz na minha escola, eu nao consigo pq eu realmente amo os assuntos de história e explicar, e fazer atividades, mas cara como seria bom ser enxergado pelo estado, ter apoio sabe, com materiais, formação continuada, auxílio com elaboração de projetos extraclasse. É sufocante a sala de aula, para os professores e alunos, é assim que resumo.
@leandrorighidesousa6112
@leandrorighidesousa6112 Год назад
Mano, não aceito colega que não gosta de trabalhar. Aliás, meus colegas vagabundos são quase tudo Bolsominion. Talvez isso tenha correlação.
@kyomitsuki3419
@kyomitsuki3419 Год назад
E como você está agora? Ainda dá aula? Como que tá, como que é
@Vertebraum
@Vertebraum Год назад
Rondônia é meio pegado ein mano KKKKKKK Eu sou de Porto Velho, nunca me interessei muito por história em si mas no final do EM tive um excelente professor de história que todos realmente o respeitavam, ele se aposentou a pouco tempo mas poucos meses antes eu fui na escola fazer uma visita e ele falou "Se tiver atoa e não for incomodo, pode vir assistir minha aula" e eu fui, onde além de poder ver ele dando aula de novo, vi minha irmã mais velha focada pois ela está estagiando para História e era um lado dela que eu nunca tinha visto. (ela também teve aula com esse professor antes de mim) Teve um tempo que me interessei muito em Matemática e considerei muito virar educador nessa área, mas eu sou muito tímido para falar em público e depois de um tempo acabei perdendo o interesse na matemática em si, mas tenho um respeito muito grande pelos professores da faculdade que estou agora e as vezes é bem perceptível que algumas vezes estão "cansados" de lidar com todo tipo de aluno que aparece.
@alancarlos5129
@alancarlos5129 Год назад
Me passa teu contato ? Tenho ideia.
@orthojac
@orthojac Год назад
o sr. tambem vai com camiseta do xe quervara? é um meme pronto...kkkkk
@viniciusoliveraa
@viniciusoliveraa Год назад
Queria eu ter tido aula com o Ian quando estava estudando
@awavasco
@awavasco Год назад
Sou professor do Instituto Federal de ALAGOAS e vivencio isso que você abordou, Ian.
@heloisaalmeida1243
@heloisaalmeida1243 5 месяцев назад
opa, sou de Alagoas também. mesmo no instituto federal, tecnicamente mais "organizado", também tem esse problema que o ian abordou? n fazia ideia
@odisseu5082
@odisseu5082 6 дней назад
​@@heloisaalmeida1243tem problema nenhum no Instituto Federal. Comparada à rede Estadual, o Instituto Federal é o céu para qualquer professor
@augustodepaulalemes4580
@augustodepaulalemes4580 Год назад
Sou professor de Química e tenho a segunda formação em pedagogia, acabo de passar no concurso como pedagogo, e pra mim é extremamente gratificante esse vídeo. Espero muito que o alcance dele seja enorme.
@karinecassarelli4443
@karinecassarelli4443 Год назад
Estudei minha vida toda em escola pública e estou indo fzr faculdade em uma federal, a única vez q tive contato com alunos de escola particular foi no ensino médio pq meu colégio era federal, cara eles eram muito privilegiados pq a minha educação era uma bosta eu convivia com essas situações, tinha gnt q estudava cmg q vivia em lugares q n tinha nem saneamento básico, tinha alunas q se tornaram mães e largaram a escola (e isso no fundamental) minha escola n tinha professor direito as vezes, quando eu cheguei no cefet foi algo totalmente diferente eu me senti burra pq td mundo teve uma educação melhor e aqueles q vieram de uma educação pública provavelmente se sentiram assim tbm, pq as particulares daquela região querendo ou n eram melhores. Meus professores msm disseram que existe essa diferença no primeiro ano mas quando chega no terceiro ela n existe mais e eu concordo pq minhas notas começaram a equivaler e até a ultrapassar a dessas pessoas, a desigualdade social no Brasil é uma bosta queria q mais pessoas tivessem a msm oportunidade q eu tive.
@thaisachan
@thaisachan Год назад
Eu tive professores maravilhosos no meu fundamental e particular que nunca vou esquecer. Apesar de não querer licenciatura, eu sempre os tenho como referência de COMO dar aula e explicar. Acho que além da didática, ser um professor memorável extrapola a matéria escrita no quadro! São as conversas, os incentivos, as brincadeiras. Sempre tive professores de esquerda, e toda a minha forma de pensar nesse e em muitos outros âmbitos, dou totalmente crédito a eles. Mesmo ja formada na faculdade, sempre sentia falta da aula de alguns deles. Não sinto falta da escola, mas sinto falta de ter aula com eles! É muito triste ver colegas que consideravam licenciatura na época do ensino médio, desistindo pela desvalorização da profissão.
@gimmeyourankles
@gimmeyourankles Год назад
Eu odiei minha experiência no ensino médio... mas as minhas aulas de história e sociologia eram as minhas favoritas. Cara, era uma zona na sala de aula daqueles dois, mas mano, eu amava mas não por conta da matéria, mas pelo carinho e pela dedicação ao trabalho. Os meus colegas podiam tar zoneando, mas esses dois faziam questão de NOS OUVIR mesmo que a gente não quisesse muito papo. Eu sou autista e sempre tive muito medo de tudo, então meu desempenho na escola era muito ruim e eu sentava no fundão, escondida sempre perto da janela, mas nas aulas de história eu era a melhor, pelo simples fato dos professores saberem da minha dificuldade, eles iam no fundão da sala me explicar depois que aula acabava. Esses dois professores estão guardados no meu coração, por mais que eu acho que eles já tenham me esquecido.
@milenamagalhaes2123
@milenamagalhaes2123 Год назад
Da minha experiência, a turma B (ou quando tem, C) ser o amontoado dos alunos problemas é a coisa mais "normal" que acontece nas escolas (isso e agruparem as turmas por nota, ex: a: notas boas, b: medianas, c: notas ruins etc)
@untoten735
@untoten735 Год назад
meu sonho é ser professor
@neo.huntress
@neo.huntress Год назад
Deixa eu te dar um conselho que você não pediu, mas precisa. Enquanto você estiver estudando na pra ser professor, ESTUDE PRA CONCURSO. Porque se você tiver que trabalhar em qualquer escola particular, seu sonho vai virar pesadelo e você vai se arrepender de ter escolhido essa profissão.
@guilhermeconsumidor6709
@guilhermeconsumidor6709 Год назад
@@neo.huntress estabilidade
@trenchans
@trenchans Год назад
eu tbm qro ser
@trenchans
@trenchans Год назад
@@neo.huntress pq???
@guilhermeconsumidor6709
@guilhermeconsumidor6709 Год назад
@@neo.huntress eu sei, fui aluno de escola particular e alguns dos meus ex-professores falaram isso
@natanaelsilva2088
@natanaelsilva2088 Год назад
Ministro aulas em duas escolas privadas, passei recentemente em concurso público, porém é em outra área, tenho esperança de ter essa experiência algum dia e possa ser que sim caso saia algum contrato na SEEDUC RJ aí qual me cadastrei.
@ingridbritooo
@ingridbritooo Год назад
Pixo é uma forma de identificação, de pertencimento… E, vamos lá, galera: o que é arte pra vocês? Olha aí no dicionário. Arte não é, nem por definição, aquilo que eu gosto e acho bonito aos meus olhos. Arte é denúncia, é expressão. Era o que esse menino fazia, se expressava da maneira dele. Falta o olhar atento de todo mundo para perceber essas sensibilidades e ganhar esse jovem!
@historiadoseculopassado
@historiadoseculopassado Год назад
ngm tem nada contra quem faz estas artes em locais autorizados, o problema que as pessoas tem, e quando fazem isto em muros de outras pessoas etc
@Tiranossauro_Rex527
@Tiranossauro_Rex527 2 месяца назад
Não amigo, pixar é um crime, pixar é errado, pixar é uma atitude de vagabundo (nunca vi alguém honesto pixando)
@moek25
@moek25 Год назад
2:06 me identifiquei...acho que nunca fui considerado aluno problema, mas eu era do tipo que odiava copiar textos no caderno, não era a forma que eu absorvia as coisas, eu amava ver os professores falarem, explicarem e ler as materias, muito professor pegava no meu pé pra caralho pq meus cadernos eram puro desenho
@LucioMassafferriSalles
@LucioMassafferriSalles Год назад
Também acho magnífica a experiência de dar aulas em Escolas Públicas, caro Ian. Ainda estou lá. Abraços \o/
Год назад
Assistindo o vídeo do Ian e AO MESMO TEMPO corrigindo uma prova em que o aluno desviou do tema para falar como ama soltar pipa.
@raquel_l.
@raquel_l. Год назад
Na minha escola particular, umas das "melhores" escolas da minha cidade, também teve essa ideia brilhante de juntar os alunos burros, problemáticos, diferentes na turma B (inclusive uma deficiente física estava na turma B, mesmo sendo uma das mais inteligentes). Acho que essa situação merecia uma análise, porque achei que tinha sido só comigo, mas parece ser uma ocorrência muito cotidiana. Hoje, quase 10 anos após ter terminado o ensino médio, sei que estava na turma B por causa do meu TDAH (diagnóstico tardio). Por ser particular, havia somente essas 2 turmas, A e B, se não me engano eram uns 28 alunos em cada turma, mas mesmo assim, havia essa divisão. No último ano, chamaram os alunos da turma B para não realizarem o Enem, pois "iríamos abaixar a "nota" da escola". 🤦‍♀️
@tarsocoelho6852
@tarsocoelho6852 Год назад
Bando de picareta os donos e diretores dessa escola.
@analiz1963
@analiz1963 Год назад
que horror! eu me formei em 2018 numa escola publica e era mais ou menos assim, mas eles ainda por cima deixavam claro que estavam separando mesmo... eram 4 turmas e a A era a "pior", eu nunca tive dificuldade na escola e era da turma dos melhores alunos mas tinha uma amiga que era da pior sala. Uma vez conversando com ela eu percebi que enquanto minha turma estava lendo diversos livros de literatura que caiam em vestibulares, a turma A que tinha a mesma professora de português estava fazendo nada. Essa merda criou foi uma especie de segregação entre a gente, os professores entravam na nossa sala e começavam a detonar as outras turmas, existia uma pressão sobre a gente pq "vocês foram escolhidos a dedo" e ainda por cima eles colocavam a média de notas das turmas colada na porta no fim do bimestre pra td mundo ver... perdi alguns amigos que eu tinha pq criou uma rivalidade e eles achavam que eu "me achava" pq alguns profs colocavam abobrinhas na cabeça deles, do msm jeito q detonavam eles pra gente, tentava nos usar como exemplo o tempo inteiro. hj eu vejo como era absurdo td isso e me pergunto COMO eles levaram isso pra frente. inclusive, com essa média das notas a gente ganhava regalias que eles não tinham, como passeios e etc... era meio obvio q a turma selecionada a dedo tiraria as maiores notas, então acredito que eles faziam isso só pra humilhar os outros... lembro de uma vez que deram sorvete só pra minha turma e eu dividi com essa amiga da turma A :(
@hundo.4165
@hundo.4165 Год назад
Esse video me deu o conforto que nunca tive na escola sendo neurodivergente... Professores compreensivos é um bem que faz falta
@joaomendes8229
@joaomendes8229 Год назад
Quando eu fui aluno no terceiro ano passei pela experiência de ser colocado na turma “problema” que eles criaram justamente pra colocar os alunos específicos que não se adequavam. Eu conseguia observar que muitos deles tinham potencial foda que não era explorado pelo corpo docente, mas eram geniais em muita coisa que pra escola simplesmente não importava, e aquilo tudo me fazia sentir vontade de sair e nunca mais voltar. Hoje, com mais maturidade e conhecimento que as leituras da faculdade me proporcionaram, eu pude compreender que esse processo não é por acaso, e oq rolou comigo na escola não foi uma exceção, nem coincidência
@ceuvermelho1
@ceuvermelho1 Год назад
Um dos teus melhores vídeos, Ian. Queria ouvir mais sobre esse tema.
@_vanearaujo
@_vanearaujo 9 месяцев назад
bonitinho demais ver a empolgação do Ian contando as histórias, que vídeo gostoso de assistir 😊
@horus_137
@horus_137 Год назад
A parte que ele falou da Sala dos "difíceis" bateu :(
@tiagomaia6626
@tiagomaia6626 Год назад
Eu tinha um professor de história anarquista MT pika
@Glcoutoo
@Glcoutoo Год назад
Isso de usarem as faculdades privadas, principalmente as EAD, como fábrica de dinheiro é muito verdade, conheço gente que faz uma EAD e a facilidade que deixam é absurda, a nível de vc n estudar e não fazer nada e passar com 10 pq pegou tudo no google, e eles nem ligam sabe, provavelmente sabem que tem tudo na internet kkk. Não tô dizendo tbm que essas faculdades n formem bons professores, mas abre brecha para que muitos "maus" professores sejam formados...
@DouglasFMessias
@DouglasFMessias Год назад
Professores formados em 2022 com a mesma didática e construção docente de 1970, isso é o ead nas licenciaturas
@decodesc7744
@decodesc7744 Год назад
Esse ano passei em Licenciatura em Matemática na UFGRS (Universidade Federal do RS). Consegui enxergar diversas falhas na formação e o ensino de matemática (e exatas no geral) nas escolas e pretendo ser um professor diferenciado, igual o Ian comentou, de pegar o melhor de cada professor e adaptar a mim. Não vou eu, sozinho, revolucionar o ensino no Brasil, mas se eu conseguir fazer com que uma única turma se interesse pela minha matéria e pelo meio jeito, terei cumprido meu objetivo.
@kyomitsuki3419
@kyomitsuki3419 Год назад
Vai lá cara, tu consegue
@lunight4828
@lunight4828 Год назад
inutil ja que tanto você quanto os alunos vão perecer em algumas décadas
@decodesc7744
@decodesc7744 Год назад
@@lunight4828 que
@steveirwincaçador
@steveirwincaçador Год назад
Estudei numa escola pública que me gerou muitos traumas que me acompanham até hoje. O pior problema daquela escola era o bullying comendo solto o tempo todo e muito disso era culpa do fato de sermos forçados a estar num ambiente que não queríamos em período integral numa escola com uma estrutura muito ruim e uma direção/coordenação muito reacionária. As vezes eu me sentia num campo de concentração, era um ambiente muito tenso.
@julianaesquerdo7714
@julianaesquerdo7714 Год назад
Isso de uma melhor formação dos professores: quando eu tava dando aula tinha os alunos com deficiências especiais na sala de aula como projeto de inclusão. Só que eu não tive formação nenhuma para atender esse público com necessidades diferentes. Eu fui muito sincera com o aluno em questão e juntos a gente criava meios diferenciados para ele poder ter acesso. Mas é difícil com 50 alunos na sala, duas aulas só por semana e já faltava material pra aula comum, imagina então pra um aluno com necessidades específicas.
@doragadelha9895
@doragadelha9895 Год назад
Que vídeo maravilhoso!! Bom demais pra discutir com licenciandos. Parabéns!!! ❤
@frazyfrog
@frazyfrog Год назад
Incrivel, Ian. Minha admiração por você só cresce
@hanzespietre
@hanzespietre Год назад
Infelizmente boa parte dos meus professores de história no ensino médio era só " le o cap tal " e só , quando novo não tinha a cabeça de ir a fundo hoje vejo que aprendi sobre a história do brasil é absurdamente raso , hoje depois de acompanhar os canais comunas tento o máximo me aprofundar nesses assuntos
@vitoriamoreno1142
@vitoriamoreno1142 Год назад
os olhinhos do Ian brilhando em falar do menino 🥺
@ranitabraz6476
@ranitabraz6476 Год назад
Eu como licencinada acho esse conversa muito importante. É muito bom ouvir a experiência de quem já esteve em sala de aula, e isso só reforça cada vez mais que eu realmente quero estar lecionando
@isadorafernandes7135
@isadorafernandes7135 Год назад
Que história motivadora! Deixou meu coração quentinho 🥰😍 Sou professora de escola pública aqui no Rio de Janeiro e me senti super inspirada a fazer a diferença na vida dos meus alunos. Esse vídeo vai virar um mantra quando eu estiver pra baixo com o magistério 👏🏾😍
@caltamoio6705
@caltamoio6705 Год назад
A Editora Monstro dos Mares tem uns livros que tratam sobre o "Pixo" inclusive acho que o estudo de caso sobre o assunto o recorte é Sampa mesmo.
@agjb4402
@agjb4402 Год назад
Esse cara é DEFINITIVAMENTE o último romântico kakkakakaskskakakskkaka
@MuriloFalkPalma
@MuriloFalkPalma Год назад
No meu colégio (particular) tinha até a sala C. Apesar de eu reconhecer meus privilégios de estudar em um colégio "forte", era foda saber que o pessoal que estudava na sala A fazia trabalho de campo, ia estudar em parque, ganhava viagem patrocinada pelo colégio para participar de olimpiadas de matemática, física e outras matérias da grade enquanto nós da sala C eramos tratados com desdém de raiva dos professores (salvo um professor ou outro). Mesma coisa que o Ian falou, Neuro divergentes (como eu), LGBT's e outros marginalizados do sistema de ensino ficavam isolados dos demais alunos que eram tratados como deuses
@brunafeliciano8079
@brunafeliciano8079 Год назад
me emociona ver professores como o ian. amo muito essa profissão e a vejo, genuinamente, como algo transformador. não tem outra palavra, professores como o ian são transformadores.
@caltamoio6705
@caltamoio6705 Год назад
Sou professor da Rede Municipal do primeiro segmento há 22 anos. Sou formado na verdade em Ciências Sociais, na verdade sou professor de Sociologia.
@tainapsilva
@tainapsilva Год назад
Algo muito interessante sobre ensinar que você disse, os professores esqueceram como ser alunos, crianças tudo. Em todos as matérias ate mesmo cursos as vezes
@alexandregomes1441
@alexandregomes1441 Год назад
Como esse cara é sensato, extremamente preciso em suas palavras. Meus parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
@lucaslupin2199
@lucaslupin2199 Год назад
Nossa, como deu saudade do meu ensino médio com o Ian falando assim. Nostalgia pura.
@paidokim
@paidokim Год назад
Como professor iniciante. Vejo a dificuldade de conseguir aulas. Entretanto vejo que professores são uma classe muito desunida, vejo que pra quem está começando parece que somos boicotados como se não deveríamos está ali. Tenho um casal de amigos que estão me ajudando e incentivando a ser professor. Mas com esse método de atribuição e pontuação, o relacionamento entre os próprios professores está ficando a cada dia mais desgastados
@helenalves511
@helenalves511 10 месяцев назад
tô no 3° EM e quero ser professora, planejo entrar na faculdade de licenciatura em letras quando me formar. desde que decidi o curso que quero fazer, estudo muito sobre como é ser professor, e é muito triste a realidade e o quanto a profissão é desvalorizada e subestimada. tenho um professor que ensina física, sendo que é formado em biologia. os alunos gostam dele, mas reclamam das aulas. e aí a gente tenta entender que a aula não é tão boa porque não é a área do cara, e ele se esforça bastante pra estudar o que precisa ensinar pra gente. todos os alunos dele sabem que se ele pudesse ensinar biologia, que é a formação dele, ele iria triunfar
@ClaudiaMarcia-st8he
@ClaudiaMarcia-st8he Год назад
❤ Que maravavilha ouvir voce falar sobre suas experiências na Educação Dei aula e soy professora.Perfeita sua análise . Saudações Carioca
@LeandroPinheiroTI
@LeandroPinheiroTI 6 месяцев назад
Excelente corte, mandei pro meu filho que é professor, a história é verdade, eu tava lá, eu era a negligência ❤
@myimme
@myimme Год назад
10:18 isso aconteceu com meu profº de cultura digital, ele é formado em matemática e física
@dan.nonato
@dan.nonato Год назад
Eu estudei em escolas que pareciam presídios. O ensino fundamental (5ª a 8ª) foi numa escola estadual no bairro onde eu morava, bairro periférico, favelado. A escola ficava descendo uma ladeira onde no final dessa ladeira era o ponto de tráfico mais forte do bairro. Eu tinha colegas que eram filhos de traficantes renomados no bairro e já briguei com um deles e tive que ficar 2 meses fingindo que ia pra escola até dar o tempo da aula acabar pq queriam me acabar na porrada. Enfim, a escola em geral, foi pra mim muitas coisas, menos fonte de educação e preparação para a universidade. Ta to que até hoje eu não consegui entrar numa universidade. Tenho TDAH e nunca fui num psicólogo. Até conhecer os comuna pela internet eu me culpava muito por ser "pouco esforçado", "não gostar de estudar" ... e é engraçado que por outro lado tenho muitos amigos que estudaram em condições semelhantes mas fizeram faculdade e tal, entraram pra Federal, e eu não me sinto inferior a eles, intelectualmente falando. Eu me considero muito capaz de aprender as coisas, abstrair.. sou músico e posso compreender teoria musical, harmonia, aquelas coisas todas, tocar instrumentos musicais diversos, porém, sou um f0d1do da vida, não tenho emprego fixo, vivo de bicos e ifood se bike... é tão injusto eu ter de me sentir culpado esse tempo todo. E agora que compreendo melhor o pq das coisas, não faço ideia do que faço pra sair desse buraco.
@jessicawilson4861
@jessicawilson4861 Год назад
Vc é muito massa a sua entrega e seu entusiasmo tanto quanto militante quanto pessoa , vc consegue transpassar amor paixão na profissão e sede de mudança. Vc é inspiração pra muito do público que assiste aqui. 9:11
@claudiacosta3301
@claudiacosta3301 Год назад
Muito bom, Ian! Vc criou vínculo com o aluno. Essa é a melhor estratégia! Vc com certeza marcou a vida dele assim como ele te marcou. Aqui no Paraná, tbm é pixo. E sempre tem uns alunos que tentam se comunicar através dessa linguagem. O professor atento percebe.
@Adra_c
@Adra_c Год назад
Acredito 100% no Ian. Eu sou a pessoa que "atende" as pessoas neurodivergentes. É muito angustiante atender e saber que não é uma medicação que vai ajudar esses adolescentes.
@WellingtonSilva-fm5xi
@WellingtonSilva-fm5xi Год назад
Estou no meu último período de licenciatura de matemática e eu nunca pisei numa escola. Eu sei toda teoria matemática, mas não faço ideia de como dar uma aula! Essa mudança na formação de professores é mais que necessário, pq os cursos de licenciatura em nenhum momento te habilita para um professor realmente bom, o que vai te dar uma boa didática enquanto docente, será a sua experiência, nada mais
@beatrizferreira6905
@beatrizferreira6905 Год назад
Nossa sim! Sou formada em Letras e tive poucas experiências em como lecionar. Das vezes que precisei, me guiei como achei que seria o certo... mas é complicado! Sinto que meu curso foi extremamente teórico e realmente não sei de fato como me portar
@rodrigomendes6638
@rodrigomendes6638 Год назад
Muito bom! Acredito Ian, que este mosaico de didáticas é um tanto comum a vários bons professores! Já tive esta conversa com colegas de profissão e esta formação me pareceu um bem comum. E entendo que ser acertivo na escolha de uma licenciatura é o ideal, mas defendo que é possível desenvolver a paixão pela educação mesmo qdo a opção pela licenciatura não é tão clara, a depender da formação e como você mesmo disse, dos professores que formam os futuros educadores! Viva a Educação Pública e de qualidade! Abraço!
@AdrianoGosuen
@AdrianoGosuen Год назад
Fiquei emocionado ao ouvir sobre seu aluno que curtia pixo! 😍 Que bacana ele te perguntar sobre as dúvidas dele!
@anar.3281
@anar.3281 Год назад
a verdade é que as pessoas não tem ideia de como são as escolas públicas no brasil. minha mãe é professora de escola pública e uma mãe de aluno ligou pra ela de madrugada pedindo ajuda. o garoto arrumou alguma confusão na escola e foi suspenso, a mãe dele estava pedindo pelo amor de deus pra deixarem ele ir pra escola só pra COMER, pq ela não tinha condição. minha mãe correu atrás de cestas básicas pra essa moça. essa não é a primeira vez que isso acontece, muita gente não tem noção de como é a realidade! sem falar na saúde mental dos profissionais da educação que tem que lidar com isso!
@fabioporto8295
@fabioporto8295 Год назад
Aí eu te pergunto, pq põe filho no mundo!!!
@anar.3281
@anar.3281 Год назад
@@fabioporto8295 Pô cara, essa não é a questão. Não vai ser do nosso julgamento por que uma família tá passando por necessidade. O fato é que isso acontece e a gente precisa mudar, não é aceitável viver nesse tipo de condição.
@algenib29
@algenib29 Год назад
Ian, existe um projeto para modificar as licenciaturas. É a BNC-Formação. Nele 50% do curso será voltado para o específico e os outros 50% para dar aulas de acordo com a BNCC. Por isso, essa reforma nas licenciaturas se coadunam com a polêmica da BNCC.
@cintiaborgesribeiro647
@cintiaborgesribeiro647 Год назад
Sou formada na (finada) licenciatura em Educação Artística, professora de Arte na Educação Básica e coordenadora de graduação em Licenciatura em Artes Visuais e estou tentando entender o que o Estado quer com as DCN dos cursos da área de Artes, a BNC-Formação e a BNCC... a BNC-Formação manda colocar no curso de licenciatura o que vai ser trabalhado na BNCC, a BNCC diz que o componente curricular Arte na educação básica trabalha todas as linguagens artísticas, mas as DCN estabelecem que cada linguagem artística será trabalhada em um curso de licenciatura próprio... extinguindo cursos como o de Educação Artística (generalistas que abordavam todas as linguagens: Artes Visuais, dança, música e teatro) É uma coisa de gente louca... Eu preparo, no ensino superior, o professor que vai dar aula de Arte na educação básica para ser especialista em 1 linguagem artística (no meu caso: Artes Visuais), mas quando ele chega na escola ele tem saber as outras 3 também. O próprio Estado estabelece que o professor vai, obrigatoriamente, despreparado para lecionar o que o Estado estabelece que ele deve lecionar... Se alguém tiver uma explicação plausível para isso, eu queria muito ouvir!
@algenib29
@algenib29 Год назад
@@cintiaborgesribeiro647 Ou seja os generalistas que veem um pouco de tudo e de tudo nada são o fado do momento. Mão de obra precarizada e "pau pra toda obra".
@siracuza5000
@siracuza5000 Год назад
Fala mttt bem. Sou seu fã a pouco tempo mano, vc é brabo d+, vi alguns podcast seus. Abraço
@replicant4142
@replicant4142 Год назад
Cara, eu queria muito ter tido aula com você. Você explica bem demais.
@alinerabos
@alinerabos Год назад
Eu sempre estudei em escola pública, quando comecei dar aulas de ciências tive a oportunidade de trabalhar na escola que estudei, eu era uma daquelas crianças que ia para escola para complementar alimentação e prq a mãe trabalhava pra caralho, eu era a criança gay que sofria bulling. E assistir essas crianças nas carteiras que eu sentei foi uma loucura. Hoje trabalho em escritório, mas confesso que a escola pública mudou minha vida em várias fases diferentes. As de bairros carentes são as mais plurais, um ambiente muito diferente. Tenho pena de quem não teve a oportunidade de ter aulas/trabalhar na escola pública periférica. Quando um aluno gosta de vc é genuíno, quando ele presta atenção é real.
@erywanno123maciel2
@erywanno123maciel2 Год назад
Eu ficaria 2 horas ouvindo o Ian falando sobre a experiência dele e como ser professor.
@mestreluli
@mestreluli Год назад
Queria muito ter tido vc como professor, admiro demais o seu trabalho
@sidneyanacleto6967
@sidneyanacleto6967 Год назад
Show demais!! Tbm quero dar aula um dia ainda!
@gustavocampos_
@gustavocampos_ Год назад
Poxa, o que eu tive de professor na faculdade de história que nunca lecionou no ensino básico não é brincadeira... Não devia nem ter como dar aula em universidade sem passar pela educação básica. A diferença dentre os professores que tiveram essa experiência é gigante, até na maneira como eles tratam os graduandos.
Далее
Hamster Kombat 20 July Mini Game
00:13
Просмотров 10 млн
Stray Kids "Chk Chk Boom" M/V
03:26
Просмотров 34 млн
ПОЮ НАРОДНЫЕ ПЕСНИ🪗
3:19:41
Просмотров 1,9 млн
QUANTO CUSTA MORAR EM ALPHAVILLE BARUERI?
2:36
Просмотров 3,2 тыс.
Vida de professor, carreira pública e privada
9:11
Просмотров 24 тыс.
COMO ME TORNEI COMUNISTA | Cortes do História Pública
25:46
Hamster Kombat 20 July Mini Game
00:13
Просмотров 10 млн