Meu Sonho chegar nesse nível. Sou novo inscrito , esse canal tem inspirado muito à mergulhar com vontade os estudos. Obrigado Professor Deus continue te abençoando Abç
Se eu tivesse conhecido essa resposta antes a muitos anos talvez hoje eu seria um ótimo músico Mas hoje com 59 anos já não dá mais Parabéns vc me instruiu muito mesmo sendo tarde obrigado 🎵🎶🎼🎸🎹🎼🎶🎵
Acompanho o seu trabalho desde o primeiro livro escrito por você que tem vários riffs de jaz e vinha com um CD... Parabéns você é um excelente comunicador e guitarrista....
Eu penso que é algo que se aprende. Considero que toco muito mal, muito aquém do que eu deveria tocar. Considero também que improviso razoavelmente. Por mito tempo quando eu ia tocar, eu pensava no piano. Hoje isso mudou, pois toco pensando na bateria. Eu dava muita importância a questão da harmonia, hoje valorizo mais o ritmo, pois ao ver, um ritmo fácil de ser assimilado pelo ouvido, faz a música ficar mais gostosa, mais graduável ao ouvido. E de onde vem a boa capacidade improvisação? para mim, vem do conhecimento da harmonia e do domínio das divisões rítmicas que a pessoas esta usando. Também, para os que não conhece harmonia, essa capacidade vem de uma memória mecânica adquirida com a prática intensiva e domínio das divisões rítmicas . Mas é que o Nelsinho sempre fala, tem a entrada e a saída. Para sair alguma coisa tem de entrar. Sobre tudo, para improvisar é preciso ouvir compulsivamente musica de pessoas que improvisam bem. Um rico repertório melódico com um bom estudo de harmonia, qualquer pessoa pode improvisar razoavelmente bem. Agora! improvisar como certas pessoas, tipo o Nelsinho, Toninho, Pat Metheny, Mike Stern, Joe Pass e vários outros, pode ser dom, junto com uma dedicação de uma vida inteira.
Massa, grande Nelson. Isso de tocar as notas da escala ser tão obvio, eu vi quando adolescante e comprei uma gaita em C. Sem noção nehuma, tocava as musicas e não encaixava nada. Foi ai que me toquei que as notas da gaita eram da escala dela e da música em questão. Ai quando comprei uma em G pra tocar as musicas em G,, era "só soprar" que dava certo. É bem isso mesmo. Ótima explicação.
Boa tarde professor a minha pergunta e se e possível emprovisar mesmo se ainda não consigo nem tirar a base da música o mellhor nem toco de ouvido ainda , emprovisar ajudaria desenvolver esse lado ou atrapalha?
Minha sugestão é que vc trabalhe o básico primeiro. Inclusive a questão de tirar música de ouvido. Vou dar 3 aulas grátis sobre esse assunto. Vc só precisa se inscrever para assistir www.tirandomusicadeouvido.com.br
Quando o estudante souber, adquirir conhecimento sobre o que tocar, quais as opções disponíveis para ele improvisar sobre um acorde Em7(b5) por exemplo. Do que ele precisa mais???
O vocabulário é a melodia. Se não tiver criatividade para construir frases melodicas com as opçoes que citei, pode colocar a viola no saco. Esse cara não vai ser um guitarrista.
Nelson farias tudo bem ???excelente aula !!!!! Nelson tenho uma dúvida aqui : Mas transcrever as frases não seria um plágio? E o dono da frase ou dessa palavra "nova" que a gente aprendeu - como você fala no video- ao ouvir na nossa musica ou num improviso não dará um processo por direito autoral ??? Por usar a melodia desse artísta na nossa musica ? E outra dúvida : Em transcrevendo nós não estamos apenas copiando e não criando ? seria o mesmo que colar em uma prova ????? Igual a não improvisar ?????? Fiquei " " "encucado " com isso mestre .
Não seria plágio pois uma frase é apenas um fragmento, muito curto, não chega a ser uma música que seria protegida por direitos autorais. Mesmo se for uma citação curta de uma melodia muito conhecida parte de uma música protegida, nem assim seria plágio... mal comparando, o Hino Nacional não faz plágio do poema de Gonçalves Dias, apenas usa frases em alusão a ele. Mas nem é exatamente isso no caso geral, pois vale se perguntar: quem seria o dono da frase? Você transcreve de um guitarrista, mas ele transcreveu de quem? De outro guitarrista, que por sua vez pegou de um saxofonista, que pegou de um trompetista, que fez uma variação do que ouviu um pianista tocar, etc... não dá nem pra saber quem seria o "dono". E no comentário que você escreveu, ou no que eu escrevi aqui, tem também um monte de frases, palavras, e qualquer um poderia escrever frases bem parecidas - por ter lido e ouvido frases e palavras assim a vida inteira.... "tenho uma dúvida aqui" é algo que você já deve ter ouvido 1225123786x na sua vida, e nem por isso você está copiando/plagiando, certo? Está apenas usando o seu vocabulário em português!! Agora precisa construir e usar seu vocabulário musical. Abraço!
@@ficaadicapremiumMuitoooooo obrigado pela resposta pelo carinho e tempo dispensado Mestre !!!!!!!Agora a ficha caiu . Essa resposta já foi uma aula em si . Sério !!!
Vi um comentário que para ser um bom improvisador, é necessário: 1- possuir um bom repertório. 2- transcrever outros guitarristas. Discordo totalmente amigo. Para ser um bom improvisador amigo, HÁ NECESSIDADE DE SE CONHECER MUITO BEM HARMONIA, caso contrário, não passarás de COVER, meros imitadores.
É um complemento. Só saber harmonia não te faz um improvisador. Os maiores professores de harmonia que eu conheço , Não só no Brasil, Não sabem improvisar