Escolher o restaurante e a comida é fácil. Duro é escolher o curso que vai cursar, que foco vai tomar na carreira, se vai casar ou não e com quem, se sai da casa dos pais agora ou se espera mais um ano....
Acredito que a saída é se adaptar o mais rápido possível. As escolhas tem consequências, e faz parte. Escolhi fazer Educação Física, fui até o doutorado, virei professor universitário, e depois decidi mudar tudo. No fundo, sabemos quais são as nossas decisões... Difícil é encarar o mundo externo
@@manuelacaldas638 Oi Manuela, eu descobri isso um pouco tarde mas procuro transmitir para quem pode ser útil, como sugestão. Escolha a sua área de maior interesse, ou seja, humanas, exatas, ciências da saúde e biológicas, dividindo as opções assim em grandes áreas. Definindo uma dessas, você pode subdividi-la, diminuir ainda mais as opções como ele sugere no vídeo. A partir daí adote alguns critérios que podem ser: mercado de trabalho, remuneração e reconhecimento. Alguém pode dizer que todas as áreas são difíceis, o que importa é a qualificação, motivação, que está difícil para todo mundo, etc. Isso também é verdade, mas pode crer Manuela, por melhor preparada que a pessoa seja, em algumas profissões ela vai passar muuuuito mais dificuldades que em outras. Veja a questão do mercado de trabalho: Quantas nutricionistas um hospital contrata? Quantos enfermeiros/enfermeiras, médicos/médicas, fisioterapeutas, etc? Quem ganha melhor? Quem ganha pior? Quem se estressa mais? Adote alguns critérios objetivos e por aí você já pode ter uma ideia de qual seria a ideal para você, em qual teria mais chances de conseguir trabalho, evoluir e ser feliz na carreira. Isso vale para qualquer uma das grandes áreas. Também não precisa se fixar nas profissões mais tradicionais, muitas mulheres estão se voltando para as ciências. por exemplo, querem ser pesquisadoras, cientistas, seguir a vida acadêmica. Sobre mercado de trabalho ainda, é uma boa verificar os concursos públicos, pois mesmo que não pretenda ser funcionária pública, pode ter certeza que as profissões com mais vagas nesses concursos são também as que têm mais chances no setor privado. Mas o mais importante é que pessoas da sua idade ainda têm tempo de mudar de ideia se for preciso, errar na escolha não é nenhuma tragédia, o importante é não desistir, porque estudar bastante, concluir um curso, abre portas e ajuda muito na busca da felicidade. Boa sorte.
O mais importante de tudo: honre suas escolhas. Fazer uma escolha necessariamente envolve deixar de escolher outras. Envolve escolher as perdas também. Temos que lidar com isso de forma responsável. Não tem como escolher e ficar mudando de decisão depois, querendo o lado bom de todas as opções.
Ai que está o problema, em grande parte das escolhas de uma vida adulta, uma pequena escolha nossa pode gerar pequenas ou enormes cargas de sofrimentos futuros, porém, essa somatória é uma tarefa impossível do nosso cérebro calcular e nesse momento nos angustiamos e travamos diante de qual seria a melhor escolha. Ninguem quer sofrer e msm em escolhas que sabemos que vamos sofrer sempre queremos sofrer menos, mas, como clacular qual das opcoes nos causara menos sofrimento?
@@LucasGoncalves-dr7ur eu não acho que devemos fazer escolhas pensando no que nos fará sofrer menos (até porque não tem como saber isso). Acho que devemos escolher o que realmente vale a pena o nosso sofrimento. Muita gente se sacrifica pela família. Outros dão o sangue por uma grande causa. E eles não fazem isso pensando em calcular como sofrer menos.
Acho que foi por isso que dei certo na vida. Nunca pude escolher tanto. Quando eu terminei o ensino médio, meu pai só conseguiria pagar dois cursos da faculdade: Pedagogia ou Letras. Como nunca gostei de trabalhar com criança, excluí logo a primeira opção e fui fazer Letras. Gostava de ler e amava gramática. Quando terminei o curso, fui estudar para concurso. Como eu não havia material para estudar para todos os concursos, estudei apenas as matérias comuns de cargos comuns de um certo poder. Ok, passei e logo cedo estava trabalhando. Vi muitos amigos com um potencial gigantesco ficarem perdidos. Muitos na casa dos 20 e tantos anos sem saber que curso poderiam fazer. Eles podiam escolher qualquer um... muitas opções deixam o homem perdido.
(Peguei isso aqui de um comentário de outro vídeo aqui no youtube sobre mundo líquido do canal Quebrando a Caixa) Um trecho do livro A Redoma De Vidro, Sylvia Plath, diz assim: Eu vi minha vida ramificando-se diante de mim como a figueira verde da história. Na ponta de cada galho, como um figo gordo e roxo, um futuro maravilhoso acenava e piscava. Um figo era um marido, um lar feliz e filhos outro era uma poetisa famosa e consagrada, outro era uma professora brilhante, outro era a Europa, a Africa e a América do Sul, outro era Constantino e Sócrates e Átila e outros vários amantes com nomes exóticos e profissões excêntricas, outro ainda era uma campeã olímpica. E, acima de tais figos, havia muitos outros. Eu não conseguia prosseguir. Encontrei-me sentada na forquilha da figueira, morrendo de fome, só porque não conseguia optar entre um dos figos. Eu gostaria de devorar a todos, mas escolher um significava perder todos os outros. Talvez querer tudo signifique não querer nada. Então, enquanto eu permanecia sentada, incapaz de optar, os figos começaram a murchar e escurecer e, um por um, despencar aos meus pés.
Ter menos opções economiza energia e aumenta a concentração no que realmente necessita do nosso foco. É um simples hábito que vai mudar tua vida, tu não precisa da aprovação dos outros e nem precisa comunicar a todo mundo essa pequena mudança, as pessoas tendem a não gostar de te ver crescer e evoluir, as vezes isso é consciente e as vezes é inconsciente. Apenas faça e perceba as pequenas mudanças. Foca no processo que o resultado vira consequência, uma ótima experiência pra todos vocês
Utilizo uma técnica há bastante tempo que me faz pular a etapa da angústia: A melhor decisão é a que eu tomar! (Claro, nunca decido nada às cegas, e acredito ser a pessoa mais metódica que conheço, mas essa forma de agir me ajudou a resolver inúmeros conflitos internos diários desde antes de eu me tornar tão metódico)
Tenho muita dificuldade em tomar uma decisão, se me deparo com uma escolha que preciso fazer é angustiante. Eu realmente tenho dificuldade, e já perdi muitas oportunidades que poderiam ser boas por conta disso!
Paranóia, para quê perder tempo com Netflix? É bem mais interessante e produtivo , estudar e organizar sua vida. Netflix jamais te dará comida ou agasalho. LOL!
@@LuizHenrique-by4bz ... se for do jeito que achar melhor, não vai conseguir. Indubitavelmente, tem que ser com muita perseverança e resiliência. Abraço!
Deixo aqui a sugestão para decisões do dia-a-dia. No momento que jogar a moeda (após atribuir uma face para cada opção), perceba para qual lado você torce que ela caia. Tem uma preferência no campo mais subconsciente que vale a pena considerar.
Hoje orei a Deus para Ele me ajudar a escolher, e lembrei que quando eu não sei algo que posso saber é só buscar Conhecimento, então Deus me direcionou a ir atrás de conhecimento. E realmente com esse vídeo achei minha resposta! Vídeo Foda!
Se vc não tem um caminho definido a seguir, qq um servirá. Entrar nesse caminho vai te fazer refletir e aprimorar a escolha. Mude! Tome atitudes e entre em ação! Ficar parado é investir na decisão, logo, ele só aumentará.
The Paradox of Choice. Esse vídeo é o resumo desse livro que me fez repensar a forma de tomar decisão. Minha frase é : pare de buscar o ideal, e busque o bom suficiente
Para quem quer anotar as dicas para sofrer menos aqui estão (PS:assista o vídeo até o final ): (Dicas para decisões pequenas, decisões mais complexas exigem sim maior tempo de estudo) 1-tenha coragem e reduza o número de alternativas! 2-nao busque o melhor,assim que encontrar uma alternativa que já é boa,pare! Não pergunte e se? 3-encare a escola entre duas alternativas semelhantes como um experimento,como um teste que você tem curiosidade de fazer 4- Se nada ajudar use alguma superstição,ou ritual divertido,cor da sorte ou jogue uma moeda mas faça no impulso! -ao demorar para fazer uma escolha simples,deixará todos a sua volta angustiados, o garçom o vendedor de roupas e os amigos que o acompanhem! 5- diferencie escolhas difíceis de escolhas que são apenas impessilhos na vida
Tema muito interessante... Perco muito tempo escolhendo. E é um paradoxo, né!? Quanto mais opções, melhor, mas é bem angustiante, mesmo! Não só com opções de consumo, mas sobre qual curso estudar, qual, profissão seguir e etc.
Antes eu já usava essa técnica de colocar as opções como experiência, para evitar uma possível frustação ou angústia... E hoje, eu descobri que, realmente, pode ser feito desse jeito.
Vídeo e temas excelentes! Apenas um toque, escolham uma fonte limpa que facilite a captura rápida da informação escrita que aparece enquanto a ideia verbal é lançada. Essa fonte é confusa, e demanda do observador mais tempo e atenção para decodificar e absorver a informação. Abraço!
Cada vez que você escolhe algo você sabe que deixou de experimentar algo que poderia ser muito melhor, Mas mesmo assim como só somos um, é melhor escolher algo do que não experimentar nada.
Sou indecisa, e muitas escolhas na minha vida foram difíceis. Mas para mim foi um divisor de águas. Algumas eu me arrependo e outras não. Mas para mim fez bem. Serve como lição e aprendizagem.
Tenho tido esse problema por causa da minha ansiedade e isso tem me esgotado. As melhores lições que aprendi com esse vídeo é que ter menos escolhas é menos desgastante, e escolher, mesmo que não seja a melhor escolha, é melhor do que ficar ruminando ou com alguma dúvida empatada na cabeça. Obrigado por esse vídeo!
“...se a moral guiar uma escolha, não é uma questão da razão, mas das paixões. Isso significa que é impossível deduzir o certo e o errado de qualquer situação. Nós não conseguimos justificar uma ação dentro do campo da racionalidade, pois sempre haverá muitas variáveis em jogo, a ponto de não haver contrariedade possível. A razão é muito pequena em relação à vida, e a moral com certeza está além dos seus estreitos limites de conhecimento...” D. Hume
Parabéns pelos vídeos. Gostaria de sugerir a retirada da escrita nos vídeos. Entendo que a escrita pode ajudar na fixação da ideia, mas além de atrapalhar, ela polui o vídeo e mais, acredito que o mais importante está na fala do professor. O charme dos vídeos da Casa do Saber é essa linguagem clin, limpa, direta. Além da trilha que é super elegante. Parabéns.
Sou do jeitinho que ele descreveu no vídeo. Sofro para fazer desde as pequenas até as grandes escolhas. Isso é trite e difícil. Tento todo dia melhorar.
Já tô chorando só de ler os comentários, antes de ver o vídeo, como é difícil escolher o que fazer para definir meu futuro... terminar o ensino médio não é nada fácil meu Deus 😭😭😭😭
Pára de querer agradar aos outros. Seja um pouco mais "egoísta" e diminua o peso... Se perguntares o que queres comer, é só responder com sinceridade =) Não passa fome, nem raiva rsrs
Interessante. Faz pensar sobre os medos e como eles podem controlar uma vida. O tal do "E SE" eterno que parece dificultar toda e qualquer escolha. Num mar de incertezas, sem valores bem definidos, morre afogado.
Vídeo impecável! Penso que quando nos deparamos com uma forte indecisão, na maioria das vezes já sabemos qual o nosso real desejo, só não queremos assumi-los… as vezes nem para nós mesmos. Adorei ”o ótimo é inimigo do bom”, esquecer a ideia de perfeição na hora de fazer escolhas é libertador.
Eu não tinha parado para pensar nisso. Realmente...Pensando aqui... Todas as vezes em que estive indecisa, na verdade, eu já sabia o que queria, só tinha medo de assumir.
Escolher é se dedicar com afinco a uma coisa dentre as mil coisas que você não escolheu, e tanto a dedicação quanto o arrependimento por ter deixado várias coisas serão para sempre constantes
Está eu aqui, o cara mais indeciso da vida, e que já se lascou varias vezes por ficar em cima do muro, que só aos quase trinta anos de idade conseguiu achar um vídeo que ilustra nossas tomadas de decisões no cotidiano e ainda nos dá uma fórmula de como tomar tais decisões, kkkkkk 😀🙏✌Inscrição realizada com sucesso👍
Sou assim, absolutamente indecisa, e pelos motivos q vc expôs: muitas possibilidades e nao quero perder nada, quero “ otimizar” tudo e acabo nao fazendo NADA😅 E quando faço isso q vc sugere, dimInuir as escomhas e nao ter que chegar ate o fim das comparacoes pra escolher, depois fico pensando se nao devia ter feito outra coisa😅 Difícil:(
Eu desde criança escolho as coisas com mto facilidade. Bato o olho e já sei o que quero. Tenho dúvidas em relação a Relacionamentos afetivos, aí me atrapalho nas escolhas. ...
Bom dia! É interessante notar que estamos vivendo atualmente em um verdadeiro 'mar de informações' que a tecnologia nos proporcionou e isso deveria facilitar nossas vidas porém, é tão grande volume de opções chegam até nós que isso acaba por dar um 'nó' neste circuito do cérebro que toma decisões. Isso então nos dificulta as escolhas gerando ansiedade e perda de tempo assim, paradoxalmente, a modernidade que deveria nos facilitar a vida acaba por complicá-la mais;
Que vídeo sensacional, obrigada, eu sou tão indecisa pra escolher coisas simples, como roupa, comida no mercado, é tão vergonhoso, quero melhorar muito isso, mas é difícil ver qual é prioridades
Eu estou em uma situação de indecisão absurda, não sei se sigo rumo x ou b, e quando penso que já me decidi, percebo que ainda não, é uma sensação horrível, talvez eu siga qualquer coisa que eu ache que minimamente tem chances de dar certo pra mim, o foda também é o medo de fazer a escolha errada e acabar perdendo tempo.
Excelente, excelente! Se tem uma coisa que aprendi na vida : se não sei bem o que ou quem quero; acabei aprendendo muito bem quem e o que eu NÃO quero.
Parabéns pelo canal!!! Adoro os seus vídeos. Só sugiro que escolham uma cor melhor para os texto do que a cor vermelha. As letras são muito pequenas e causa um certo desconforto. Acho que branco ou preto ficaria perfeito. Parabéns novamente.
Poxa vida!!!! Que vídeo esclarecedor!!! Serviu demais! E pra quem ainda assim não se satisfaz é pq quer que vc a decisão pronta🤣, muito, muito bom! Vou assistir pelo menos mais umas 3x no mínimo pra assimilar cada palavra! Gratidão
Nossa, eu sofro com cardápios, geralmente eu como as mesmas coisas pra não viver a frustração de pedir algo pior kkk ou eu peço pra alguém escolher, o que faz sentido pq tira o peso de que, se for ruim, foi o outro que escolheu pra mim.
Muito bom. Lembro que quando criança minha mãe nunca nos dava a opção da escolha, era isso e pronto... no máximo (se tivesse na mesa - frango ou carne?)kkk ficávamos frustrados, claro... mas hoje percebo o quanto isto foi importante. Pois ao vemos estas crianças , jovens com tantas opções e com o pode da escolha livre, mas frustradas e depressivas, so reforça o contexto pelo Dr explicado. E a inteligência da minha mãe (na verdade era muito mandona mesmo)
Nós precisamos conversar e eu estou ansioso por segunda, nisso não paro de estar frequentemente em consultas. Eu vou até você ELIETE MOTA e falo de você para todos. Hoje MESMO falei no trabalho sobre a moça que eu admiro e estou falando da futura advogada.
Muitíssimo obrigada! Como boa libriana, peso muito os lados e demoro. A expressão angústia da decisão já me colocou em um lugar de aceitação. As dicas foram preciosas! Muito obrigada
Se hoje é dia 13 eu escolherei o décimo terceiro item do menu, meus batons são numerados, de forma que uso um durante uma semana inteira e na próxima semana passo para o próximo, o mesmo com acessórios como brincos e colares, tudo numerado. Também uso muito o sorteador do google todos os dias, e o sistema de ordem alfabética. Quase todas as escolhas na minha vida obedecem a um sistema, assim, olhando pelo lado bom me considero uma pessoa prática e tenho a mente livre para pensar em outras coisas. Olhando pelo lado ruim tenho dificuldades muito angustiantes em fazer escolhas sérias, como escolha profissional, e tenho feito terapia para encontrar o equilíbrio. Ótimo vídeo!
Quem foi criado na infância por pais que falavam frequentemente coisas do tipo “você não sabe”, “deixa que eu faço”, “você não seguiu o que eu falei e se deu mal” podem se tornar adultos muito inseguros, mesmo nas pequenas escolhas.
Fui pedida em casamento, mas fiquei em choque diante do pedido, iamos fazer 7 meses de namoro, mas diante do pedido fiquei Sem saber se decidia ou não ,isso foi uma tortura ,na hora disse sim tomada por uma emoção, mas depois pensei e pensei e senti que havia tomado a decisão errada, não errada de casar -me cm ele,mas de casar cm tão pouco tempo de namoro. Depois que conversamos melhor, expôs meus medos e incerteezss sobre isso, e ele simplismente se magoou, não entendeu, eu tentei me explicar pra que ele entendesse que não era pq não queria me casar com ele, mas no momento não me achava preparada pra decidir!! Só q ao nvés de melhorar piorou. Eu sempre tive dificuldade de tomar certas decisões que requeria muita cautela, cuidado, e nessa questão pra mim exigia muito. Hoje essa questão me tortura ; pq eu sempre fico no: E se ...eu tivesse aceitado? Quem sabe aquilo foi um medo bobo, insegurança, já que casamento pra mim é coisa séria, e jamais quero me casar pra me separar. Hoje essa dúvida ainda me tortura. Pois logo depois terminamos, e hoj estou sofrendo sem ele .
Vai e fique escolhendo muitoooooo .... deixando até as vezes passar uma oportunidade bacana ! Tome cuidado , vai lá e escolha , pois no final o escolhido pode ser vc .
Simples. Não se arrepender das merdas que fizer. Aceitar que se deu mal e conviver com os erros. Faz parte. Nunca é a escolha errada, nem a certa. É a do momento. Sempre haverá mais opções depois. É só aprendizado. Não sofro mais.
Nunca se pode fugir da culpa pelo mero alivio emocional, fugir da culpa é fugir das consequências das decisões.! Perdão, mas quanto mais assumo a execução das minhas escolhas mais cresço como pessoa, deixar o estado decidir e aconselhar essa aceitação tá cheirando a submissão.
Para os pais americanos, parte da indecisão de deixar o filho no hospital por mais tempo é econômica. Custos elevadíssimos para se tratar nos Estados Unidos. Gostei muito do vídeo. Aqui nos EUA escolher é uma dificuldade por causa do excesso de escolhas pra tudo.
Eccellente!..meu ritual é..Rezar a noite..pela manha faco a primeira coisa q me vem na Cabeca e acredito que é a melhor opcao..rsrs..muitas DAS vezes deu certo...rsrs.
Isso se dá também doutor: quando buscamos informações nas redes sociais. É tanto vídeo, tantas opções que ficamos perdidos e com isso confusos. Menos opções, mais determinações. Eu lembro, quando tinha coleções de sapatos...era um inferno. Eu sempre me atrasava para sair de casa. E sempre saia insatisfeita. adoro seus vídeos. 🔌👊👏👏👏
Margem do Rio Dos habituais comportamentos contemporâneos Optar é deles o mais desumano Escolher entre tantos a quem vou amar Se telefono agora ou depois, ou não ligo Se insisto ou desisto, ou nem isso Peço demissão, fico grávida Troco de país, mudo de vida E que verso agora vou inventar pra continuar sendo lida? Que saudade me fará o calor, caso venha a preferir o frio? E estando a escolha feita Nada me convence ou tranqüiliza Estou sempre de olho Na outra margem do rio (Martha Medeiros)
Muito didático e ótimas dicas para anotar. Tenho procastinado decisões por medo de errar e tento sempre otimizar, analisando profundamente todas as opções para escolher a melhor, de novo pela angústia de escolher errado.
Escolhas são muito difíceis. Principalmente quando envolve outras pessoas. Tô sofrendo com uns vasos no hall prédio. Estou tentando me convencer que isto não é importante!