Já estamos vendo uma mudança com o trabalho do Olavo de Carvalho, imaginem se tivéssemos estes dois gênios hiperbólicos até hoje. Que Deus tenha Professor José Monir Nasser.
Se essa incerteza é o que condena nossas vidas, a nossa única possibilidade existencial é sermos o mais nobre possíveis.(Prof. José Monir Nasser) 1:32:25
Estou muito contente por estar conseguindo ler a Ilíada e outros clássicos, graças a estes vídeos com o Professor Monir. Se você tiver a palestra sobre a Odisseia, gostaria muito de ouvi-la; coloque, por favor.
Heitor luta por princípios morais, para defender a cidade, protejer o povo e seus entes queridos da invasão grega, enquanto Aquiles luta para saciar sua ira e pela vaidade de ser glorioso/famoso, e não por princípios. O modelo masculino a ser admirado é o de Heitor, apesar de que os mortais estão fadados ao destino que os Deuses lhes impõe. Não pinto Aquiles como um monstro, ele até se sensibiliza mais tarde com o sofrimento do velho Príamo, mas Heitor é muito mais humano do que o Pelida.
Hera tem olhos bovinos porque, primitivamente, hera era a vaca, assim como zeus era a águia, atena era a coruja e ares era o galo. Depois viraram divindades parecidas com os deuses egípcios E, Depois, esses animais ficaram como símbolo desses deuses. Mas antes eram os próprios deuses.
no final nos mostras que na vida não é mais relevante ser vc é o mais forte (aquiles sendo morto pela ferramenta mais forte) mais corajoso (eitor morto pelo mais forte) ser vc tem estatus de lider ou rei (Agamemnon sendo traído e morto pela sua esposa) nem ser é o mais belo ou atraente (cara que roubou elena destruiu seus impérios) sem sabedoria so ter restara desgraçar... Mas com ela Vc superara dificuldades e tera uma vida melhor (com na historia Odisseu) e na continuação de odisseia o final me remeteu ao comerço, entre as escolha que o personagem principal tinha que toma, entre ter escolhido atenas (sabedoria e eudaimonia)Afrodite (luxuria e hedonimos) herá (prosperidade e fortuna) mostrando quem é de fato é mais bela é atenas (não ela, mais sim o que ela representar) e escolha certa a ser tomar ... Tbm nesses contos não poder me deixa de me re-lembra de toda os ensinamentos que salomão descrevia na bíblia em provebios, literalmente ao longo de todas essas historia de elída e odisseia da para encaixa suas famosas frases de efeitos kkk um exemplo é o daí de cima com "busque a sabedoria ela vale mais do ouros e joias, famas ou dinheiros..." tbm sobre esposa não case com uma mulheres "devassa" (no sentido de todas as características que ele falava todo que é de ruim, não so no sentido ser rodada,ele descrever bem la...) pq por mais que pareça doce no final ficara amargo e vc estara todos destruidos, e criara cobras como filho(nosso MC nem conseguiu chega nesse ponto filhos kkkk ) No final de provérbios ele descrever a esposa ideal, que seria parecido com a mulher de aitor, e olises,Outro é " filhos sem sabedoria é desgraça para pais..." Literalmente destruir seus reino...e por fim, o Final de aquiles me lembrou tbm davi x gloias vencer é arma...
Em cinco cidades. Salvo engano, foram elas: Curitiba, Londrina, Paranavaí, Toledo, Ponta Grossa e São Paulo. As aulas começaram primeiro em Curitiba. Não sei se todas chegaram a ser dadas em todas as cinco cidades.
Não se pode esquecer que os 'gregos' aqui são povos indo-europeus micenicos. Homero é um aedo, poeta, aqueu que fala de coisas de 500 anos atrás. Os aqueus vivem com Homero perto da antiga troia, pois na 'Grécia' habitam dorios e jonicos.
Achilles, na iliada, não tem nada de característica não humana, apesar de ser filho de uma deusa. A única coisa é que ele tem o favor dos deuses, por amor que tem atena a ele e pela admiração a sua mãe que tem os outros deuses. Achilles na iliada é o melhor guerreiro porque ele é o melhor. Na iliada ele não corre sobre as águas. Na iliada ele não é invulneravel. Na iliada ele não é mais forte que Hércules. Ele é um homem é é um herói. Na iliada, Tam bem, nada há de homossexual em Achilles, tanto que briga por briseida. Todas essas histórias sobre Achilles, como ter sido criado como menina ou ser enamorado de patroclo são interpelações tanto lendárias quanto literárias posteriores. É na obra perdida Achilleida, que foi escrita por um homossexual assumido, que começaram essas histórias sobre Achilles, desconhecidas por Homero. Na iliada nada sugere isso nem de longe. O que há é amizade verdadeira, a amizade de irmãos de armas. Só quem foi militar sabe o que isso significa.
De fato, em nenhum momento é citado explicitamente o fato do Aquiles e do Pátroclo serem amantes, mas é muito difícil acreditar que não fossem devido a tudo que se diz sobre a relação deles (O Aquiles ser descrito como sendo duro e rude com todos menos Pátroclo; sua fúria após sua morte (não adianta dizer que foi apenas por eles serem simples "amigos", pois haviam vários outros gregos morrendo sem que isso instigasse-o a voltar a lutar); o fato dele ter pedido para as cinzas dos dois serem enterradas juntas (nem preciso falar que isso não eram algo comum); e os paralelos entre os discursos entre o Heitor e a mulher dele e Aquiles e Pátroclo).
Correto, e ele só tem o favor dos deuses porque Tétis tinha moral no Olimpo, principalmente com Zeus, porque ela ajudou ele quando houve a revolução no Olimpo liderada por Posido, se não me engano. Por isso Zeus decide dar glória a Aquiles fazendo que os guerreiros troianos levassem vantagem enquanto ele estivesse fora. A força do Aquiles realmente não advém do fato dele ser filho de uma divindade, no campo de batalha havia um monte de filhos de deuses, de rios, de ninfas, havia filhos de deuses até mais importantes do que Tétis, como Sarpédone que era filho de Zeus. A história da invulnerabilidade também não consta na Ilíada, inclusive Aquiles quase morre lutando contra o Escamândrio, mas é salvo por Hera e Hefaísto.
Sobre os campos Elíseos, monir se engana, pois em Homero o inferno é só o lugar em que a alma do homem vive como uma sombra. É, realmente, um lugar sombrio, por assim dizer. Depois fica um lugar em que a alma continua a viver como quando o homem era vivo. É muito posterior a versão de haver um tártaro, pior lugar do inferno que é onde ficam os que pecaram contra os deuses e os campos Elíseos que é para onde vão os heróis. Achilles na odisseia é mais uma sombra no inferno. Porém, mais tarde se o dirá como príncipe nos campos Elíseos e casado com Helena nos infernos onde vivem alegremente com sexo e comida para sempre. Em Homero não é nada disso.
Aqui se repete a mesma falásia gaysta de que Pátroco e Áquiles eram amantes. No Canto IX está bem claro que Pátroclo e Fénix eram bem mais velhos do que Áquiles e que estes ajudaram a Peleu a criar e educar a Áquilles com se fosse um filho. E deixa bem claro que Áquiles dormia com uma escrava chamada Diomede, Pátoclo dormia em outro leito com uma escrava que Áquiles lhe dera e Fénix dormia sozinho sem mulher graças a maldição do seu pai que lhe deixara impotente sem poder ter filhos. Não era uma relação de amantes e nunca foi. Era uma relação de irmão e a dor e fúria de Áquiles foi pela perda e devoção a um irmão mais velho. Áquiles era tão viril que, mesmo transmorfo pela Divina mãe no corpo de uma jovem, engravidou Deidamia uma princesa do gineseu do rei Licomedes.