Essa explicação do que simboliza o anel é impressionante! Lembra o quanto nós ficamos um pouco viciados em querer achar lógica em tudo, como se tudo tivesse de ter uma explicação lógica. Protestamos diante de coisas que não entendemos: "não tem lógica! Não tem lógica!"
Excelente a explanação final do prof Nasser (por volta de 1h25 em diante) sobre a simbologia do anel e o 'aprisionamento' do pensamento em ideologias destrutivas.
Muito bom! Parabéns! obs.: o professor Nasser faz um pequeno apanhado a partir do 1:08:55 daí em diante, ele faz suas explanações. mas, na verdade, a explanação começa mesmo no momento 1:11:00
Acredito que não seja uma alegoria. É uma obra maior do que apenas o século XX. Tratando da vida do homem e sendo uma obra cristã, talvez simbologia seja mais acertado do que alegoria.
@@fabianelima8 Entendo, os símbolos vão além do próprio tempo e faz sentido aqui, já que Tolkien queria montar uma mitologia que são coisas essencialmente simbólicas.
Creio que não, pq isso é uma possibilidade dentro da interpretação simbólica. O símbolo, diferente da alegoria, abre-se para diversas possibilidades dentro da estrutura da realidade. O anel pode simbolizar o Poder bruto, o Pecado, como tbm a sanha do ser humano em racionalizar o mundo todo (que não deixa de ser um ato de soberba, portanto, o maior dos pecados. Isso me remete ao pecado original, o fruto da árvore do conhecimento, o pecado do homem querer definir o que é o bem e o mal. Para mim essa representação do professor foi a melhor que vi, pq ela está ligada com tudo isso). Vou dar um exemplo mais fácil, vc pode pegar qualquer coisa para simbolizar algo, por exemplo: uma árvore. A árvore poderá representar o encontro do mundo material com o espiritual, poderá representar a linhagem de uma família, o ciclo eterno etc... o símbolo da arvore não se limita a uma, mas abarca todas. Uma alegoria estaria presa a apenas um sentido/fato/personagem, por exemplo, Aslan de "As Crônicas de Narnia" é Jesus Cristo. Gandalf, Frodo e Aragorn não são Jesus Cristo, mas simbolizam certas virtudes e qualidades de Cristo em seus feitos, assim como outras coisas.