''Para alguns analistas o isolamento Norte Coreano é alto imposto'' logo após de ''Os EUA impõe diversas sanções ao país''. TEM QUE VIVER NUM DUPLIPENSAMENTO PARA NÃO CONSEGUIR REPARAR A INCONGRUÊNCIA NARRATIVA.
@@jeffersonsabinojr7793 os EUA está distante de ser um exemplo socioeconômico, e Cuba está longe de ser um sucesso socioeconômico. Basta ver a quantidade de cubamos emigrando, e os recentes protestos que são os maiores desde 59. Protestos que foram violentamente reprimidos. Eu só acho que existem melhores exemplos a serem seguidos, como por exemplo os países nordicos. Pq vocês não usam como exemplo a Finlândia? Ou a Dinamarca? São exemplos muito melhores que EUA ou Cuba.
"A imprensa é tão poderosa no seu papel de construção de imagem, que pode fazer um criminoso se passar por vítima e a vítima se passar por criminoso. Esta é a imprensa, uma imprensa irresponsável. Se você não for cuidadoso, os jornais vão acabar te fazendo odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e adorar as pessoas que estão levando a cabo a opressão." - Malcolm X
"Na guerra de 1950-1953, cerca de 30% da população coreana foi morta e o país completamente destruído - um país já devastado devido à guerra de libertação contra o colonialismo japonês. O nível de brutalidade por parte dos EUA foi tão grande que E ainda depois do cessar-fogo temporário de 1953, juridicamente, a Guerra da Coreia nunca acabou: além da milenar Nação Coreana ter sido dividida em duas, os Estados Unidos nunca deixaram de manter uma pressão militar permanente."
@@amandanessy8134 pois é, não é como se a guerra provocada por estrangeiros não tivesse destruído prédios, barragens, terras, casas, vilas, causado enchentes, deixando milhões de mortos e feridos, seja por doenças relacionadas ou não com a fome. Aí depois, os EUA fazem filmes sobre como os soldados DELES ficaram traumatizados por terem lutado em outros países....
É graças a presença militar que a Coreia do Sul ficou segura durante anos, os estados unidos antes da guerra da coreia assim como os soviéticos haviam se retirado da península. Foi o ataque norte coreano que trouxe os estados unidos de volta a península então não vem falar que é culpa dos estados unidos toda a guerra da coreia pq quem começou foi kim il sung . Os crimes de guerra do tio Sam foram terríveis mesmo eu já li sobre. Mas foi uma guerra e un aliado do tio Sam atacado flores é o que eles não receberiam.
Nem do estilo obsessivo de culto a personalidade "Morte da rainha Elizabeth 2ª: o momento em que a história para", "Funeral da Rainha Elizabeth 2ª: a história da impressionante coroa sobre o caixão da monarca", "Rainha Elizabeth 2ª: os detalhes sobre o velório e o funeral, marcado para 19 de setembro" fontes BBC News Brasil.
@@DM-ox6mk A Coreia do Norte da fanfic da rádio free asia? só se for, pelamor como vcs não tem vergonha de engolir essas fake news nojentas? mas sabe prq engolem tão fácil? é só por ser um país asiatico, se falassem disso de qualquer país ocidental vcs nunca acreditariam, mas por algum motivo vcs decidem acreditar e espalhar qualquer absurdo sem o menor fundamento sobre a Coreia Popular.
Interessante...O ocidente não tem acesso as informações Norte Coreanas, mas, ao mesmo tempo ela conseguiu explicar vários aspectos econômicos e sociais. Como conseguiu tanta informação? Cravar o PIB de um País sem ter base de dados, é no mínimo irresponsável.🤷♂️
Além do que PIB não é parâmetro de comparação, de nada adianta um PIB grande se a desigualdade é grande, uns com mto e mtos com pouco, como vemos nas recentes produções sul coreanas. A mídia ocidental evita tocar no tema, mas há favelas na "desenvolvida" Coreia do Sul.
Explica o fascismo por favor... De preferência o da Coréia do Norte, já que, pelo o exposto ninguém tem informação sobre os Norte Coreanos. A não ser a jornalista acima e você.🤷♂️
Suco de anti comunismo esse vídeo mano, BBC está a serviço da burguesia capitalista, não é legal para ela falar a verdade sobre a Coreia Popular, pois lá é um país soberano e que conseguiu vencer mesmo sendo boicotado durante todos esses anos.
@@GuguSilva. são iguais realmente n n. A Coreia n ataca países por recurso, nem bombardeia paises até n ter predio em pé,como fizeram com a Coreia,Laos e Vietnã.
@@celsorabelo931 sim.. Mas em que isso muda o fato de que a Coréia do Norte ser uma Ditadura???.... As pessoas querem justificar o injustificável... Não estou falando que os EUA é Santo
@Gabriel T. Busca no podcast a deriva a entrevista com Lucas Rúbio e vc vai descobrir qual participação popular. A Coreia do Norte é parlamentarista e o Kim é como um primeiro ministro, o povo lá elege os deputados, caso vc não saiba e tem 3 partidos lá, não é pq eles não brigam entre si por interesses próprios igual a política do Brasil q não significa q há diferença entre eles e q não haja oposição a Kim, mas lá eles sabem q primeiro tem q combater os interesses dos EUA no país.
@@tatazinha5 f0d@ce oq vc acha, oq vc acha não importa, oq vc acha é diferente dos fatos. Vai questionar os organismos internacionais q acompanham as eleições legislativas lá. Um cara q no máximo deve ter o ensino médio completo, nunca leu um livro com mais de 100 páginas, nunca conheceu um coreano (nem do Sul) e q se informa por whatsapp, vem aqui achar algo e demais.
Qual liberdade temos de querer ver um debate nacional sobre questões ambientais nos oligopolios de midia controlado por familias bilionarias ? Porque não ha espaço para crítica se vivemos num regime democratico e gozamos de ampla liberdade ? Temos uma mídia comercial de massa que é inclusiva, diversa, que permite que discursos contrários sejem apresentados ? Os meios de produção jornalístico refletem a "estrutura de classes do país" e a qualidade do discurso é reduzida para atender aos interesses dos proprietários e do lucro irrestrito, com a manipulação ideológica sendo o imperativo que da norte a fabricação do consenso, desta forma, fica impossibilitado aos interesses antagônicos entre o coletivo que tem necessidade cognitiva de estar informado, e os proprietários privados que reduzem a qualidade dos discursos para manter a população num estado "subinformada" e "despolitizada" sobre as principais questões, de coincidirem entre si, levando a e exclusão dos elementos críticos e reflexivos que compõe o discurso científico.
Amo quando a mídia ocidental fala dos exercícios militares da Coreia do Norte, mas ~acidentalmente~ esquecem de mencionar que os EUA estão bem ali na fronteira fazendo exercícios militares também kk
A diferença é que ngm tem receio que o presidente dos EUA sem qlq motivo lance uma bomba nuclear em algum país pois quer mostrar que é capaz, diferente da Coréia do Norte…
@@danilomachado6955 os EUA é literalmente o único país na história da humanidade a lançar uma bomba nuclear em uma cidade para mostrar que era capaz e tirar o Japão da segunda guerra mundial. EUA TERRAPLANOU diversos países asiáticos no século XX e tem centenas de bases e tropas na região até hoje
@@danilomachado6955 você acha mesmo que o líder da Coreia do Norte é só um doido varrido que quer sair atacando do nada, enquanto o presidente dos Estados Unidos é um santo diplomático? É exatamente isso que a mídia ocidental que que você acredite. Mas agora vamos olhar pra história: quantos países a Coreia do Norte já bombardeou ou invadiu? Quantos países os Estados Unidos já bombardeou invadiu? Quantas bases militares os EUA têm ao redor do mundo? Com que finalidade? Os EUA sim são uma nação imperialista e não têm medo de usar violência e cometer crimes contra a humanidade só pra aumentar seus lucros. Mas eles são poderosos o suficiente para controlar a narrativa e sairem como os heróis da história. A gente tem muito mais motivos para desconfiar e odiar os Estados Unidos
Toda vez que vejo alguma coisa sobre a Coréia do norte só consigo pensar na maravilhosa série da Netflix , POUSANDO NO AMOR , vale muito a pena assistir , fala sobre o amor entre um capitão do norte e uma empresária do sul , é muito linda a história
Legal, que em nenhum momento eles citam o genocídio da população norte-coreana feito pela política de terra arrasada norte-americana não so feita na península coreana, mas na Vietnam e Laos por exemplo.
Acho incrível como eles NÃO abrange melhor toda essa história... EUA e RUSSIA continuam com uma quantidade exorbitantes de ogivas e o resto do mundo tem que parar com qualquer plano de geração de novas armas nucleares...Se não gostar sanção da ONU, que ops... Que é basicamente uma Cadelinha dos EUA. Exercito americano estacionado na coreia do Sul... Teste militares de Treino conjunto... Nossa, como repudio os EUA.
os caras conseguiram gabaritar os termos mais nefastos e xenófobicos com relação a RPDC. O que esperar de um veículo de notícias britânicos para falar a respeito de como a Coreia do Norte efetivamente opera no palco mundial.
@@rafaelfrick5839 mas tudo que foi dito é mentira Veja o vídeo do João Carvalho falando sobre. Veja vídeo de pessoas que realmente estudam sobre a Coreia
Sabe o que eu acho engraçado? Os EUA, Israel e qualquer outro aliado pode ter armas nucleares, mas Irã, Rússia, China e Coreia do Norte não podem. Você acha que a Coreia vai deixar ser invadida de novo pelos japoneses? A Líbia foi invadida porque não tinha armas nucleares e a Coreia do Norte observou isso e disse que não aconteceria com ela. Quem deve dizer se está feliz ou não com a Coreia do Norte não é o Ocidente e sim o próprio povo norte coreano.
5:51 Só esqueceu de falar sobre os treinamentos em conjunto dos EUA e Coreia do Sul perto da fronteira da Coreia Popular. A resposta veio com a retomada dos testes dos ICBM. Como manter o dialogo de paz com o vizinho fazendo treinamento de uma possível invasão ao território ao norte.
E como vocês da BBC sabem o PIB de um país completamente fechado? Haha que irresponsabilidade de matéria , poderiam ter explicado mais sobre a filosofia Juche
Qualquer país que não seja um lacaio da patotinha do atlanticismo vai ser execrado, o engraçado é um país como Arábia Saudita que é governada de forma absolutista, fechada e semifeudal, não recebe tantas críticas e sanções. Seria interessante a BBC fazer uma série de reportagens sobre os países que a Inglaterra "democraticamente" colonizou e explorou pra sustentar a sua Revolução Industrial.
@Isabella Pereira Realmente o petróleo é um recurso de extrema importância, entretanto alguns países muito ricos em petróleo como a Venezuela e o Irã sofrem inúmeras sanções por não serem submissos ao Tio Sam, essa é a questão principal, qualquer país que queira ter soberania vai ser boicotado e execrado pela banca atlanticista.
@@britomacau Ninguém precisa individualmente defender a Arábia Saudita, quando os EUA já fazem isso, são os maiores aliados e garantidores do governo saudita, a questão não tem nada a ver com comunismo tem a ver com soberania nacional. A França de De Gaulle era capitalista, mas quando ele quis mais soberania econômica e criticou o dóllar o Tio Sam puxou o tapete dele.
Na verdade o que explica o fechamento da Coreia do Norte para o mundo é o Tio Sam e não sua política. Exemplo: A Arábia saudade têm um dos governos mais terríveis do mundo, porém os Estados Unidos numca aplicou sanções que o isolasse; agora tente negociar com os iranianos ou com Cuba, que o Tio Sam fica chatiandinho e te isola também, e só pra deixar claro o Irã não é um país comunista.
Primeiro: Arabia Sauditas não desenvolve ARMAS NUCLEARES, como Irã e Coréia do Norte. Segundo: Cuba atualmente esta embargada APENAS em relação aos EUA, em relação as outras CENTENAS de outras nações, não tem embargo, mesmo assim continua sendo uma ditadura que sofre com a miséria.
Então pq a Coréia se fechou tbm para a sua maior "amiga" China? A China não liga pras sanções ocidentais e por isso sempre manteve boa aliança com a Coréia do Norte, mas a própria Coréia do Norte vem se fechando mais e mais com o passar dos anos.
@@elderferreira3186 Ôh piada, que dizer que só Estados Unidos podem desenvolver as armas que quiserem né!. Então explica, porque a um confisco de bens que não podem entrar em Cuba e não tá em sua legislação? E sim, existem várias ditaduras no mundo e mesmo com os problemas econômicos e pobreza podem fazer acordos com outros países, da mesma forma que praticamente todas as democracias da América não conseguiram erradicar a pobreza e a desigualdade.
BBC, e válido ressaltar que pib per capta não desvela a qualidade de vida do povo. Seria interessante apresentas isso no vido. Quantas pessoas vivem em condições sub-humanas nas duas Coreias? Quantas passam fome nelas?😊
@@GustavoSantanna eu entendi o que vc quis dizer, mas é que usar isso como argumento é totalmente fraco. é como se eu te desse a informação " a suecia é o pais com a menor desigualdade social do planeta entre seus habitantes", e para combater essa afirmação voce falasse:"ah, mas no filme O mar do outro lado, retrata uma familia sueca que sofria muito com o desemprego e falta de condições". sim, obviamente isso existe em qualquer lugar, a questão é que usar uma exemple especifico ( ainda mais dramatizado em um filme) não serve de absolutamente nada para representar a realidade estatística de desigualdade. Imagina que um gringo assista o filme brasileiro " minha mãe é uma peça", e por conta disso, ele passe a imaginar e espalhar para os outros que as coisas que ele viu no filme são representações fieis de TODOS os brasileiros , o comportamento, que toda mãe brasileira é assim, que a maioria das casas no Brasil são gigantes e espaçosas...
Apostaria fácil que tem mais fome na Coreia do Norte, mas como eles não divulgam a realidade fica muito difícil de saber. Tem outros fatores que podemos comparar mais facilmente, por exemplo, qual proporciona maior liberdade individual e acesso à informação? Qual respeita mais o povo e permite que elejam seus representantes?
O que isola a Coreia é ter colocado ela como na lista estadunidense de que ela faz parte do "eixo do mal" + uma série de embargos por vezes tão pesadas ou até mesmo piores que as Cunanas. Ponto final. Chega a ser ridículo tentar justificar qualquer política de estado ou filosofia intrinsica com o isolamento da coreia. O isolamento da coreia começa com a morte da URSS e a prorrogação da guerra fria através dela.
@@chilltime438 Cruel? Cala boca, você mora no brasil e quer falar de crueldade? Boçal. No dia em que educação, saúde universal, segurança, baixo indice de crimes hediondos, inexistencia de estados paralelos e baixo índici de tráfico e baixo índice de crimes contra a vida como latrocínio, feminicídio e afins forem crimes contra a humanidade, vc pode voltar pra tentar arranhar meus princípios. De saco cheio de gente como vocês.
@@pedrorubemmedeirossilvacor6628 vai se tratar doente mental! Aquelas pessoas não têm o principal: LIBERDADE! Cala sua boca seu comunistinha de apartamento.
Exatamente isso amigo, os EUA tem embargos e sanções criminosas a Coreia Popular e a mídia + ONU acha lindo e nem fala nada. Viva a Soberania da Coreia Popular e seu povo acolhedor!
As sanções começaram nos anos 90 quando o regime suspendeu o acordo de não proliferação nuclear. O isolamento já acontecia muito antes e até mesmo com países aliados como China e Rússia
Estude sobre o assunto. Leia livros e se possível, vá lá. Veja inúmeros depoimentos de pessoas e jornalistas independentes que foram lá. Teve um fotógrafo que disse "És forçado a 'engolir' o culto de personalidade ridículo em torno da figura de estado - alguns acreditam que Kim Il-sung, o primeiro líder da Coreia do Norte, criou o mundo -, os guias nunca param de alimentar-te com mais e mais histórias de propaganda que enaltecem a bravura daquela pequena nação que não se verga perante os imperialistas. Aprendes que na Coreia do Norte não existem tribunais, juízes, não existem prisões ou crime. Tampouco existe homossexualidade....O facto de a Coreia do Norte poder existir neste tipo de condição é, na minha opinião, um embaraço para todos nós, neste planeta. Fomos autorizados a sair e a sensação de abandonar a Coreia do Norte foi de êxtase. Podia finalmente, tomar as minhas próprias decisões. Deixámos para trás milhões de norte-coreanos presos num gigante campo de concentração, escravizados e humilhados há várias gerações, chefiados por um homem obeso e sem qualquer esperança de um futuro melhor. Espero um dia regressar à Coreia do Norte, numa altura em que a sociedade seja livre, e poder falar com as pessoas de quem fomos apartados, ouvi-las e contar as suas histórias." Testemunho do fotógrafo Michal Huniewicz. E o brilhante escritor/jornalista Christopher Hitchens, em entrevista à FOLHA - "Quando você esteve lá? HITCHENS - Em 2000. Eu estive em todos os três países ditos do "eixo do mal" [Irã, Síria e Coréia do Norte]. A Coréia do Norte é o mais perfeito sistema totalitário e, claro, é totalmente baseado na adoração -do pai e do filho. Eles quase têm uma trindade. É uma sociedade completamente religiosa, baseada no conceito do paraíso utópico. Não há outro propósito para a vida a não ser glorificar e agradecer ao líder; é tudo para o que se vive. E, claro, o trabalho, de um modo infernal. Fome, sofrimento." Concluiu dizendo que foi na Coreia do Norte que descobriu o verdadeiro significado de vida humana sem sentido.
Um vídeo recheado de meias verdades. Mas não é de se surpreender vindo da BBC, uma empresa que representa os interesses da narrativa do ocidente. Se quiserem saber mais sobre a Coreia Popular, sua história, o que significa realmente o Juche, recomendo assistirem o podcast A DERIVA com Lucas Rubio.
@@rafaelfreitas2990 MUNDO SOCIALISTA - COREIA POPULAR - Editora: Nova Cultura; A REVOLUÇÃO COREANA - O DESCONHECIDO SOCIALISMO ZUCHE - Editora: Unesp; SOBRE A IDEIA JUCHE - Kim Jong Il; RPDC E O SOCIALISMO JUCHE - Kim Il Sung. Algumas fontes aí, amigão. Dúvidas?
Povo tem que vê os dois lados e procurar entender o porque que esses países como: Cuba, Coréia do Norte, China, Rússia, Irã... não querem os americanos e europeus lá dentro, essas nações sofreram muitos abusos, exploração e teve muito sangue derramado, a história mostra que em países ocupados não há respeito e muito menos direitos humanos. E não faz sentido pra eles as liberdades ocidentais pois é uma porta de entrada para derrubada de governos, domínio econômico e cultural, guerras híbridas, desinformação, desestabilização etc...
Conclusão: a Coreia do Norte é desse jeito hoje por causa do Japão imperialista que nunca tentou pedir desculpas ou reparar os danos da desgraça que fez à Coreia. Ficar reclamando da Coreia do Norte sem refletir sobre as causas não faz sentido. É um incômodo que o próprio ocidente causou. A busca por uma única Coreia só vai acontecer o dia em que EUA não for uma potência mais.
A China já é o país mais influente no Oriente. Se considerar ambas: Rússia e China, esse poder geopolítico é multiplicado. O Imperialismo passou e arrasou não só a Coreia do Norte, mas divesos países. A diferença é que ela insiste até hoje em um modelo arcaico de econômia e restrição social, que ficou claro para todos o quão ineficiente é em 1991.
"Busca por uma única Coreia?". Quem está buscando? Você? Os sul-coreanos? Quem quer essa única Coreia? O que as duas querem é uma maior pedaço de território, só isso. Duas culturas completamente opostas e falando de unificação? Nunca vai acontecer!
Estão falando sobre a República Popular da Coréia, mentiras várias, verdades, apenas as que lhes convém. Não podem falar sobre a resistência e protestos dos franceses em terem suas aposentadorias "achatadas", pois a França institucionalmente apóia os ataques que essa matéria promove à Coréia. Simples assim!
@@b.munhoz4538 A claro pq quando os chineses protestam e são reprimidos é ditadura e opressão e tudo de ruim Mas quando franceses protestam e são reprimidos e não são ouvidos (governo reafirmou ontem que não vai abrir mão da reforma) opa aí é normal porque liberdade de expressão e ui ui ui ocidente iluminado vocês são patéticos
Em algum momento antes dos sucessivos governos conservadores, a BBC era sinônimo de jornalismo independente, crítico, corajoso e que via muito além da mídia estadunidense.
@@isqm23disse o especialista em coreana. “Coréia do norte é uma ditadura” quem de te contou??? “A mídia ocidental estadunidense BCC e a CNN” kkkkkkkkkkkkkkkk
A guerra da Coreia não foi Norte contra sul, não foi exatamente uma guerra civil. Foi sim uma guerra dos EUA contra a Coreia e que resultou na divisão do país. Essa narrativa de que foi uma guerra da Coreia do Norte contra a Coreia do Sul é uma farsa, repetida para esconder a verdade
Correção: nao é o pais mais fechado do mundo. É o país mai embargado do mundo. Queria entender porque chamam de "dinastia" na coreia popular e "realeza" na grã bretanha. Tirando a centena de erros editoriais no vídeo.
Pq o Kim não é considerado rei e não existe uma família real. Ele é considerado um lider geral e seus parentes são só seus parentes mesmo, até que um deles o suceda.
@@mazocco na verdade nao. Para se manter no cargo ele passa por votações e assembleias publicas. Além de ter menos funções agregadas do que o Biden por exemplo. A família dele tem prestigio no pais pois foram importantes na linha de frente na guerra da coreia, não é um cargo que passa de pai pra filho automaticamente como no Reino unido.
@@giovannimattei1644 na teoria sim mas na prática é muito mais complicado. A oposição foi expurgada do país na década de 50 e desde pequeno vc recebe uma visão obviamente totalmente parcial e aprende a cultuar seu grande líder, obviamente sem muito espaço pra críticas e divergências (sim, existem partidos com visões diferentes, porém não muito diferentes). Não é muito difícil entender que o cargo de líder supremo não vai passar pra outra pessoa fora da família. E eu entendo que no contexto deles o Kim avô pode ser considerado um herói. O autoritarismo moderno se baseia muito mais em áreas cinzentas e soft power do que as ditaduras clássicas. Pode pegar como exemplo qualquer país liderado por um mesmo líder por muitos anos. Mais um motivo em favor da alternância de poder.
É incrível como é comum a ação dos EUA em sociedades diferentes das deles, eles sempre estão onde tem guerra e morte, pq eles que as levam aos locais exercendo seu imperialismo. Mas sempre vemos como ruim quem vai contra os valores imperialistas, que não estão dispostas a ceder as razões imperialistas, querem seguir seu próprio modo de vida enquanto nós ficamos fomentando o modo de vida americano como se esse fosse o único ou melhor modo de vida
Até porque assim como a Coreia do Norte, o Japão e a Coreia do Sul, que também foram tocados pelo imperialismo americano, também sofrem da guerra, morte e fome o Tio Sam espalha. 🤬
Faltou só mencionar o verdadeiro patriarca da família que era pai de Kim Il-sung e bisavô de Kim Jong-un e fazia parte da resistência contra ocupação japonesa Kim bun-dao
Para informação de verdade vejam a entrevista de 5 horas que o Lucas Rubio, estudioso da Coréia Popular, deu no podcast À Deriva, ao invés de 6 minutos de chorume ideológico pra explicar algo tão complexo.
Estude sobre o assunto com pessoas sérias. Veja inúmeros depoimentos de pessoas e jornalistas independentes que foram lá. Teve um fotógrafo que disse "És forçado a 'engolir' o culto de personalidade ridículo em torno da figura de estado - alguns acreditam que Kim Il-sung, o primeiro líder da Coreia do Norte, criou o mundo -, os guias nunca param de alimentar-te com mais e mais histórias de propaganda que enaltecem a bravura daquela pequena nação que não se verga perante os imperialistas. Aprendes que na Coreia do Norte não existem tribunais, juízes, não existem prisões ou crime. Tampouco existe homossexualidade....O facto de a Coreia do Norte poder existir neste tipo de condição é, na minha opinião, um embaraço para todos nós, neste planeta. Fomos autorizados a sair e a sensação de abandonar a Coreia do Norte foi de êxtase. Podia finalmente, tomar as minhas próprias decisões. Deixámos para trás milhões de norte-coreanos presos num gigante campo de concentração, escravizados e humilhados há várias gerações, chefiados por um homem obeso e sem qualquer esperança de um futuro melhor. Espero um dia regressar à Coreia do Norte, numa altura em que a sociedade seja livre, e poder falar com as pessoas de quem fomos apartados, ouvi-las e contar as suas histórias." Testemunho do fotógrafo Michal Huniewicz. E o brilhante escritor/jornalista Christopher Hitchens, em entrevista à FOLHA - "Quando você esteve lá? HITCHENS - Em 2000. Eu estive em todos os três países ditos do "eixo do mal" [Irã, Síria e Coréia do Norte]. A Coréia do Norte é o mais perfeito sistema totalitário e, claro, é totalmente baseado na adoração -do pai e do filho. Eles quase têm uma trindade. É uma sociedade completamente religiosa, baseada no conceito do paraíso utópico. Não há outro propósito para a vida a não ser glorificar e agradecer ao líder; é tudo para o que se vive. E, claro, o trabalho, de um modo infernal. Fome, sofrimento." Concluiu dizendo que foi na Coreia do Norte que descobriu o verdadeiro significado de vida humana sem sentido. É a materialização do livro 1984, de George Orwell. Esta realidade é fato, o próprio país não se importa em admitir isto. Eu tenho absoluto desprezo por este tipo de regime, é vergonhoso para a raça humana, similar à escravidão dos povos africanos.
@@samuelsandori7950 Nem pra mim. Inclusive lá pode, diferente de norte coreanos que são impedidos pela Coreia do Sul de voltar pra casa de forem pra lá
@@britomacau tem vários na china, aliás tem muitos eles entram e sai da Coreia popular, acorda lá é ditadura do proletariado inevitávelmente , é hora de deixar de ser mente colonizadas e aferir a realidade cara
Fonte: historiografia ocidental Fonte: Arial 12 Fonte: dos desejos Fonte: (VOZES, Cabeça da Minha) Fonte: país que ainda está em guerra com o relatado. Fonte: Instituto TDK (tirei do k*) Fonte: EUA
Por que tudo o que vá de encontro a mídia ocidental é 'Regime'. É uma forma discreta de dizer "eles são eles e nós somos nós" com o intuito de "demonizar" esse "eles", tanto é que ao dizer "Regime Sicrano/Beltrano/Fuleco" a primeira ideia que vem a cabeça, são coisas completamente negativas.
Mas desde quando regime é uma palavra depreciativa? A palavra regime, no contexto político, normalmente é usada para evidenciar o conjunto de regras e leis impostas. Normalmente você usa essa palavra quando está se referindo a forma que o governo age em determinado contexto.
@@isqm23 Aos poucos foi sendo construída essa imagem. Normalmente as mídias reservam termos como "Regime" em vez "Governo", "Desertor" em vez de "Emigrante" e etc, para países autoritários ou que querem passar a imagem de autoritário. Aí, inconscientemente, as pessoas vão fazendo a associação.
@@SocratesTaVivo te falo um brasileiro. Chama Lucas. Do CEPS. Ele é um especialista em Coreia do Norte e já foi lá muitas vezes. E inclusive ele mesmo disponibiliza legislação traduzida, link de jornais e contatos. Se vc não sabe, o Brasil é um dos poucos países que tem embaixada na Coreia do Norte. Isso chama preguiça. Pq, de fato, é mais fechado, eles estão em guerra e não são aliados da América né, então não tem correspondente bbc como essa sul coreana. Acorda. Eu mesmo conheço jornalista russo que mora na do norte. As pessoas acham que a coreia do norte é uma espécie de campo de concentração, pois eu te garanto que tem menos morador de rua que nos EUA
Li muitos comentários e me surpreendi com a quantidade de defensores da imagem da Coréia do Norte. Nada contra a expressão de opiniões, é sempre saudável ter outros pontos de vista sendo expostos. Mas não achei justo menosprezar o esforço do canal em informar, ainda que o tempo do vídeo tenha sido curto, afinal não é um documentário que se propôs á esgotar o tema. Era só sobre a Doutrina Juche.
@@Lenin_de_três Olá Lucas, sim com certeza não há informação sem intenção, eu apenas me ative ao título do vídeo cujo objetivo era explicar a doutrina Juche e os comentários se referiram ao canal e ao material como apologia do modo capitalista ocidental santo e intocável. Mas obrigado por sua observação. Abç.
@@elciorice e passou muito por cima da doutrina Juche, não considera aspectos culturais, não ressaltou o papel dos EUA na Guerra da Coreia e na Coreia do Sul de hoje (ditadura e base militar). O vídeo não apenas foi enviesado, foi pior do que comida ultraprocessada feita para viciar paladar e a pessoa esquecer que não está comendo comida de verdade.
Se não ver notícias fica desinformado, se ver fica mal informado. Então, não vão simplesmente acreditando em tudo desse e outros vídeos por aí não galera. 😉
Mano que viagem é essa no sul tem gente morando em buraco alagado e no norte casa de graça, os EUA são tão "bacanas" que ainda estão na Coreia do Sul com pressão militar ao povo e ao governo.
Imagine um invasor chegar na vossa casa, dividi-la em duas, ocupar uma parte e te trancar na outra te apontando armas, te isolam do mundo e ainda paga p terceiros te difamarem os teus vizinhos. O USA nunca quis uma paz entre as duas Coréias.
A divisão foi feita pela URSS, os EUA não invadiu a Coreia, pelo contrário, ajudou a libertar a Coreia do domínio japonês. Você como muitos outros aqui estão se empaturrando de propagandas mentirosas em defesa da ditadura norte-coreana
@@Marcelo-tz6du Nessa questão, sabemos quem invadiu e por quais motivos (ódio ao comunismo). A Alemanha não hesitaria em fazer o mesmo pelo Lebensraum.
@@britomacau Ah claro. "Obrigado por nós libertar dos nossos carrascos querido Tio Sam, agora poderia retirar suas bases militares, seus generais de nossas forças armadas, parar de sabotar nossa relações com nossos irmãos do norte, não nos por em uma ditadura militar toda vez que vossos pelos da nuca se arrepiam pelo "fantasma do comunismo" e tirar seus porta-aviões de nossas águas marítimas por favor? Estaremos bem com nossa soberania." -_-'
Eu concordo em dizer que a Coréia do Norte é a verdadeira Coréia, pois os sul-coreanos vivem uma vida muito americanizada, se retirar tudo que for dos EUA da Coréia eles não vão saber viver mais, tudo para eles é americano eles veneram os EUA, e se gabam com produtos americanos, pra ser bom tem que vim dos EUA.
Cara. Eu nem pensei nisso. Já li uma vez sobre a padronização da língua coreana nas duas repúblicas, e no Norte, houve a padronização de palavras mais nativas, enquanto no Sul, existem muito vocabulário muito recheado de palavras inglesas. Os habitantes do Norte, que moram no Sul, são as vezes muito zoados por sua "fala de coreano puro".
Fds se tudo que eles tem é graças a o EUA melhor tá numa vida boa, do q viver uma vida miseráve>>L no norte da Coreia onde tem q seguir regras, e obedecer aqueles gordo maluco, sem contar o tanto de pessoas pobres q vivem no interior
@@erichlestaterich2745 Os Nortes Coreanos mantiveram a língua mais próxima do "original" e diferente dos habitantes da República da Coréia, os cidadãos da RPDK utilizam palavras mais próximas ou "co-relatas" ao chinês. Dá uma assistida no canal "RPDK Explained", é um canal bem interessante sobre a Coréia de um modo geral.
Isso se chama liberdade de escolha, ninguém é obrigado a viver preso no passado. Já sua hipocrisia é tão grande que tua capa de perfil são meninas do kpop de influência americanizada
4:00 "China capitalista", está de sacanagem. O mercado antecede ao capitalismo. O capital na China n tem poder sobre a política, a politica que se sobrepõe ao capital, vide o exemplo do Jack Ma.
@@heberpelagio7161 " A Huawei é uma empresa independente e de capital fechado. Não pertencemos nem somos controlados por nenhum governo, tampouco somos afiliados a algum, nem por qualquer outra corporação de terceiros. Na verdade, a Huawei pertence a nossos funcionários por meio de um Programa de Propriedade de Ações de Funcionário (Employee Stock Ownership Programme - ESOP) que está em vigor desde nossos primeiros dias. Em 2018, havia 96.768 funcionários com ações. Ninguém pode ter ações sem trabalhar na Huawei. Nosso fundador, Ren Zhengfei, possui participação de 1,14% na empresa"
Ah sim... PIB Per capita da Coréia do Sul: US$ 35.000 PIB Per capita da Coréia do Norte: US$ 1.000 Nunca vi ninguém fugindo do Sul para ir para o Norte da península coreana.
@@osmarduarte O Sudeste, sul e litoral do nordeste são mesmo partes ricas do país, ao contrário da norte, sertão nordestino e demais áreas apagadas e pobres do Brasil. Isso sem falar que o território do Brasil é pelo menos 100 vezes menor que os das duas Coreias juntas e sofre de uma desigualdade regional histórica. Você é muito burro mesmo... Nem para fazer uma crítica bem embasada serve.
Tão estranho pensar que nós anos 1990 a Coreia do Norte tinha um índice de desenvolvimento humano altíssimo, como de países europeus, anos luz a frente da Coreia do Sul, o mesmo como o PIB per capita, mas com a queda da União Soviética é o início das sanções econômicas, e também a vangloriação do capitalismo chegou no que conhecemos hoje, também é triste pensar no isolamento populacional por medo da influência do ocidente e do capitalismo.
Engraçado que a jornalista não fala da base militar americana lá n Coreia do Sul desses os anos 50, e dos exercícios militares q eles fazem na porta da Coreia do Norte
@@kaijugabriel1685 o Norte não invadiu o sul, pq a Coreia é um só país, quem invadiu o sul foi os EUA, antes da invasão americana no Sul, toda a Coreia estava sob invasão japonesa, com a derrota na segunda guerra o norte com a ajuda do exército vermelho terminou de expulsar os japoneses e só não seguiu libertando todo o pais pq os EUA invadiu o sul. E logo depois o exército vermelho foi embora, não seguiu ocupando o Norte. Daí como os EUA não saiam do sul o norte resolveu colocar os americanos pra correr do sul e reunificar o país, só não contavam com a reação violenta dos EUA q bombardearam o norte da Coreia mais do q a Rússia fez com partes da Ucrânia recentemente e os eu só não conseguiram invadir o norte pq mesmo assim eles lutaram ferozmente, já q estavam cansados de serem dominados por mais de 40 anos pelo Japão. Fui claro eu tenho q desenhar? Tudo q falei são fatos históricos sobre a guerra Japão Coreia, segunda guerra e gurra das Coreias. Qquer livro de história seria confirma oq eu disse, vc só vai encontrar informações diferentes se for pesquisar no Brasil paralelo.
ASSISTAM O VÍDEO "Historiador DESMENTE a BBC: O que é a IDEOLOGIA JUCHE da COREIA DO NORTE?" do João Carvalho! DESMENTINDO ESSA DESONESTIDADE IRRESPONSSÁVEL ORQUESTRADA DA BBC! VERGONHOSO!
Nem 1 minuto de video e a xenofobia e a propaganda anticonunista ja está como? - É mais de 8 mil... Bacana BBC, muito instrutivo a explicação da Estória da Coreia Popular... falar de EMBARGO e BLOQUEIO econômico IMPOSTO pelos EUA ninguém vai falar né?? 👍🏾👏🏾
Nossa deve ser muito importante não mencionar os embargo a um pais que executa quem tenta sair de la, Mas são coisas assim que me lembram o porquê nunca vi com bons olhos Esquerdismo.
@URSO POLAR Ela tentou reunificar os territórios que foram divididos sem o consentimento dos coreanos. A proposta de dividir a coreia veio dos americanos, que tbm iniciaram uma ditadura na Coreia do Sul que durou até o ano de 1979!
O atual e relativo isolamento da Coreia Popular se dá por uma única razão , as pesadas sanções econômicas impostas pelo governo estadunidense e seus vassalos . Eu disse que o isolamento é relativo , pois a Coreia Popular mantem relações diplomáticas com cerca de 30 países , tendo representantes de todos eles em seu território e vice versa .
Mas a monarquia do Reino Unido tem um papel simbólico e cerimonial apenas, não tendo poder executivo. Eles possuem um parlamento e o primeiro-ministro que são os que de fato governam.
Importância de um jornalista procurar um historiador acadêmico par não passar vergonha. Esse vídeo é um trabalho raso de um aluno do colégio. Esperava mais de vc bbc....
Que reportagem rasa, contando apenas o que interressa, excluindo e escondendo vários fatos importantes. Agr eu me questionei sobre TODAS as outras matérias da BBC. Gente, da uma Google tá? Essa reportagem tá bem ruinzinha.
É complicado, muito os E.U.A dizem a respeito de direitos humanos na RPDK mas apoiam a Arábia Saudita e tantas outras chamadas ditaduras ao longo da história. É uma hipocrisia atrás da outra com retoque de conveniência e interesse próprio, nada de novo sobre o ☀️
@@TNBR-gl4pc vc é que não pensa por conta própria. Sabe o que é embargo e suas consequências? Faça as perguntas certas e procure com profundidade a resposta. Largue a preguiça de pesquisar.
@@Ricardinho2791 Tem hora que sancoes e imbargos não fazem diferença porque a Coreia do Norte tem apoio da grande china aí tem hora que eles fazem ,tá parecendo só papo furado de militante isso aí .
É o mesmo papinho que rola quando fala de Cuba. Mesmo Cuba negociando com vários países, inclusive Canadá, Brasil e União Europeia. Para tentar culpar o outro pelo fracasso econômico. Pq países como ao entorno da Coreia do Norte se sobressaíram economicamente, enquanto só ela permaneceu na mais pura miséria? O modelo econômico da Coreia do Norte não permite uma expansão econômica. É um modelo que falhou na URSS e em Cuba, esse modelo planificado e centralizado sempre vai fracassar.
deixa eu ver se eu acerto: vc acha que tem um conhecimento acima da média, que vc é iluminada pela verdade e que todos que acham que tem algo de errado na coréia do norte são putinhas dos EUA e bla bla bla né? e a unica forma de vc achar que o video fosse satisfatório seria se ele defendesse a sua ideia pessoal sobre como é a coreia ( mesmo ignorando qualquer possivel problema existente no pais da perfeição) ? ...Bom se era isso que vc esperava, provavelmente vc é tão mente fechada como os que vc critica, apenas 2 lados da mesma moeda
Em nenhum momento foi insinuado que 1984 é de base teórica para compreender a sociedade. No entanto, deve-se valer que o próprio autor, George Orwell, foi um agente da polícia imperkal na Birmânia, vivendo com os miseráveis de Paris e Londres no final dos anos 1920, guerrilheiro na guerra civil espanhola, a qual chegou a ser ferido em confronto. Além de ele te se inspirado no livro "Nós", escrito por Evgeni Zamiatin, que relata justamente a impressão do autor em meio à Revolução Russa entre 1920 e 1921. Comparar histórias de fantasia medievais com um livro escrito por um guerrilheiro é como comparar laranjas com maçãs, Osmar.
@@marp2002 Os filiados sim. A maioria são pessoas dignas com profissão. Digo da cúpula partidária. Mas isso não é exclusivo do PT. A cúpula de todos os partidos é de vagabundos que vivem as custas do Estado.Mas não existe partido bom. Como dizia meu avô: se fosse bom não se chamava Partido, mas inteiro.
País extremamente explorado pelo Japão e depois bombardeado pelos EUA. Acabou com centenas de milhares de coreanos, países divididos, famílias divididas. Deve ser realmente muito difícil para eles superar isso tudo. Torço MUITO para ver a Coreia unificada, que a população do Norte não tenha mais essa lavagem cerebral que vem passando há vários anos.
O país também foi massivamente bombardeada pela URSS que foi a principal motivadora da guerra. O Vietnan esteve em guerra com os EUA por muito mais tempo e nem por isso eles se isolaram e nem guardam recentimento, pelo contrário, estão cada vez mais estreitando relações com os americanos
@Gledson Rodrigues a Coreia do Norte foi bombardeada pelos EUA na guerra da Coreia, inclusive com nalpam. O EUA devastou a Coreia do Norte durante a guerra das Coreias, pq viu q iria perder o sul da península.
cara, eu nao vou te culpar por essa opiniao, mas ela ta toda torta. Fiquei muito enojado quando voce diz "que o povo do norte nao tenha essa lavagem cerebral". Fiquei puto pq isso pressupoe que eles sao todos alienados, idiotas, sem educacao, como se o mundo soubesse de algo oposto ao que eles sabem. Tlg?! Eu, antes de nao conhecer nada de Coreia, achava que o Kim era doidao, mas achar que todo um povo seria submisso e gado, isso nunca.
A história é conhecida: o Sul não tem sanções e embargos, e o Norte tem sanções e embargos. Me diz q economia vive tranquila se não pode ter sua segurança própria, sua autonomia em decisão com faz acordos econômicos. Me diga, q país cresce assim? Nós vimos muito bem no que deu confiar nos Estados Unidos: tá aí Iraque e Líbia pra se lembrarem para sempre.
A BBC fez uma matéria completamente parcial e tendenciosa. Procure outras fontes. Professor Elias Jabour, História Pública ou André Roncaglia (Economista), todos canais do YT.
Porque não falam que os EUA não desocupam militarmente o Sul? Porque não falam que a Coreia Popular é a única que tenta a aproximação entre as duas? E aqui no ocidente não tem culto a personalidade?? O que significa as estátuas do Abraham Lincoln por exemplo. Matéria tendenciosa
A diferença é que no Ocidente, eu posso rasgar um jornal com a foto do Lincoln sem sofrer nenhum tipo de punição. Eu posso sorrir no dia 15 de abril, apesar da morte do Lincoln ter sido nesse dia. Se acontecer um incêncio, eu posso tentar me salvar em vez de ter que salvar qualquer imagem da família dos ditadores norte coreanos. Nos Estados Unidos, você pode inclusive criticar ou xingar o Lincoln. E na Coreia do Norte?
Nação do atraso, cheia de regras e provações. Aquela que escraviza e suga o pouco que resta de seu povo. Torço para que um dia todos possamos ser livres de verdade. ❤