Тёмный

Kaizen e Kaikaku: Melhoria Contínua, Evolução e Revolução [Cultura Lean] 

André Faria Show
Подписаться 14 тыс.
Просмотров 3,6 тыс.
50% 1

Aprenda tudo sobre Lean com o Livro Cultura Toyota amzn.to/2IxTOgF
Kaizen e Kaikaku são palavras que representam mudanças na Cultura Lean que veio do Sistema Toyota de Produção.
Kaizen são as mudanças realizadas através de pequenas melhorias. É a evolução contínua. Kaizen não é traumático, é melhor aceito por todos e mais simples de se implementar. É a mudança para melhor.
kaikaku são melhorias radicais. kaikaku geralmente é necessário quando a empresa muda de metodologia, muda de tecnologia, muitas vezes quando é comprada por uma empresa com uma cultura diferente, quando o mercado muda, ou quando a empresa é ameaçada de extinção por um concorrente. Muita coisa muda, e muda rápido.
Iniciativas Kaizen impactam menos na cultura na organização, geram menos conflitos de poder e geralmente são mais bem aceitas por todas as pessoas, já as iniciativas kaikaku tendem a deixam mais danos, é comum que seja necessário substituir pessoas resistentes, ou até mesmos que algumas pessoas decidam deixar a empresa por não se adaptarem.
Pense em tudo que sua empresa precisa melhorar?
- Precisando vender mais?
- Precisando melhorar a qualidade?
- Precisando melhorar a Produtividade e Time to Marketing?
Não tem como melhorar sem mudar.
Ao fazer uma transição numa empresa de software tradicional para métodos ágeis, por exemplo, o método Kanban tem uma abordagem mais relacionada ao Kaizen, e o Scrum mais relacionada a kaikaku, um dos principais motivos é no Kanban, você não precisa mudar os papeis da pessoas, nem mudar a maneira de formar times, basicamente você insere algumas novas práticas, e a cada semana melhora um pouco.
Agora, você sabe que você mudar de forma evolucionária ou revolucionária. Uma é mais rápida e traumática, a outra é mais lenta, contínua e mais fácil de ser aceita.
Qual delas sua empresa precisa agora?
Veja também meu vídeo sobre a Teoria das Restrições (TOC) • Teoria das Restriçõe...
Receba as novidades em seu e-mail:
✩ blog.andrefaria...
Assine o podcast:
✩ RU-vid / andrefariashow
✩ Podcast anchor.fm/andr...
Encontre-me nas redes sociais:
✩ Blog blog.andrefaria...
✩ LinkedIn / andrefariagomes
✩ Twitter / andrefaria
✩ Facebook andrefaria.com/...
✩ Instagram / andrefaria
✩ Slideshare slideshare.com/...
✩ About.me about.me/andref...

Опубликовано:

 

12 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 7   
@lukaslukas410
@lukaslukas410 4 года назад
MUITRO BOM O VIDEO NAO SEI PQ NAO TEM MUITO LIKE
@rodrigoyoshima
@rodrigoyoshima 8 лет назад
Muito bom André, só alguns adendos bobos, mas que geram conhecimento! Primeiro, a história do sapo na panela é uma metáfora boa, mas errada. reinertsenassociates.com/boiled-frogs-and-thought-experiments/ Discordo muito que necessidade de inovação necessariamente precise de uma revolução por razões simples: 1. Não temos evidência que mudanças grandes sejam necessariamente rápidas 2. São poucos e irrelevantes os exemplos na história da gestão de mudanças grandes que deram certo 3. Kaikaku pela sua própria natureza é imprevisível - não é um "shallow dive into chaos" (experimento, Cynefin) 4. O mais comum na revolução é o arquétipo "Eroding Goals" (Systems Thinking) - São poucas as revoluções que realmente atingem seu objetivo e ideais iniciais, e isso temos diversos exemplos não só em empresas como também na história. Revolução Francesa, Revolução Russa e Revolução em Cuba são meus exemplos favoritos. O que a J-Curve of Change da Virginia Satir nos ensinou foi exatamente o risco da revolução. Não é uma carta fora do baralho, porém, a prática de gestão de mudanças para criar engajamento na revolução é no mínimo nociva para não dizer anti-ética: a famosa "burning platform". Também discordo que só revolução gere disrupção, ou que disrupção é um valor em si. Disrupção do processo e produtos disruptivos não tem correlação. Revolução não é uma carta fora do baralho porém não recomendo para cliente nenhum meu. Se uma empresa quer fazer isso eu não vou ajudá-la, até porque numa revolução eu não consigo mensurar minha ajuda.
@AndreFariaShow
@AndreFariaShow 8 лет назад
Muito bom +Rodrigo Yoshima Adorei essa do Sapo, cara. Sempre acreditei nessa história... Dá até para fazer um episódio só sobre isso... Muito obrigado por compartilhar a sua experiência por aqui! Enriqueceu bastante a discussão e vou estudar as referências que você deixou. =)
@kayo.estarelly
@kayo.estarelly 8 лет назад
Num workshop de Scrum que fiz se falou em Jotinha e Jotão para representar a evolução e a revolução, você concorda? Já tem algum vídeo seu sobre quando é melhor ajustar a capacidade à demanda e quando é melhor o inverso?
@rodrigoyoshima
@rodrigoyoshima 8 лет назад
+Luiz Carlos de Souza Leite Luiz, esse jotinha e jotão é exatamente a teoria da Virginia Satir que eu citei. Detalhe: não é prático, recomendável ou eu diria até possível ajustar a capacidade à demanda. O primeiro passo sempre é balancear a demanda à capacidade e aí sim, se necessário, aumentar a capacidade. Num mercado comprado como o nosso o primeiro passo é reconhecer que a capacidade é limitada.
@kayo.estarelly
@kayo.estarelly 8 лет назад
+Rodrigo Yoshima obrigado pelos comentários, tem tempos que parece estarmos buscando ajustar a capacidade à demanda e isso deixa tanto clientes insatisfeitos como funcionários desgastados pela alta demanda, dependendo mais de heroísmo do que trabalho em equipe (time).
@rodrigoyoshima
@rodrigoyoshima 8 лет назад
+Luiz Carlos de Souza Leite exato! creio que grande parte do meu trabalho hoje é usar Kanban inicialmente para tirar o abuso do ambiente de trabalho de TI.
Далее
What is Kaizen? and Continuous Improvement?
7:18
Просмотров 8 тыс.
O que é KAIZEN? | EXPLICA ADM #33
4:14
Просмотров 8 тыс.
New Implementation S4 HANA
9:13
Просмотров 3,5 тыс.
JUST IN TIME TOYOTA
5:37
Просмотров 3,7 тыс.
Os 7 Maiores Erros em Negociações
7:12
Просмотров 2,5 тыс.
Carlos Ghosn's Top 10 Rules For Success
19:00
Просмотров 135 тыс.
Conheça o TPS | Sistema Toyota de Produção
4:48
Просмотров 109 тыс.