Eu sou japones nativo e na lingua japonesa e existem MUITOS vocabularios japoneses que sao iguais de mandarim/cantones/coreano. Concordo que se botarem numa sala jpones, chines e coreano eles nao entenderao inicialmente, mas a gramatica coreana eh praticamente igual da japonesa (atencao, eu disse gramatica e nao vocabulario). Para um japones estudar coreano e vice versa nao eh muito dificil em dominar por causa dessa semelhanca da estrutura gramatical e alguns vocabularios. E com o chines ainda da para ter uma ideia atraves dos caracteres chineses. enfim... eu nao diria que a lngua coreana eh isolada, ate porque eles utilizavam a forma escrita chines no passado.
@@Brasilalfa Isso provavelmente iria afetar o coreano de forma que o vocabulário teria diversos empréstimos japoneses. Só afetaria as palavras, não a sintaxe.
Nossa Libras tem como origem a língua francesa de sinais, porém como em toda a língua houveram adaptações feitas pelos próprios surdos. Como foi muito bem colocada pelo Randal, a Libras possuem regionalismos e gírias regionais. 😉😊
Estudei língua japonesa por cinco anos e aqui em Portugal conheci uma coreana e muitas palavras em japonês são as mesmas em coreano mad falado com sotaque diferente. Não conheço bem o idioma coreano mas com certeza a coreia teve grande influência tanto chinesa quanto japonesa pq ambos usaram a coreia como colônia, muito antes da primeira guerra mundial. Muito bom teu canal, parabéns.
rpz... realmente tem algumas semelhançase. Curitiba =kuri(castanha) + chiba(nome de uma província japonesa). itú = ito(corda). Roraima = hora ima(olha agora).
Bom video, deveria falar de língua Michif, Olonefs, Kamas, o famoso She, o Lati, Gelaoqau, o lindo Olcha, Naga Pidgin, o também diferente Ket, o Pumpokol, ainda o Irigwe, Boyawa e o Aten. Ainda poderia explicar o Turco com o Curdo, pelas semelhanças.
Maravilhoso seu canal! Na Europa por exemplo, tem três línguas de msm ramo, mas que nada tem a ver com as demais línguas faladas no continente, são o Finlandês, o Húngaro e o Estoniano, da família Uraica. Sei disso, pq já estudei finlandês!
A Russia já sustentou q uase 150 idiomas locais, hoje valoriza-se 41, pelo governo. Muito importante saber o motivo e a cultura de cada sistema de linguagem. O kriol é muito engraçado e tem palavras emprestadas do indonésio. O que vale é a região de cada país.
O japonês, e as línguas japônicas, de certa forma, também são consideradas isoladas, até onde sei. O japonês e o coreano tem pequenas semelhanças, mas acredito que pela influência cultural japonesa na coreia nos últimos séculos.
Na verdade o japonês e o coreano compartilham sintaxe e gramática extremamente similares mas não muito em vocabulário.creio que o japonês e coreano tenham sim uma conexão e as similaridades entre essas linguás não é devido influências externas (com exceção da palavras derivadas do chines).
@@jackyex Eu nunca estudei a fundo sobre isso. Mas acho que são línguas isoladas linguisticamente, em parte, por um isolamento geográfico também. O japonês, ao menos (tanto o povo quanto o idioma), me parece ser uma colcha de retalhos tão antiga, com tantas influências (do sudeste asiático à Oceania), que se tornou algo único, sem semelhanças com nada ao redor. Provavelmente vem de uma árvore que simplesmente sumiu, na medida que os falantes foram se extinguindo.
6 лет назад
@@jackyex poise,o coreano tem muita semelhança no japones quando se trata de gramatica:ordem de palavras,particulas(algumas são as mesmas),maneira de conjugar os verbos(as conjugações n é a mesma mas a meneira de fazer s), e as formalidades.Porem compartilha pouquissimas palavras,ao contrario de com o chines,na qual o coreano compartilha um numero alto de palavras porem n tem nada a ver a gramatica e sintaxe do chines e coreano. realmente coreano é interessante nesse ponto,meio que unico.
@@Alvarengaprog De fato o povo e a língua japonesa tem varias características peculiares por exemplo tem o povo Ainu que é considerado um povo indígena do japão que exitem na ilha de Hokaido e Sacalina e tem conexões genéticas com o sudoeste asiático?
6 лет назад
@@Alvarengaprog pode ser q a familia japonica tenha sido parte de uma familia que ja n existe,mas o japones n é isolado,pois tem outras linguas da mesma familia,por exemplo a lingua de okinawa (que normalmente quem fala japones acha que é um dialeto do japones como de osaka,porem é uma lingua diferente) que seria uma lingua parecida com a relação portugues-galego ou russo-ucraniano.
tenho 11 adoro seus conteudos no face book você conversa com os inscritos o audio melhorou muito ve se ano que vem vc posta um video por semana ou dois vamos chegar a 50.000 inscritos
Pirarrã é um dialeto indígena do Brasil. As línguas ricas são chamadas de idiomas. As línguas pobres são consideradas dialetos, línguas locais. Muito bom valorizar sua língua local. J'aimerai Mundano/ya lyubyulay Mundano/He amado Mundano/ya enesyff Mundano...
Prezado, muito útil seu conteúdo. Me ajudou a compreender o conceito de línguas isoladas. Mas gostaria de trazer uma questão sobre os Pirahã: não existe nenhum contexto da ciência atual em que possa dizer que são tribos incivilizadas - a não ser na sociologia do século XVI. Data já dos anos 90 a substituição do termo tribo pelo termo povo - uma discussão que foi tema de muitos painéis da ONU e tem a ver com abolir uma teoria sociológica já naquela época bastante datada por seu alto teor de viés: a partir de uma perspectiva hegeliana/colonial, havia uma classificação de agrupamentos de povos de acordo com a sua complexidade, sendo os agrupamentos de cidades mais complexos e os menos complexos os que se aproximariam de sociedades prehistóricas - aos quais se denominaria tribos (em relação aos agrupamentos de nações, por exemplo). A reivindicação dos indígenas foi, portanto, em não ser adotado o termo tribo por seu caráter exotizante eurocentrado e simplificador de culturas que, sim, são complexas (em termos de concepção territorial, linguística, legal, tecnológica, etc). Apenas não são espelho de organizações sociais europeias/ocidentais. E, com isso, cai também qualquer razoabilidade para o termo "incivilizado". Os termos técnicos adequados pra tratar povos em condições análogas à dos Pirahã é "povo isolado". Forte abraço!
Contribuição: Teoria é quando vc prova por A mais B que aquilo existe, como acontece muito na física através da matemática. Hipótese é quando vc tem probabilidades de algo. Como é o caso que você menciona "teoria", na verdade seria "hipótese", mas isso acabou meio que pegando por aqui quando a gente acha algo falar: eu tenho uma teoria sobre isso... Porém, sendo um canal de linguística e também como fonte de referência para muitos estudantes, é importante a correção. Parabéns pelo canal!
@Douglas Meira crioulo também é um dialeto já que mistura local faz um dialeto, Galego perdeu a sua identidade pro Espanhol, Espanhol infectou muito o Galego, já o Portunhol é um crioulo mais que um dialeto
@@ruanrichard7731 todos com a sua opinião, mas pelo ao menos vc tem uma ideia construtiva sobre o assunto e isso é bom pois vc está dizendo o que pensa!♥️😘 Q Deus o abençoe
Um bom tema, viajando um pouco mas aqui, eu cresci ouvindo historias da Salyut 6,e possíveis contatos extra terrestres onde foram contactados vários sistemas de comunicação, embora o cinema já mostrou vários aliens se comunicado conosco,será que teremos futuramente uma nova linguagem universal? #eseforverdade
O coreano deve ter parentesco com o japonês. Ambas fazem a interrogação com a terminação KA e possuem partículas indicativas da função sintática da palavra na frase.
A relação do povo Kurku com o Nihali se assemelha muito com a dos americanos com os latinos aqui nos eua. É óbvio que as vezes nem por mal, mas eles se entendem socialmente “melhores” que nos. Mas nos que vivemos aqui falamos português, espanhol e inclusive inglês. Hahaha
Aaaaaaaa Esse quadro de cerveja no início do vídeo,ja vi um numa loja e quis comprar,mas tava sem dinheiro Quando voltei la não tinha mais ele ;-; quero um quadro desse até hj
o tupi é uma arvore linguistica(assim como indo-europeia e afro-asiatica)ela é enorme com muitas linguas ,tem o guarani falando principalmente no paraguai que essa lingua faz parte da arvore tupi(assim como portugues faz parte da arvore indo-europeia)sobre as linguas nativas n tupi dai n faço ideia
O Aramaico também tem que voltar com força, no tempo de Jesus. ela dominava o Oriente médio, e era mais forte do O Árabe que dominava hoje o Oriente médio. Mas á relatos que numa pequena parte da Síria ainda falam.
Se falo que o Chinês não entende o Japonês e vice e versa... Mas vai uma pergunta que sempre quis saber.... Seria mais ou menos como o Português e o Espanhol... Ou nada a ver.... E algo initendivel para ambos os falantes....???? Sou fã do seu canal... Me perdoa se fui mal no português kakakka
Não, pois é uma língua fino-úgrica, ou seja, tem semelhanças com o finlandês e o estoniano.
6 лет назад
o hungaro faz parte da familia de linguas uralicas(que tem origem nos montes urais divisão entre europa e asia),outras linguas dessa familia são estoniano e finlandes.os 3 apresentam muita similariedade principalmente a nivel de gramatica e sintaxe são: altamente aglutinantes(vai juntando palavras ou pequenos radicais e formando outras), muitos casos gramaticais (os 3 tem mais de 10),n tem genero gramatical, possui harmonia vocalica(as vogais são dividas em 2 tipos e so aparecem vogais do mesmo tipo nas hora de juntar os radicais por isso são linguas agradaveis de se ouvir)
@ não sei se está 100% preciso o que você escreveu (sou só um curioso sobre idiomas e não tenho cacife para avaliar)... mas mesmo assim, faço questão de aplaudir!!!! Parabéns pelo conhecimento...
Haya Tatá Ghanama Kalahääm Gibma Kilô Fanaá Daak Hûm Hûm Ghnomk Sabe Elas São Muito Díficil, Meu Pai Disse Quera Para Fazer Farinhas Hum Hum, aí eu botei Hum Hum Assim Hüm Hüm
O Latim tem que voltar com força de Novo, no tempo do Império Romano, ela dominava o mundo com o Grego, afinal de contas Português, Espanhol, Italiano, tudo veio do Latim.