Alguns dos livros mencionados na Bíblia, mas que estão perdidos: * Livro das Guerras de Javé ...(Números 21, 14) * Livro de Jasar (Samuel 1,18) * Livro dos Estatutos (Samuel 10,25) * Livro dos Atos de Salomão (1 Reis 11, 41) * Livro de Gade (1 Crônicas 29,29) * Profecias de Aías ( 2 Crônicas 9, 29) * Visões de Ido (2 Cronicas 9,29) * Livro de Semaías (2 Crônicas 12, 15) * Livro do Justo (2 Samuel 1, 18) * Uma carta anterior de São Paulo aos coríntios (1 Coríntios 5, 9) * Primeira carta de Paulo aos Efésios (Efésios 3, 3) * Carta de Paulo a Laodicéia (Colossenses 4, 16).
@@joaoaguiar9601 É bom lembrar que ela não tá lendo só a Bíblia. Além do material de apoio e das dezenas de bíblias diferentes que ela recebeu de presente, tem ainda os outros livros para ler (fora a vida além do RU-vid).
Ela não lê apenas o livro, lê apoios e vários textos para melhor entendimento literário... talvez estava ficando puxado em meio a tantas outras leituras, por isso a mudança.
Não vejo bem como Deus obedecendo a Josué não, vejo mais como Deus concedendo a Josué um poder miraculoso. Mais a frente existe uma passagem em que Jesus fala dos milagres que pessoas poderiam realizar se realmente tivessem fé para tal coisa. "Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda, dirás as montanhas que ela se movam para o mar e elas irão" ou algo do tipo que não lembro agora. O Deus Cristão se difere do universo, o universo é a criação de um Criador, não é como se Deus estivesse constantemente colocando a terra pra girar em torno do sol. O Universo foi criado e organizado pra isso. Eu enxergo Josué recebendo um poder divino para quebrar a ordem natural do universo em prol daquela causa específica.
Cheguei atrasado. Mas vou seguir a partir de Josué, depois leio os que ficaram para trás. Por causa desse projeto resolvi adquirir minha própria bíblia.
Raabe é um exemplo de como tomar decisões certas e manter-se firme, mesmo quando isso significa opor-se aos seus semelhantes. Não é de se admirar que Deus tenha honrado a fé e coragem dessa mulher colocando-a na linhagem do Messias [trecho do texto extraído dos comentários da Bíblia da mulher p.304].
Sim o povo confunde muito isso, mas ela nao eh. Ha varios historiadores explicando isso. Vou achar um video aqui e te passo o link, entao entendera melhor.
@@FinlandBallEditsHelsikiYT , o spin-off é uma espécie de subproduto, um filme derivado de outro. ... Por exemplo, o personagem Gato de Botas em "Shrek 2" (2004) ganhou seu próprio filme em 2011, apresentando sua história sem a participação dos outros personagens vistos em Shrek.
A circuncisão nada mais é que a atual cirurgia de fimose onde o prepúcio é puxado totalmente sem comprometer a glande do pênis. Era necessária por causa da escassez de água e das condições de higiene a fim de evitar doenças como o câncer de pênis, por exemplo.
Esse trecho da visita do chefe do exército de Javé a Josué, me fez lembrar da promessa de Javé ao povo lá em Êxodo 23:20. "Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado."
Tati, tenho uma dica de leitura conjunta pra você fazer após os projetos da Bíblia e de Shakespeare: a leitura da obra completa do Sherlock Holmes, naquele box da Harper Collins (antes pela Nova Fronteira) com quatro volumes coloridos, visto que ele dispõe a obra do Sir Arthur Conan Doyle em ordem cronológica. Talvez você goste da minha dica! Bom dia, Tati! Ótimo vídeo! ❤
Parabéns pelo projeto! A Bíblia é um best seller que atinge aos interesses de diversos leitores. Espero ansiosamente pelos vídeos dos livros de Jó, Provérbios, Salmos e Cantares.
Fiquei na cabeça que esse mês ia ser Josué e Juízes. Tati, acrescenta Rute então para o próximo mês, ficando os dois: Juízes e Rute. Rute tem só 4 capítulos.
Eu também fiquei com essa dúvida , pq no final do video anterior ela falou que seria Josué e juízes. Acho que se confundiu . Gostei da ideia de ler esses livros menores juntos.
Quero registrar que eu como filha de pastores evangélicos, li muitas vezes a bíblia (o que foi inclusive uma das principais motivações do meu afastamento da religião) e tendo me tornado atéia, tem sido incrivelmente divertido acompanhar essa série de leitura literária da bíblia. Parabéns.
Não, Marcia. Não é um simples livro de histórias. É um livro atual, perene, e que tem uma mensagem para você. A vocês, desse comentário, vocês que conhecem a Bíblia, mas não seguem religião, devo alertá-los: Deus criou todas as coisas do nada, e, por meio da razão, é possível chegar à conclusão de que Ele existe. Sim, eu já falei "por Vênus", arrependo-me profundamente e hoje voltei à Igreja de Cristo. Sim, Cristo fundou uma Igreja, está em Mateus 16,18.
Era normal (E ainda eh) que o povo de Israel duvidasse ou se sentisse abandonado por YHWH, eee se voltasse para outros deuses, seja ele qual for, e o paralelo é o mesmo, as leis e os profetas são bem ultrapassados e existe algo melhor e mais atual, mesmo que esse algo seja a ausência de religião, mesmo sendo esse um fenômeno bem atual.
A ordem de "dizimar" na maneira como é descrita no AT é um recurso literário dos povos do Antigo Oriente Próximo para indicar completo domínio sobre o povo conquistado. Não significa literalmente exterminar cada ser vivo daquele lugar. :)
Tati, a expressão “até os dias de hoje” faz referência à época em que o texto foi escrito. Até o dia que o autor estava escrevendo ainda era assim. Não quer dizer que está assim nos nossos dias. Bjo 😘
Estou fazendo a minha leitura pala Bíblia de Jerusalém e acho que as introduções e as notas de rodapé são muito ricas, tem me ajudado muito. Como sempre, seu vídeo está incrível, é um privilégio poder fazer esta leitura contigo e com o pessoal que participa aqui nos comentários, estou aprendendo muito com este projeto. Um grande abraço! 😘
A passagem onde Josué manda o sol e lua pararem, pra quem tem fé nas Escrituras e nos conhecimentos dos antigos hebreus, confirmar q vivemos numa Terra estacionária, onde é o sol e lua é q se movem por cima de nós e não q a Terra q está girando em torno do sol. Enfim! Parabéns pelo projeto Acompanhando...
Oi Tati, como sempre, ótimo vídeo! Sobre a questão da existência de pessoas de outros povos nessas terras, algumas considerações: (1) ao longo dos livros futuros isso ficará mais claro, mas nem todos os demais povos foram mesmo exterminados; e (2) além disso, ainda mais importante, é o fato de que o território de Israel era rodeado por diversas outras populações (mesopotâmicos, midianitas, moabitas, filisteus etc.), que poderiam apresentar uma possiblidade de assimilação e de perda de identidade religiosa aos israelitas. Inclusive, essas questões serão bem importantes no futuro, então não se preocupe, isso será tratado kk!
Estou acompanhando o projeto desde o início e fazendo a leitura conjunta. Recomendo a versão em ebook da Bíblia que tem na Amazon! Tem um Leão na capa e tem ótimas notas de roda pé! O livro de Josué me lembrou bem Game of Thrones pelo alto número de matanças que ocorrem na conquista dos territórios. Achei bem violento.
Tati uma curiosidade+indicação: A curiosidade é que o anjo do senhor é o próprio Jesus. Quando vc ver no antigo testamento anjo de senhor se trata de Cristo ainda não revelado. Por isso Ele aceita a adoração de Josué, em apocalipse vc vai ver que João se prostra diante de um anjo e o anjo o repreende pq ele não é digno de receber a adoração que é para Deus. A indicação é o livro “quem almoçou com abraao”
Boa tarde Tati 🙏🙏🙏 Valeu estou gostando muito 👍☝️ Nada de neura para acompanhar o livro mais vendido em toda a terra. MAS SERVINDO COMO EXEMPLO COMO DEUS coloca a humanidade com defeitos e qualidades e o livre arbítrio destes sobre suas escolhas e as suas consequências como resultado. Ok 👏👏👏👏👏👏👏👏👏valeu
Adoro vc ♥️!!!. Seu canal é incrível , mto completo. Parabéns. Amo quando vc traz peças de teatro. Leia por favor: A dama das Camelias,O inspetor geral, livros de Luigi Pirandello, livros de Mia Couto,Fun home uma tragicomédia em família (HQ) . Bjos Parabéns pelo Canal ♥️
Há um comentário na edição família da Editora Vozes que gostaria de compartilhar: " As tribos tiveram de conquistar a Terra que Deus lhes dera. Deus concede o dom, porém não suprime a liberdade e nem prescinde da iniciativa do homem. Pelo contrário, supõe e exige que o homem busque com todas as forças e conquiste o dom de Deus. Assim, a Terra é fruto da promessa e do dom de Deus e, ao mesmo tempo, da aspiração e da conquista do homem. Deus promete por dentro das aspirações do homem e realiza seu dom por dentro das conquistas do homem. Este é livro é um tratado sobre a graça de Deus, que é a base da vida e da história . Sem a atitude livre e responsável do homem que procura descobrir, tomar posse e endereçar as possibilidades, nunca encontrará a graça, que é fruto do dom e da conquista."
Maravilhosa. Adoro sua leitura e interpretação. Estou em viagem pelo interior de Minas Gerais, e estou baixando todos os episódios, como a viagem tem sido agradável, o tempo passa rápido e quero cada vez mais❤
Tá muito bacana esse projeto. Tá bem tranquilo, eu estou lendo em torno de 4 versículos por dia , da tranquilo pra ler dentro do mês e esperar pelo video da Tati. Bora dar um corre na leitura e participar conosco. Um abraço!
Tati, recomendo fortemente que vc adquira a Bíblia Edição de Estudos da Ave Maria: ela tem explicações completas sobre todos os livros, inclusive explicações literárias, é incrível. Eu fiz projeto de leitura ano passado usando ela e foi maravilhoso. No mais, vídeo impecável como sempre 🥰🌹
Tati, sobre o extermínio dos povos que não foi levado a cabo, sugiro dar uma olhada no vídeo do Dr. Rodrigo Silva que fala sobre a linguagem hiperbólica da Bíblia. Aqui nos comentários, o Allan já fez algumas considerações muito interessantes sobre o assunto e as suas consequências ao longo da Bíblia. Além do que ele já disse, eu sugiro que você dê uma olhada nessr vídeo para entender melhor esse assunto.
Tati!!! A questão de "poder" de "autoridade" (deter o sol e a Lua) entre Moisés e Josué, é baseada nas suas personalidades e Educação Espiritual de berço: Moisés foi lecionado por uma Família pagã; Josué, mesmo órfão, teve dos seus tios ensinos sobre Yahvh... Moisés não era seguro quanto ao seu poder de persuasão (no monte Horebe, ele perguntou para Deus se não poderia enviar outro no seu lugar, pois não saberia como falar diante do povo Hebreu); Josué, era destemido, confiava na sua força e confiava de toda alma em Deus...
Tati, com relação aos apócrifos, tem tenho três dicas: 1- Qualquer bíblia católica contém os 7 livros deuterocanônicos, que são considerados apócrifos para denominações judaicas e protestantes 2 - A edicão nova da Tradução Ecumênica da Bíblia (TEB) contém alguns livros que são canônicos para as igrejas ortodoxas, mas apócrifos para o restante. O bom dessa edição é que os textos de apoio são maravilhosos. 3- Tem uma coleção chamada Apócrifos e Psedo-epígrafos da Bíblia, da Fonte Editorial, que é a mais completa que eu conheço, tem três volumes, e tem aqueles famosos textos dos Essênios (Assunção de Moisés, Livro de Enoq). Muito legal, mas parece que o trabalho de encadernação não é muito bom.
O que os protestantes acham da Igreja e os 'livros a mais" não tem valor, afinal eles ficaram com versão do velho testamento dos judeus e não com a versão que a Igreja (católica = cristã) sempre usou. O cânon judaico é diferente justamente para se diferenciar dos cristãos.
@@sede_santos_1P.1-16 tem uma pequena imprecisão no seu comentário, amigo, porque o cânon católico também é judaico. A versão se baseia na que se chama Septuaginta, uma tradução grega dos livros usados na Palestina e com outros livros compostos diretamente em grego.
Tati, queria só dar uma dica para a leitura dos textos do AT: existe uma tradição judaica para a leitura dos textos sagrados nas assembleias litúrgicas, que a Igreja Católica também se apropriou, de nunca pronunciar a palavra "Iahweh" ou "Javé", como tentativas de reprodução da pronúncia original do tetragrama sagrado "YHWH". Em uma aula sobre Pentateuco, o professor me ensinou a sempre falar a palavra "Senhor", quando constar, no texto, a escrita do tetragrama, em respeito a essa tradição, segundo a qual o nome de Deus é impronunciável. Assim, em leituras públicas da Bíblia de Jerusalém, por exemplo, eu procuro sempre trocar "Iahweh" por "Senhor" ;)
informação muito interessante! mas quem precisa respeitar a tradição é quem crê nela, não? achei confuso se foi uma recomendação p ela também não pronunciar o tal nome de deus ou se foi só uma curiosidade mesmo
E respeito a uma tradição é algo restrito a quem faça parte dela ou creia nela? Ainda mais uma tradição tão importante, como a judaico-cristã, sem a qual nem mesmo os não-crentes teriam as liberdades de que se utilizam para atacar a própria tradição. Bom, deixei uma sugestão à autora do vídeo, que, como em toda sugestão, tem a liberdade de acatá-la ou não. E olha que sempre sinto essa abertura da parte dela, diferente de vocês, para conhecer e respeitar as tradições que passa a conhecer, quando diz "fiquem à vontade para me corrigir nos comentários". E é porque nem foi uma correção, mas uma sugestão...
O nome da prostituta que vivia nos limites de Jericó é Raabe que mais adiante vai aparecer inclusive na genealogia de Jesus, ela também é citada em algumas passagens como exemplo de reconhecimento de fé. Tem sido muito bom acompanhar o canal, aprecio a forma como tu conduzes a resenha, abraço e obrigada!
Essa ordem de Josué, poderá ser explicada mais pra frente, quando Jesus diz: se tiverdes fé, poderá ordenar que a montanha se jogue no mar, e ela obedecerá... Não consigo interpretar como Deus obedecendo o homem, apenas que se cumpriu aquilo que está nas escrituras.. Josué ordenou ao sol e à lua com autoridade e fé, e foi realizado aquilo que se esperava
Apoiadora do canal com orgulho e tranquilidade! Um conteúdo muito rico e ótimas discussões que você nos traz. Tenho a sensação de que apoiar o seu canal é investir na minha educação! Obrigada pelo trabalho Tati!
Fiz 2 anos de teologia e os padres gostavam mais da tradução da Jerusalém, mas eu ainda prefiro a Peregrino. Para estudo, uso até às protestantes, como a Thompson.
Lembrei daquele filme ''Aconteceu naquela noite'' (1934), com o Clark Gable e a Claudette Colbert. No final, tem uma referência à queda do muro de Jericó, quando a cortina que separava o casal no quarto é retirada e eles podem finalmente...bem, se conhecer um pouco melhor.
"Abandonar quaisquer tipos de ídolos, pelos quais eles tivessem afinidade. Isso pode ser um problema sério." É, Tati, espere as cenas dos próximos capítulos.
Josué fez os astros pararem não porque ordenou à Deus (Ele não negocia a Sua grandeza com ninguém), mas sim diante da autoridade que Deus o concedeu ao liderar o povo israelita (visão teológica). Tem tb o profeta Elias (em I Reis) que lançou uma palavra de autoridade diante do Rei Acabe que veio acontecer, justamente, por ele ser um homem de compromisso com Deus assim como Josué. Não dei spoiler, rsrs. Apenas para lembrar quando passar por essa passagem. Bj.
Kkkkk realmente, queria que ela tivesse falado de como as mulharas caíram, eu lembro quando li pela primeira vez, a trombetas tocando e as mulharas caindo, muito massa
Para tentar contextualizar principalmente a questão levantada: "a ordem não era dizimar toda a população antes de tomar as terras, então, como sobrou gente?". Primeiro, aquelas terras já haviam sido dadas por Deus a Abraão e a outros patriarcas, isso está em Gênesis (ex. Cap. 21. 22. 26. 33. 46...), Acordos legítimos da época feitos através de criações de poço, agricultura, túmulo e até altares. Logo, o povo escolhido não estava tomando terras a esmo como um tipo de expropriação, na verdade estavam retomando para si o q já era de direito deles antes mesmo de se tornarem escravos. Segundo, na linguagem bíblica, os verbos no original hebraico traduzidos para "ordenar" tem mais sentido permissivo do que de imposição, não era o ideal de Deus, mas seria um parêntese muito grande para poder entrar neste mérito... Terceiro, Jericó, segundo teorias arqueólogas, seria uma cidade militar, um posto militar do próprio Egito. Tanto q os israelitas deram 1 volta por dia ao redor da cidade, pois era pequena em comparação a outras. E por último, a linguagem hiperbólica é usada demasiadamente nos livros do velho testamento e em outras literaturas daquele período histórico - inclusive de outros povos. Usada principalmente em contexto ibérico, contando sobre as vitórias de um povo para mostrar a grandeza deste (expressão "até os dias de hoje" tbm é exemplo desta figura de linguagem). Não é uma linguagem ou ideia literal, mas exagerada a fim de exaltar conquista. No link a seguir, o arqueólogo Rodrigo Silva fala bem melhor sobre esses temas (em especial sobre as hipérboles a partir de 1"04 do tempo do vídeo). ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-NqtrRogXZz0.html
Tati, no caso da história de Josué que fez o sol "parar", a palavra hebraica para parar no texto significa acabar com a sua função e não parar no sentido físico. Se você ler esse comentário espero ter ajudado na sua compreensão do texto. Sou cristão evangélico e estou adorando acompanhar a sua leitura literária da bíblia.
Uma coisa legal de se comentar sobre o Anjo que Josué viu. Josué pergunta se o anjo está do lado deles e o anjo responde que não, que ele é do Exército Divino... Eu tenho a impressão de que essa Guerra por Justiça contra esse povo que já habitava em Canaã já estava para ser travada, aquilo ia acontecer é ai calhou Deus colocar o povo de Israel lá também...
oii tati! a pronúncia do nome YHWH é (iaveh) não (iaui), to amando seus vídeos e acompanhando, eu já me encontro no livro de daniel haha! bjs amoo seu trabalho.
A pronuncia dela esta correta. Iaveh ou Javé são modificações idiomáticas posteriores. Registros historiográficos apontam que a antiga pronuncia era "Iaui" ou "Iauê".
Nah. Se você levar em consideração que esse não é de verdade o nome de Deus e que ele se perdeu pelas pessoas não o pronunciarem, não da pra saber... Mas isso também depende muito, em inglês as pronúncias mais comuns são (Iaui ou Iauê) Ou seja...
Durante o período do Segundo Templo a pronuncia era de fato proibida pelos judeus, mas não para o Sumo Sacerdote. Este pronunciava o nome de Deus no interior do templo, durante o Dia do Perdão. A pronuncia foi mantida pela tradição oral judaica e hoje é conhecida graças a registros detados por volta do primeiro século, quando tiveram que verte-la para o Grego. É Iaui ou Iauê.
Há muitas indicações de Bíblias com comentários. Mas o melhor portfólio de comentários versículos por versículos no Brasil é o do comentário bíblico São Jerônimo. Todos ali fazem parte da nata de decanos no século XX. Só que é um investimento, o preço não é barato, nem tinha como ser rs