Se você já toca piano ou teclado e se sente travado no aprendizado, dê uma olhada no material "Como Criar Exercícios Para Piano". Basta cadastrar seu email neste link: www.aprendendopiano.com.br/exercicio-tecnica-piano/?YT&YT-ORG&Criar-Exercicios
Professor esse novo formato do canal está lindo, as thumbnails, os takes de câmera mostrando vários ângulos, a edição que contribui muito na sua didática, parabéns pelo trabalho.
Ok, eu precisava desse pequeno tapa. Haha Melhor canal para aprender piano, a nível internacional. Direto ao ponto e, ao mesmo tempo, com todo rigor e formalismo necessários. Parabéns pela qualidade dos vídeos e obrigado por não diminuir a importância dos elementos da técnica pianística, nem subestimar seus espectadores.
Adoro esse canal, adorei o vídeo... mas a conclusão óbvia que eu chego é que, de fato, ninguém lê à primeira vista... é impossível... pra mim ler dessa forma seria o cara pegar a partitura e simplesmente tocar o que tá lá sem hesitar igual a gente faz com o texto escrito (que muita gente também não lê assim, diga-se de passagem)... eu amo música, mas cada dia mais me arrependo de ter entrado nessa: é algo que exige tanto da pessoa que , ao meu ver, tira até o prazer de fazer... eu gosto de simplesmente tocar o quer der na telha do jeito mais espontâneo e visceral, nunca serei um músico nesse nível proposto pelo canal, mas admiro quem consegue. PARABÉNS PELO VÍDEO... I keep following!
Parece que você adivinhou o que eu estava pensando.. Sou iniciante e pensei que isso fosse algo urgente pra alguém no básico. Que bom que vi esse vídeo!
Quando eu tinha 6 anos, via minha mãe tocando oh Susana (com uma cifra bem simplificada) e comecei a decorar vendo ela tocar, e ela viu que eu queria tocar e me ensinou, mas sempre me dizia que ela não conseguia tocar com a mão esquerda, isso me deixou triste pois achei que também não conseguiria, e depois de 8 anos, agora sim aprendi a tocar com a mão esquerda. Obrigado professor
Deu uma boa orientação, dos primeiros parâmetros a avaliar. Já tenho algumas partituras para crianças, para tentar cantar as notas.
3 года назад
Olá professor, faca um video falando sobre as tecnicas pra aprender a ler partitura. Acho muito dificil ler em clave de sol e clave de fá ao mesmo tempo sem escrever as notas embaixo. A clade de sol eu ate consigo se for mais simples, mas as duas juntas jamais.
Quem ensina isto tudo sobre leitura de partitura,só o Professor. Tudo tudo é de grande utilidade e explicado de forma tão lógica que o aluno interioriza mesmo estas noções.
Aulas tão importantes, noções passo a passo e caríssimas. Só um Professor genial ensina os alunos a superar totosos obstáculos, os factores determinantes são todos marcados.
Esse canal é um vício.... Não sei com alguém consegue avaliar negativamente um conteúdo desse. Você é incrível professor.. aprendo muito com você, tenho evoluído muito com seus vídeos... Obrigada.
As imensas saudades que sinto quando ouço tocar. Se não fosse teimosa e não tivesse perdido tempo na academia artes, tinha começado c/Professor há mais tempo.
Começando a ler partituras, diz minha segunda aula de piano essa semana. Estudando pelo livro da Leila Fletcher. Estou esperançoso de aprender uma leitura à primeira vista, mas primeiro de coisas bem mais fáceis que essa peça. Achei todas as dicas muito, muito interessantes. Tomei nota e bora estudar piano! Obrigado professor!
Eu achei um app e como iniciante em partitura tem me ajudado a ir começando a desbravar esse matagal de bolinhas pretas. Complete Music Reading, ou algo assim. Eu aho muito chato catar milho no violão pq não consigo ler a partitura tão rápido quanto toco. Aí todo dia eu pratico um pouquinho e tento fazer a lista completa de exercícios de cada módulo até o meu nível. O legal é que ele te dá o tempo de resposta pra cada nota que vc lê. Quando não estou com tempo ou vontade, pratico um pouco no modo arcade, que é um joguinho de notas aleatórias. Também existem geradores de notas aleatórias na internet, e você pode selecionar as notas que quer treinar. São coisas de iniciante, mas têm dado resultado.
Prof gostei demais da explicação... Eu achava que deveria ficar preso 100% ao texto escrito. Mas a possibilidade de num primeiro momento "improvisar" no território e vocabulário que já temos foi muito significativo p mim. E poder entender tua lógica de pensar a música meio que me orienta a imita-lo neste pensamento. Muito obrigado
Sou baixista iniciante. Cheguei na partitura e parei nesta parte do estudo. Estou a meses nisso. Leitura de partitura resgatou minha vontade de aprender. Hoje quase não olho mais no braço do baixo, toco mais rápido, toco com cadência certa e mais tudo de bom. Me sinto importante agora. Partitura é chato pra caramba no começo, mas foi e é a melhor coisa que aconteceu até agora na minha jornada nos graves.
BOM DIA DAQUI PROFESSOR FELIPE, GOSTEI IMENSAMENTE. A MELODIA E LNDA E ESPERO QUE UM DIA POSSA OUVI-LO EXECUTANDO DO PRINCIPIO AO FIM. PARABENS E OBRIGADA MAIS UMA VEZ PELA LICAO. ABRACOS.
O melhor aprendizado pra eu melhorar minha leitura pro nível que tenho hoje foram as inúmeras "fogueiras" em que caí pra acompanhar ensaios fazendo correpetição, em que o volume de partitura é muito alto pro tempo de estudo que poderemos fazer daquilo antes dos ensaios. Quando você é OBRIGADO a acertar e não perder o pulso, você de fato ativa todos os neurônios do seu corpo pra realizar aquilo ahahaha. Ótimo vídeo!
É isso aí maestro! Sempre endossa aquilo que estou treinando... e isso me deixa SUPER feliz, por que estou no caminho certo segundo um dos maiores pianistas do nosso Brasil! Eu estou me dedicando horas a fio , a escalas e arpejos dos mais diversos possíveis, e vejo uma gigantesca melhoria no meu desenvolvimento. Eu faço escalas menores nas suas variações, e arpejos, muitos alternando o lugar da sétima no arpejo. Aberto a sugestões😉
Isso é verdade, quando eu estava lendo e executando quase instantâneo partitura simples, depois parei, agora me atrapalho bem, tô quase começando do zero novamente.
👏👏👏👏 Mais uma preciosa aula!!! Nunca me preocupei muito com isso, mas agora me deu vontade de treinar assim. Estou tentando manter uma rotina de estudos séria: exercícios( escalas, estudos, ex. 9 pilares de Chopin) ainda não cheguei no nono, nem comecei arpejos ainda e tb as peças. Não dá tempo tudo num dia, mas vou mesclando. Parabéns e obrigada!!👏👏👏👏
Quem me dera vir a saber tocar algo. Já li a cantar partituras de livros de crianças, mas olhando para essa partitura, me assusta.. Tenho a certeza que nas suas aulas isso nem será difícil. Tudo parece tão seguro...
Mesmo não estando a tocar nem treinar, só ouvindo repetidamente os seus vídeos e conselhos, vão ficando noções e hábitos. Tenho esperança de um dia poder voltar a reiniciar as aulas e aprender por tal fico contente com todos os seus vídeos que encontro no RU-vid. Acha errad0? Obrigada
Aqui está um video para ver e reler com bastante cuidado e atenção, senão não se consegue aprender o que aqui é explicado, ainda por cima não tenho o instrumento necessário (o piano), pois o meu não está operacional.
Creio que ter paixão por aquilo que se faz supera a maioria dos obstáculos é leva a vencer obstáculos, que à primeira vista.. pareciam inultrapassáveis.. Ou então... "cai do cavalo"...
Tem gente que faz um ótimo trabalho na leitura à primeira vista. É só ter todos os fundamentos apresentados aqui na ponta dos dedos, principalmente o da malandragem.
Acho que dá p ler a primeira vista apenas as músicas fáceis e óbvias., Não dá p generalizar... Tem coisas muito difíceis. Como ler um gibi e chegar a ler uma tese filosófica... Outro nível de dificuldade. Abx
Minha professora do conservatório não deixa eu dar essa disfarçada. Ou é tocar 100% certo de primeira vista ou ela interrompe no mesmo tempo e isso é desanimador. Eles (professores de conservatórios, não todos) parece que tem um fetiche com a leitura a primeira vista.
Leitura a primeira vista acontece quando se estuda desde pequeno e se dedica, na congregação cristã no Brasil as organista desenvolve essa habilidade muito cedo, pois elas precisam disso para "se formar"(oficializar como organista na igreja), acho incrível a leitura delas no piano. tenho estudado muito leitura, comecei com musicas de criança e ja consigo ler os czernys e as sonatinas. As escalas e arpejos foram a base.
Que bom saber disso. Quando eu fazia aula de piano ganhava elogio da professora pq decorava tudo mas mesmo assim eu achava que tava errado, queria tocar olhando pra partitura, mas quando fazia isso só "catava milho", era uma nota por minuto rsrsrs
Olá, parabéns pelo canal. Gostaria de sugerir que vc faça um vídeo sobre esse tema no contexto do canto: leitura cantada, com nome de nota, e situações como: reconhecer a modulação sem que se tenha a cifra ou acesso às demais vozes, como é frequente acontecer, recebemos a parte e na linha melódica temos alguns acidentes, não todos, e fica difícil reconhecer a nova tonalidade, é meio que um jogo de adivinha (desculpa se estou falando besteira, mas eu realmente não sei como lê isso). Obrigado
Eae meu querido. Muito bom os vídeos. Sou sanfoneiro e consigo aproveitar bastante teus vídeos. Mas aí gostaria de saber a sua opinião da relação cultural e diferenças teóricas entre a música erudita e música popular.
Professor como penso que sabe, eu não toco piano nem fiz a inscrição, mas como gosto tanto de piano como de o ouvir tocar, sente-se que cada música é uma história. Gostava de lhe perguntar se os seus vídeos que vão surgindo no meu RU-vid posso ouvi-los ou são só para os seus alunos. Alguns não resisto a ouvir, nem que seja a história de uma nota explicada por si, não se ouve, sente-se. Obrigada se me informar.
@@Cayres18 Veja bem, Não estou dizendo que sou ilimitado quanto a tocar de ouvido. Não tenho ouvido absoluto, meu ouvido é relativo. No caso de música erudita, levo um pouco mais de tempo devido aos compassos mais complexos. O que eu não concordo é dizer que podemos tocar uma partitura à primeira vista como se estivéssemos lendo um texto qualquer. Talvez esteja enganado, mas acho isso impossível em se tratando de música.
Tô looooonge de querer ler alguma partitura à primeira vista, pois não passo de um mísero aluno de nível básico ainda. Mas me dê, sei lá, uns 3 ou 4 anos e a gente volta a conversar hahaha Grande abraço