Тёмный

Les Paul: A inimiga dos guitarristas frescos? 

Arthur Mendes Music
Подписаться 2,1 тыс.
Просмотров 12 тыс.
50% 1

Vamos aproveitar a polêmica da semana nas redes guitarrísticas para debater algo mais construtivo?
Este é um canal sobre música, com dicas, aulas e debates a respeito de produção musical, guitarra, teclado, teoria musical, harmonia, composição, além de performances e tudo mais que eu puder compartilhar de útil. Sou professor de música formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), guitarrista formado pelo curso técnico da E. M. Villa Lobos e tenho longa experiência trabalhando com música e dando aulas. Espero te ajudar de alguma forma!
Contatos para serviços de Produção Musical e Aulas na aba “SOBRE” no meu canal.

Опубликовано:

 

11 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 160   
@netopernambucogamer7182
@netopernambucogamer7182 Год назад
Marcelo é um gênio do marketing. Fez todo mundo falar o nome marcelo barbosa no youtube. Deve ter vendido tanto curso que deve estar rindo até agora...
@dongigante
@dongigante Год назад
Deve ter uma pá de gente q nem fazia ideia de quem ele é, nem q ele tocava no Angra. Agora deve ser aluno dele. Kkkkkk
@adriano34186
@adriano34186 Год назад
Sim, igual aquela vez q ele fez um vídeo sobre músicos q não conseguem viver da música haha
@georgeantunes9503
@georgeantunes9503 Год назад
Eu sou um que não sabia que ele guitarrista do Angra. PS: não comprei curso, nem inscrevi em canal dele.
@andersonantonio
@andersonantonio Год назад
Gênio ou só quis gerar polêmica no cenário? Quando você afirma que os guitarristas mais virtuosos optam pela strato, automaticamente você está diminuindo todos os ótimos guitarristas que optaram pela lespoul. Te dou um exemplo, Ozielzinho, tem um feeling maravilhoso tocando, extremamente técnico e mostrou que músicos virtuosos produzem sons maravilhosos de boas guitarristas, seja uma lespoul, seja um strato. Vejo esse guitarrista tocando, tem técnica, mas parece que não tem sentimento, não passa feeling algum. Guitarristas brasileiros que eu respeito, Juninho Afran e o Ozielzinho. Temos muitos excelentes guitarristas, mas o feeling não é qualquer um que passa ao tocar.
@MrAlbami
@MrAlbami Год назад
E eu queria tanto uma Les Paul, nem me importaria se fosse somente uma cópia ! Acho ela lindona!
@Scorhos
@Scorhos Год назад
Na Olx tem muita les Paul de segunda mão. Várias marcas e valores.
@lucianolorenz
@lucianolorenz 3 месяца назад
Cara... baita depoimento. Muito simples e direto. Legal demais mesmo. Eu tenho 3, 2 fenders uma strato e 1 tele mais 1 gibson. a tele com corda 0.10, strato com 0.09 e a gibson 0.09/046, justamente para não ficar bitolado. Miuto legal o vídeo. parabéns
@FCarvalhoVII
@FCarvalhoVII Год назад
O Marcelo tá 100% certo, mas sou fã de Les Paul é uma guitarra linda e com timbre animal
@silvanorocha3
@silvanorocha3 Год назад
O timbre não tem igual num valvulado. Mas tem seus problemas de ergonomia e está tudo certo. Ninguém xingou a mãe, o pessoal toma muito pro lado pessoal né?
@Adriel_sky
@Adriel_sky Год назад
Né, quando eu comecei a tocar, com 12 anos, meu sonho sempre foi ter uma les paul, via o Slash e achava a guitarra incrível, timbre maravilhoso, com 17 anos tive minha primeira les paul, depois de várias Stratos kkkk nem liguei pros detalhes, mas depois de uns meses eu já tava querendo outra kkkkk amava o timbre dela, mas preferia as statos que eu tive, 4 anos depois levei no luthier pra mexer nela, continuou com o visual de les paul, mas a pegada ficou completamente diferente, não tenho mais ela, mas tô louco pra comprar a ltd ec1000, uma superstrato com cara de les paul, minha nova meta de vida kkkkk
@Adriel_sky
@Adriel_sky Год назад
Hoje tenho 1 strato, 2 superstrato, daqui a pouco com a ec1000, 3, depois quem sabe compro uma Gibson Les Paul pra enfeitar a parede do meu quarto
@toqueosacordes
@toqueosacordes Год назад
Então a Ibanez é desconfortável, pois o Marcelo não acerta um solo ao vivo.
@luanSmartini
@luanSmartini 9 месяцев назад
​@@toqueosacordesputs kkkkk
@wellingtonsouza8790
@wellingtonsouza8790 Год назад
Curto, direto e extremamente assertivo! Ganhou mais um inscrito no seu canal!
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Obrigado, Wellington!
@leandrosilvabolinarodrigue5696
Exatamente. Isso tbm se aplica caso toque guitarra e violão. No violão tenho um braço mais robusto e duro, com calibre 012... Já na guitarra (strato), tenho 009... e pratico em ambos instrumentos e não sinto muita diferença de um para outro
@PrataMaskavo
@PrataMaskavo Год назад
O negócio é sair tocando o que estiver disponível pra cada um, mas uma Gibson Les Paul tem seu poder. É top!
@ronaldolinodeoliveira3968
@ronaldolinodeoliveira3968 Месяц назад
Perfeito seu argumento!!
@marcelotrottaguitarrista6702
Toco há 28 anos, há 2 anos fui para Les Paul pela primeira vez, nunca me imaginei com esse modelo, O som autêntico de uma Les Paul pra mim rouba a cena vide Doug Aldrich ( pra mim o som mais bonito hj de uma Les Paul e meu timbre favorito hj )
@felipebruce1339
@felipebruce1339 4 месяца назад
Tbm tenho a mesma opinião que a sua
@emobeta
@emobeta Год назад
Minha flying V é hard de tocar também. Mas treinando a gente se adapta hahahaha
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Pois é, já toquei em Flying V que achei bem desconfortável também, ainda mais com ela no colo sentado. Mas às vezes o estilo compensa, né? hahah
@ppmourajr
@ppmourajr 3 месяца назад
Então… cada um tem suas preferências e opiniões… e tudo bem…
@MrLeperez
@MrLeperez Год назад
Quando cheguei em casa com a minha primeira Les Paul e a espetei no Bandit que eu tinha ( cordas velhas, desregulada meio abandonada ) percebi um sustain devastador que eu não sentia nas minhas Kramer e Fender strato. Fora o conforto do braço. Tá comigo até hj e não é Gibson. É WESTFIELD custom. Escocesa. Quanto a corda Sol , troquem o nut por graphtech. Anota isso : TUSQ GRAPHTECH.
@viniciusloyola5145
@viniciusloyola5145 Год назад
Essa treta do Marcelo já tá durando mais do que devia. O erro dele foi usar termos que desqualificam a Les Paul, foi isso que fez muita gente ficar pistola, pois que existem diferenças e limitações em cada modelo não é novidade pra ninguém. Teve uma época que eu tinha uma Gibson Les Paul Studio e uma Charvel super strato, são ferramentas diferentes para tarefas diferentes, simples assim. Não existe melhor ou pior. Hoje eu larguei a guitarra e estou apenas no violão erudito, achando que ia simplificar minha vida. E pra minha surpresa as diferenças de madeira e construção nos violões é algo ainda mais complexo e gritante do que nas guitarras.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Exatamente, ferramentas diferentes para tarefas diferentes! Eu acho que ele deu uma declaração um pouco pedante quando disse que guitarristas mais "técnicos" geralmente não escolhem a Les Paul. Como se só houvesse técnica no estilo dele. Como se Randy Rhoades, Robben Ford, Zakk Wylde, Slash, Joe Bonamassa, entre tantos outros não fossem guitarristas técnicos. No mais, o resto eu levo na boa, ele ter dito que a Les Paul é inimiga do guitarrista, falar que não gosta... A Les Paul tem problemas que todos conhecem, incomoda alguns, outros não, e tem virtudes que uns valorizam, outros não. Eu, por exemplo, não gosto dos problemas que as pontes flutuantes trazem, evito, e uma boa parte dessas superstratos super confortáveis que a galera do shredding gosta tem pontes desse tipo. Já tive guitarra com Floyd Rose, já tive minha fase shredding, hoje eu não ligo muito pra alavanca, fico bem com ponte fixa e a Les Paul me atende melhor. Mas se precisar tocar numa guitarra assim eu sei lidar com ela, não vou deixar de conseguir tocar. Esse é o meu ponto, faz bem saber se adaptar a diferentes instrumentos, ao invés de ficar cheio de restrições.
@paulobianquini
@paulobianquini Год назад
Bom vídeo, Arthur. Me inscrevi no seu canal. Parabéns pelas colocações! Eu utilizo uma guitarra Les Paul da marca Strinberg. Gostei do seu ponto de vista. Ganhou mais um inscrito ;)!
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Obrigado, Paulo! Abraço!
@daveronhertpark7134
@daveronhertpark7134 3 дня назад
Gostei do seu vídeo. Sempre pensei que era uma guitarra super pesada (uso strato). Hoje, ensaiei com banda por 3h com uma Gibson Les Paul igualzinha a sua, Studio Worn com alívio de peso. Amei. Muito bacana. Mais leve que minha strato também. Braço animal. Pensando em pegar alguma dessas Michael, Strinberg cópias de Les Paul. Ainda penso no peso, mas não é um grande problema, né?
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic 3 дня назад
Olha, sem alívio de peso a Les Paul costuma ser pesada sim. Uma vez toquei em uma Epiphone que era assustadoramente pesada. Mas já toquei em outras que eram ok, Condor, Cort... Seria bom dar uma testada antes pra avaliar isso.
@daveronhertpark7134
@daveronhertpark7134 2 дня назад
@@ArthurMendesMusic Entendi. É pq ensaiamos por 3h, mas nossos shows são mais curtos, sabe? Estou começando a pensar que mesmo com o peso, não seja muito ruim ao vivo.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic 2 дня назад
​@@daveronhertpark7134 É viável. Dependendo da sua idade, da sua estrutura física, pode ser um problema, ou pode ser tranquilo. Se você acha que aguenta, vai fundo.
@f.h.4977
@f.h.4977 Год назад
Minha primeira guitarra foi uma Michael strato com 3 single coils. Sonhava com a lespa e quando toquei em uma pela primeira vez,e apaixonei na hora. O braço realmente é bem diferente no primeiro momento, mas o corpo, a pegada no geral é gostosa, a guitarra se encaixa em vc.
@tigeri9384
@tigeri9384 Год назад
Tenho uma Strato Michael com 3singles, amo essa guitarra...
@gilbertocruz1683
@gilbertocruz1683 8 дней назад
Eu acho que depende daquilo que você está acostumado...eu sempre usei Strato e LP...ai fiquei dois meses com uma Ibanez JEM em casa e quando voltei para a Strato e a LP foi um tempo para me acostumar de novo...nunca toquei nenhuma guitarra com a tocabilidade da JEM, mas não gosto de microafinação e nem do timbre da JEM
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic 8 дней назад
Então, foi justamente na época que eu tinha uma superstrato da Tagima, que era extremamente confortável, que eu notei que não conseguia tocar tão bem em modelos mais clássicos. Aí percebi que esse costume estava virando uma limitação pra mim.
@gilbertocruz1683
@gilbertocruz1683 7 дней назад
@@ArthurMendesMusic Isso mesmo...costumeiramente essa turma de guitarristas mais shredders, como o Marcelo, não curtem guitarras mais tradicionais, rsss
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic 7 дней назад
​@@gilbertocruz1683 Porque eles têm a alta performance técnica como prioridade, então a tocabilidade está acima de qualquer outro critério. E também porque as referências desse estilo não vem dos anos 50, 60 e 70, vem dos anos 80 pra frente.
@MusicalmenteFalando816
@MusicalmenteFalando816 6 месяцев назад
A melhor guitarra que existe é aquela que você pode comprar.
@bebetomangeon
@bebetomangeon Год назад
Arthur, a melhor parte dessa polêmica foi rever você (nem que seja no RU-vid)! Não nos vemos desde a Unirio!! Quanto à LP, não vou entrar nesse mérito: cada um sabe o que lhe atende melhor 🙂 Um abração meu bom! Bebeto Mangeon
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Bebeto, quanto tempo! Saudades da época da Unirio! Bem que podia rolar um encontro da galera, né? Prazer falar contigo, um abraço!
@humbertocaios
@humbertocaios Год назад
Les Paul sempre foi inspiração para para construtores de instrumento musical. Pelo menos pra mim 😊
@rafaelmachado7776
@rafaelmachado7776 Год назад
Tenho uma les Paul tbm, o problema de afinação é complicado msm, o resto é adaptação. Marcelo foi cogitado no Guns, ele ia ter q tocar pelo menos 70% do show com uma les Paul. Sem choro kkkk
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
hahah Pois é, eu vi ontem um corte dele contando essa história no canal do Rafael e pensei a mesma coisa.
@alecarmani
@alecarmani Год назад
SAlve Arthur! Muito prazer. Enquanto você argumentava, pensei num carro. A gente não fica só no conforto. Tem o motor, as linhas de design, os acessórios, o consumo, etc. A guitarra também abrange diversos quesitos que devem ser pesados e considerados conforme o gosto pessoal. E pra cada rolê, a gente prefere ou usa um carro diferente, mais adequado à situação, enfim. Les Paul, minha inimiga favorita.
@marcusfraguas
@marcusfraguas Год назад
Marcelo tá certo. Principalmente quando apontou todas as vantagens que ela tem tb. Ele falou exatamente o que você está falando. Sobre história, visual e timbre. O povo gosta de treta e inventa pra causar e ganhar like
@silvanorocha3
@silvanorocha3 Год назад
Pluguem uma Gibson num marshall valvulado e coloquem no TALO. Depois a gente conversa. 🤣🤣quero ver quem segura a bronca. É difícil domar? Sim, é igual carro tração traseira. Não é guitarra pra fazer 40 notas por segundo. É para riffs e solos melódicos. Pra tocar van halen eu pego uma super strato. Pra tocar jimi hendrix eu pego um strato e ta tudo certo. Concordo 100% com o Marcelo e ao mesmo tempo discordo 100% 😂😂😂
@cavera2501
@cavera2501 Год назад
Sou relativamente novo nesse mundo, já toquei em Strato, quase comprei uma Les Paul e tenho uma que segue os moldes da PRS (especificamente a Custom 22), realmente percebi boa parte dos problemas que ele citou nas Les Paul, já nas Strato nunca tive problemas, mas não curto tanto na parte estética, na PRS apesar de achar extremamente confortável tem seus contras também, mas cara, achei de certa forma infantil o jeito que a galera tá lidando com isso, ele falou a opinião DELE em uma pergunta que fizeram no instagram DELE, não tem porque se doer tanto com isso e outra, se a galera sentiu tanto é porque o problema realmente está lá, se doeu é porque tocou na ferida, enfim, essa foi uma das tretas mais inúteis que já vi esse ano
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
É, mas eu to vendo muita gente doída pelo Marcelo também, super agressivas, ofendendo quem discorda dele. Aqui nos comentários mesmo. Acho que não tem problema discordar e debater o assunto, nem acho um assunto inútil não. O problema é justamente essa imaturidade pra debater sem virar uma briga de egos.
@cavera2501
@cavera2501 Год назад
@@ArthurMendesMusic não digo inútil o assunto em si, mas inútil discutir o gosto dele, é a opinião dele entende? Comentar tudo bem, mas forçar essa briga não faz sentido algum
@MarceloLima-jn2uh
@MarceloLima-jn2uh Год назад
Foi o melhor vídeo que eu vie falando sobre o assunto parabéns.
@gerardosobrero7448
@gerardosobrero7448 Год назад
Não sei o que é tocar numa lespa ... mas gostaria de ter uma com certeza!!
@kodikodi1989
@kodikodi1989 8 месяцев назад
Se quina fosse problema ninguém tocaria violão. Acho que o grande erro de argumento foi estabelecer a distinção de que guitarristas técnicos só tocam modelos customizados e não LesPaul
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic 8 месяцев назад
Mas a quina no violão incomoda depois de um tempo sim. Lembro de colegas violonistas que, no calor do Rio de Janeiro, pra não ter que botar camisa de manga comprida, usavam só a manga do braço direito cortada pra proteger um pouco a região do braço que apoia na quina do corpo do violão.
@imac29
@imac29 Год назад
A Studio é bem leve, realmente. Tenho uma inclusive. Mas da classic para frente já sente bem a diferença. Tenho 4 Gibson e 6 Fender Stratocaster e toco mal nelas todas. 😂
@jorgedacapadocia4959
@jorgedacapadocia4959 Год назад
Ricardo Marins já falou sobre a Gibson Les Paul há algum tempo atrás e ninguém questionou . Foi só o Marcelo falar que apareceu uns GUITAS MI MI MI pra causar polêmica .
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Engraçado, a galera que no geral sempre me parece mais agressiva nos comentários sobre esse assunto é a galera "pró-Marcelo", ou anti-Les Paul. Nem me coloco como contra o Marcelo não, como eu acho que deixei claro no vídeo. Mas acho que se tem "mi mi mi" nesse debate é de quem tá entendendo esse debate como algo pessoal, seja pra defender ou pra ofender o Marcelo, ou pra defender ou ofender quem gosta ou não gosta da Les Paul. O próprio Marcelo, na minha opinião, deu uma declaração meio arrogante quando falou sobre "guitarristas técnicos". Agora ninguém pode discordar dele? Acho que muitas questões conectadas a esse assunto da Les Paul, não é só uma polêmica superficial, desde que a gente não encare como picuinha pessoal e disputa de egos.
@ricardodrummond7751
@ricardodrummond7751 Год назад
realmente é desconfortável
@cassioaugusto77
@cassioaugusto77 Месяц назад
Excelente
@gustavomotta6542
@gustavomotta6542 Год назад
Rapaz... Gostei muito do seu vídeo. Eu toco guitarra por terapia pessoal. De boa não consegui me desenvolver com a Stratocaster nem com a SG. Com a semi acústica foi melhor. Mas a Les Paul aí sim. Que guitarra sensacional! P quem como eu gosta de riff e base, não tem essas técnicas todas, tem mão pesada, dedos gordos e quer mesmo é escutar as notas com sustain e encorpadas. De boa vai na Les Paul pq é a fórmula da felicidade. Essa parada de que Les Paul não é boa é uma leitura preconceituosa criada por músicos que querem ser atletas de alto rendimiento e perderam o contato com a música popular. Digo isso com todo respeito. Entendendo que a avaliação do os outros e válida. Abç
@henriquelr7541
@henriquelr7541 Год назад
Análise perfeita, grande conteúdo.
@BrunoAugusto82
@BrunoAugusto82 Год назад
O Marcelo não gosta de Les Paul e vida que segue. O povo que gosta julgar as pessoas.
@caiocavalcanti1322
@caiocavalcanti1322 Год назад
Resumindo, 90% das coisas q ele falou você falou que de fato é um problema, mas dá pra contornar. Então Marcelo tá certo, ué. E sim, o Marcelo é um atleta da guitarra. Ele toca metal, então pra ele faz todo sentido querer uma guitarra que é mais confortável e que propicia o melhor desempenho.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Sim, é exatamente o que eu disse. Acho que algumas pessoas entraram tanto num clima de guerra que acharam que eu estava atacando o Marcelo. Eu aproveitei o assunto pra levantar outra questão, que vai além da que ele levantou inicialmente, mas sem necessariamente desqualificar o que ele disse, apesar de eu não concordar com tudo. Numa boa.
@daltonjunior8598
@daltonjunior8598 9 месяцев назад
Bom, acontece... Mas a verdade é que a gibson nao afina. Ja tive duas que aconteceu o mesmo problema ns corda G.
@Joshua-by4dc
@Joshua-by4dc 9 месяцев назад
Até que enfim uma análise justa dessa treta
@thiagoferreria6590
@thiagoferreria6590 Год назад
Boa análise no vídeo. Mas isso também não invalida em nada o que o Marcelo fala no vídeo dele. Ele esta se referindo muito mais a alto nível de performance. É tipo colocar o Cristiano Ronaldo na chuteira que mais irá ajudar em sua performance. Chuteiras inferiores também vão servir, porém ambos é feito algo pra ele que vai fazer ele render 100% ao invés de 99% Acredito também que a galera que critica ,não esta nem 1% do que o cara toca , se pegarem uma lês Paul e a guitarra dele provavelmente não vão saber do que ele está falando.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Sim, a minha análise não é pra desqualificar o que ele disse. Eu falei isso mesmo no vídeo, que pra quem é um "atleta de alta performance" da guitarra faz sentido botar ergonomia em primeiro lugar na escolha da guitarra. Só que a música vai muito além disso, né? Um gol de canela vale o mesmo que um golaço de prêmio Puskas. Na arte as coisas são bem mais subjetivas. E tem uma ideia equivocada no meio da guitarra, que eu senti um pouco na fala dele, de que tocar em alto nível é tocar no mesmo estilo que ele. Existem muitas técnicas que um guitarrista pode ter que não são muito contempladas ou valorizadas no Power Metal. Pra tocar em alto nível no Jazz, no Blues, no Rock Clássico, na MPB... as demandas são outras, não necessariamente um acesso mais facilitado às casas agudas ou um braço mais fino vai ser importante, por exemplo. Por isso não dá pra generalizar.
@leo-mc8uo
@leo-mc8uo Год назад
Concordo 100% e passei também a gostar mais de tocar com guitarras mais desafiadoras, ação mais alta, cordas mais grossas e braço mais generosos
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Eu até prefiro a ação das cordas um pouco mais alta, guitarra regulada no limite da ação baixa atrapalha algumas técnicas, além de acabar trastejando um pouco, prejudicando o som.
@antoniosoares3175
@antoniosoares3175 Год назад
Realmente essa guitarra não é perfeita longe disso mas seu som é muito bom fora que é linda , mas hoje em dia muitas marcas como a esp fazem lp melhor que a própria Gibson kkk
@lucasrafaelnunesbarbosa6799
Fala isso pro Slash! Cara técnico e foda! 😅
@conradovitorlopesfernandes5570
Fala sério... o cara desafina nos álbuns de estúdio
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
@@conradovitorlopesfernandes5570 Me dá uns exemplos de gravações em que ele desafinou. Já ouvi muito Guns n' Roses, já estudei muita percepção musical também, e não me lembro de ouvir isso que você ta dizendo não.
@fabiogt.10
@fabiogt.10 8 месяцев назад
Análise sensacional!!
@MrDramate
@MrDramate Год назад
E eu tocando meu violão Michael, com o braço "recolado" e as cordas com quase 3 metros de altura euhuehehuehueheuhehuheueuhue
@TiagoGomes-li2sh
@TiagoGomes-li2sh Год назад
A Verdade é que Guitarristas de Alta performance acabam indo pra stratos e super stratos pela tocabilidade que elas tem e versatilidade pode ver o o Marcelo Barboza o Kiko Loureiro o Edu Ardanui , sem contar os gringos como o Vai e Satriani , Alguns como o Rafael Bitencourt até usam mais pode ver que em apenas algumas músicas, por que a Lesss Pool tem algumas limitações como alavanca e timbre que os mais versáteis Guitarristas sentem falta, mais no meu caso que toco músicas mais simples não atrapalha em nada e fica como questão de gosto mesmo apenas, mais se for pra escolher apenas uma pea me acompanhar seria uma super strato com chave para defazar os caps, aí da pra tocar mais tipos de música com propriedade de timbre
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Só discordo da parte da versatilidade. O que uma Superstrato típica (captação H-S-H e Floyd Rose) faz bem? Metal, alguns estilos de prog e hard rock... Ta longe de ser o tipo de guitarra mais legal pra blues, funk, jazz, reggae, country, mpb, até mesmo pra outros gêneros do rock, como classic rock, blues rock, indie, stoner... Pega as clássicas: Tele, strato, Les Paul, SG... Ficam legais em boa parte desses estilos. E nunca vi um humbucker splitado soar bem como um single de verdade. Pra mim esse tipo de guitarra tenta fazer de tudo, mas não faz quase nada muito bem em termos de timbre. Fora o transtorno da Floyd Rose, que só precisa estar ali pra tocar Steve Vai e Satriani, praticamente. Isso pra mim não é ser versátil.
@AntonioRockGP
@AntonioRockGP Год назад
Minha dica, abraçar a inovação e parar de estar preso no passado. Para quê sofrer? É só parvo!
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Abraça a inovação quem quer, né? Quem está satisfeito com a guitarra como ela é não está sofrendo e nem buscando mudanças. Quantas mudanças o violino, o trompete, as trompas, o fagote, o clarinete etc precisaram ter nos últimos 200 anos? A bateria mudou muito nos últimos 50 anos? O violão mudou? Pra mim a guitarra já é um instrumento bem consolidado desde os anos 50, 60. Se pra você não é, se você precisa de mais conforto, mais funcionalidades, beleza, eu to legal e me amarro nas guitarras clássicas. Gosto de muitas coisas do mundo contemporâneo, assim como gosto de muitas coisas antigas, como música, por exemplo. Qual é o problema nisso? A evolução não é uma linha reta, não necessariamente uma inovação é pra melhor, ou igualmente boa para todos. Enfim, não dá pra simplificar tanto assim essa questão.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Vamos todos fazer música eletrônica, então! Muitas possibilidades a mais do que a guitarra oferece, bem mais barato pra ter um equipamento básico pra produzir e não precisa ficar trocando corda. Se for pensar assim, a própria guitarra já está antiquada, o rock, o blues, o jazz... tudo está muito preso ao passado.
@AntonioRockGP
@AntonioRockGP Год назад
@@ArthurMendesMusic claro! O principal é o instrumento que inspira cada um. Se todos gostássemos do mesmo o que seria do amarelo 😂😉 Eu estou posição interessante, tenho uma escola de música que também tem serviço de luthier. Então todas as semanas experimento pelo menos uma dezena de guitarras diferentes, tanto dos alunos como de clientes do nosso luthier. Guitarras de todos os preços e tipos. Posso dizer, com toda a certeza que as guitarras vintage não têm uma diferença em timbre que justifique o preço e o esforço acrescido. Acredito sim, que o músico tem uma performance muito melhor quando se sente inspirado pelo instrumento, muitas vezes por questões históricas e estéticas, tal como referiste e muito bem. Mas esse efeito, embora real, é puramente placebo.
@AntonioRockGP
@AntonioRockGP Год назад
@@ArthurMendesMusic respondendo há questão da música electrónica: Acho que não há comparação... É um estilo diferente e com muita inovação. Aliás, tem inovação porque os artistas de música electrónica não são tradicionalistas. Mas guitarra é algo diferente. Dito isto, toquei há uns tempos numa guitarra de carbono que era uma maravilha! Som incrível, conforto inegável, leve e sem os problemas de instabilidade da madeira (não é preciso setups). Eta muito cara! É uma pena. Mas se os guitarristas não fossem tão tradicionalistas talvez as grandes marcas pudessem produzir guitarras de outros materiais de forma mais barata...
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
@@AntonioRockGP Eu penso que não dá para alguém se definir como alguém puramente tradicionalista ou inovador, porque as duas coisas se misturam e se equilibram. Diria até que ser inovador o tempo todo seria impossível. A música eletrônica como um todo pode parecer mais inovadora do que o rock, por exemplo, mas ela também tem a sua história, suas referências e tudo que é bom fica. Até hoje muita gente faz questão de usar synths analógicos como nos anos 70 e 80, baterias eletrônicas que definiram estilos nos anos 80 e 90, as formas musicais minimalistas que predominam são as mesmas desde muito tempo... Cada gênero musical, assim como cada instrumento, tem o seu ciclo de desenvolvimento, chega uma hora que não tem mais muito o que inventar.
@daniellopes48
@daniellopes48 Год назад
1:22 - O Marcelo falou do peso da Les Paul moderna no vídeo dele, oq não desqualifica oq ele disse sobre elas serem pesadas, oq de fato são. Porém, vieram modelos POSTERIORES que fizeram mais leve e equilibrada. Coisas que o próprio Marcelo falou naquele vídeo, e está correto já que ele criticava o modelo PADRÃO da Les Paul. Obs: Pra falar que o Marcelo "ficou fresco" com o tipo de guitarra temq der no mínimo MUITOZ MELHOR que ele. Oq NÍTIDAMENTE você nao é.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Vai com calma aí! Acho que você tá um pouco afetado demais pra interpretar com clareza o que eu disse no vídeo. Eu não disse que o Marcelo Barbosa se tornou um guitarrista fresco. Não tenho dúvida nenhuma que se ele pega uma Les Paul, ou qualquer outra guitarra, ele toca pra caramba do mesmo jeito, mesmo achando ruim. A dica que eu dei, que obviamente não é pra ele, é para as pessoas não se tornarem frescas demais com guitarra, porque isso pode atrapalhar eles, como me atrapalhou quando eu era mais novo. Entendeu? Estou passando uma outra visão sobre o assunto, um outro ponto de vista. Você entende, concorda e leva pra sua vida se quiser, valeu? No mais, não estou interessado em competir como músico, porque música não é isso, nem em trocar ofensas com ninguém, você pode levar a sua raiva pra outro lugar.
@melkorzz1447
@melkorzz1447 Год назад
Que pessoa lúcida e pé no chão pqp
@samuelpereira3378
@samuelpereira3378 Год назад
GOSTA DE TODAS AS GUITARRAS! TODAS ELAS DESEMPENHAM SEU PAPEL! TENHO LES PAU MICHAEL , TENHO STRATO MICHAEL SEMI-ACÚSTICA TAMBEM MICHAEL! SÃO BOAS OPÇÕES DO MERCADO!
@danielrios6536
@danielrios6536 Год назад
Les paul é um modelo de Guitarra né?
@jonns7
@jonns7 Год назад
Caiu de paraquedas hein mestre
@andrebpt
@andrebpt Год назад
Muito bom.
@givaldo2920
@givaldo2920 Год назад
Cara top isso que vc falou penso a msm coisa tamo junto 🎸
@xandealbuquerque
@xandealbuquerque Год назад
o cara daquele vídeo lá,é da galera do Lava Me 2
@Scorhos
@Scorhos Год назад
Flying v era a favorita do Albert King..
@alexnathanmoreiradejesus1333
BOA !!!! NOTA DEZ!!!!
@almirsantos3518
@almirsantos3518 Год назад
Marcelo barbosa falou o que acha, quem quiser discordar tem direito, so ñ pode querer dizer q ele esta errado, pois é a opinão dele, povinho cheio de mimimi !!!
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Ele disse o que acha, eu disse o que eu acho, e tá tudo certo. Eu, inclusive, nem quis fazer esse vídeo tanto pra rebater a opinião dele, quis aproveitar o assunto pra dar uma outra visão e uma dica baseada na minha experiência.
@daniellopes48
@daniellopes48 Год назад
@@ArthurMendesMusic não quis né? Falou no final do vídeo pra vc não ser "fresco" com a escolha da guitarra. Kkkkkk Marcelo Barbosa > Grande Canyon > Você
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
@@daniellopes48 Queridão, fica ofendido não! Assim fica parecendo que você vestiu a carapuça de guitarrista fresco com guitarra. Tá tranquilo, você é livre pra tocar na sua guitarra confortável, é livre pra recusar tocar em Les Paul... Deve ter vestido a carapuça em 0:26 também, né? Era do seu tipo que eu tava falando mesmo. Deixa disso, cara!
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
@@daniellopes48 E essa coisa de ficar me comparando com o Marcelo Barbosa é a maior bobeira. Eu poderia citar aqui vários guitarristas que tocam de Les Paul que eu gosto mais de ouvir do que ele, ou do que guitarristas do estilo dele, só que isso não tem nada a ver com o assunto. Não é com essa sua mentalidade que eu fiz esse video. E só pra te ajudar com a interpretação de texto, eu disse "... nem quis fazer esse vídeo TANTO pra rebater a opinião dele..." Ou seja, esse não era o objetivo principal, entendeu? Bom, entende quem quer, né?
@almirsantos3518
@almirsantos3518 Год назад
@@ArthurMendesMusic show mano , isso mesmo !
@Clark1974CFH
@Clark1974CFH Год назад
Gosto do guitarrista Marcelo Barbosa, mas discordo totalmente dele nesse ponto. Quando toquei com algumas guitarras Gibson Les Paul eu senti que minhas mãos se encaixaram perfeitamente nelas. O timbre também é ótimo, indicado para Heavy Metal, Hard Rock e Blues. Claro que há a questão do timbre e do estilo. E olha que ela não é grande... Que instrumento fantástico. Slash, Jimmy Page, Ace Frehley e o ogro do Zakk Wylde estão certos.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Uma guitarra não faz sucesso por 70 anos a toa, né?
@silvaneioliveira5321
@silvaneioliveira5321 Год назад
O cara só deu a opnião dele, acho q é um cara com bastante experiencia e bastante tecnica, creio que ele sabe o que é bom pra ele e o que não é. Ele não disse que a Les Paul não presta pra ninguem. E como vc disse a guitarra é muita usada no metal, pode até ser que sim, mas em bandas que tem muitos solos rápidos, tipo power ou speed metal, dificilmente vc ver um guitarrista com les paul.
@Clark1974CFH
@Clark1974CFH Год назад
Verdade senhores
@osmarkeiroz7304
@osmarkeiroz7304 Год назад
Les Paul não é inimiga de ninguém, tem um timbre Massa demais, o único problema é que pra tocar Les Paul tem que aguentar o peso de uma bigorna pendurada na correia...
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Depende do modelo, a minha tem um sistema de alívio de peso no corpo e pesa só 3,3 kg.
@Blackbird1994
@Blackbird1994 Год назад
Tenho uma em mogno feita por luthier, a guita deve ter uns 30 anos facil kkkkkk deve pesar uns 7kg
@_Constelado
@_Constelado 4 месяца назад
Se a les paul tem um problema é em quem as toca kkk
@wilsonrai9407
@wilsonrai9407 Год назад
Um falou como músico artista e o outro como músico profissional.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Entendo o que você disse, mas concordo em parte. Existem situações muito distintas para um músico artista e para um músico profissional. Um artista de Blues, Jazz, Reggae, MPB vai ter outras demandas do que um de Power Metal. Um músico profissional pode tocar diversos estilos, ou pode ser especialista apenas em um ou poucos estilos. Depende muito.
@nosecamos1392
@nosecamos1392 Год назад
Hoje em dia, todo mundo é fresco demais. Se você não gosta de uma coisa, quem gosta fica magoadinho! O cara acha a Les Paul é ruim? É a opinião do cara. Você acha boa? É sua opinião. Acabou!
@gilblax8764
@gilblax8764 Год назад
O que é mais da hora. Quase todo mundo dessa discussão não tem relevância alguma mundialmente no mundo da música. Detalhe: Mundialmente.....
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
O que não tem relevância nenhuma pro assunto é essa questão que você levantou. Só os astros mundiais da guitarra podem debater sobre guitarra agora?
@gilblax8764
@gilblax8764 Год назад
@@ArthurMendesMusic os que tiveram carreiras de sucessos sim. O resto é só guitarrista de RU-vid que só sabe fazer cover das músicas deles. Olha pra vc? Qual seu legado no mundo da música? A Les Paul tem a dela. Isso sendo apenas um objeto. Olha quanta história de música marcante essa guitarra traz. Assim como a fender e etc. Músicos diferenciados que tiveram seu marco na música tem vez. O resto é só o resto.
@gilblax8764
@gilblax8764 Год назад
E outra . Eu nem conheço seu canal e vi aqui que vc tem um vídeo entitulado: "COMO CRIAR RIFF DE GUITARRA". Fala aí. Qual riff marcante de sucesso você criou?
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
@@gilblax8764 Por que você ta participando da conversa então, ô fodão? Cadê o seu legado pra provar que você tem moral pra falar sobre guitarra ou música? Sobre o meu video, parece que você só viu o título mesmo pra procurar alguma coisa pra me atacar. Se assistir vai ver que eu analisei a estrutura da construção de alguns riffs clássicos e dei alguns exemplos de riffs criados por mim usando a mesma ideia. Ninguém precisa gostar dos meus riffs pra entender a ideia, mas está lá, caso você queira atestar a minha capacidade de criar riffs. Você podia criar uns também e mostrar que você é tão bom quanto a sua marra dá a entender. Pra dar aula tem que ser renomado mundialmente também? Estudo música há 25 anos, toco vários instrumentos além da guitarra, sou professor de musica formado, tenho um legado de centenas de alunos satisfeitos em 17 anos. Você pode estudar com alguém mais renomado se quiser, com o Marcelo mesmo, se ele tiver espaço na agenda pra você e disposição pra lidar com babaquice.
@ricprazeresify
@ricprazeresify Год назад
muito bom
@rafaelsilveirasantos9972
@rafaelsilveirasantos9972 Год назад
É impressão minha ou está faltando algo na quinta casa.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Sim, minha irmã deu um tombo nela uma vez e caiu a peça de madrepérola da quinta casa. Como se não bastasse, depois ela viu no chão, não sabia o que era e jogou no lixo. rs
@rodrigocoronadasilva7729
@rodrigocoronadasilva7729 Год назад
É linda mas também não gosto de sua tocabilidade...e tenho uma réplica
@Adriel_sky
@Adriel_sky Год назад
A guitarra tem que responder às técnicas do guitarrista, por isso cada guitarrista que tenha a guitarra que lhe corresponda, não dá pra colocar uma les paul na mão do Eddie Van Halen e nem uma SC pro Steve Vai. Guitarrista qur não serve nem pra diferenciar os atributos de sua guitarra é um guitarrista mediocre.
@tonybitencourt9703
@tonybitencourt9703 Год назад
Cara o meu sonho é ter uma Les Paul 🙌
@webberbrandao5533
@webberbrandao5533 Год назад
Todo instrumento tem como prioridade afinar. Se não afinou já fica complicado.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Concordo, só que não é que a Les Paul não afine, só tem que ficar reafinando mais vezes. Da mesma forma, pontes flutuantes, como a Floyd Rose, que tem em boa parte dessas superstratos ultra confortáveis, causam muitos problemas mais graves até de afinação. Você não pode dar um bend que a ponte se move e todas as cordas caem a afinação momentaneamente. Não pode mudar a afinação, fazer um drop D, que a ponte sai do lugar e a guitarra não afina mais. Talvez com um bom estabilizador isso se resolva, não sei, mas quase nenhuma guitarra tem.
@webberbrandao5533
@webberbrandao5533 Год назад
@@ArthurMendesMusic isso só acontece com as Gibsons ou com as Michael, com as ephifones, ou com outras les pauls?
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
@@webberbrandao5533 As Epiphones seguem basicamente o mesmo projeto das Gibson, então sim. Já tive uma Epiphone ES-335 que tinha o mesmo problema na corda G. Já as Les Pauls de outras marcas não sei, tem que ver caso a caso.
@imperiodotig7650
@imperiodotig7650 Год назад
ótimo vídeo
@oguitarristadequarto2233
@oguitarristadequarto2233 Год назад
(a guitarra nao pode brigar com vc sé vc é um guitarrista tecnico nunca vai escolher uma les paul ...) kkkk ainda bem que nunca fui tecnicokkkkkkkkk é som gordo e hard rock na cabeça
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Tamo junto no Hard Rock! E que técnica é essa que só funciona num tipo de guitarra, né?
@elvysraridade8751
@elvysraridade8751 4 месяца назад
Pior problema da les pau pra mim é a roldana da correia
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic 4 месяца назад
Ué, por quê?
@elvysraridade8751
@elvysraridade8751 4 месяца назад
@@ArthurMendesMusic A que fica perto do braço Muito virada pra cima Se não tiver uma boa correia ou uma trava, fica soltando
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic 4 месяца назад
@@elvysraridade8751 Ah, entendi. É que eu uso straplock, não sabia dessa.
@hugohenrrique5187
@hugohenrrique5187 Год назад
Eu mesmo não gosto da les paul, concordo com tudo que foi dito a essa guitarra. Guitarra tem que ser confortável, se não for confortável pra tocar eu não quero. Resumindo... Não gosto da les paul
@MusicalmenteFalando816
@MusicalmenteFalando816 6 месяцев назад
A LP realmente é uma guitarra que limita um guitarrista mais técnico, ou seja, não tem alavanca, não tem som clean, não segura afinação, é pesada. Mas é sem dúvidas, a guitarra mais sexy e charmosa que existe
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic 6 месяцев назад
Não tem som clean? Eu adoro o clean da Les Paul, que em geral tem captadores estilo PAF. Clean feio pra mim é o dos humbuckers de saída alta que geralmente vem nas guitarras de shredding.
@MusicalmenteFalando816
@MusicalmenteFalando816 6 месяцев назад
@@ArthurMendesMusic o clean que eu quero dizer é estalado, já se tu pegar uma super strato como uma Tagima signature por exemplo que é HsH com pushpoll você consegue um som agressivo e ao mesmo tempo clean, super versátil saca? A lespaul mesmo que coloque um defasador não vai ter esse "clean"
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic 6 месяцев назад
@@MusicalmenteFalando816 Esse é um tipo específico de som clean que a strato proporciona e que a Les Paul não faz. Mas a Les Paul também proporciona timbres clean que a strato ou superstratos não fazem. Tem músicas que eu escolho a Les Paul porque quero um clean mais encorpado, ou o timbre da combinação de captador do braço com ponte, que a strato não faz. Acho que é cada uma na sua, não tem porque querer que a Les Paul faça todos os tipos de som. Tem gente que bota um single no meio, splita os captadores, bota piezo... Eu prefiro ter uma de cada, a strato pra um tipo de som e a Les Paul pra outro, cada uma cobrindo o que faz melhor. Dentro desse estilo de clean mais gordo eu só gosto um pouco mais das semi-acústicas do que da Les Paul, mas ela me atende muito bem quando eu busco esse som.
@pridevideoproducoesaudiovi6371
O bom é que todos que criticam o Marcelo não tocam nem 1% do que ele toca
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Além de você simplesmente não ter como saber isso que você falou, isso não tem nada a ver com o assunto.
@lucianosantossilva475
@lucianosantossilva475 Год назад
O dia que esse cidadão fizer apenas 1 solo da qualidade do slash ai levo a sério o que ele falou caso contrário é apenas mais um.kkkkkkkk na fila do pão.
@phellipealves321
@phellipealves321 Год назад
É mano, ele não é qualquer mais um kkkkk
@silvaneioliveira5321
@silvaneioliveira5321 Год назад
Quem o Marcelo? Acho q não é ele que vc se referiu, pois ele toca milhões de vezes melhor que o Slash.
@lucianosantossilva475
@lucianosantossilva475 Год назад
@@silvaneioliveira5321 tocar é uma coisa kkkkkkkk alcançar o sucesso é completamente diferente.kkkkkkkkkkkkk
@lucianosantossilva475
@lucianosantossilva475 Год назад
@@silvaneioliveira5321 sai com o Slash em qualquer lugar do planeta Terra , e vê p onde os holofotes vão virar se em direção do Marcelo ou do Slash.kkkkkkkkkkkk de guitarristas bons o mundo está cheio , mas o sucesso são p poucos.
@silvaneioliveira5321
@silvaneioliveira5321 Год назад
@@lucianosantossilva475 se sair Steve Vai, Satriani e o Malmsteen junto com o Vitão, Eduardo Costa e a Luisa Sonza os brasileiros tb nao irão fazer ideia de quem é Steve Vai, Satriani ou Malmsteen. Entao na tua lógica o Eduardo o Vitao e a Luisa sao melhores guitarristas que eles? O Slash com certeza é muito mais conhecido que esses 3 guitarristas que falei, mas nao toca 1% de cada um. Vc ta falando de fama e eu de nivel técnico.
@loveblind666
@loveblind666 Год назад
O brasileiro é baba ovo, adora passar pano! O Marcelo falou um monte de groselha e mané afirmando: ahh o cara tá 100% certo, ahh o cara é o gênio do marketing! PQP...o cara chamou de lixo as tarraxas vintage, como se toda LP viessem com essas tarraxas, falou que tem um monte de quina (onde?), Falou do peso, quer leveza vai jogar peteca! A única coisa até certa é sobre a posição da chave seletora e ... só! Enfim, guitarrista do Angra, né, é auto explicativo.
@blanc8916
@blanc8916 Год назад
Que discussão idiota, as pessoas estão preocupadas em defender uma porra de um objeto, um tronco de madeira inanimado. Pior ainda, alguns SEQUERA TOCARAM EM UMA...
@marceloisoni9158
@marceloisoni9158 Год назад
Gente, mas que bobagem. Realmente a Les Paul é um instrumento ultrapassado; foi uma das primeiras guitarras construídas. Guitarras modernas têm sim melhor ergonomia.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
🙄
@Patrick_1r
@Patrick_1r Год назад
O cara n é entusiasta, é PRO. Tem mais de 20 anos de carreira, tem experiência com todo tipo de guita, e acredito que sabe bem o tipo de som, e especificidades que ele precisa para atender a ele. Malmsteen toca em uma fender com cordas 08 e drop D. Se colocar uma les paul na mãos dele em pé, será q terá o mesmo desempenho? Ou será q ele é "fresquinho"? Puta argumento merda. Trocar uma fender por uma strato jeniffer, talvez fique bacana. Meu Deus, eu já vi mt comentário, mas ser fresco por qierer tocar em um instrumento bom foi demais. Ou o Vai q toca o modelo dele a mais de 30 anos? E peso histórico, desculpe, mas isso é balela. Cm ele disse no vídeo, se gosta de sofrer, que sofra. Mas quem precisa desempenhar um performance PRO n pode se dar ao luxo de ligar para "peso histórico". Les paul todos falam do som, poem os msm captadores em uma guitarra q esta tudo certo . Se for maciça então, melhor ainda.
@ArthurMendesMusic
@ArthurMendesMusic Год назад
Pelo visto você não entendeu bem o meu ponto e distorceu as coisas que eu disse. E também acho que não entende muito bem as demandas de um guitarrista profissional, que não necessariamente é um guitarrista de banda autoral famosa, menos ainda de power metal, que, convenhamos, dá dinheiro pra muito pouca gente. Muitos guitarristas trabalham gravando estilos variados, acompanhando artistas, tocando em banda de baile, na maior parte do tempo não estão fritando, estão fazendo base, trabalhando para o arranjo, sendo coadjuvantes. Na grande maioria dos casos, por exemplo, o acesso facilitado às casas mais agudas não vai fazer diferença alguma pro que você vai tocar. Paul Jackson Jr., talvez o maior guitarrista de estúdio da história, gravou mais hits que qualquer outro guitarrista, sabe trabalhar para a música como poucos, já vi usando Les Paul muitas vezes. Como eu disse no vídeo, pra quem é do shredding faz sentido botar conforto em primeiro lugar, como faz o Vai e como faz o Marcelo. Na grande maioria dos casos essa diferença não importa tanto, ou nada. Além disso, conforto é algo muito pessoal e também é questão de costume, que é o ponto central do que eu disse no vídeo. Agora, respondendo as besteiras que você falou: - Quem disse que é frescura querer tocar em instrumento bom? Gibson, Gretsch, Rickenbacker, ou qualquer outra guitarra que não seja confortável para você não são instrumentos bons? Um Maverick V8 não é um carro bom porque é mais desconfortável de dirigir do que um HB20? - Não tem ninguém sofrendo com a sua Les Paul, vocês estão julgando a escolha de guitarra dos outros com a cabeça de vocês. Eu já tive superstrato e no dia que eu cheguei a conclusão que aquele não era mais o tipo de guitarra que eu gostava eu não sofri, eu vendi e passei a usar outro tipo de guitarra. Seria muito mais sofrimento pra mim ter uma guitarra com Floyd Rose e Dimarzios de saída alta do que ter uma Les Paul. - Peso histórico pode ser balela pra você, mas não é para a indústria cultural como um todo. Qualquer projeto artístico profissional, seja de música, audiovisual, moda... leva isso muito em consideração! Você vai chegar, vamos supor, numa gig de blues, de jazz ou de reggae com uma Ibanez RG plugada numa silumação de Mesa Boogie hi-gain porque esse é o som que você gosta? Da mesma forma que não combinaria fazer um cover de Steve Vai com uma Les Paul. Cada gênero tem a sua história, as suas referências, e os instrumentos usados são fundamentais nisso. Se o contratante quer que você toque numa Tele, ou numa Les Paul, você vai dizer que só aceita tocar na sua superstrato ultra confortável? Esse é o tipo de frescura que eu acho que atrapalha um músico profissional. Faz bem se acostumar com todos os tipos de guitarra que puder para estar mais preparado para qualquer situação e mais aberto também a experimentar outros instrumentos com qualidades diferentes, é isso que estou dizendo. - Ainda sobre o peso histórico, o Steve Vai construiu a carreira dele com os modelos dele da Ibanez. A gente vê aquela guitarra com floral na escala, com aquela pegada vazada no corpo, Floyd Rose e associa a ele. Pode ter certeza que ele tem consciência disso. Se fosse só por questão de conforto ele não precisaria usar exatamente o mesmo modelo, muito menos usaria guitarras experimentais de 3 braços, que com certeza não são nada confortáveis. Ele sabe muito bem que a performance de um artista vai muito além de uma execução tecnicamente perfeita, que seria mais fácil tocando sentado com a guitarra na posição mais ergonômica o possível, não fazendo as performances corporais que ele sempre fez enquanto toca. - E sim, já vi o Malsteen tocando de Les Paul numa boa sem reclamar que o braço era grosso de mais.
@AndreGRocha
@AndreGRocha Год назад
Cct, o cara pode ñ gostar da guitarra?
Далее
A verdade sobre Guitarras Les Paul!
13:15
Просмотров 154 тыс.
Como a LES PAUL mudou o mundo da guitarra
13:02
Просмотров 30 тыс.
MARCELO BARBOSA critica GIBSON e os Fãs não PERDOARAM
10:37
Les Paul 50's Rock
4:11
Просмотров 256 тыс.
O que é Música Modal?
14:53
Просмотров 758
Jon Bon Jovi saves woman on Nashville bridge
3:31
Просмотров 33 тыс.
Telecaster 50's Rock
3:54
Просмотров 1,2 млн
Como criar riffs de guitarra
9:43
Просмотров 326