Primeiro que a entrevista do lokaos poderia ter sido bem melhor sem essa de dar "nota" pros caras. Povo tem um desejo incontrolável por rating que não consigo entender. Custa colocar na cabeça o que o Fábio deixou claro, que cada um tem seu estilo peculiar e fez ao seu próprio modo um belíssimo trabalho pela banda? Não, as pessoas continuam querendo comparar Carry On com Rebirth, coisa bem nonsense. Agora, é realmente de se admirar o Fábio Lione pelo que ele tem feito pelo Angra. Tenho pra mim que a passagem dela pela banda tem prazo de validade, mas ele tem se empenhado num nível de profissionalismo absurdo. Ele está migrando de estilo por causa de uma banda à qual ele não devia nada. Entendam que um vocalista consagrado e completo como ele, frontman de uma das maiores bandas de Power Metal da galáxia, não tinha necessidade nenhuma de sair do conforto da sua maneira de cantar - notem, estilo esse não mais fácil do que o do Angra mesmo na fase André. Mesmo assim ele está aprimorando suas técnicas de voz de cabeça e falsette só pra agradar os fãs da fase André Matos. Isso é fora de série. Nota-se claramente que ele ama o que faz. Consigo perceber que ele aceitou o desafio pelo simples desejo de testar sua capacidade de adaptação, uma escolha puramente musical. E olhem como ele trata bem o pessoal que o entrevista, mesmo a garota a bem dizer ignorando a explicação que ele deu e indo pra uma coisa tão superficial e inútil quanto "que nota você dá".
Assino embaixo! Matou a pau! Gosto muito do Lione. Acho que está mandando muito bem no Angra e fazendo "das tripas, coração" para agradar a todos....e está conseguindo se manter como um ótimo vocalista mesmo mudando parcialmente suas características.
One of many great things about Fabio which I like so much is that he always talks with so much respect and admiration about the people, especially the ex-members, ex-singers of the bands he's joined. He always admires and appreciates the things they have done in their times with such an honesty and respect that makes you admire his own nice personality. Such a wonderful artist and human being. And thanks a lot for this great compilation, another amazing work by you.
A analise que ele fez das vozes citadas ( inclusive dele próprio ) tecnicamente, estão completamente precisas na minha opinião. As técnicas são realmente diferentes, e o que ele faz é honroso, ao cantar plenamente ( com voz de cabeça, técnica de canto lírico ) músicas que não foram escritas pra serem cantadas assim, mesmo estando um tom a abaixo. Isto dificulta MUITO seu trabalho. O que ao mesmo tempo, não tira o mérito de quem usa muito bem técnicas de voz mista. Lione raramente irá fazer vozes mistas tão bem quanto os outros 2 em seus tempos aurios, tão pouco os outros 2 conseguirão tamanha pressão e amplitude vocal quanto a de Lione. Ou seja, vai do gosto de cada um. Porém analisando o aspecto de longevidade vocal. É bem mais provável que o Lione mantenha sua voz saudável por mais tempo que o André ou o Edú, em vistas que a técnica de canto lírico é centenária e confiável. E quanto as modernas, ainda se tem poucos exemplos de veteranos que as utilizem tão bem, em idades avançadas. Saberemos daqui algumas décadas. :) Abraços galera
Bom argumento. Uma única correção: Áurea, tempos áureos. Podemos perceber que o Bruce já força a barra ao cantar certas músicas. Será que a técnica dele está correta?
Texto lotado de fábulas e tabus. Veja a voz de Robert Plant. Tá inteira e saudável. Idem pros dois vocais do helloween, pro vocalista do Stratovarius, etc. Da pra fazer tudo errado no lírico e se machucar todo também. Não é o estilo que é errado ou certo mas sim o jeito de fazer. Acha que o André não estudou e investiu em técnica vocal pra chegar onde chegou?
Ate o Novo vocalista do Angra reconhece que Andre Matos e um Mito Uma Lenda que algumas musicas dele como Carry on e impossível de se cantar mornamente,
Temple of shadows me faz chorar amo demais, e nada a dizer sobre o maestro André, esse realmrnte é único e inesquecível... Wuthering heights me faz chorar sempre
Eu costumo comparar o Angra com o Helloween; nesta sequência: André Matos_ Edu Falaschi , Michael Kiske_Andi Derris. Tanto o Edu quanto o Endi tiveram que ralar demais para substituir seus antecessores; porém, são pessoas maravilhosas com características únicas e fizeram maravilhas dentro de seus campos de vocal.
Parece que Lione saiu de uma pintura clássica, que rosto é esse!? viajante do tempo, e que voooz com certeza estoura uma taça. Extensão vocal incrível!!! Raridade
@Pablo R.Mendes Prefiro o vocal do Fábio. André pra mim sempre soou um pouco chato. E ultimamente nem ele conseguia cantar mais Carry on. A voz muda com a idade.
Muito bacana ver as análises dele! Uma coisa que gosto do Lione, além de ser um excelente vocalista, é a postura profissional e respeitosa que ele demonstra, principalmente falando sobre ex-integrantes da banda que ele participa. Muito legal!
Cara, cada um deles tem características únicas. O termo "melhor", sempre vai ser aquilo que mais nos agrada, e cada um absorve de um jeito. De fato, se o André não tivesse gravado a Carry On, talvez o Angra não tivesse chegado onde chegou, mas a fase do Edu também foi importante, e Rebirth na voz dele foi um cartão de visitas sensacional. O Lione entrou no olho de um furacão e aprendeu a domar os ventos para trazer suas nuances e enfim, cravar a sua própria história. Se as viúvas ficarem esperando o surgimento de clones de Edu e André, jamais conseguirão usufruir os novos caminhos da banda.
Não sou viúva do fundador do Angra André Matos mas , não vou desmerecer o que ele foi porq não está mais entre os vivos, o Brasil primeiro tem costume d não amar e abraçar seus próprios filhos e só adota o que é de fora , e depois custuma jogar na lata de lixo do esquecimento, o que seria d Angra se André Matos não tivesse colocado a pedra fundamental na banda 👊🤟👊🤟👊🤟
Com certeza. São muitos fatores nem um pouco exatos para definir uma nota. Ao menos ele realmente dá um reconhecimento bacana pros caras. Isso é legal.
+Lord Wanilson, o Lione, ao meu ver, possui um conjunto maior de técnicas vocais. A voz dele é mais forte do que a de Edu e André; em termos de alcance, André estaria acima dos 3; em termos de timbre, eu considero a do Edu mais bonita (esta foi uma opinião minha) e, em termos de técnica, Lione possui mais.
Wysner Max exatamente isso também o que eu acho. Só não acho justo ele justificar isso como se ele fosse o melhor vocalista que já entrou no Angra. Ele bem que poderia responder isso bem por longe pra não deixar esse clima. Ele só não soube ser humilde nessa parte, na minha opinião.
+Lord Wanilson Bom, não dá muito pra comparar os três né...tipo, o estilo de cantar deles já é diferente...Mas se for falando em pura técnica o Lione ganha kkk
Estou gostando muito do Angra com o Fabio Lione; virei fã do cara desde o Legendary Tales do Rhapsody of Fire. As comparações são chatas, porém, inevitáveis; cada um contribuiu para a rica história do Angra inclusive o Fabio - o Secret Garden é maravilhoso e tem algumas músicas antigas que dão a impressão que foram feitas para o Fabio como No pain for The dead e Wind Destination. Torço pra ele ficar no Angra por muito tempo.
O Edu tinha um timbre agradável e só foi no Angra que teve relevância. O André arrebentou no Viper, Angra e Shaman. Além do mais, gravou e participou das composições do Ritual, que é o melhor album de Metal nacional. O André estava muito a frente.
Ragazzi si può dire quello che si vuole, persino dare dei voti assurdi e inventati che non hanno nessun valore in nessun campo. Sono 3 cantanti eccezionali, magari uno più o meno tecnico dell'altro, uno con un range più o maggiore dell'altro ma sono 3 cantanti differenti. Ognuno avrà indubbiamente il suo preferito ma questo proprio perché sono diversi. Eccezionali e diversi, almeno nella musica cerchiamo di apprezzare e goderci la varietà, le emozioni e lo stile di ogni frontman a livello vocali. Se poi si vuole parlare di inizio storia e lavoro, Andrè rimarrà per sempre il fondatore e leader degli Angra, Edu ha continuato un'eredita assai difficile da portare avanti e Fabio con la sua grandezza ha aggiunto smalto e valore ad una band comprovata e apprezzata in tutto il mondo. Il mio pensiero
Lione is a music teacher, so good to hear him talk. Sad that the video is cut in 3:34 and 3:46, I´m sure Fabio gave some samples of technique that differenciate him from Andre. Great video anyway.
Fabio Lione pointed 7,8 to Edu. But I think Edu is better than Fabio as ANGRA's vocalist. If I point to Fabio, I will say ”?” for as a ANGRA's singer. Edu's vocal is expression exactly.And also he had a little tender voice. Fabio is very good singer of course,but Fabio's voice is too strong for ANGRA's singer,I think.
Gente que coisa é essa de fazer comparações cada um de nós somos únicos não existe ninguém igual a ninguém nem clones são iguais cada um tem a sua história e o André era além de ser um artista magnífico era um ser humano especial isso é unânime
lucas barbosa No Angra , é claro! Pois apenas pelo primeiro álbum no Shaman você deve ter notado a diferença do estilo que ele cantava no Angra ao que ele mudou no Shaman , só ve pela música Fairy Tale , ou For Tomorrow... e concordo , o sentimento que o Edu passa nas músicas.... sem palavras
lucas barbosa Concordo. Escutar rebirth e heroes of sand depois de um tempo sem escutar sempre passa algo diferente do que a música do andré(que é muito boa também).
na minha opinião André vai ser o top dos tops mesmo me desculpe Edu canta muito mesmo muito estilo gosto muito mas Fábio lione não achei tão relevante quanto os dois primeiros André e Edu dois mitos acho que deveriam cantar juntos algum dia ^^
Thaise Pasini Silvestri gosto mt do Edu, eu conheci a banda com vocal dele na Nova era, mas ao meu ver a Carry on do André é a mais empolgante e destacada
A coisa mais correta que o Fábio falou aí foi a diferença de se cantar UMA única vez em UM Único show, (ou gravar um vídeo e soltar no RU-vid) como virou moda fazer. Outra coisa, são noites seguidas de turnê com setlists absurdos, vôos e temperaturas distintas, locais abertos etc.
Obs: Edu cantava as músicas do André, o Fabio as do Edu e algumas do André, mas o André nunca cantou músicas da era desses 2! Gosto dos 3 demais, mas gostaria de ter visto o André cantando uma da era Edu, alguém já viu?
Eu também nunca vi edu canta músicas do André plenamente, me desculpe Edu cantava carry on longe bem longe do do original. Motivo o Edu tem uma voz e alcance bem menor que do André matos que cantava com voz feminina.
@@Starfish0. cara não tô dizendo que o Edu não cantava a música, mas sim que tava longe do original e isso é normal por ser dois tipos de vocais diferentes, nem no auge da sua voz o Edu conseguia ter o alcance de voz do André, mesma coisa seria pedir para o André canta músicas do Edu que não seria nada satisfatório. Não tô desmerecendo o Edu.
A voz do Edu deu um over drive nas músicas do Angra,já que a voz do André era mais fina e "feminina".. particularmente prefiro a voz do Edu. O álbum Temple of shadows é imaculado
Walter Mattos Verdade, agora tem uma coisa que mesmo gostando da voz do Edu muito(e pela qualidade, não atrapalhava muito) que é a pronúncia das palavras em inglês.
Cada um tem sua pegada....eu particularmente gosto mais do André em estúdio. Ao vivo não tinha nem tem como nenhum deles manter a qualidade durante a turnê (achei pertinente o comentário).
Incrivel, antes de morrer ninguem dava a minima pra ele, agora, todos os videos dele triplicaram os views, o que aconteceu? Esses fans não eram tão fans, ou ficaram depois que ele morreu?? Brasileiro é doido....
Um gringo especialista no assunto ; valoriza os dois ... já no Brasil , os fãs criticam um ao outro . Oque o lione fez , foi valorizar os dois ex integrantes do Angra .
Claro que o andre matos é melhor para o angra, a verdade o angra foi feito para o andre so pesquisar faz parte da história do angra e o andre foi um dos fundadores então como fica? A verdade na cara e não vêem?... a revista rock brigade junto com os caras mais tops queriam montar uma banda que se adapta-se a performace do andre para que a harmonia fosse perfeita então nasceu o angra fato veio disco de ouro no Japão e talz sucesso enfim... entendo que a vos do andre matos e mais feminina e tem um poder de alcance melhor so que eu ja cansei de escutar algumas pessoas falando que a voz dele e muito fina que mimimi mimimi mimimi... não reconhecem o talento do cara por que não gostavam daquele estilo de metal... o cara e um grande profissional o cara canta muito. O angra resolveu trocar de vocalista devido alguns problemas empresariais e meio que por termos burocráticos tiraram os royalites do vocalista... mano podem falar o que quiser mais foi um golpe anti-ético foi... a entrada do edu falachi foi muito boa apesar de tudo que o angra estava passando... teve uma "adaptação" aceitável e tbm um reconhecimento como revelação mais ka entre nois ele possuia um timbre ótimo e sua expressão musical era algo de se admirar so que ele não pode ser considerado melhor que o andre matos. E o fabio lione enfim... músico experiente tem uma voz ótima para o power metal e tbm bom em melódico minha analise e que eles estão na msm categoria so que ngm pode ser bom em tudo mais suas tecnicas sejam boas pena que não tem o timbre do edu nem o alcance do andre matos resta apenas a tecnica sua melhor performace Os 3 cantam muito mais na minha opinião nenhum deles é tão bom em extremos quanto o andre matos.
André é o melhor cara meu foi chamado para o avantasia conhece Tobias summer sacha paeth Michael kiski kai Hansen e vários outros caras que gostam dele
O andré matos usa todos os artificios tecnicos na voz dele.Falsetes,voz de cabeça,voz de peito,drives etc Logo,mostra o quanto de técnica conhece.Usar falsetes não desmerece nenhum cantor,pelo contrário é apenas um apoio que as vezes é necessario.Já o Edu e o fabio lione gostavam de usar muito a voz de peito.E realmente cantar notas altas com nota de peito dá um "feeling" na música.Acredito que André matos por ser um músico mais completo aproveitou pra adicionar todas as tecnicas possiveis em suas musicas.Mas cada tem sua forma de cantar,apesar das diferenças os 3 são excelentes vocalistas
Minha Humilde Opinião: 1. André é uma Lenda possuindo um timbre feminino e pode cantar em tons extremos, que em voz natural jamais ninguém vai conseguir (até ele:Lione). 2. O Edu possui um melhor timbre (Mais bonito) que o de André ou Lione, porem sofre muito para alcançar as notas extremamente agudas de algumas musicas, tendo em vista que o Edu não é Tenor. 3. O Lione simplesmente possui uma carta na manga que nem André ou Edu possuem, algo que pode realmente tornar melodias em heavy metal LENDÁRIAS se bem empregado, o whistle register!.
danielanderson soares de souza o fato de uma pessoa ser barítono não significa que a mesma não possa alcançar notas agudas. No caso do Edu a dificuldade se deu por uma série de fatores que não tinham a ver com tessitura. Já vi muitos barítonos alcançando notas em registros muito agudos bem como tenores com amplitude de registro bem menor.
o estilo do Lione fica no Vision Divine e Raphsody, ambas mais bandas que o Angra, 2 Sujeitos tornaram o Angra em Power Metal:"Edu e Aquiles" isso é fato
Ok, agora engulam as choradeiras senhoritas Andrezetes e Eduzetes. Custa muito entender que não há como ficar comparando? Os três são muito profissionais e fizeram sua parte de maneira digna. Eu em particular não fico de "mimimi melhor fase". Mas uma coisa é fato: Lione está em uma excelente fase, atualmente um dos melhores vocais do metal, e sim, é verdade. Andre manda bem pacas, mas não igual uma soprano de 20 e poucos anos é pocas de Angels Cry, Edu teve problemas e infelizmente perdeu o rendimento... E o Lione? Tá com tudo, espero que ele adapte as músicas para não se prejudicar, esse cara canta muito.
Só verdades o que vc falou, esse álbum novo do Angra está excelente, músicas ótimas como Newborn Me, Silent Call, Storm of Emotions, já são próprias pro Fábio cantar, assim como Carry On é pro André Matos e Rebirth e Running Alone é pro Edu, , jamais outros cantaram essas músicas que citei como eles cantam
A música tem que se adaptar a VOZ, e não a VOZ a música...os caras de dizem profissionais, mas não parece...preferem estragar as cordas vocais do que baixar o tom dá harmonia... triste
O que o Lione fala sobre o André cantar algumas músicas, como Carry On, com voz de cabeça (falsete) o Alírio falou praticamente a mesma coisa em vídeo recente no canal do Shaman.
tomara que não caia na maldição do angra: 1º album, uma introdução do vocalista, sempre muito bom; 2º album é aquela perfeiçãokkkkkk; 3º album começa os problemas...
O André Matos usava bastante falsetes quando cantava, mas a maioria dos vocalistas não conseguem cantar igual a ele nem com falsetes. André Matos é único! Se o André Matos é nota 8,0 e o Edu Falaschi é 7,8, o Fábio Leoni é uns 6,7...kkkk
Pra mim Andre era mais que completo. Tocava varios instrumentos e falava diversos idiomas. Compositor de sucesso. Muito tecnico, suas músicas espetaculares, e somente na voz dele arrepiava 100%.
Venho rever este vídeo pq lembro o tanto que ele me incomodou na época. Hoje o André não está entre nós e fazendo um paralelo com o futebol se eu fosse jogador de futebol hoje eu diria com todo humildade que eu teria que me esforçar muito para ser melhor que C.Ronaldo e Messi. Não há problema em reconhecer a superioridade e genialidade do outro. Acho que o Edu e o Lione perderam essa chance .Tem que reconhecer. O André não usava só voz de cabeça e falsete , ele colocava potência, muito drive e assim como Freddie Mercury ele conseguia transitar em uma única frase sem pelos 3 estilos sem quebrar uma nota , vemos isso em make believe, time ,Carry on e a maioria das músicas do shaman....só um desabafo aqui
falou muita besteira, o próprio André confirma tudo isso que o Lione disse em vários vídeos. Você entende nada de música nem se quer compreendeu a mensagem
O Fábio não alcança mais porque ele ao usa voz plena mais isso que ele disse que a diferenças é de duas notas é mentira André faz notas no tom de apito so é ver na musica fire do Dr sir ou nas de angels cry
Ele é bem sincero e pode falar no passado a vontade, pois as vozes de André e Edu hoje não são rastro do que foram, o que é totalmente normal. Os três vocalistas têm timbres muito diferentes e é bem interessante ver várias versões da mesma música, eu não condeno e gosto de ouvir todas, sair da mesmice.
+Danilo Coutinho É normal, com um detalhe: tanto André quanto Edu perderam suas vozes muito cedo na carreira, principalmente o Eduardo. Sabemos que no caso do Edu foi por dificuldades fisiológicas mesmo, enquanto o André foi por usar sua voz de maneira errada no começo da carreira, antes de ter desenvolvido técnica apurada para isto. Veja por exemplo a longevidade de outros vocalistas. A voz de André durou 20-25 anos antes de começar a decair. Edu perdeu a voz com uns 18 anos. Já Rob Halford usou de maneira absolutamente intensa a voz por mais de 30 anos antes de apresentar sinais de queda no desempenho. Ronnie James Dio simplesmente não conheceu declínio na sua voz, morreu com mais de 40 anos de uma voz impecável. Bruce Dickinson, também com mais de 40 anos, apenas muito recentemente começou a apresentar leves sinais de cansaço, mas com pequenas alterações em algumas canções ainda tem muito chão se quiser. Michael Kiske ainda está com a voz em dia, embora tenha tido um grande hiato cantando num estilo que economizou bastante a voz dele. Coverdale está com a voz intacta. Hansi Kursch também. Tim Ripper Owens tem uns 30 anos de carreira e wow! a voz dele parece que só melhora. O fato é que o André gravou umas músicas em tons proibitivos para humanos que nasceram com testículos, e isso acabou cobrando seu preço. E o Edu pagou parte desse preço por se ver numa situação onde tinha que cantar essas músicas sem estar fisiologicamente preparado para cantar com voz plena (nem o André canta com voz plena) ou mesmo com voz de cabeça, e por ter escolhido não usar falsete. Outro fato foram as intensas turnês, Rebirth, Temple, Aurora, Aqua, 4 discos em 9 anos, além de manter uma banda paralela, embora com estilo de vocal distinto. Não teve voz que aguentasse isso.
Se não fosse o maestro André matos o angra só seria mais uma banda brasileira. Todas as bandas que o André passou ficaram conhecidas internacionalmente.
Edu 7,8 André 8,0 Fábio 9,5 Vocalista mais foda q o Angra poderia ter e pra mim é um dos melhores vocalistas de power metal melódico da história, eu gosto mto de timbre e sem dúvida pra mim ele tem um dos mais belos timbres de vocais que cantam power melódico!
Fabio é muito gente boa, isso infelizmente é mais do Marketing da banda Angra para tentar se recolocar nos holofotes, é necessário infelizmente sempre a comparação com aquele que foi considerado o melhor cantor da composição. André é insubstituível, como o próprio Fabio falou ele era extremamente disciplinado com a voz a ponto de parecer que estava com um instrumento. A voz do Edu é limpíssima, teve todo aquele problema em 2012 mas hoje está de volta em ALTO NÍVEL (pra mim que fui no show de ambos, o show do Edu está superior em minha nobre opinião, mas é uma questão de gosto pessoal) e o Fabio da uma cara nova. O Angra perde um pouco do "Metal Melódico" ou Power Metal com ele para ganhar uma pegada mais pesada de acordes secos para acompanhar o tom e o estilo do Fabio, mas isso não é bom ou ruim, apenas diferente.
Nego gosta de falar do Edu, mas qual dos três foi cotado pelo próprio empresário do Iron Maiden pra substituir o Bruce? Palhaçada esse lance de ficar comparando as pessoas. Tem vídeo do Edu cantando Carry On ao vivo sorrindo, mas ainda tem gente que gosta de falar dele por causa de um período que ele passou DOENTE e tinha que trabalhar. Pelo amor de Deus...
Gosto deste cara. Acho que a escolha dele foi além da questão musical, mas teve a ver com o 'mood' do cara. Ele da um fit melhor com o kiko e o rafael.
Lucas Flocco Actually he's trying to talk in Portuguese, but he mixes with some Spanish and Italian. It's a mess, but understandable. He says: "Andre is a very professional singer, very competent and he has one voice a little bit particular and female. It's different of Edu. The vocal impostor is different. If you want to sing a song of Edu you gotta go to one planet and if you want to sing a song of Andre you have to go to another. I think that Angels Cry is an excellent job like Holy Land as well. And Andre is unique. My vocal style, usually, especially with Rhapsody, is full. I like to sing with full voice and Andre don't sing like that. So, a song like 'Carry On' it's impossible to sing with natural voice, like the operas. Because it is situated in a female register of soprano. And you have to sing with head-voice and falsetto. That's the difference. My difference from Matos are two notes, but Matos do it on falsetto and I do with full voice. On the chorus there's: "follow your steps and...", this kind of voice. This is the only way! I try and I see that I "uh uh uh". I almost reach it, but nobody can do this with full voice. I never think that Bruce Dickinson would can sing with this syle, this song. Because of that, I'm practicing the head-voice and falsetto."
Caio Gouveia Thanks so much for the compliation. He's dead wrong about Matos' singing though, it is full voice, full head/chest. It always amazes me when he talks about this because it seems like he has no clue. A soprano sings in full voice but in their higher register. If he'd raise his soft palate, lower his larynx (think Tony O'Hora) hold his breath at the base of his throat and pushed down he'd be able to do it, but he was not taught this it seems. I'm a bass naturally, but I can sing his stuff doing it this way. Where I do agree with him is he is very right though that it is incredibly difficult, but it can be done how Andre does it, mostly with fully head and chest voice. A good example of seeing how Andre sings is in Wuthering Heights, he goes from falsetto to full head in and out all throughout the song, most is full though.
+Dominick7 ... he is not wrong. It´s a great misunderstanding to believe that someone cannot reach high vocal extensions by doing whattever different from full voice, like falsetto. André has a great vocal extension, but even it´s extremely difficult to say where the "head voice" ends and begins the falsetto, it´s easy to say thats still falsetto, like the given example in Wuthering Heights sang by André. The phisiologic process you described is a soft way to describe a kind of trying to nominate a falsetto of the falsetto... lol... what means, it´s still falsetto, if it has greater extension, it could seem to be full voice entirely but frequently it just take greater ammounts of air and volume to be done...
+Davi Souza I guess people define it differently. Like one of my first vocal instructors (indirectly via his book) would say only when the vocal folds are open is it falsetto, but when closed its full. Ken Tamplin on the other hand whom I learned from via his DVD afterwards says its falsetto, but reinforced falsetto so he would agree with Fabio. Not sure if that clarifies anything lol. Leads me to ask more questions. They seem to be saying the same thing in different ways.
Hahaha 2 notas fazem tanta diferenca eu nao sabia, mas vendo nos shows o Lione realmente nao pode encarar Carry On. Mas o Secret Garden ficou fantástico. Com o André seria outro "planeta", assim mesmo com o Edu ocorreria.