Sou grande fã do André Matos, mas não posso deixar de notar que sua voz, inclusive seu falsete que era perfeito, há algum tempo já não é mais o mesmo. Talvez o excesso de shows, talvez as músicas cantadas sempre no limiar do seu agudo, talvez o peso da idade ou apenas só uma fase....
Fernando Duarte Ramos Mattos Na verdade o que antes ele cantava com voz de cabeça hoje em dia ele canta com.voz mista ou falsete, e o que ele cantava com voz mista canta só com falsete agora. A idade chega, o cantor tem que mudar sua técnica para continuar cantando como antes. O mesmo aconteceu com o Kiske, ele cantava a maioria das músicas do Helloween tudo na voz de peito ou de cabeça, hoje a maioria dos agudos ele faz com voz mista ou falsetão mesmo. Mas isso é só um detalhe.
Paulo Felicio Andre Matos sempre teve o mesmo alcance com a voz plena. Antes do Angra ele não usava voz mista porque não sabia, após aprender, o alcance só aumentou. Ele aprendeu isso com Chico Campos. Holy Land, Angels Cry, Fireworks e os demais álbuns do Shaman foram feitos com voz mista. Ele continuou usando tudo que ele sabia, mesmo com a voz desgastada, as vezes com falsete. A explicação correta é que a voz dele ficou cansada com o tempo, uso prolongado de anti depressivos, entre outros faz isso. Ele não mudou a técnica de forma alguma. Só em momentos muito específicos de shows.
Quando me referi "ao peso da idade" não estava falando de peso corporal não.....me refiro aos vários anos cantando sempre no limite de sua voz, e o desgaste natural que isso pode proporcionar. Mas é verdade, ele ganhou peso com o passar do tempo sim.