Тёмный

MALCATA QUE FUTURO? 

José Martins
Подписаться 72
Просмотров 72
50% 1

Mais de sete dezenas de pessoas estiveram presentes, em tarde de muita chuva e vento que, apesar das dificuldades climatéricas, não quiseram deixar passar esta oportunidade de debater o tema em questão. Os palestrantes e os intervenientes na mesa redonda foram excelentes, e as suas comunicações interativas não deixaram ninguém indiferente.
Esta audição é um exemplo concreto do exercício da cidadania na nossa terra e no nosso concelho. Ninguém pode ficar alheio aos problemas que nos afligem no presente e no futuro. Tomar consciência e intervir (agir) em tempo próprio é um dever de todos nós, individualmente e em grupo.
A Associação Malcata Com Futuro é uma instituição de pleno direito que, apesar de existir ainda há pouco tempo, está e estará a intervir positivamente pelo desenvolvimento da nossa terra, do nosso concelho e da nossa região. Há que contar com ela como parceira, sem medos nem receios, na luta e consecução do bem comum.
Temos que encarar os nossos recursos numa perspetiva integrada e atuar sobre eles para relançamento económico, para criar desenvolvimento sustentável.
Temos que inovar na exploração desses recursos. Pensar em modelos tradicionais é perda de tempo, de energia e de dinheiro.
5.Temos que tentar celebrar um Acordo coletivo para a mudança e inovação.
Temos que cooperar e tentar ultrapassar o nosso individualismo. Atuar isoladamente não dá resultado e é muito mais difícil.
Temos que pugnar pelos empreendimentos âncora (paredão e plano de pormenor da barragem).
8.A fileira florestal será a prioridade imediata, dinamizando a ZIF. Outras fileiras se seguirão.
Temos que criar uma Comunidade para a Economia Cívica do Sabugal (concelho) que integre os agentes das várias Freguesias e que desenvolva esta abordagem sistémica, identificando o potencial do território para configurar respostas inovadoras e sus-tentáveis para os problemas complexos do concelho.
Malcata não é uma ilha nem uma cerca. No mundo global temos de ter princípios orientadores que nos defendam de qualquer arbitrariedade e que, em meu entender são: a moral, a ética e a solidariedade.
Esta audição pública é a primeira concretização das dez medidas anunciadas pela direção da AMCF. Progressivamente outras se seguirão a bem da nossa terra, do nosso concelho, da nossa região.
“Pedras no caminho guardo-as todas, um dia vou construir um castelo…” (Fernando Pessoa)
Outubro 2015

Опубликовано:

 

24 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии    
Далее
20 VEÍCULOS MILITARES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO
20:01
iPhone Flip станет ХИТОМ!
00:40
Просмотров 277 тыс.
ESTOU DE OLHO NESSAS ALTCOINS...
15:10
Просмотров 20 тыс.
IV CONCERTO DO 4ºANIVERSÁRIO DA AMCF
27:22
Aleluia Obrigado
3:51
Просмотров 90
DESOLAÇÃO...MALCATA
0:59
Просмотров 400
Como sair do caos?
25:46
Просмотров 105
iPhone Flip станет ХИТОМ!
00:40
Просмотров 277 тыс.