Sempre muito sensato principalmente se tratando de brigas que ocorrem na internet, isso ocorre até com alguns conceitos de feminilidade bíblica noto que quando falam de modéstia as fotos são sempre com mulheres de vestidos românticos, rodados como se só vestidos ou saias são considerados modestos
Bruna, assim que começou o vídeo pensei na mesma coisa, as pessoas falam de modéstia, atribuindo ao romantismo, porém esquecem o que fala a mãe do Rei Lemuel em Provérbios 31, que há forcas nos braços da mulher em que ele deve procurar, que não come o pão da preguiça, que é uma mulher empreendedora, que o seu esposo não se envergonha dela; pq me fala uma coisa, de que adianta tanta modéstia e romantismo, se o coração está contaminado de sujeira?!
Isso prova o quanto as pregações andam fracas, rasas e sem propósito.Tem horas que dá vontade de subir ao púlpito e arrancar o microfone da mão de alguns pastores e fazer a pregação.
Ótimo vídeo, sério ótimo mesmo! Faz um sobre o tema do celibato por favor, um comentário exegetico sobre o que você disse a respeito do celibato não ser um dom, lá em 1 Co 7. Isso iria ajudar muita gente! Por favor! 😬
Parabens pelo video. Nao sou cristão mas acompanho todos os seus videos. Vc consegue colocar seus pontos com suas bases bem denotadas e a forma como raciocina é interessante. Especialmente neste tema (e nao levando em conta minha descrença) voce foi muito pontual. A relevancia de se observar pedro, ignorar as personagens do velho testamento em suas nuances e principalmente por salientar a mente do cristao atual resgatando valores distorcidos em figuras de masculinidades distantes do proprio cristo.
@@tiagoocaixa nao sei se sua pergunta é ironica mas apesar de nao ser religioso, um ateu geralmente é um ser etico. Conheço muitos q praticam o bem sem ser cristaos mais q a maior parte dos cristaos q conheço.
@@tiagoocaixa cresci em lar cristao (o q curiosamente foi o fator de eu me tornar nao-religioso). Aprendi a questionar apos anos lendo e convivendo, mas apesar de tudo q possa parecer, convivo bem com pessoas de outras crenças e nao sou uma pessoa amargurada com deus, apenas nao tenho fé.
Muito bom esse canal que já é meu há muito tempo. rsrsrs OBS - Em relação ao que você mencionou sobre a opinião de Paulo sobre o celibato eu vejo diferente, pois logo afrente ele cita que isso é por causa dos problemas atuais, não que casar fosse algo que atrasasse o crescimento cristão. Lembrando que os discípulos estavam sendo perseguidos e mortos, e não era um bom momento para contrair matrimonio. Por causa dos problemas atuais, penso que é melhor o homem permanecer como está. Você está casado? Não procure separar-se. Está solteiro? Não procure esposa. 1 Coríntios 7:26,27
Fala Vitor, blz? Cara, acho que tenho uma sugestão para um vídeo desse assunto 2.0 um dos textos que eu acho mais pertinentes sobre masculinidade cristã, são doistextos na verdade 2, estão em 1Tm 3 e Tt 1 quando Paulo faz a lista das características dos presbíteros e diáconos. Ali está retratado o homem maduro com as principais características de um caráter cristão. Veja se pode refazer esse vídeo com essa pegada. Tem um livro chamado "O Homem Nota 10" que faz essa abordagem de maneira bem sensata. Abraços brother. Deus te abençoe. Seu canal é bênção.
Caramba, Vitão! Deu com a mão fechada.. Traduzindo! Expôs o assunto de maneira direta, clara e esclarecendo quais são os possíveis pontos de ruptura na metodologia em que a masculinidade bíblica vem sendo abordada
Caramba, cara, vc tá numa pegada só das tretas casca-grossa em! hahahahahah Esse video tá sensacional, mano. Obrigado pelo conteúdo. Deus continue te abençoando sempre, mano.
Creio que o debate sobre a “sensibilidade” é o ponto alto do vídeo. Necessário ter equilíbrio; o que vemos nas igrejas e aqui no RU-vid são em sua maioria extremos; pastores tais “machos” ou “frangos”
Vídeo muito bom e sensato! Acho meio difícil achar quem está fazendo esse tipo de trabalho de masculinidade sem que esteja querendo transformar os homens em "machos alfas", "rambos" e por assim vai. E muito coerente quando cita Paulo falando do padrão em "amar a esposa como Cristo amou a igreja". Com certeza é uma padrão alto, mas é um alvo que quando fixamos sabemos que estamos no caminho certo, sem precisar comer bacon com torresmo de manha, levantar 300 kg e decorar as falas do rambo! Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pelo vídeo. Penso que um menino, criado num ambiente religioso toxicamente sentimentalista, é prejudicado no que diz respeito a formação equilibrada de uma masculinidade forte e sensível, sem ser sentimentalista. É nítido que em termos gerais a igreja protestante tem formado homens inseguros, com excesso de sensibilidade e meiguice, por vezes omissos.
Concordo e digo só mais uma coisa sobre o tema sensibilidade: esse amor que nós hoje vemos pregar e até nos apegamos, é um amor cheio dessa sensibilidade, não aquele amor da entrega. Entao esse amor sensível e barganho, traz alguns julgamentos, inclusive trazendo DEUS a uma condição humana. O q é errado e perigoso.
Você entende então que em busca de tornar o tema mais comunicável e contextualizar acaba ocorrendo um reducionismo? Você já leu "Homens de Verdade" da Editora Fiel? Se sim, o que você achou da abordagem do autor quanto a desenvolver as ações masculinas baseadas no "cultivar e guardar" dado a Adão(Gn 2.15)?
Olá, Vitor e Marlon! Eu li esse livro e achei um bom paradigma o que foi escolhido pelo autor! Ele buscou a realidade estabelecida por Deus antes da queda e se atentou à incumbência dada por Deus ao homem, resumidas nos verbos CULTIVAR e GUARDAR! É uma perspectiva mais simples e didática, com ecos no texto de Efésios 5: 21-26. O autor me parece ser mais conservador em algumas opiniões, o que talvez possa gerar discordâncias ou incertezas. Mas, no geral, achei o livro muito bom! 👍🏼
Vídeo excelente!!! Precisava assistir a esse vídeo!!! Adoro a forma como vc enrola pra chegar a alguma conclusão!!! 😅🤣😂 Sempre assisto até o fim. 👏🏾👏🏾👏🏾
Muitos e muitas terão terá fome e sede não negativamente nunca jamais saciar... Tão óbvia resposta... Nem toda carne compreenderá... Compreenderá as parábolas... Conhecimento e discernimento transformação em sabedoria, loucuras para muitos sabedoria única pessoa... Em verdade em verdade vos digo conhecereis há verdade e a verdade nos libertará quem tem ouvido ouça, ciclo do éden... Para pensar... Será tempos de agora fechamento ciclo do éden...
A Bíblia não fala nada a respeito dos relacionamentos amorosos de Jesus. Então, até onde sabemos, nunca rolou nada. Mas ela também não diz explicitamente que ele foi celibatário.
@@VictorFontanaTeologia Valeu Vitor pela resposta. Como sugestão, você poderia fazer alguns vídeos sobre alguns temas sobre a vida de Jesus. Por exemplo, o motivo do seu ministério começar quando ele tinha cerca de 30 anos de idade e outras coisa. Que Deus continue te abençoando.
Que vídeo incrível E quando a alguns referenciais do AT eu tbm tinha um pensamento assim, só nunca comentei pra evitar o incomodo. Enfim, o vídeo tá incrível
Uma exegese séria de 1 Co 7 não leva à conclusão de que a recomendação de celibato seria circunstancial à situação de momento dos Corintíos? "Por causa dos problemas atuais" (v. 26, NVI) é a justificativa ali pro celibato...
em que sentido o sentimentalismo prejudica a fé ou é barato e pobre? Um ponto que vc colocou é porque foge do estilo de adoração expresso na biblia, entretanto entendo que para fugir, evitar ou até ser contrario de maneira coerente, é possivel haver outras justificativas?
Eu tenho pensado em ser celibatário, mas no fundo penso nisso como uma forma de fugir dos relacionamentos e maquiar isso com um motivo bíblico. O Victor apresenta pontos não exclusivos do homem mas da mulher também. Acho que estou pior do que pensei, Deus me ajude
@@willamelima1946 cara, posso me propor a orar por ti, mas você precisa de acompanhamento de irmãos que entendam você e tuas lutas, e orem e trabalhem por ti. Que a paz do Senhor te guarde.
Entrei na igreja cheio de feridas e já fazem alguns anos que me converti. Infelizmente ouvi muita besteira de pegações utópicas no começo da minha fé. Um exemplo das coisas que me ocorreram, foi as falsas profecias que me fizeram buscar Deus com interesses materiais. Estive num longo período de tristeza achando que não tinha sido salvo, pois ouvi muito esforço da minha parte pra alcançar metas terrenas. A pouco tempo troquei de igreja procurando ajuda pastoral. O pastor me disse que tenho uma depressão leve ou num estágio inicial e está me ajudando. Em fim, pra que eu tenha interesse em ser um padrão masculino devo encontrar motivo pra isso. Um padrão parecido com o de Cristo, tão sacrificial com é, não me parece valer a pena. Por isso pensei estar pior do que pensei sobre essa questão do título do vídeo.
Excelente, Victor. Minha tristeza ao olhar o meio evangélico falar desse assunto é perceber que as pessoas ou homens que estão fora da igreja e que também também constroem esse debate, são mais sensatos, sensíveis às contradições, humildes e dispostos a mudar do que os da igreja. Infelizmente muitos homens e principalmente pastores evangélicos têm reforçado padrões de comportamento baseados na agressividade, "macheza", falta de empatia e uma certa animalização do masculino. É o padrão anos 50 ou Rambo como vc bem colocou. Como sempre, a igreja com seu senso comum sempre parte atrás quando o assunto são temas complexos contemporâneos. Deus abençoe e obrigado pela lucidez.
Amo os vídeos deste menino. Minha impressão é que ele teve uma mãe muito sábia (sem querer desprezar o papel do pai). A primeira vez que vejo um homem crente fazendo uma análise muito honesta sobre os exemplos de homens bíblicos. Fico feliz por este vídeo porque quando digo que os homens do antigo testamento não são modelos de masculinidade, sou chamada de feminista e quando chamam uma mulher cristã de feminista, a intenção é ofender, muito embora não demonizo as feministas.
Concordo com vc , hoje tudo é feminismo.Alás o feminismo está sendo a desculpa perfeita para justificar omissão, negligência e promiscuidade.No dia do juízo dirão que tudo foi culpa do feminismo.Será que cola?
Na bíblia tem muito trechos de expressão de masculinidade...só não ver que m quer!um exemplo e no livro de êxodos...onde o cara tinha que ser cabra macho pra quebrar o pescoço de um animal pra sacrifício...outro exemplo foi quando Jacó lutou com Deus...Jesus submeteu ao sofrimento extremo ...Sansão...dentre tantos outros!
Analisando a masculinidade na ficção do personagem Rambo não funcionou nem para ele no seu período pós - querra do Vietnã, o coitado sofria preconceitos, desaforos, injúrias, xingamentos e torturas, marcas traumáticas incalculáveis e irreversíveis, do governo, da policia e dos cidadãos americanos, tudo por ser um super soldado que lutou numa guerra motivada por ódios, mera soberba e orgulho americano. Tem pessoas que colocam o rambo como símbolo extremo de masculinidade, o cara é muito forte e sábio para fazer armadilhas e vencer varios inimigos seus e de seus amigos e família, mas por outro lado, o cara é muito agressivo e depressivo. Ele não é um herói, ele é uma vítima de um sistema militar americano que se acham os dominadores do mundo e que se for necessário transformaram homens e mulheres em escravos vivos para matar seus inimigos e alcançar objetivos mesmo ele sendo perverso. Escravos não tem identidade e personalidade, ele só tem que obedecer seu dono.
@@Vlugazoide Na verdade acho que o que aconteceu foi um erro do Yago sim. Se você for na página do Fúria e ler a postagem dele vera que sim tem o coerência a postagem. O que acontece e que alguém printou meio post deles e enviou para o Yago no qual fez o comentário sem checar a fonte. Os caras o chamou no privado, depois o chamou para o debate o Yago não quis porque queria que fosse ao vivo porque não queria que eles ganhassem notoriedade na fama dele. Sério se isso não for petulância do Yago não sei o que seria.
1. Fúria é um perfil todo errado que faz exatamente o contrário de tudo o que está no vídeo. 2. Yago não está acima do bem e do mal, mas essa postura dele em relação a debates é a mesma que ele sempre usou.
@@VictorFontanaTeologia Não estou falando desse perfil Fúria... E vc não ia concordar comigo com relação ao Yago... Não vamos criar celeuma por conta do dele, até porque vc, Victor Fontana, eh mais coerente, vc não tem esse irritante toque de soberba, não vive com o chicote na mão "batendo" nos cristãos... Por sua inteligência, conhecimento, simplicidade, assisto ao seu canal, suas pregações... Aprendo demais com vc... Os outros q fiquem pra lá!!!
Eu particularmente não me preocupo muito com esse lance de "masculinidade x feminilidade" porque, segundo o livro de Genesis, tanto o homem quanto a mulher foram feitos à imagem e semelhança de Deus e isso implica no fato de que se características masculinas e características femininas de fato existem, então ambas encontram em Deus a sua expressão mais plena e pura e portanto, se nós somos chamados a sermos imitadores de Deus, não vejo porque eu deveria tomar cuidado para não me tornar "feminino demais" já que o feminino também faz parte de Deus.
@@GilneiMascarenhas1991 mas onde na Bíblia diz que o propósito do homem é ser "masculino"? E já que Deus tem em si tanto o masculino quanto o feminino e a Bíblia diz que todos devemos ser imitadores de Deus, a conclusão mais lógica não seria dizer que todos devemos buscar tanto as virtudes masculinas quanto a femininas?
@@diogoepronto Então porque a diferença entre gêneros foi projetada pré lapso? Se tanto faz ser masculino ou feminino, não há sentido em Deus ter criado macho e fêmea. Isso parece versão Gospel da teoria Queer... E imitadores de Deus no comportamento moral. Não podemos imitar a Deus em um sentido ontológico.
Só não concordo com algo que vc disse em resgastar valores antigos, de fatos todos os homens são falhos e nosso unico exemplo à ser seguido é Jesus. Porém eu acredito que com tempo valores vão se perdendo, e o que tem de errado falar que meus avós lutaram em guerra pela nação e o homens não saem do vídeo game, que meus avós amavam suas esposas e hoje os homens abandonam seus filhos. Os valores precisam ser resgatados e exemplos ruins precisam ser lembrados para não ser feito.
@@glaysonalves7337 Ué, por quê? Se o livro ter mais de um autor colocasse a inspiração das Escrituras em risco, então a inspiração de toda a bíblia deveria ser colocada em dúvida, já que a bíblia não foi escrita por uma única pessoa
Moral da história. Os gays de 30 anos ou 40 anos atras eram mais homens que os homens nos dias de hoje. Há homens na igreja que quem estão igual ao homens do mundo. Creio que você podia falar mais aberto o assunto. Os nossos jovens ( homens) estão ficando meio afetados.