Tenho 24 anos, advogada formada a quase 3 anos. Estudei em escola particular, mas tudo com muito esforço e bolsa de estudos. Quero fazer medicina, mas não tenho dinheiro e nem sei por onde começar a estudar. Não lembro mais das matérias da escola.
Quando vi a tua história comecei a rir, porque achei que fosse só eu que estava nesta situação! Também sou bióloga, mestre em bioquímica e doutora em ciência de alimentos, tenho 34 anos e comecei a fazer medicina neste semestre. Fiquei muito feliz de encontrar pessoas com o mesmo tipo de experiências que eu estou vivendo. Muitas vezes ainda me pergunto se não estou maluca, se vale a pena mesmo...tudo isso. Mas estou seguindo em frente, e quero concluir este sonho também. Parabéns pela sua iniciativa! Um grande abraço
Vc tem instagram que compartilha essa tua experiência? Vou me formar com 32 em Farmácia e estou querendo medicina depois mas estava me achando doida e velha kkkk
Você não vai acreditar na minha historia, mas e verdade, quando sai do ensino médio, eu fiz o Enem, na época agente tinha que preencher aquelas folhas e entregar na escola, pra conseguir fazer o exame, foi em 2006, eu morava no interior, estudei a vida toda em escola pública, era boa aluna, mas nunca tinha ao menos ligado um computador na vida, ninguém que eu conhecia tinha grandes pretensões com o Enem, só fizemos por fazer, eu só pensava em trabalhar. Quando a minha nota chegou eu acertei 85%, naquela época era diferente a correção, e a nota não representou nada pra mim, tinha que entrar na internet e vê as vagas disponíveis, só que computador era fora da minha realidade, eu não sabia mexer, não conhecia ninguém que tinha, então deixei pra lá. Hoje eu sei que aquela nota teria mudado meu futuro, poderia ter entrado em medicina, ou qualquer outro curso, eu pesquisei as médias daquele ano, e muito estranho quando penso nisso, eu tinha uma oportunidade de ouro nas mãos, mas na minha cabeça, naquela época, não era nada. Hoje eu estudo na UFMG, enfermagem, mas sempre fica o remorso, mas vida que segue.
Puxa vida, eu te entendo muito. Meu marido também deixou passar uma oportunidade de ouro na época do colégio por falta de orientação e informação. Ele está fazendo sua primeira graduação hoje. A vida tem dessas coisas. Te desejo boa sorte no seu caminho.
Wellington Geraldo Teixeira Ferreira muito obrigada. É por comentários como o seu que eu vou me manter firme nesse propósito. Quero ver mais pessoas resgatando seus sonhos antigos adormecidos. Obrigada!
Medicina depois dos 30. Eu também estou na turma dos graduados, "trintados" e rumo a medicina... Menina, me passa um meio de contato com você. Vamos ter muito assunto..
Que experiência de vida interessante! Estou numa situação parecida. Fiz psicologia, residência em neuro, mestrado, doutorado... Amo minha área de formação mas desde que entrei no doutorado me pego sonhando com a possibilidade de cursar Direito. Aí pensava: imagina, estou com quase 30 anos, fazendo doutorado, sei lá como seria encarar outra graduação agora. terminei, estou com 32 anos, trabalhando no meu consultório, mas o sonho com o Direito continua. Sua história me inspirou muito a tentar e ver no que dá.
Massa ouvir e ver seu depoimento. Sou medico veterinario, estou concluindo mestrado e tentarei medicina no proximo ano! Vc me inspirou ainda mais. Muito obrigado!
Caio Junior obrigada pelo apoio. Confesso que se eu tivesse visto um canal como este no início de 2015 eu não teria tido tanta dificuldade na decisão de encarar essa nova graduação. Isso me motiva a continuar. Boa sorte na defesa de sua dissertação e quero que volte aqui pra me contar que conseguiu entrar na medicina. Abraço.
Caio Junior, eu to indo pra veterinária com 29 anos, depois de graduado em Direito, pós-graduado e concursado. Estou disposto a deixar de lado pra seguir no que sempre tive certeza que queria, mas na época as circunstâncias pessoais não me permitiram. Boa sorte!
Oi, Hélio, de forma alguma. Eu tbm pensava que minha situação era uma raridade qdo entrei, por isso criei este canal. Me procura também no Instagram que vc vai ver que fazemos parte de uma comunidade enorme.
Amei ter encontrado seu canal, quando você começa a falar sua trajetória parece que eu estava falando. A vontade desde sempre de cursar medicina, a falta de estímulo por ser oriunda de escola pública, falta de orientação e referências, por isso acabei cursando biologia na federal de meu estado, mas ao concluir, no início de 2017 não consegui seguir para a pós graduação e me entreguei a busca pela Med, fiz ENEM e passei bem perto, mas não foi dessa vez, porém cheguei perto como nunca cheguei antes. Agora sigo rumo ao Enem 2018 e à medicina. Obrigada por compartilhar sua trajetória e inspirar!
Obrigada você por acompanhar. Tenho recebido muitos relatos de histórias semelhantes às nossas, somos muitos. Quando isso tudo aconteceu comigo eu não tinha ideia disso, se soubesse teria sido bem menos sofrida a decisão, por isso resolvi que quem estivesse na mesma situação dali em diante teria pelo menos a minha história pra se inspirar e encorajar. Se dedique este ano que em 2019 vc será caloura! Bjm
Nossa, que bom que eu encontrei alguem com os mesmos ideais. Estou terminando o doutorado em fevereiro de 2019 e quero fazer medicina. Mas, ja tenho 35 anos, sou mae. Muitos desafios.
5 лет назад
Querida, boa defesa 🍀🍀🍀🍀 Vem sim pro time #MD30 ou #med30. Acompanha o @medicina.depois.dos.30 no Instagram também (não esquece os pontinhos entre as palavras). Quero muito dê tudo certo pra ti e você vai me contar sobre sua aprovação.
Parabéns pela iniciativa e incentivo para outras pessoas. Sempre quis Medicina, mas acabei indo para o caminho de concurseiro. Hoje trabalho na UFC como técnico administrativo. Fiz Sisu, mirei Medicina, mas acertei na Odontologia na UF C. Desisti do curso porque não queria me enganar, Odontologia um curso muito bom, porém não é Medicina. Hoje aos 41, voltei ao meu objetivo inicial. Medicina ...
Oi, Gisele, vou contar sim, é só eu conseguir um tempinho pra ter coragem kkkkk Se vc tem esse sonho, vai atrás sim. A gente acha muito difícil, muito louco até começar. Depois você acha normal. Não desiste, fica acompanhando aqui os próximos vídeos, mande sugestão de temas que gostaria de ver por aqui e volta pra contar quando der certo. Bjs.
Demais a sua história. O que me faz concluir que de fato quando é pra ser acontece. Eu sou advogada há 5 anos e não quero mais essa profissão, mas ainda não descobri o que me faria feliz. Parabéns
5 лет назад
Muito obrigada 😘💞 Pois é, depois que eu mergulhei na biologia, eu jamais imaginava que um dia viria a cursar medicina ou qualquer outro curso (na verdade, eu considerava nutrição). Se já viu que direito não é pra você, não deixa a vida passar sem sentir prazer no que vc faz todos os dias. Vai atrás de se descobrir e batalha pelo que você merece. Acompanha o @medicina.depois.dos.30 no Instagram também (não esquece os pontinhos entre as palavras).
Achei interessante sua história. Medicina era minha primeira opção quando sai do ensino médio, porém moro no interior de SP, meus pais nao tinham como pagar inscrição e muito menos me bancar na cidade onde tem a Universidade. Fiz o Enem e me inscrevi no ProUni ganhando bolsa, mas escolhi a faculdade mais perto por questões de condições de me manter. Cursei engenharia de produção, fiz a pós e não sinto que é meu sonho. Tenho 30 anos e achei muito legal sua iniciativa em mudar de área
Jessica Moraes obrigada pelo retorno. Pois é, muitas vezes acabamos seguindo outros caminhos por conveniência, às vezes é o único caminho possível. Me sinto muito privilegiada por ter a oportunidade de, não sem bastante dificuldade, dar um 'reset' na vida profissional e recomeçar. Sei que pra muita gente isso não é uma opção 😢. Então se você pode fazer alguns (muitos) sacrifícios pra realizar isso, agradece a Deus a sua sorte e vai com tudo. Fico na torcida e volte pra contar quando conseguir, ok. Sorte em 2018!
Maravilhosa a sua história, o meu sonho é fazer medicina, sou nutricionista, estou concluindo o mestrado e achava que não dava para mim, mas a sua história me incentivou!
Obrigada, sou apaixonada por nutrição, minha pesquisa tinha a ver com novas fontes de alimento e eu costumava dizer que era o único curso que eu teria coragem de fazer caso voltasse pra graduação, acredita? Fico muito feliz quando dizem que servi de incentivo, de inspiração, eu mesma quase deixo a oportunidade passar por achar que já tinha passado o momento, sabe. Hoje eu super apoio quem deseja ressuscitar seu sonho antigo de ser médico(a). Te desejo toda sorte e espero que possamos ser colegas. Bjs.
Oi Natana. Sou enfermeiro, especialista em nefrologia e mestre pela Escola Paulista de Medicina... Segundo ano de cursinho online. Obrigado pela "companhia" e inspiração. Abração!
*LEGAL !* 👍🏼 Eu tenho 43 aninhos e sou matemática. Gostaria de algumas *sugestões/dicas* de matemática aplicada em medicina além das tradicionais *bioestatísticas... VALEU ! OBRIGADA ! = )* 🖐🏼
Nathanna, o áudio tá baixo. Estou com o volume no máximo e fiquei prestando bastante atenção pra poder te ouvir. Tirando esse detalhe técnico, só tenho a parabenizar você por ter começado a realizar o seu sonho, mesmo sendo doutora e tendo uma baby picototinha. Quando vejo os teus desafios, vejo que os meus são bem pequenos. Já pensei muuuuuito em medicina e tenho plena certeza que eu conseguiria se desse um stop agora e começasse a estudar. Este ano farei o ENEM, pois nunca o fiz e quero conhecer a prova, o clima e, principalmente, como anda os meus conhecimentos. Mas a maior dificuldade em cursar medicina pra mim hoje é como irei me sustentar durante 6 anos!!!
Ah, Roberta, que bom sentir o apoio de quem a gente conhece, que tem uma trajetória tão parecida... Desculpa a baixa qualidade do vídeo, mas esses problemas técnicos vou corrigindo aos poucos, com a prática. E olha que esse vídeo já foi a segunda filmagem, imagina só como estava a primeira kkkkk. Fico feliz que tenha se inscrito no Enem, se eu tivesse feito há mais tempo, talvez já seria médica (mas por outro lado não seria doutora, enfim...). Acho que vc deve se jogar sim, mas tem que ter algum apoio em casa e coragem, muita coragem pra baixar o padrão de vida. Olha não tá sendo fácil, tá bem apertado, só o marido trabalhando (mas também está fazendo faculdade, pesado...) e os pais ajudando aqui, acolá. No meio desse ano comecei a receber da UFC Auxílio Creche pra pequena e cheguei a solicitar Auxílio Emergencial também. A parte financeira é um dos temas que quero gravar qualquer dia desses. Quanto ao Enem, não estudei pra prova, mas sempre tive uma boa redação e o tema me favoreceu mesmo. Estava escrito, era pra ser mesmo. De qualquer forma, se fosse pra apontar uma matéria pra focar pra prova seria Português, pois tenho certeza que só consegui entrar mesmo sem estudar por causa da tríade REDAÇÃO - RACIOCÍNIO LÓGICO - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Então é isso, toda sorte do mundo na prova. Estou torcendo pra gente ser colega aqui na FAMED também. Bjm.
Tenho 24 anos, advogada formada a quase 3 anos. Estudei em escola particular, mas tudo com muito esforço e bolsa de estudos. Quero fazer medicina, mas não tenho dinheiro e nem sei por onde começar a estudar. Não lembro mais das matérias da escola. Alguma dica? Estou me sentindo perdida.
Eu tenho 24 anos, formado em biomedicina, especialista e funcionário concursado. Você acha que é tarde começar a estudar novamente para o vestibular? Outra dúvida, como você fez para lidar com as contas durante a faculdade? Você dependeu de alguém ou conseguiu trabalhar?
E depois de aprovado, como trabalhar e estudar durante a faculdade? As pessoas que estão tentando depois dos 30 contam em serem bancadas por família ou cônjuge?
Geralmente pessoas ja formadas na área da saúde trabalham. Conheço enfermeiros e um bioquímico que trabalham em hospitais no período noturno para poderem cursar medicina. Lógico que é puxado né, mas nem todo mundo tem essa possibilidade de não trabalhar né.
5 лет назад
Cada um tem uma história, não há receita pronta. No meu caso, eu tenho a sorte e a felicidade de ter um marido maravilhoso que topou mergulhar nesse projeto comigo e viver com o mínimo pra nós mantermos. Ele está segurando as pontas sozinho. No começo minha mãe também ajudou com minha filha recém nascida. Enfim, pra quem não tem família rica, depende muito da rede de apoio e do desprendimento de todos os confortos e supérfluos aos quais nos acostumamos.
5 лет назад
Acompanha o @medicina.depois.dos.30 no Instagram também (não esquece os pontinhos entre as palavras).
Franciele Molina De Oliveirq não sei te dizer as regras de outras universidades. Te aconselho procurar o edital de seleção de lá ou entrar em contato com a secretaria do curso.
Eu consegui aproveitar algumas, mas como o sistema é modular, não avancei nenhum semestre, só tinha mais horas livres. Aproveitei bioquímica/molecular, microbiologia/parasitologia, anatomia, bioestatística
@@Medicinadepoisdos30 O problema que na minha faculdade os nomes das disciplinas são um pouco diferentes, talvez isso complique minha situação. Tipo microbiológia básica não eliminará microbiologia médica?
@@victorsorrentino3605 mesmo com o nome da disciplina sendo diferente pode aproveitar sim. O que é levado em consideração é a carga horária e o conteúdo programático. Tem que ter uma correspondência mínima pra ser aceito, mas aí varia de uma instituição pra outra. Tem que ver nos regimentos. Aqui não lembro se era 70 - 75 - 80 % de equivalência.
Oi, Cristiano, eu consegui aproveitar só aproveitei 3 módulos e 1 disciplina transversal (que dura o semestre todo). No fim das contas não dá pra avançar nenhum semestre, só ficar com uns horários livres a mais nos primeiros semestres.
L3 é a categoria de cota para egressos de escola pública, sem se declarar preto ou pardo e sem comprovar baixa renda. Ela mudou de nome e hoje é a categoria L5.
Estudiando Medicina estou no Instagram e Facebook com o mesmo nome é identidade visual que aqui no RU-vid. É fácil achar pelas hashtags tbm #md30 #meficinadepoisdos30 #medicina_depois_dos_30
Shhshshshs poxa, rapaz esperto já até casou com essa mulher! Enfim, td de bom, espero tambem nunca parar de estudar mesmo depois dos 30! faço graduação em eng bioquímica na ufpa :) bjao!
Marise batt vc sabe o que significa esse "4"? Tribunais Federais: Tribunal Regional Federal da 1a Região (Abrange os estados: AC, AM, AP, BA, DF, GO, MA, MG, MT, PA, PI, RO, RR) Tribunal Regional Federal da 2a Região (Abrange os estados: ES, RJ) Tribunal Regional Federal da 3a Região (Abrange os estados: MS, SP) Tribunal Regional Federal da 4a Região (Abrange os estados: PR, RS, SC) Tribunal Regional Federal da 5a Região (Abrange os estados: AL, CE, PB, PE, RN, SE) A pessoa a essa hora da madrugada podendo estar namorando (já que não estuda) fica correndo atrás de perturbar quem ela nem sequer conhece, que não fez nada errado, escondido, contra as leis e normas vigentes, nada contra ela nem nada que a prejudicasse... É cada pessoa mesquinha e invejosa nesse mundo, eu hein... Haters gonna hate 😘💅
eu estou concluindo uma facu mas penso em medicina, no caso eu entrei com bonus (acrescimo na nota) pois fiz escola publica, porém não existe o sistema de cotas nessa faculdade q eu estou concluindo(FATEC), então isso ai tambem vale pra mim?
Meuuu, que inveja hein... Vai perder o seu tempo estudando que você ganha mais, amore... Cada um tem a vida quer e direito de optar pelo que acha melhor para si, de construir seus caminhos, aproveitando oportunidades de cotas ou não... Quem estudou em escola pública possui grande desvantagem em relação aos que estudaram em escola particular, isso é fato, e outra, nunca vai deixar de ter estudado em escola pública... Muitas vezes quem estudou em escola pública é empurrado para outras áreas, por falta de opção. E se a pessoa tem a oportunidade de voltar para o caminho que sonha, tem mais é que aproveitar mesmo. Quem sabe um dia você também consegue ser feliz... #Paz
+Marise batt você já leu o edital de seleção? Você conhece as categorias de cotas e os seus critérios? Na página do Sisu na UFC tem tudo explicadinho e não há nenhum impedimento.
Sim, por isso minha indignação. Nas Universidades Federais com cotas quem tem ensino superior não pode se beneficiar das cotas. Este é um cirtério que o Mec precisa rever.
Marise batt, moça, o propósito das políticas afirmativas também é reparar injustiças e por isso eu me sinto contemplada, pois se eu não consegui entrar em Medicina logo após o colégio mesmo sendo muito estudiosa, com desempenho muito acima da média da minha escola, foi justamente por essa desigualdade de oportunidades de que sofre todo aluno de escola pública. Não me sinto errada nem por um instante por ter me inscrito como cotista de escola pública, pois eu estudei sim em escola pública e, aliás, estava há mais de uma década sem estudar os conteúdos do ensino médio. O que eu acertei foi porque eu sabia realmente, porque aprendi pra vida, não apenas decorei pra passar nas provas do colégio. A nota de corte da ampla concorrência foi apenas 50 pontos acima da minha nota e mesmo assim várias pessoas que estudam nos melhores colégios, em cursinhos caros por vários anos, não conseguiram atingir. Então, querida, eu mereço sim e mereço muito a vaga que eu conquistei. É muito mais proveitoso investir nos próprios estudos, no próprio crescimento, do que ficar torcendo contra os concorrentes. Não é puxando o tapete dos outros que se avança na vida. Foque no seu próprio crescimento. Sugiro que escreva para o INEP com a sua reclamação, pois apenas eles poderão mudar as regras para lhe deixar mais feliz.
Negativo, política afirmativa não visa contemplar cursos dos quais a pessoa não conseguiu entrar e sim igualar os concorrentes. Vou escrever sim pq aqui no sul esta regra já vale há muito tempo.
Marise batt as instituições têm autonomia pra estipular suas próprias regras. Aproveite também pra ler os editais de todas as universidades que adotam o Sisu e reclamar para todas as que adotam regras que lhe desagradam. Cada um usa seu tempo como bem lhe convém, eu prefiro usar estudando, vivendo minha própria vida, sendo feliz. Se você fizesse o mesmo talvez já tivesse passado em alguma faculdade. Boa sorte 😘
Marise batt vc deveria passar os anos da sua vida estudando em escola publica e depois tentar medicina pelas cotas. Seria mais facil para vc! Faz isso!!!