Eu tenho uma faca do R. Vilar que é a Super Quati e diferente da maioria das pessoas, eu tive dificuldade em me adaptar a ela, justamente por causa do ângulo de afiação dela. Veio com um ângulo muito alto. Não dava pra fazer cortes precisos. Tive que afiar várias e várias vezes, com diferentes materiais pra poder ficar com um corte mais fino. Muito diferente da Cavallini Brave que vem com um desbaste hollow perfeito e com precisão cirúrgica de corte.
Grande Gasparello... pesquisei muito antes de comprar uma faca "grande", e dentre todas as opções, por uma questão de dureza, qualidade e custo benefício escolhi a Tramontina Comander 7" ... seu review sobre ela me ajudou muito, acho seus vídeos os mais fidedignos e completos.... Ela é bem resistente, realizei grandes atividades, cortando bastante lenha, bambus, cabos diversos e até cabo fino de aço e ela tá inteirinha, fio intacto, a faca possui excelente manuseio... Valeu e sucesso abrç!
Meu avô tb era militar mas não foi na 2GM! Tb adorava ouvir suas histórias de pescarias e caçadas quando ele morava em Campo Grande! Guardo sua carteirinha de Pescador Amador de 1945! Que Deus o tenha. Bela coleção!
Que emoção! Á última faca que você mostrou e que foi do seu avô, meu pai tinha uma e deixou para mim, cara você sem querer me fez lembrar de tudo de quando meu pai era vivo nesse mundo e íamos pescar e no Mato com ela. Muita emoção. Valeu.
Olá Tocandira Atividades Mateiras, foi uma alegria ver a faca, estilo Bowie, que pertenceu ao seu avô. Se trata de uma AP Cosmo, "Alfonso Pascetta Cosmo". Coleciono essas facas que eram o fino da coisa fabricada no Brasil pela época da Segunda Guerra Mundial. Os americanos trouxeram muitas para os Estados Unidos. Consegui comprar cerca de 20, talvez 25 desse modelo que você mostra, lâminas de 5 polegadas até 12 polegadas. Uma maravilha! Devo ter nas mãos aqui agora umas 5, as outras estão no Brasil. Tenho delas também para cozinha e duas de pontas, parecendo ser para defesa pessoal. Um abraço. Tony.
Incrível seu avô ter sido escoteiro!! Sou escoteiro tradicional da FET (Federação dos Escoteiros Tradicionais). Parabéns pelo vídeo! SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL!!
Para acampamentos mateiros, levo sempre um canivete no bolso. atualmente utilizo o Victorinox New Soldier. Minhas facas prediletas são 3: uma versão barata da Mora , a Bahco (excelente afiação de fábrica ) muito semelhante a Mora. E outras duas, dos cuteleitos Paulo King ( mod . Nove) e do Fábio da Fasb (Mod. Survivalist).
parabéns pelo trabalho, gosto muito dos seus vídeos. sugiro que após passar o óleo mineral para conservar as laminas, passe uma papel filme, fica mais bem embalado e diminui a quantidade de ar em contato com o aço, principalmente as q tem bainha em couro!
Excelente, Gasparelo. Eu não entendo muito de facas e já aprendi algumas coisas com o vídeo. Vc podia agora fazer um video para mostrar como cuidar da faca com essa do seu avô. Abs. Sucesso!
uma dica pra usar no pescoço,eu fiz com minha izula. eu não passo o cordão neste ultimo orifício de maior diâmetro da bainha .eu me fundamentei nos distintivo dos delegados de policia . pra mim fica mais fácil por e retirar do pescoço.um abraço
parabéns . eu tive a felicidade de servir um grupo de escoteiro na década de 80 e garanto a você q 99,9 % dos q serviram, hoje são homens de bem.um abraço
Muy buena colección de cuchillos amigo. Mi cuchillo favorito es el ESEE 6...dentro de los que más uso estan algunos Cudeman (inox steel), ESEE y Morakniv (carbón steel)...un saludo desde México amigo 🏕🔪🇲🇽🔥
tenho uma imbel AMZ e amo, tenho uma fish da guepardo tb uso pra pesca, sou doido por essa de pescoço izula.. parabens pelas facas.. por favor nao lixe a faca de seu avô isso tira o valor historico da peça mantenha ela no olio e conservada original.. as marcas de uso agregam valor a peça.. abração..
comprei uma imbel ia2 igual a sua agora em 2016. ela aceita 3 ângulos de afiação, cada um ideal para un tipo de trabalho diferente o fio dela veio ok. os outros detalhes que você citou nao mudaram. bainha otima mesmo. um abraço mestre!
Tem uma máxima que diz que para uso no campo a faca grande faz tudo o que uma faca pequena também faz mas o contrário não é verdadeiro, eu particularmente acho que a única limitação para uma faca realmente grande é o peso, mas dada a importância de uma boa faca isso acaba sendo secundário
parabéns pelo seus videos sempre muito bem feitos e de qualidade, amigo essa ultima faca que era do Sr. se avô, e uma AP COSMO, tenho uma igual que também ganhei do meu tio. muito boa faca e como você disse e bem parruda e uma faca estilo bowie. parabéns. grande abraço fique com Deus.
Muito bacana!A minha Imbel Amz veio com um fio muito ruim,e acabei afinando o ângulo de corte e melhorou para fazer trabalhos brutos.Estranho a sua MORA chegar cega,geralmente são muito bem afiadas de fábrica
Você poderia criar um grupo em sua cidade com todos os seu conhecimentos, mas antes pesquise um pouco sobre as federações que existem no Brasil, FET, AEBP, UEB, e converse com algum chefe para saber como é que eles trabalham e para ver qual você se assemelha, pois as 3 federações são completamente diferentes. Um grande abraço!!
Tocandira Atividades Mateiras faço longas caminhadas no mato e percebi que alguns chapéus evitam muito a desidratação , principalmente aqueles tipo do exercito e algumas camisas são mais frescas mas tem que ser manga longa caminhamos mais de 20 km fácil fácil obrigado pelos vídeos
Blz??? A Kabar USMC tem a bainha em Kyndex para venda separadamente. Quanto ao angulo de afiação, é só mudar para o Convexo, fica Top de Mais!!! Essa Faca da Imbel não tem pouca retenção de fio??? Pergunto porque a própria Imbel informa que ela tem 50 pontos de dureza... Parabéns pelo Canal!!! Até Mais!!!
Não tenho o que reclamar até agora da retenção de fio. Já pensei em passar o fio pra convexo a minha kabar... acho que vai ficando assim com o tempo, não consigo manter o ângulo depois de muitas afiações! Abraço
Não gosto de faca pendurada no pescoço justamente pelo risco de enroscar em algo e marcar ou até enforcar, prefiro fixá-la sobre o peito em direção ao ombro. Há nós de segurança que se desfazem com a tração, ou troque por uma daquelas correntes de bolinhas, muito usadas em "dog tags", que se rompem com maior facilidade. Parabéns pelo vídeo, e obrigado por compartilhar suas opiniões e conhecimentos. Abç.
A Imbel tem um acabamento rústico porque o destinatário PRINCIPAL dela é o exército. As facas são feitas para o uso militar, logo não necessitam de um acabamento primoroso. Todas são feitas como se fossem serem entregues para o exército, a única diferença das nossas para a dos militares é que no final da produção elas recebem o pomo sem encaixe para baioneta e se destinam ao público civil. Não sou do fã clube da Imbel mas se eu fosse escolher uma única faca para confiar minha vida eu optaria, sem sombras de dúvidas, por uma Imbel à uma ka-bar.
Se a versão para civis da Imbel IA-2 não tivesse esse aro na guarda superior ela ficaria bem mais interessante. Vale a pena comprar pra coleção mesmo, pra uso, no mesmo valor, é possível importar lâminas muito superiores. Quanto a Mora ter chegado cega, é algo realmente bizarro. Tenho três e todas chegaram obscenamente afiadas
ótimo vídeo Gasparelo, sou suspeito em falar de facas kk, mas em todo caso, eu tenho um receio muito grande em fabricar e usar facas half tang ou rat tang, o tipo da mora, kabar, etc, sl, não consigo me sentir seguro usando uma lâmina desse tipo, prefiro muito mais as full tang kk, mas tenho interesse em ter uma Imbel Ia2 para coleção por ser nacional!
Normalmente quando acampo levo apenas facão e canivete, mas nunca acampo sozinho e o camarada sempre leva a faca dele, ainda assim, não lembro de ter sentido falta de uma faca. Processo madeira com o facão, o canivete pra comida e cordas.