Panorama geral do modernismo. Se falamos do modernismo, há uma abordagem focada nas principais características. ▪︎ A uma busca da liberdade estética (Presente na prosa e poesia). ▪︎Ruptura com o tradicionalismo (Com o passado). Não convém mais buscar o passado. ▪︎ Experimentações artística ▪︎ Busca de formal (verso livre: ausência de métrica) - (verso branco ausência de rima). ▪︎Linguagem com humor, leve. (Trabalha muito com a ironia). Temas abordados ▪︎Valorização do cotidiano (Escreve - se sobre aquilo que acontece no dia - dia). Primeira Fase do modernismo. ▪︎ Fase heroica como forma de se arriscar, porque chegaram com uma nova proposta estética, que integrou críticas. Atores, mais famosos. ▪︎ Oswald de Andrade. Ressaltar o lado irônico, debochado. ▪︎Idéia das origem do nosso país, a chegada dos portugueses, o processo aculturação dos índios. (Valoriza a brasilidade, o cotidiano, a língua do povo). ▪︎ Recitação da obra "Erro de português". ▪︎Mario de Andrade. Lado mais centrado, técnico. ▪︎ Aquele que tanto celebrou a cidade de São Paulo. (Paulicéia) ▪︎ Que trilhou o caminho da poesia e prosa. * Prosa, Macunaíma. ▪︎ O movimento era sempre uma cópia, um movimento tardio. Mas Macunaíma prova a essência brasileira, olhando para nossa história, o elemento original, particular. ▪︎ Manuel Bandeira Devido a publicação da obra "Libertinagem" que criou uma divergência entre ser a primeira fase ou a segunda. ▪︎ Proposta revolucionária que se tornou uma forma de romper com tudo que já existia, com desdobramentos e resultados na segunda fase do modernismo . (Comparação) Primeira Fase do modernismo = Ruptura - preocupações estéticas. Segunda fase do modernismo = consolidação. ▪︎ Segunda fase do modernismo. Fase da amadurecimento, eu não preciso provar mais nada pois as propostas estéticas estão claras e isso me dá liberdade para: - Direcionar as preocupações para outros temas como a questões sociais. - (Temas no vestibular, romance de 1930 - autores do nordeste, Graciliano Ramos(Vidas secas) , Raquel de Queiroz (O quinze), Jorge Amado, falando da malemolencia do povo baiano. ▪︎Ressaltando vidas secas de Graciliano Ramos. (Família na procura de melhores condições de vida). - Cachorro baleia (Como personificação das dificuldades do meio, secura do afeto, secura do verbo. Terceira fase do modernismo ▪︎ Poesia como arte da palavra. (João Cabral de Melo Neto) - volta como formalismo que havia sido esquecido . - Citação de morte e vida Severina. ▪︎Sondagem do eu e regionalismo universal (Guimarães Rocha), origem do sertanejo de forma universal. ▪︎Volta potencializada de questões sociais e o regionalismo. ▪︎ (Literatura mais intimista). - Clarisse Lispector, algo para tirar o fôlego. - Marcação de personagens feminismo.
Finalmente uma pessoa c explicacao didatica sem pose de professor de literatura. Obgda vainme.ajudar a montar minha aula. Vou te seguir. Dou aula assim tmb
Além do conteúdo do vídeo ser ótimo, quem está apresentando o conteúdo demonstra o carinho e a intimidade com o tema, alguém que tem esse conteúdo presente na vida.
Em suas discussões esses artistas manifestavam o repúdio a modelos pré estabelecidos para a criação da arte. Para eles, todos podem ser influenciados por outras culturas e produções artísticas: qual a resposta pfvr ??