Тёмный

Multímetro Analógico. Você Precisa Dele! Acredite... 

Technology Cursos Oficial
Подписаться 29 тыс.
Просмотров 21 тыс.
50% 1

CURSOS MINISTRADOS COM O PROF. VALDENILTON:
* Curso de Eletrônica Básica Nível 1 e 2 Online (100% em VÍDEO)
go.hotmart.com...
* Curso de Conserto de TV Digital LCD/LED (100% em PDF) technologycurs...
* Curso de Enrolamento de Transformador (100% em PDF) hotm.art/Curso...
CURSOS MINISTRADOS POR OUTROS PROFESSORES:
- Curso de Eletrônica Básica (com foco no conserto)
hotm.art/Curso...
- Curso de Eletrônica Básica (com foco geral)
hotm.art/Curso...
- Curso de Conserto de Celular (versão 5.0)
hotm.art/Conse...
- Curso de Conserto de Placa-Mãe de Notebook
hotm.art/Conse...
- Curso de Fabricação e Conserto de Inversor de Tensão
hotm.art/Apren...
- Curso de Energia Solar Fotovoltaica
hotm.art/Curso...
- Curso de Marketing Digital Completo (a partir do zero)
hotm.art/Curso...
Nessa série de três vídeos você vai perceber o quanto um multímetro analógico pode ser útil na detecção de defeitos nas junções dos diversos componentes eletrônicos.
Nesse primeiro vídeo você conhecerá as escalas do multímetro analógico que são fundamentais para realizar testes nas junções dos componentes eletrônicos.
A facilidade de medição e o grande avanço na tecnologia de instrumentos de medição digitais fez com que a maioria das pessoas deixassem de lado o bom e velho multímetro analógico.
É bem verdade que fazer medições tendo que realizar cálculos matemáticos não é lá muito atrativo mas algumas escalas do multímetro analógico fornecem mais energia para teste de componentes eletrônicos do que as de um multímetro digital.
No multímetro analógico, 4 escalas são fundamentais para você analisar as condições da junção de um componente eletrônico. São elas: 1 - Resistência; 2 - Ganho hFE; 3 - ICEO; 4 - LV. Ao contrário do que se pensa, a escala de resistência é utilizada para testar a fuga na junção dos componentes eletrônicos.
Para medir a fuga na junção, o multímetro analógico possui uma escala de resistência de X10K, que quando selecionada, adiciona a tensão da bateria interna do instrumento ao conjunto de duas pilhas.
Dessa forma, essa escala disponibiliza uma tensão de 12 Volts (9V + 3V), valor suficiente para aumentar a junção dos componentes em teste na região da tensão de ruptura reversa máxima.
O multímetro digital não tem condições de realizar medições de fuga na junção dos componentes semicondutores porque na escala dedicada a medição desses componentes apenas 3V são disponibilizados nas pontas de prova.
O ganho de transistores bipolares também pode ser medido com eficiência pelo multímetro analógico. O mesmo possui uma escala própria X10 que quando selecionada, apresenta uma tensão de 3V com capacidade de fornecimento de corrente de 15mA.
Outro teste que está disponível apenas no multímetro analógico é o de fuga de corrente entre coletor e emissor com a base desligada (ICEO).
Nesse teste você tem condições de verificar se a fuga de corrente na junção coletor-emissor do transistor bipolar está dentro da especificação determinada pelo fabricante.
A resposta do multímetro analógico é dada em uma escala linear que vai de 0 a 15mA. Caso a corrente esteja maior que 2mA, o componente deverá ser substituído.
A escala LV permite que você meça a junção dos semicondutores. Você pode realizar essa medição utilizando as escalas X1, X10 ou X100. A diferença entre as escalas está no fornecimento de corrente, já que qualquer uma que você escolha disponibilizará uma tensão de 3V.
Além das escalas para medição das junções dos componentes semicondutores, ainda há as escalas de medição de decibéis (pressão sonora) e OUTPUT.
A escala de medição de decibéis auxilia na detecção de defeitos realizados aos sinais de áudio, funcionando como um pesquisador de som. Esta é selecionada girando a chave rotativa para a posição 10VAC.
Alguns multímetro analógicos trazem um borne com a inscrição OUTPUT. Na realidade, esse borne serve de entrada para medição de sinais variáveis de pequena amplitude, como sinais de áudio com componentes DC, ripple em capacitores de fontes chaveadas, pulsos PWM, etc.
Espero que ao final desse vídeo você tenha consciência de que realmente precisa de um multímetro analógico em sua bancada para detectar defeito nas junções dos componentes eletrônicos.
Olá, eu sou o Prof. Valdenilton, Coordenador Técnico dos cursos de Eletrônica ministrados pela Technology Cursos. Eu amo transformar a vida das pessoas através do ensino.
Meu objetivo é ensinar pessoas como você a consertar os equipamentos eletrônicos que ama, ajudando de todas as formas possíveis.
INFORMAÇÕES:
Contato comercial: technologycursossuporte@gmail.com
Central Whatsapp: (82) 9 8706-9200

Опубликовано:

 

8 сен 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 209   
Далее
ВОТ ЧТО МЫ КУПИЛИ НА ALIEXPRESS
11:28
Mark Rober vs Dude Perfect- Ultimate Robot Battle
19:00
Toda a verdade sobre o multímetro analógico Minipa
30:08
acabou a situação de ci diodo transistor apagado
5:42