Olá Paulo. Muito obrigado pela sugestão. Realmente, faltou as formas de onda. Na saída teremos uma sinal DC com uma ondulação, sendo que a ondulação dependerá a carga conectada à saída e da capacitância utilizada.
por que o numero raiz quadrada de 2 ? qual a diferença de multiplicador de tensao para equipamento teaser ? ( que ACHO que eh assim : DC -> PWM -> clamper -> multiplicador de tensao -> transformador ) ?
Olá amigo. Obrigado pela contato. O termo raiz de 2 é a relação da tensão RMS (eficaz) com o valor de pico. Como a entrada é alternada, e os capacitores carregam com a tensão de pico, a tensão de saída estará associada à tensão RMS de entrada, contudo será o valor de pico da senoide de entrada que definirá o valor de saída. Com relação ao circuito de um Teaser, não sei lhe dizer com precisão, contudo existem várias formas de se elevar a tensão. A forma que você descreveu pode ser utilizada. Normalmente temos uma bateria ligada à um circuito oscilador, gerando um sinal de onda quadrada ou senoidal, com frequência específica, depois temos um transformador para elevar o nível de tensão de 100 à 200 vezes e por fim os circuitos multiplicadores de tensão com capacitores e diodos elevando mais umas 3 ou 4 vezes.
Olá Wagner. Os circuitos multiplicadores com diodos e capacitores são limitados à aplicações de baixas potências, normalmente sendo utilizados alimentando cargas que drenam baixas correntes. Um diodo PN comum pode ser utilizado (1N4007 até 1000V), e os capacitores poderão ser polarizados (eletrolíticos de alumínio) ou não polarizados (poliéster), sendo especificados de acordo com o valor da carga.
Olá Ailton. Obrigado pelo contato. Para utilizar um sinal PWM você deverá transformá-lo em um sinal simétrico. Por exemplo, se você tem um sinal PWM de 0 e 5V, você poderá grampeá-lo para -2.5V e + 2,5V. Para isso você poderá utilizar um grampeador (Clamper) antes, ou um circuito mais elaborado com amplificador operacional que possibilitará o grampeamento e ainda uma amplificação até em torno de +/-18V (limite dos ampops). Digo isso porque neste circuito grampeador, é muito importante você ter o semiciclo positivo e negativo do sinal de entrada, pois o efeito de amplificação (multiplicador) se estabelece na condição da fonte de entrada se somar com a energia (tensão) do ciclo anterior que foi armazenada no capacitor. Se você utilizar um PWM com 0 e 5V, e um ciclo o capacitor se carregará com 5V, porém no outro teremos 0V se somando com 5V. Não sei se consegui lhe explicar de uma forma compreensível, mas espero ter lhe ajudado. Grande Abraço.
Olá Hugo. Para este circuito não é possível, contudo você poderá utilizar um conversor Boost para elevar um valor CC para outro CC. Isso tudo dependerá das especificações do projeto.
Infelizmente não é simples assim. O circuito multiplicador de tensão com diodo e capacitor deve ser utilizado para aplicações que demandam baixa corrente, consomem pouca energia. Para elevar a tensão contínuas, o método mais eficiente seria utilizar um conversor Step-up, por exemplo um conversor Boost.
olá boa noite, os capacitores devem ter valores de tensao superior ao valor total do circuito ou valor superior a 12v no caso de uma alimentação de 12v?
Bom dia Juliano. Boa pergunta. Vamos pegar o exemplo do circuito quadruplicador de tensão com entrada de alternada 12V(RMS). Se você especificar todos os capacitores com uma tensão superior a tensão de saída (aprox. 66V), irá garantir que nenhum capacitor seja danificado por exceder sua isolação de tensão. Porém é mais inteligente, você especificar a tensão de isolação de cada capacitor com valores maiores do que a tensão máxima que cada um será submetido no circuito. Veja que no exemplo do quadruplicador de tensão, o capacitor C6 carregará com 12 x raiz2 = 17V Já os capacitores C7, C8 e C9 carregarão com no máximo 2 x 12 x raiz2 = 34V Neste caso seria mais econômico especificar valores maiores do que os máximos, avaliando cada capacitor no circuito.
Olá colega. Sim, isso mesmo. Existe ainda a queda de tensão de aproximadamente 0,7V em cada diodo. Se você considerar o diodo ideal você pode desprezar esta queda, contudo, na prática existem as quedas.
se eu inverter a conexão dos diodos, de forma que o primeiro diodo tenha seu catodo ligado a fonte e nao ao capacitor e assim em diante... como ficaria? funcionaria igual? como o capacitor iria carregar? Obrigado
Olá Alanon. Obrigado pelo contato. Se você inverter todos os diodos do circuito, o multiplicador irá operar de forma similar, porém com a polaridade de saída invertida. Agora alterar o circuito de forma diferente, seria necessário verificar cada condição de carga e descarga para validar seu funcionamento como um multiplicador de tensão. Se quiser me enviar o circuito para eu dar uma olhada.
Boa tarde, desculpe pelo incômodo, mas será que vc poderia me ajudar a resolver duas questões sobre esse assunto? ficarei muito agradecido se puder me ajudar.
Olá Lucas. Desculpe o atraso da resposta. Infelizmente estou muito atarefado este final de semestre. De qualquer forma se você quiser me enviar as questões por e-mail, tentarei lhe dar um retorno quando tiver um tempo. Abraço.
Olá Roberto. Obrigado pelo comentário. Infelizmente os circuitos multiplicadores de tensão com diodos e capacitores possuem a desvantagem de oferecerem baixa capacidade de corrente. Como o processo de multiplicação é através soma da energia armazenada nos capacitores com a tensão da fonte, a tensão de saída é limitada a capacidade de armazenar cargas elétricas dos capacitores, isto é, se os capacitores forem de valores baixos e a carga na saída drenar correntes significativas, a tensão dos capacitores irá se reduzir devido a grande descarga no processo de transferência de energia da entrada para a saída. Quanto maior a corrente drenada pela carga, a tensão de saída vai sofrendo redução.