Meu bisavô estava no navio Taubaté, foi sobrevivente, retornou da guerra um verdadeiro herói. Temos de recordação a foto do navio saindo do RJ rumo Itália.
Há uma enorme diferença entre canais que buscam sensasionalismo e likes daqueles que buscam informar. Parabéns pela escolha de ser informativo e útil. Coisa rara.
Triste mesmo é ter aprendido no ensino médio médio atravéz de um professor que o EUA pintou uma embarcação com as cores alemãs e afundaram navios brasileiros para forçar o Brasil a fazer parte dos aliados... Obrigado pelas informações, você tem mais um escrito.
Éverton, sou professor e posso dizer que esse meu colega esquerdopata cometeu um crime pior do que lesa-pátria: fake news sobre menores, sendo que ha farta documentação na Krigsmarine sobre o afundamento por parte dos alemães. Se fosse na minha cidade eu processaria esse pseudo professor! Abraço, Toledo de Americana.SP
@@menciotoledo3545 Concordo. Tambem sou formado em Historia e ti digo que a mentira ja começa quando falam que as bombas atomicas que os EUA lançaram no Japao foram um ato de puro terrorismo.
@@netojm9791 dizem que era desnecessário. Mas se não fosse a bomba haveria uma carnificina com milhões de baixas de ambos os lados pois os japoneses não se renderiam!
@@andreferreira3332 o soldado japones não conhece o conceito de rendição. A honra para eles consiste em lutar até morrer. Morei numa república de estudantes japoneses e te digo que eles são extremamente dedicados. Imagina então naquela época defender o Nihon da ameaça estrangeira!!!
Sou filho de ex combatente e sobrevivente do naufragio do Cruzador Bahia na WW 2. É muito bom o estudo sobre o assunto. Sempre soube que os naufrágios dos 5 navios tinha sido obra do U 507. Não sabia das compensações do comércio Brasil e Alemanha. Parabéns pelo vídeo.
Locução perfeita ! Explanação linear, direta e objetiva !! Arrazoamento qualificado e corroborado ! Analise coerente e pertinente ! A melhor síntese desses fatos que jamais assisti !!! Parabéns pelo trabalho ! Grato por publicá-lo !!!
Como professor de História já há 28 anos, devo dar meus parabéns pela clareza, concisão e análise historiográfica precisa. Derrubando teorias absurdas e mitos do imaginário popular.
Meu pai serviu antes do tempo de alistamento, no PRIMEIRO GRUPO DE ARTILHARIA DE DORSO ( COMO ARTILHEIRO, E CONDUTOR). Alistava-se aos 21 anos, mas ele foi aos 16 anos como voluntário. Ele me contava muito sobre o afundamento do BAEPENDI. Ele foi praça até final de 1940. Aos 19 anos sentou praça na POLÍCIA MILITAR DO DESTRITO FEDERAL. ERA UM PIPA VOADA, MAS TINHA GRANDES VIRTUDES.
É sempre muito interessante quando vemos história bem contada! E principalmente sem vícios ideológicos pra demonizar ou condescender em algum grau para algum lado. Parabéns!
Aqui em Aracaju existe uma rodovia na região da praia, e um cemitério na praia chamado de cemitério dos náufragos, pois aqui em Aracaju chegaram vários corpos boiando e vários pertences dos navios. Na época a população ficou revoltada e começou a invadir casas de alemães e italianos que viviam aqui, com o pensamento que foram eles que tinham falado com os inimigos.
No livro "Salgado Filho: Primeiro Ministro da Aeronáutica" de Maiza Salgado & Edison Corrêa, q é o diário do Ministro ele cita a situação dos espiões q davam informação sobre os navios brasileiros.
Parabéns pelo seu vídeo. O B-25 estava com tripulação recém formada, creio que era a 2ª patrulha .. .. mas o B-25 estava armado com 10 bombas que erraram o alvo. Daí o primeiro combate brasileiro e o Dia da Patrulha da FAB. Mas o Torres afundou o sub 199.
Teu conteúdo é realmente de conteúdo! Obrigado pelo teu trabalho, a gente vê o quanto tu gosta de fazer só pela forma que tu fala! Aprendo muito contigo! Parabéns! Se pudesse eu daria muitos likes em cada vídeo!
Muito bom! Meu avô, Alte. Augusto Lopes da Cruz, comandou o rebocador Heitor Perdigão, que encontrou e salvou o navio Cte. Lira em operação conjunta com a marinha americana. Meu avô ficava irritado com essa história de que os americanos é que teriam afundado os navios brasileiros para nos forçar a entrar na guerra. Ele nunca teve dúvidas de que havia sido mesmo as forças do Eixo.
Exceleente vídeo Júlio, sou de Parnaíba-PI, cujo um dos navios afundados no esforço de guerra leva o nome da minha cidade, o PARNAHYBA que foi atacado e afundado na costa da Guiana...
Muito bom este vídeo! Tive a honra de assistir uma palestra da Major Elsa Cansanção , primeira enfermeira a ir para a guerra do Brasil, onde ela relatou ter cuidado de alguns dos sobreviventes destes afundamentos na costa brasileira.
Prezado Julio, este é um breve mas completíssimo relato da evolução (e involução) das relações Brasil-Alemanha que antecederam à IIGM, parabéns, extraordinário, magnificamente fundamentado.
Ótimo vídeo . Esclarece com detalhes e inclusive com documentos , quem realmente afundou os navios brasileiros . Não obstante eu já tivesse conhecimento da autoria desses fatos , parabenizo-me com SALA DE GUERRA , pela feliz e brilhante iniciativa , pondo fim a qualquer dúvida que uma pessoa possa ter a respeito desse evento , o qual levou o Brasil a participar da segunda guerra mundial .
Assisti este vídeo e o dos 10 mitos da FEB, parabéns pela correção dos vídeos. Optar pelo anti-sensalionalismo não é a opção mais fácil, mas alguém precisa fazer isso. Espero que continue nesta linha.
Seu canal e o melhor,estou adorando viajar no tempo conhecendo a história que ninguém nunca contou . Parabéns,cada dia conheço um pouco mais sobre as ações do Brasil na guerra .e as reais histórias dos conflitos da época .
Take it easy, senhor RU-vidR , o sr. está publicando vídeos a uma velocidade tão rápida que eu mesmo de férias do meu trabalho não estou conseguindo assistir a todos ou pelos menos os mais EMBLEMÁTICOS VÍDEOS do seu CANAL , senhor RU-vidr !!!!!!!
Como sempre excelente!!! Parabéns por mais um conteúdo de qualidade embasado com riqueza de detalhes em fontes históricas dos próprios registros da Marinha do Eixo.
Parabéns pelos teus vídeos, eles demonstram um profissionalismo sem igual, sempre gostei de história, principalmente a II Grande Guerra e teus vídeos são pormenorizados trazendo vários fatores novos, como é o caso dos afundamentos de navios brasileiros. Descobri teu canal por acaso faz menos de 1 semana, já assisti wuase todos os teus vídeos e como um professor de história falava: "- Conhecimento NUNCA é demais". Parabéns e continue assim, vou te indicar para vários amigos que tenho é que são apaixonados pela história assim como eu.
Boa noite Emerson, fiquei muito feliz com sua mensagem! Estou muito satisfeito saber que os vídeoste agradaram, espero que continue curtindo o material 😄
Parabéns pelo conteúdo. Você presta um enorme serviço a todos nós. Elucidando, com fontes e datas, importantes fatos históricos cruciais. Eu lhe parabenizo e vou considerar ser membro do canal. Já sou inscrito. Obrigado.
Muito bom, eu também tinha esta impressão equivocada de que poderiam ter sido os Americanos a afundarem os navios Brasileiros, mas depois deste vídeo ficou claro que era um pensamento absurdo diante das provas apresentadas. Obrigado.
Sou estudioso da segunda guerra e o tema me fascina, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Não entendo essa quantidade de deslikes. Com certeza são de gente que não entende nada do tema.
Não acredito que tem gente que duvide disso. Há um livro excelente de Marcelo Monteiro chamado U-507 O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial. Excelente vídeo!!
Que conhecimento! Muito bem esclarecido. .. Até eu que sou um apaixonado pelas histórias da Segunda Guerra Mundial tinha minhas dúvidas no tocante aos ataques em nossa costa.
Eu já sabia dessa história más não com essa enorme quantidade de detalhes. Séria legal também vídeos em relação aos equipamentos e suas curiosidades. Uma perguntinha, qual avião afundou mais submarinos na costa brasileira?
A FAB afundou apenas um submarino o U-199, na verdade foi a ação conjunta de três aviões: Um PBM Mariner estadunidense (este avistou e atacou primeiro) um Lockheed Hudson Brasileiro (que veio logo em seguida) e um PBY Catalina brasileiro (no qual levou o crédito por ter afundado o submarino) nomeado de Arará
Parabéns pelo trabalho, no canal hoje na 2ª GM, também ratifica suas informações. Até agora tem professores de história, aqui no Brasil, inclusive de cursos pré-universitários, insinuando que se foram submarinos não se sabe qual a nacionalidade da tripulação que os operava e querendo sugerir que foram submarinos dos EUA, por causa de sentimentos antiamericanos pessoais deles (professores de história). Também pode-se verificar que Getúlio Vargas queria um empréstimo americano para a construção da companhia siderúrgica nacional e conseguiu este empréstimo e demais auxílios para a construção ao cooperar com o esforço de guerra norte-americano...
Olha só que bacana. O Júlio usa como base para o seu vídeo o que? Um livro ora bolas 👏👏📕📖 Não existe essa de ficar no achismo de ver um vídeo ou uma postagem sem base nenhuma em alguma outra rede social. No momento em que o conhecimento e a ciência são amplamente questionados no Brasil, eis um belo exemplo para seguir. Parabéns Júlio, um belo canal e um excelente exemplo 👏👏👏👏
A doutrinação esquerdista é muito mais antiga do que pensamos. Meu pai era criança em idade escolar nos anos 1950 e já tinha aprendido que foram os norte-americanos que afundaram nossos navios.
Em primeiro lugar parabéns por esclarecer, principalmente à nossa juventude, a verdadeira história militar brasileira, solicito um vídeo contando a história da Marinha do Brasil durante a segunda guerra, falando de suas ações e suas belonaves.
Meu avô materno foi Oficial Submarinista na Segunda Guerra Mundial. Ele escoltava o navio em que me pai servia, como Rádio Telegrafista. Eles não se conheciam ainda.
Boa noite a todos. Impressionante como temos um fato histórico de tão grande relevância e muito pouco se fala. Temos séries e documentário de tudo, entretanto se perguntar a um estudante concluindo o ensino médio, " qual foi o fato motivador que Brasil declarou guerra contra a Alemanha?" Poucos saberiam responder. Parabéns Sala de Guerra por nós trazer um pouco da história triste do povo brasileiro passou, em especial aqueles que perderam a vida devido os ataques covarde do submarino alemão comandado por um capitão lunático.
Caramba Professor , seu canal é top , veio com tudo para bater de frente com o Hoje na Segunda Guerra Mundial e Hoje no Mundo Militar , parabéns , mais conhecimentos para nós 😉👍✌️.
Morei durante 7 anos na capital sergipana e por várias vezes trafeguei pela "Rodovia dos Náufragos", uma via que percorre todo litoral sul dessa cidade até o seu limite, o Rio Vaza Barris. Não sabia nem havia perguntado aos nativos a razão daquele nome, pensava que se tratava da condição do mar, mas não fazia sentido por que é um trecho relativamente manso de marés. Descobri a origem da denominação quando ainda morava lá, abrindo as páginas de uma edição comemorativa de certo jornal local no qual constavam vários fatos históricos marcantes de Sergipe e entre eles estava o relato da década de 40, sobre a trágica manhã em que as praias do Robalo e Mosqueiro amanheceram cobertas com corpos das vítimas do naufrágio do Baependi, suas bagagens, objetos pessosis e outros itens carregados pela maré daqueles verdes mares.
A major Elza Canzancao... estava em Recife quando um foi afundado. Ela ajudou no resgate... cuidou dos feridos. Ela falou q sobreviventes confirmaram ser alemão... e falou:" eles na superfície metralharam os q sobreviventes no mar. Ah. Parte das cinzas dela em Maceió no Museu do exército com 90% das peças doadas por ela
Sensacional seu canal! Gosto do fato de não se ater apenas a vencedores. Também os "causos" são fascinantes. Sinto falta do episódio do navio Windhuk e sua presença forçada no porto de Santos, SP. A prisão de sua tripulação nos campos de concentração brasileiros e sua posterior participação no desenvolvimento do setor dr turismo de Campos do Jordão, SP.