🔝 Curso Completo de Eletrônica 🔝 🔴 Baixe o E-book Gratuito: cursoseletronicafacil.com.br/ 🔴 Suporte Com Plantões de Dúvidas via Telegram 🔴 Curso com Certificado. 🔴 Mais de 260 Aulas distribuídas em 50 módulos. 🔴 Acesso imediato. 🔴 Seja um faixa preta da Eletrônica 💡 Grupo do Canal Eletrônica Fácil no Telegram! Acesse: t.me/canaleletronicafacil
Olá, boa tarde! em distribuiçoes residenciais, isso nao ocorre, nas por exemplo, partindo do tranformador, 4 cabos ( 3 fases e 1 neutro) alimentando dezenas de casas onde o circuito nas residencias é monofásico, e todos usam do mesmo neutro... isso não sobrecarrega o neutro?
@@jucamirand bom dia então por exemplo posso usar o neutro de apenas uma única tomada para ligar neutro de varias lâmpadas como fosse uma rede de neutro e conduzindo tudo ao barramento de neutro?
@@dennis92175581 Se vc fizer isso, vai surgir tensão no neutro. O ideal é vc ter um neutro para cada circuito da residência, evitando muitos equipamentos utilizando o mesmo cabeamento neutro. Caso a tomada que vc esteja instalando esteja muito longe do quadro, também é bom considerar criar um barramento de equipotencializacão próximo da tomada, onde vc vai aterrar o neutro dessa tomada igual a como vc fez no quadro da residência (Distante que eu digo é coisa de 40, 50 metros de cabo).
@@dennis92175581 Quando surge tensão no neutro, a tensão entre fase-neutro diminui, fazendo os equipamentos funcionarem em tensões baixas (subtensão), podendo queimar ou funcionar em condições anormais. Quando as lâmpadas começam a piscar com o tempo é justamente esse problema de subtensão, que pode ser causado tanto por tensão no neutro quanto por cabeamento velho, oxidação etc.