Assista também: Regras para Dispensação de Medicamentos Controlados da Portaria 344: Parte 1 - ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-TkuU-KDOLEU.html Regras temporárias para controlados durante a pandemia do coronavírus: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-MRw4hbfDRpY.html Receituário de emergência passo a passo: ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-jP4AKUD2S6o.html
Se eu deixar de pagar as anuidade do Conselho Federal o que acontece com a minha carteira profissional do farmacêutico
7 месяцев назад
Se só deixar de pagar acumula divida, se você não for atuar na profissão, pode dar baixa no CRF. Agora se for atuar é obrigatório estar inscrito no conselho e também pagar as anuidades
Thalita parabéns por esse conteúdo riquíssimo, você não imagina o quanto isso nos ajuda a tornamos profissionais mais qualificados. Gratidão e espero assistir muitos vídeos seus por aqui.
5 лет назад
Layza Michelle Eu agradeço que tenha gostado, são esses comentários que incentivam a continuar, pode aguardar que tem mais vindo por aí, mais uma vez obrigada😍
Cheguei hoje, nesse vídeo, pq eu estava com muita dúvida, se a receita de outro Estado, no caso essas deveria ser levadas a vigilância sanitaria ou não. Muito obrigada!!!
Boa noite! Muito interessante o video. Só uma correção, para liberação dos números do receituário amarelo, para o estado de Minas Gerais, é só na regional da vigilância sanitária. A vigilância municipal faz liberação apenas do receituário azul e de retinóides 😊
Talita, parabéns pela sua didática e conhecimento. Seus vídeos me ajudaram muito! Obrigada por disponibilizar! Grande abraço de uma colega farmacêutica.
A justificativa, para a aquisição da medicação em outra unidade federativa, no caso da receita A, é feita pelo médico a próprio punho? Ou existe um modelo como nas receitas de isotretinoína por exemplo?
Olá! Sou estagiária em uma drogaria e caí nesse vídeo procurando uma resposta para um situação que aconteceu e cada um diz uma coisa 😅 A notificação de receita A quando precisa vir acompanhanda do termo? Se na notificação vier para dispensar mais de 1 caixa ou é por posologia de 30 dias? No caso se o tratamento exceder 30 dias todos os medicamentos da lista A precisam vir com o termo? Ótimo vídeo 👏
Bom dia Thalita, os medicamentos da lista C2 que são os retinóicos para uso sistêmico deve ser prescrito em notificação de cor branca e acompanhada com o termo de consetimento e pós informação assinado pelo paciente. e no caso da mulher em idade fértil a notificação dever ter o termo de conhecimento de risco e consetimento sobre o defeito ao nascimento.
4 года назад
Exatamente Danilo, é isso mesmo.😀 Quanto a validade da receita para mulher em idade fértil, depende do estado que você está, geralmente a receita tem 30 dias de vencimento, mas no estado de SP tem uma lei que diminui para 7 dias de validade para mulheres em idade fértil.
@ No caso de 60 dias é o período do tratamento do paciente neh
4 года назад
@@danilomoura7850 Isso, só os anticonvulsivantes e antiparkinsonianos que o período de tratamento é de 180 dias. Ah! E tem uma resolução temporária agora pra pandemia, que estende a validade pra 180 dias (durante a pandemia), tem vídeo no canal explicando, se quiser dar uma olhada.
Talita receita amarelo de ritalina 10mg eu dispensei com os dados da clínica de Santa Catarina e os dados do médico do Paraná a minha farmacêutica disse que tava errado .. não pode mesmo liberar assim eu dispensei errado ??
Gostaria de ver a partir um é gostei muito pois vou começar trabalhar numa drogaria e não sei nada de controlados
Год назад
Oi minha querida, na descrição do vídeo tem o link da parte 1. De qualquer forma segue o link ru-vid.com/video/%D0%B2%D0%B8%D0%B4%D0%B5%D0%BE-TkuU-KDOLEU.html Espero que goste☺️ se vc quiser seguir no Instagram tbm @vidadefarmacia1
Minha dúvida é: eu so consigo o numero de identificação do talonario se eu for oessoa jurídica, com consultório e etc? Ou eu consigo mesmo sendo pessoa física e trabalhando como dentista autônomo?
Boa noite, gostaria de saber se no receituário A, na parte do emitente pode ser um carimbo com os dados do prescritor e se ele pode colocar o endereço manual, ou não, todos os dados do emitente tem que ser carimbado ou timbrado. Obrigada.
Tenho dúvida em relação a quantidade de caixas ou de comprimidos que o médico estipula então temos que olhar sempre a posologia ? E quando na posologia não determina o tempo de uso ?
4 года назад
Sim... temos que sempre olhar a posologia. A noificação amarela, por exemplo, deve atender 30 dias de tratamento, sendo assim, se na posologia estiver Ritalina 10mg tomar 1 cp 1x ao dia, mesmo que o médico coloque 3 caixas na quantidade, só podemos liberar o suficiente para 30 dias, ou seja, 1 caixa com 30 comprimidos. Quando a posologia não determina o tempo de uso pode ser liberado conforme o tempo de tratamento de cada receita ou notificação: - Notificação amarela A: 30 dias - Notificação azul B: 60 dias - Notificação azul B2: 30 dias (exceto para a substância sibutramina que pode liberar para 60 dias de tratamento) - Notificação branca C2: 30 dias - Receita lista C: 60 dias - Receita lista C (antiparkinsonianos ou anticonvulsivantes): 180 dias
mas as notificações de receita de outros estados, precisam ter justificativa com cid ou diagnóstico ? e precisam ser apresentadas a vigilância dentro de 72 horas ? ou isso só se aplica a notificação de receita A?
Gostei muito do seu vídeo muito explicativo, tenho uma dúvida com relação a notificação de receita A. No vídeo informa que esta notificação vale para todo o território nacional, porém é necessário levar a para a vigilância para validar a receita?
8 месяцев назад
Isso, a legislação que saiu autorizando a liberação da dispensação em todo território nacional não revogou os artigos da 344 que pede pra levar na vigilância pra visto. É bom confirmar na visa local, pois algumas nem exigem mais…
A notificação de receita se aplica em casos de administração desses medicamentos dentro da unidade hospitalar?
3 года назад
Olá Apolo, boa tarde, dentro de unidade hospitalar não é exigido notificação de receita para o paciente internado, desde que o hospital emita uma receita própria para que a farmácia hospitalar dispense o medicamento ao paciente internado. A notificação de receita é exigida quando for para aquisição em farmácias privadas ou até mesmo públicas. Segue abaixo onde diz na lei...Conforme o parágrafo 6º da Portaria 344/98 que diz o seguinte: § 6º A Notificação de Receita não será exigida para pacientes internados nos estabelecimentos hospitalares, médico ou veterinário, oficiais ou particulares, porém a dispensação se fará mediante receita ou outro documento equivalente (prescrição diária de medicamento), subscrita em papel privativo do estabelecimento.
Olá, Boa noite Tenho prescrição, laudo médico e receita amarela com todo preenchimento que a Sra. Explica ,. Porém consegui a compra do meu medicamento só 3 vezes em farmácias,,. Faço uso de dimorf injetável há 2 anos e devido a falta na rede pública se tornou quase impossível a compra em farmácias,,. Poderia me ajudar ou indicar oq fazer nesse caso? Obrigado desde já
Gostaria de saber como fica os medicamentos da lista B1 mas por sua quantidade podem ser aviadas na receita branca. Essa tal receita branca pode ser a receita simples do médico sem nenhuma formalidade especial de controle?
Pode parecer ignorância, mas estou para treinar para ser balconista. Tenho uma dúvida nesses cálculos, a senhora teria uma exemplo com algum medicamento.Se possível por com uma quantidade de 1 cp a cada 12/12h
4 года назад
Oi Danilo, no começo é assim mesmo. Até pegar o jeito. Eu guardei da seguinte forma: 12/12hrs = 2x ao dia | 8/8hrs = 3x ao dia | 6/6hrs = 4x ao dia | 4/4hrs= 6 vezes ao dia. Depois é só multiplicar a quantidade de comprimidos que ela tem que tomar, pela quantidade de vezes ao dia e por fim, multiplicar pela quantidade de dias que vai durar o tratamento. Exemplo: 2 cp 8/8hrs por 7 dias (2x3x7=42), nesse caso, liberar 42 comprimidos. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários, na medida do possível vou respondendo.
receita b ficou uma questão aberto se o máximo e tratamento para 2 meses e o paciente usa 4mg de alprazolam ao dia seria certo receitar 4cx de alprazolam ?
Me tira uma dúvida essa B2 a declaração que vem atrás da receita deve ser assinada pelo paciente né isso? E a de Isotretinoína caso o paciente seja menor de idade, ele tbm deve assinar o termo que vem atrás da receita? Ou é seu responsável que assina?
Essas Notificações ficam retidas na farmácia e uma cópia é fornecida aí cliente?
4 года назад
Olá James, sim as notificações ficam retidas na farmácia, mas na verdade só é fornecida uma cópia quando o paciente solicita, pois é dever do prescritor emitir em duas vias (uma notificação de receita para a farmácia e uma receita comum para o paciente).
Onde um veterinário consegue o talão receituário amarelo? Precisa se cadastrar em algum lugar? Pega na vigilância? Como faz?
Год назад
Precisa se credenciar na vigilância sanitária do município. Precisa conferir na vigilância local os documentos e exigências para que eles liberem o receituário.
Boa tarde, Thalita A subitramina tem o prazo de 60 dias de tratamento. O Anticonvulsivantes e antiparksoniano tem o prazo de 180 dias de tratamento. Eu posso dispensar o medicamento pro cliente tomar durante o prazo do tratamento?
4 года назад
Boa tarde Danilo, pode sim. A aquisição deve ser feita de uma só vez, beleza? Não é possível reutilizar a receita posteriormente caso o paciente opte por levar quantidade inferior a prescrita.
Eu trabalho em uma farmácia. Tanto o farmacêutico quanto o balconista podem dispensar medicamentos controlados, contando que a receita seja confirmada por um colega de trabalho.
Imagino que para adquirir o medicamento não, essas regras são válidas dentro do Brasil. Se a intenção for adquirir o medicamento em outro país, é necessário conferir as regras locais.
Outra dúvida, já peguei duas situações na UBS que trabalho de o médico receitar amitriptilina 25 mg 8x ao dia... Como eu sei quando está dentro da DDR?
4 года назад
Uma forma de você saber a DDR é conferir na bula do medicamento, no caso da amitriptilina está previsto em bula até 300mg por dia do fármaco em pacientes hospitalizados. Recomendo sempre ligar ao prescritor para esclarecer qualquer dúvida, principalmente quando as informações obtidas pela receita e confrontadas com a bula, associadas a informação coletada do paciente não forem suficientes para fazer uma dispensação segura. Sempre anote no verso da receita, uma descrição de toda conversa com o prescritor. Agora no contexto desse vídeo, a Sibutramina é uma das poucas substâncias que tem a dispensação limitada a DDR, pela própria Anvisa, devido a legislação RDC nº133/2016, que fala sobre a venda de anorexígenos.
Tenho uma dúvida 🙋🏻♂️ Caso vier um paciente com um receituário do tipo “A” de outro estado, deverá conter um termo, esse termo tem que ser necessariamente a mesma data da receita?
Muito útil Preciso pegar um talonario azul mas não sabia como, uso benzodiazepínicos raramento no consultório para algumas cirurgias de implantes, e pegar com médico é um pé no saco. Quanto a impressão do talonario eu mesmo devo pegar em uma gráfica ?
3 года назад
Você precisa ir até a vigilância sanitária do seu município com sua habilitação em odontologia para que eles te forneçam a numeração, a vigilância irá te informar dos documentos necessários para conseguir a numeração e para poder confeccionar o talonario.
Gostei do vídeo. Mas na parte que vc falou: " quem somos nós para recusar uma receita" foi uma bola fora. O farmacêutico é responsável pela dispensação e se a mesma não estiver dentro dos critérios legais ele tem o dever e o direito de se negar a dispensar. Caso esteja dentro dos critérios legais, mas não dos clínicos ele tem também o dever e o direito de pedir ao prescritor que esclareça e/ou esclarecer isso ao prescritor. Sempre levando em conta os aspectos éticos e legais para o bem do paciente.
4 года назад
Que bom que gostou! Sim, com certeza, concordo com sua colocação que quando estiver fora dos critérios legais temos o direito de dispensar e completo ainda que nos casos em que se observe a prescrição de medicamentos inapropriados ou havendo indícios de fraude devemos até denunciar junto ao Conselho de Classe do profissional prescritor. Ainda assim, defendo minha colocacao "quem somos nós para recusar uma receita, [... Só por meramente ter sido feita por dentista ou veterinário...], pois tambem o fato de recusarmos dispensar uma prescrição sem base na legislação ou sem consultar o prescritor, também é caracterizado infracao do nosso código de ética farmacêutico. Agradeço seu comentário, é muito importante debatermos sobre esses temas polemicos!! Rsrs Abracos
@ Obrigado por responder. Concordo que não devemos recursar a dispensação simplesmente por não ter sido prescrita por médico. Mas é importante ressaltar que algumas medicações só são permitidas serem prescritas por médicos. Além de que dentistas e veterinários só podem prescrever pra fins odontológicos e veterinários respectivamente. Aliais, acho que esse assunto renderia um ótimo vídeo para o seu canal. Abraços.
4 года назад
@@hudson1616 Obrigada por sua sugestão... como diz o ditado: esse assunto rende "muito pano pra manga"... vou incluir na lista de videos para abordarmos no canal... boas festas!!
Ooi boa noite, só uma duvida... a gráfica autorizada para o receituario do tipo A é só a IMESP?
3 года назад
Olá Luis, vou ser sincera, em cada estado eu acredito que o órgão sanitário deve possuir uma gráfica específica para confecção do talonário, infelizmente não sei te responder adequadamente quanto a sua dúvida.
A emissão da numeração para confecção do talonario azul (B) pode ser feita pelo farmacêutico ?
4 года назад
Não pode, a numeração é fornecida pela vigilância sanitária local para o prescritor, o qual poderá imprimir o talonario azul na gráfica que preferir e no modelo e no tom de azul que quiser, desde que obedeça os itens obrigatórios da receita. No rodapé da receita fica a numeração que a vigilância forneceu pra ele, exemplo 001 a 099. Além disso, só é permitido pescrever medicamentos dessa classe os médicos, dentistas e veterinários, portanto, só eles conseguem solicitar essa numeração na vigilância.
Thalita, numa receita de Aprazolam, 0,5mg, com posologia de 1 comp. 3 vezes/dia. Posso dispensar 12 caixas com 30 comprimidos?
4 года назад
Olá Taciane! De acordo com a nova portaria 357/20 pode (devido a situação do coronavirus), mas lembrando que é uma regra temporária. Tenho um vídeo no canal falando sobre essa nova regra temporária...de uma olhadinha
Sobre a retenção de receita de psicotropico e antibiótico qual a via devo entregar ao paciente?
2 года назад
Psicotrópico vc entrega a segunda via pro paciente. Antibiótico vc entrega a primeira via. Pra ficar mais fácil de lembrar, lembra que o psicotrópico pode ser crime se vendido sem receita, então vc precisa da via original na farmácia. Já a retenção da receita de antibiótico surgiu mais pra evitar o uso indriscriminado, então é permitido ser a cópia ou segunda via.
2 года назад
@@jamissonferrary7589 obrigada!! Que Deus abençoe, isso ai pegue firme nos estudos, melhor coisa que vc faz🙏
O correto é vir 1 via da notificacao (retida na farmacia) e 1 via da receita (para o paciente). Na prática o paciente geralmente só chega com a notificação, mas como é a via que já fica pra farmácia Não vejo problemas dispensar sem ele mostrar a via prescrita em receita. 😉
Recusaram minha receita pq sou de outro estado.. Então e eu tive que recorrer a um médico daqui, mas A não é válida em todo território nacional?
2 года назад
Foi decretada uma lei que amplia a validade da receita para todos os estados brasileiros, mas essa receita A precisa estar acompanhada de justificativa assinada pelo médico que emitiu. O farma precisa levar essa receita com a justificativa em até 72hrs para a vigilância sanitária local, se não pode dar problema pra farmácia. Sugiro se vc tiver o hábito de viajar sempre ou se souber que vai viajar para outro estado, já faça um lembrete para o médico na consulta, de justificar pra vc.
Minha dúvida é a seguinte: receita amarela com tratamento para 30 dias não precisa de termo, acima dessa quantidade é obrigatória, mas por ex se na receita vier prescrito que o paciente toma 2x ou 3x ao dia e esse tratamento é para 30 dias posso dispensar sem termo?
Olá! Excelente vídeo!! Tenho uma dúvida, a sibutramina, com receita de 30 comprimidos somente, 1 caixa, precisa do termo de responsabilidade ou posso dispensar sem esse termo?
A diferença está no tipo de notificação que devem ser prescritos, além disso, os piscicotrópicos da lista A3, ao virem prescritos em notificação de receita amarela, fornecida pela vigilância sanitária, acaba sendo uma forma de se restringir ainda mais o acesso a essa lista de medicamentos.