Meu bisavô conheceu lampião e ainda ganhou uma faca do próprio lampião. Lampião tinha o costume de convidar os jovens para grupo dele mas meu bisavô não gostava disso e recusou, já o amigo do meu bisavô aceitou e ainda passou 16 dias com lampião e depois pediu para sair. Lampião só deixou pq ele não tinha pai e tinha que trabalha para ajudar a mãe que tinha filhos pequenos.
Interessante como o cangaço prende nossa atenção. É um tema que quanto mais se conhece, mas detalhes se quer saber. Esse vídeo é uma relíquia maravilhosa. É fascinante ver todas essas testemunhas oculares dando entrevistas, mesmo sem muita profundidade. Parabéns e obrigado pela postagem do vídeo!!
Sou filha de nordestinos, minha mãe, contava as histórias de Lampião, e eu ficava alucinada, e hoje ,vejo esse documentário, muito emocionante, sou apaixonada pelo meu nordeste,e pela cultura nordestina!!!parabéns
Robério muito obrigado meu querido vc nos levou há uma viagem ao passado, quem não gosta de história jamais entenderá o fascínio que ela nos proporciona.
A história contada direto da fonte por pessoas que presenciaram o fato , no meu ponto de vista a melhor e mais confiável , Like certo 👍🇧🇷 para esse tesouro da história .
A história documentada através de filmagem e áudio é pura pois não há interferência de terceiros acrescentando algo, que nunca foi dito por pessoas que viveram o cangaço.
Direto do Rs. Gaúcha mas apaixonada pelas histórias do nordeste.O cangaço realmente foi um fenômeno,uma era inesquecível que ira perpétuar por muitas gerações um marco na história brasileira.
Tantas histórias em torno do cangaço. Cada assunto e uma mina de literatura nesse País. Fascina me e me entristece também em saber quantas mortes tivemos nesse episódio q foi o cangaço.
Sou do Estado do Paraná ..! Essa história do lampião me fascina , como ele viveu no cangaço nordestino junto com Maria bonita , uma história cheia de riquezas e mistérios.! Não me cabe julgar se lampião era bandido ou mocinho , mas é digno de ser uns dos nomes mais conhecidos do Brasil .!
Esse era o tempo que a REDE GLOBO Fazia ótimos programas , esse foi um ótimo documentário , ouvindo da boca dos cangaceiros e das volantes da para entender a emboscada do Angico com maior emoção e precisão , muito bom documentário , LIKE CERTO.
No ano de 1975(só 37 anos após o episódio de Angico), havia muitos ex-cangaceiros e volantes vivos. Em dezembro de 2021, apenas Dulce, que se fazia presente em Angico, ainda está viva, pelo jeito, irá tranquilamente passar dos 100 anos.
na quela época ainda eram vivos Zé sereno, o Criança,e Balão, Sila,e outros hoje só resta a Dulce é que Deus de mais muitos anos de vida pra ela e sua família
Parabéns, este documentário retrata com detalhes e com testemunhas da época toda a sequência de fatos q ocorreram do início do dia 27 para a manhã do dia 28 de julho de 1938.
Olá 👋 Grande Roberio mto bom amo as histórias sobre o Canganço na Literatura,não esqueci d você não viu um abraço sempre q de vou estar vendo seus Documentários e vídeos um abraço...🤙
Esta reportagem da Globo é muito rica em informações, relatos de pessoas que ainda estavam vivos e locais históricos que ainda existem. Parabéns Robério por trazer esta reportagem do globo repórter.
Maravilha excelente gostei muito. Sou de Natal RN e quando eu era pequeno 8 anos meu avô contava história de lampião o meu bisavô conheceu lampião no interior da PB
Eu sou de uma terra que o povo padece Mas não esmorece e procura vencer. Da terra querida, que a linda cabocla De riso na boca zomba no sofrer Não nego meu sangue, não nego meu nome Olho para a fome, pergunto o que há? Eu sou brasileiro, filho do Nordeste, Sou cabra da Peste, sou do Ceará.” Patativa do Assaré
Ola Santiago sou de Gravataí cidade vizinha à Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul e hoje 25 /02 / 2022 vejo esse belo arquivo contando os últimos momentos de lampião e seu grupo na grota de angico em Sergipe. Mas fiquei arrepiado com sua declamação poética do sertão nordestino. Parabéns pela riqueza de sua poesia grande brasileiro cearense. Um forte abraço.
Muito legal mesmo. Me chamou a atenção esse resgate de opiniões de outra época e também ver relato de Zé Sereno e outros personagens(volantes) que vivenciaram e compuseram essa página infeliz de nossa história. Obrigado " O CANGAÇO NA LITERATURA", Robério Santos e seus colaboradores. 👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns por conservar este documentário sobre a legítima história do Brasil muito obrigado por conta uma história que a maioria da população de hoje não conheceu ir foi no Brasil
Parabéns Robério por esse documentário, fiquei muito feliz por ver a cidade de Piranhas na época em que ainda havia a feira no centro do comércio, eu alcancei essa fase pois fui muitas vezes visitar meu avô que morava nocentro da cidade, meu pai nasceu lá e testemunhou a chegada das cabeças do cangaceiros ao prédio da atual prefeitura.
Parabéns Robério, mais uma vez. Excelente registro. Especialmente, pelo conteúdo inestimável de relatos dos personagens originais, que forneceram elementos vitais, para a reconstituição daquele trágico desfecho. O fim de uma era, e o desaparecimento de uma lenda viva...
Lampião era bandido, suas histórias no cangaço o transformaram em lenda, são muito fascinantes e intrigantes, por esse motivo muita gente se interessa pelo tema "cangaço", muito devido também a riqueza de conteúdos mostrados e comprovados por historiadores, mas aí dizer que ele foi um justiceiro é muita falta de bom senso. Na verdade, os que o exaltam como herói certamente não gostariam de se encontrar com ele, pois fica a incerteza se sairiam vivos, vai saber o que se passa na cabeça de uma pessoa tão cruel. Lampião é um símbolo de referência de valentia e liderança, um personagem que até os dias atuais desperta a curiosidade dos mais jovens devido às histórias que são contadas pelos mais velhos. Minha avó dizia que quando criança nunca chegou a ver lampião e seu bando, mas contava sobre o pânico que ele causava nas pessoas quando diziam que estava por perto.
@@nidenordeste8879 tanto time na bahia vcs torce pra flamerda doido... Tu ta lgdo que é por causa dos times ricos do sudeste que os daqui NUNCA VÃO chegar aos pés dele ne!? Futebol do NE é fadado a ser de segunda divisao pra toda eternidade, com algumas passagens de participacao na primeira e só ganhar nunca mais pq os que tem dinheiro desmantelam os times bons que o NE faz.
Cangaço na literatura, canal maravilhoso,que nos faz entrar na história e entende lá, parabéns Robério embaixador da história do nordeste amo,, sou sua fã,,, abraço
Quase nunca tenho o costume de fazer comentários mas, neste vídeo, o tenho que fazer. Adorei desde o ínicio até o final. Vou assistir mais vezes. Achei fantastico vc ter encontrado este documentário e ter nos presenteado. Nomes e personagens que até então só conheciámos por livros e histórias e que agora estou eu cá vendo esses persongens que fizeram parte dessa época, na minha frente. Mais uma vez, parabéns.
O pai da minha avó morreu ai... Desde pequena cresci ouvindo essas histórias... Os homens da familia da minha avó eram tudo do cangaço.. Meu bisavô era: Miguel
@@pedroteixeira5207 Minha avó dizia que o pai dela era muito valente... E os irmãos dele também era Um exemplo: Tiburtino Era um dos mais valentes kkk queria ter conhecido eles
Meu amigo Robério,muito obrigado por esse vídeo,fico encantado com tudo q tenho aprendido sobre o cangaço através do seu canal, e isso foi perto de nós aqui na Bahia parabéns mais uma vez.
Belíssimo trabalho dar até arrepiou ...nesta história de últimas vidas de Lampião e bando...o que eu entendo Lampião e o bando foi traído.de um traidor que se chama língua .....que se tornou fragilidade..
Nordeste esconde muita história, e isso influenciou na cultura e desenvolvimento do nosso Brasil. Nordeste é terra rica de muita coisa e quem procura se informar se surpreende.
Não Sabia que existia uma Grande Reportagem sobre o que aconteceu com Lampião ainda mais vindo da Rede Esgoto.Mas adorei que Relíquia.Roberio cada programa seu uma Surpresa,agr sei porque estou viciado no Cangaço na Literatura.Parabens Professor... São Paulo SP
Na verdade essa foi uma loucura das mais bizarras de um povo que lutava em troca de nada, perderam suas vidas e cultivaram o terror e o medo nas comunidades próximas, muitos inocentes morreram sem nem saber porquê, que Deus tenha piedade desse povo sofrido que se chama nordestino, povo guerreiro, batalhador,...mas com muito amor no coração e com muita vontade de viver. Deus abençoe nosso nordeste.
Esse povo Nordestino Valente e trabalhador enfrentou com muita coragem o trio satânico da época a volante corrupta os coronéis cruéis e os sanguinários cangaceiros.
Faz uns meses que assisti esse documentário. Muito bom. Muito bem feito pra época. Parabéns Robério por trazer a tona pra muitos que não haviam visto ainda. 👏👏👏
Lampião era bandoleiro e Bezerra o surpreendeu numa emboscada. O mesmo faziam os bandoleiros com a polícia. Lampião vivia de roubar os outros e não tinha nenhuma conciência política, como não tem nenhum bandido, que só pensa no presente e como gastar o dinheiro que rouba. Porém tinha amizade com coronéis, que o abasteciam de dinheiro e balas para que não roubasse suas fazendas.
@@juracihonorato6235 Políticos são horríveis mas lampião tá no mesmo nível também, se discorda diga isso pro cara que foi castrado por ele e os demais que ele matou/degolou.
Rapaz nesse tempo do documentário ainda tinha gente do bando viva, mas infelizmente parece que na época não se fez um estudo sério, não havia um Robério naquele tempo, muitos fatos se perderam ou se derrubaram, uma lástima para a história do nosso Nordeste 😩