Тёмный

O caminho para a LIBERDADE | Como Portugal ABOLIU A ESCRAVATURA 

Cavaleiro do Tempo
Подписаться 13 тыс.
Просмотров 6 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

16 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 106   
@amjo1952
@amjo1952 2 месяца назад
A escravidão de negros foi abolida no Brasil. Entretanto ela foi substituída pela dos imigrantes europeus e asiáticos que aqui aportavam em busca de novas oportunidades, pois enquanto não pagassem os custos de viagens e alimentação, nada recebiam. E continua até hoje, nas grandes culturas de colheita manual - café; cana de açúcar e frutas principalmente. Em 2022 cruzei com 3 amigos negros em Lambari MG e notei o semblante de tristeza. Ao perguntar o porque de tanta tristeza, eles responderam que trabalharam a semana toda na colheita de café em uma propriedade rural do município e no final do expediente do sábado foram informados que o patrão não tinha dinheiro para o pagamento. Dei para eles o que foi negado pelo safado!
@adrianopereira6602
@adrianopereira6602 2 месяца назад
Caro André, felizmente já há várias pessoas de bom senso que estão a denunciar os revisionistas da história de Portugal, daqueles acham que acham que é necessário dividir para poderem reinar. Penso que faltou apenas dizer explicitamente que mesmo antes da independência, o Reino do Brasil já era quem controlava em grande parte o comércio de escravos de África para o Brasil e que os beneficiários da escravatura no fim do dia já se sentiriam mais brasileiros que portugueses, até porque vieram a ser os primeiros cidadãos brasileiros. Abraço.
@MariaBasilio-d4k
@MariaBasilio-d4k 2 месяца назад
Nem mais André!Foca um tema quente da atualidade do nosso pais. Como bem diz: não foram os portugueses que inventaram a escravatura, mas na opinião de alguns,parece que sim. É lamentável que se esqueçam que a escravatura é quase tão antiga como a própria humanidade.E também não foram os portugueses que inventaram o termo de raças. Se a grande parte de escravos eram negros, que culpa temos nós!Afinal fomos dos primeiros a abolir a escravatura! Parabéns pelo tema e pela excelente narrativa!
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Admito que este é um tema delicado, mas é necessário abordá-lo. Já cansam alguns discursos que se ouvem e certos "artigos jornalísticos" que se lêem por aí. É triste ver gente, que deveria ter mais reponsabilidade, a deturpar constantemente a História. Saudações!
@jokkadread
@jokkadread 2 месяца назад
@@cavaleirodotempoAC3 chama-se reescrever as historia para servir algumas ideologias. Muito obrigado pelo seu excelente trabalho!
@andreteixeira7958
@andreteixeira7958 2 месяца назад
...para desbravar os "mares nunca antes navegamos"! lindo! Força André 👌
@Belinda8881
@Belinda8881 2 месяца назад
Um video fantástico muitíssimo oportuno que contribui para esclarecer quem continuamente parece querer reescrever a nossa história. Mais uma vez muitos parabéns por mais um video espetacular.❤
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Muito obrigado pelas palavras, Belinda. Talvez este vídeo não seja o mais popular nem o que terá mais visualizações ou "gostos", mas era necessário fazê-lo.
@Belinda8881
@Belinda8881 2 месяца назад
@@cavaleirodotempoAC3 Concordo plenamente Está muitíssimo bem elaborado e é bastante esclarecedor.Pela minha parte aprendi muito com este vídeo.Desconhecia muitos pormenores.
@MarceloCosta9
@MarceloCosta9 2 месяца назад
Parabéns pelo maravilhoso vídeo. Aqui no Brasil, também ocorreu um processo de abolição gradual da escravidão que muito se assemelhou ao processo realizado em Portugal. Agradeço pelo presente dado a todos nós que somos luso-brasileiros. Continue seu maravilhoso trabalho.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Muito obrigado!
@marie3587
@marie3587 7 дней назад
De relembrar que No Brasil: O português Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara, mais conhecido por Eusébio de Queiroz, que nasceu em São Paulo de Luanda (Angola) em 1812 e faleceu no Rio de Janeiro em maio de 1868, tornando-se brasileiro após a independência magistrado e político, ministro da Justiça (1848-1852) foi o autor de "uma das mais importantes leis do império, a Lei Eusébio de Queirós, que reprimia o tráfico negreiro e estabelecia sua posterior extinção, assim como do Código Comercial de 1850 que tem partes vigentes até hoje E ainda A escravidão pública seria abolida em 1871 pela chamada Lei do Ventre Livre
@fernandoazevedoazevedo9678
@fernandoazevedoazevedo9678 2 месяца назад
Um vídeo bastante atual com os temas hoje debatidos ,muitos parabéns.
@leonidiniz
@leonidiniz 2 месяца назад
"Errar é Lusitano, persistir no erro, Brasileiro." Entretanto, no Brasil, a escravatura foi o preço que pagamos pela integridade geopolítica de nossas fronteiras; com o seu fim, por decreto assinado por Nossa Senhora, Princesa Isabel, em 1888, mesma altura em que o Imperador Pedro II anunciava a sua vontade de realizar reforma agrária, poucos meses depois consumou-se um golpe de estado e a Casa dos Orleãs e Bragança caiu; desde então, "no tocante a essa questão aí, talquei?", excepto a roupa, e os rossios, muito pouco mudou. Do outro lado, na metrópole, claro, Sebastião José, o génio, a partir de um acordo ortográfico, após libertar os africanos, teve a brilhante ideia de escravisar toda a gente e passaram a chamarmo-nos todos de "trabalhadores portugueses;" desde então, também muito pouco mudou. Parabéns pela iniciativa, espetáculo! Obrigado.
@tiagopereira23y
@tiagopereira23y 2 месяца назад
@@leonidiniz mesmo após a independência, o Brasil prosseguiu com a escravatura.
@marie3587
@marie3587 7 дней назад
@@tiagopereira23y lemos em publicações brasileiras que: "Às vésperas da Guerra de Secessão ou Guerra Civil (1861-1865) , 8 milhões de brancos e 4 milhões de negros (inclusive cerca de 500 mil livres) viviam no sul dos EUA, particularmente ligados à cultura do algodão...." e que "...Em 1° de janeiro de 1863, entrava em vigor o Ato de Emancipação assinado pelo presidente Abraham Lincoln. O ponto central da lei era a libertação de cerca de 4 milhões de escravos negros...." E isto aparece em site em inglês oficial que eles nos EUA libertaram 4 milhões de escravos.. quando no Brasil aquando da libertação em 1889 eram uns 700 mil escravos por toda a imensidão do território brasileiro homens do passado tinham todo o tipo de negócios independentemente da cor da pele - Francisco Paulo de Almeida, primeiro e único Barão de Guaraciaba (Lagoa Dourada, 10 de janeiro de 1826 - Rio de Janeiro, 9 de fevereiro de 1901), foi proprietário rural e banqueiro brasileiro. Distinguiu-se por ter sido financeiramente o mais bem-sucedido negro do Brasil Monárquico. Possuiu diversas fazendas . com uma fortuna estimada à época em setecentos mil contos de réis. Foi proprietário do emblemático Palácio Amarelo na cidade de Petrópolis..Estima-se em consideração que ele tinha outras áreas produtoras de café, o barão pode ter tido até mil escravos. - Francisco Félix de Sousa, baiano mestiço que se envolveu na Conjuração Baiana de 1798 foi o maior traficante de escravos brasileiro e Chachá da atual cidade de Uidá no Benim. Wikipédia Nascimento: 4 de outubro de 1754, Salvador, Bahia, Brasil Falecimento: 8 de maio de 1849, Ouidah, Benin a vida deste homem de dois continentes é surpreendente Em meados do séc. XVIII, 1761, o Marquês de Pombal proibiu a entrada de novos escravos em Portugal continental, Açores e Madeira, pessoas escravizadas que chegassem seriam consideradas livres, dispensando qualquer carta de alforria, e em 1773 decretou também, entre outras coisas, que os filhos das escravas que nascessem a partir dali seriam pessoas livres;
@Luís-e5h4n
@Luís-e5h4n 16 дней назад
Muito muito bom. Óptimo na parte final a chamada de atenção para o surgimento da escravatura moderna. Está muito bom.
@karaya75
@karaya75 2 месяца назад
excelente, concordo contigo. o ocidente aprendeu com os erros do passado e criou a melhor soceidade que jamais existiu neste mundo.
@G.M.Spinelli
@G.M.Spinelli 2 месяца назад
Escravidão existia muito antes de Portugal virar Nação, os Árabés escravizaram uma quantia até superior dos impérios europeus. Seja como for, temos hoje problemas demais para ficar fzendo polemica sobre esse assunto, os reis africanos eram os grandes senhores de escravos, foi um mal que não insentou ninguém de responsabilidades.
@G.M.Spinelli
@G.M.Spinelli 2 месяца назад
sou italiano desculpe erros de gramatica ou ortograficos
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Sem problema! Seja bem-vindo ao canal.
@Rodrigues-xg3ln
@Rodrigues-xg3ln 2 месяца назад
​@@cavaleirodotempoAC3seria muito interessante se o amigo fizesse um vídeo a falar sobre o genocídio e escravatura que foi feito aos povos da península Ibérica por parte dos mulsomanos a sua duração, e as práticas de tortura... Para ver se esta gente acorda e deixa de ser oicofobica
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
@Rodrigues-xg3ln Compreendo o pedido, mas este tema está encerrado. A nossa História tem episódios bem interessantes, alguns positivos outros dramáticos. Irei debruçar-me sobre eles nos próximos vídeos. Saudações!
@Rodrigues-xg3ln
@Rodrigues-xg3ln 2 месяца назад
@@cavaleirodotempoAC3 um dos problemas dos portugueses sempre foi virar a cara de lado e não olhar os problemas e não fale dos assuntos e passar a informação às gerações seguintes sobre o que passaram no passado. E esta é uma das histórias que é desconhecida á maioria dos portugueses, apenas romantizada com os termos ocupação islâmica, ocultando todo o macabro e sanguinario genocídio e execuções e exposição de cadáveres que fizeram. E a história é siclica.... O seu canal é um excelente canal da nossa história, o meu predilecto. eu gosto tanto que estou sempre a partilhar sua pagina. Essa parte da história do quanto os lusitanos sofreram nas mãos dos mouros sempre encoberta e não transmitida . Porquê? Cobardia? Tem medo que lhe fechem o canal por dizer verdades inconvenientes ao poder político actual? Tem alguém que está acima de si e não o permite porque pertence ao sistema? Está encerrado???!!! Respeito sua desicao, mas desiludiu- me com esta resposta .
@m.vinicius5227
@m.vinicius5227 2 месяца назад
💡 Convém lembrar que os árabes maometanos encetaram o tráfico negreiro 900 ANOS antes dos europeus, inicialmente pelo leste da África. E até hoje escamoteiam estes os seus excessos com os pretos, em condições análogas à escravidão ou chegando às vias de fato. Tema pouco discutido, mas tão necessário para melhor entender o passado.
@brunoalbano616
@brunoalbano616 2 месяца назад
Ora aí está. A visão Árabe do ser humano de pele escura não é bonita e já nem falo dos chineses. Mas, lá está, não é Ocidental ou branco, não se pode malhar. No Golfo dão tareias de meia noite aos Indostanicos e estes ainda agradecem, vide Qatar 2022.
@regobryan
@regobryan 2 месяца назад
Mais um grande vídeo do nosso grande André!!🫡🇵🇹
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Obrigado :)
@cristinasousa7669
@cristinasousa7669 2 месяца назад
Um vídeo importante. Parabéns, André.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Obrigado, Cristina.
@NunoGustavo
@NunoGustavo 2 месяца назад
Portugal cometeu erros mas não inventou a escravatura. E foi o primeiro país europeu a abolir a pena de morte em 1867, a França por exemplo aboliu apenas em 1981.
@jasperwinehouse9456
@jasperwinehouse9456 2 месяца назад
Se Portugal ainda tivesse a pena de morte, nao existia o crime que tem agora
@eduardoserrao7372
@eduardoserrao7372 2 месяца назад
@@NunoGustavo ok, isso tem alguma importância, mas penso que a questão principal não é quem criou ou inventou a escravidão. Promovemos ou não a escravatura? Sim, e em larga escala. Devemos estudar o fenómeno, "condená-lo", claro, mas tendo sempre em mente que eram outros tempos, que era "normal", na época. É a minha opinião.
@mustko999
@mustko999 2 месяца назад
@@eduardoserrao7372 A escravatura não aconteceria sem os a ajuda dos reis de África, havia competição entre eles para ver quem vendia mais barato, tudo em nome do dinheiro.
@rafaeltrevizani8586
@rafaeltrevizani8586 2 месяца назад
@@NunoGustavo e na Inglaterra, se não me engano, a pena de forca foi utilizada até a década de 60.
@Rodrigues-xg3ln
@Rodrigues-xg3ln 2 месяца назад
A escravatura era prática normal em todo o mundo. E em muitos países africanos na actualidade... Portanto a palavra "erros" vem do julgamento com os valores actuais gerados pelo ocidente.
@zardportugal
@zardportugal 2 месяца назад
Excelente.
@Ricky_Balboa337
@Ricky_Balboa337 2 месяца назад
Um tema bastante complexo e politizado nos dias de hoje.
@domingoscapitao3102
@domingoscapitao3102 2 месяца назад
Bom de comentário. abraço.
@cristinasousa7669
@cristinasousa7669 2 месяца назад
Essa bandeira era muito linda. Tinha as cores do condado portucalense e de Afonso Henriques . Podiam ter mantido . Não fizeram referendo nenhum
@Paulo-jme
@Paulo-jme 25 дней назад
Amigo André: O que aconteceu com os escravos libertados, principalmente os africanos? Sendo eles homens/mulheres livres, e estando num continente longe de onde eram naturais, foram para as suas terras de origem? Ou ficaram onde tinham sido levados? Força amigo André e obrigado pelo vídeo 💪
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 25 дней назад
Obrigado pela questão pertinente. No caso dos escravos africanos, a esmagadora maioria terá ficado pelos continentes onde foram escravizados, principalmente América do Norte, Caribe e América do Sul (as viagens transatlânticas naquele tempo eram muito perigosas e difíceis). No entanto, como não há regras sem excepção é preciso ter em atenção que uma minoria regressou a Africa, segundo o que apurei numa pesquisa rápida.
@toze4172
@toze4172 2 месяца назад
É de decomentarios reais e imparciais que necessitamos... Não é de meia dúzia de pirralhos que não percebem nada disto que com a sua ignorância tentam redescrever a história com factos manipulados .... Parabéns pelo trabalho aqui apresentado, e que venham mais...
@eugeniadacosta706
@eugeniadacosta706 2 месяца назад
👏👏👏👏👏❤🇵🇹
@plutao_pt
@plutao_pt 2 месяца назад
escravatura moderna: asiáticos na agricultura e na hotelaria
@FernandoRamos-c8n
@FernandoRamos-c8n 2 месяца назад
First like!
@sofiagomes3058
@sofiagomes3058 2 месяца назад
❤❤❤❤❤
@Eduardo.M.M.V.N.G
@Eduardo.M.M.V.N.G 2 месяца назад
Parabens pelos 11,111 subscritores
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Obrigado, Eduardo! Abraço
@lxportugal9343
@lxportugal9343 2 месяца назад
1 de Agosto de 1834 .... Não foram em todas as regiões "controladas" por Ingleses, não sei bem os estatutos que tinham mas em protectorados não aboliram
@Lyralikesit
@Lyralikesit 2 месяца назад
Só aboliu á força
@igoralves495
@igoralves495 2 месяца назад
"Sem querer relativizar, mas já relativizando..."
@igoralves495
@igoralves495 2 месяца назад
Essa comparação entre o comércio de escravos entre ingleses, franceses e portugueses deixa de lado o destino da maioria dos escravizados: o Brasil, colônia portuguesa. Não há malabarismo retórico que apague essa nódoa na história lusitana.
@amjo1952
@amjo1952 2 месяца назад
Uma coisa que não entendo até hoje: porque o governo teria que indenizar os proprietários de escravos pela sua liberdade? Eles é que deveriam ser indenizados por trabalharem de graça, sujeitos aos maus tratos, para a riqueza de seus donos!
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Uma boa questão...
@marie3587
@marie3587 7 дней назад
@amjo1952 era o que acontecia em vários países nesses tempos: "Depois de abolir a escravatura pela segunda vez em 27 de abril de 1848, a França concedeu indemnizações em 1849 aos antigos proprietários de escravos do império colonial, na Reunião, Martinica, Guadalupe, Guiana, Senegal e Nosy Bé e Sainte-Marie de Madagáscar..." "Après avoir aboli l'esclavage pour la seconde fois le 27 avril 1848, la France accorde en 1849 une indemnité aux anciens propriétaires d'esclaves de l'empire colonial, à La Réunion, en Martinique, Guadeloupe, Guyane, au Sénégal et à Nosy Bé et Sainte-Marie de Madagasca..." Em 1833, a Grã-Bretanha usou £ 20 milhões, 40% de seu orçamento nacional, para comprar a liberdade de todos os escravos do Império. um generoso pacote de compensação de £ 20 milhões aos proprietários de escravos pela perda de sua "propriedade". In 1833, Britain used £20 million, 40% of its national budget, to buy freedom for all slaves in the Empire. “In 1833, Britain used 40% of its national budget to buy freedom for all slaves in the Empire. Britain borrowed such a large sum of money for the Slavery Abolition Act that it wasn’t paid off until 2015,” a generous compensation package of £20 million to slave-owners for the loss of their 'property'.
@valtuirdasilvaxavier1007
@valtuirdasilvaxavier1007 14 дней назад
Brasil foi o último a abolir
@anabento5269
@anabento5269 2 месяца назад
Adorei. Ouvir. Como sempre o português e sempre o mau😢
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
O português tem as costas largas. Podem dizer o que disserem, isso nunca mudará a realidade nem a existência daqueles que a partilham.
@Eduardo.M.M.V.N.G
@Eduardo.M.M.V.N.G 2 месяца назад
Este desculpa, mas este vou passar, mas deixei gosto na mesma. ja me respondes-te ao email, é que o meu telemóvel foi para arranjar e não tenho acesso a conta.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Ainda não respondi. No início de Agosto vou estar de férias e vou ter mais tempo para tratar desses assuntos. Obrigado
@humbertoventura1344
@humbertoventura1344 23 дня назад
A escravatura no Brasil só foi abolida em 1888 e é preciso dizer que entre 1822 e 1850 o Brasil foi a nação do mundo que mais traficou escravos pelo Atlantico (mais de 1, 3 milhões) e que só parou porque a Armada Inglesa não o permitiu. Existem muitos brasileiros que falam mal de Portugal mas desconhecem factos do seu proprio pais.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 23 дня назад
Isso é inegável... e o triste disto tudo é verificar que alguns comentadores portugueses da nossa praça já confundiram essa situação. Esquecem que o Brasil já era independente em 1822.
@humbertoventura1344
@humbertoventura1344 23 дня назад
@@cavaleirodotempoAC3 eu não critico o Brasil, a Coroa Brasileira precisava da receita proveniente do trafego e teve na altura um grande Rei, El Rei D Pedro II. Agora tenho de criticar o povo brasileiro por ter uma opinião enviesada, criticam Portugal por todos os males do Brasil. Inaceitavel. Olha eu para já posso der Pajem e depois Escudeiro ( neste momento não posso fazer mais), vais continuar com o Canal?
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 23 дня назад
@humbertoventura1344 Vou continuar com o canal, embora com uma frequência de publicações menos frequente do que o ideal. Gostaria de conversar consigo acerca da oferta que me fez para colaborar na edição deste projecto. Pode entrar em contacto comigo por e-mail? (cavaleirodotempoac3@gmail.com)
@marie3587
@marie3587 7 дней назад
@@humbertoventura1344 De relembrar que No Brasil: O português Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara, mais conhecido por Eusébio de Queiroz, que nasceu em São Paulo de Luanda (Angola) em 1812 e faleceu no Rio de Janeiro em maio de 1868, tornando-se brasileiro após a independência magistrado e político, ministro da Justiça (1848-1852) foi o autor de "uma das mais importantes leis do império, a Lei Eusébio de Queirós, que reprimia o tráfico negreiro e estabelecia sua posterior extinção, assim como do Código Comercial de 1850 que tem partes vigentes até hoje E ainda A escravidão pública seria abolida em 1871 pela chamada Lei do Ventre Livre
@marie3587
@marie3587 7 дней назад
@@cavaleirodotempoAC3 no entanto em publicações brasileiras, lemos que no Brasil escravizaram os negros durante o império e que chegaram ao Brasil tantos negros escravos como antes durante os séculos do período colonial "Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil, mesmo com restrições da Inglaterra ao tráfico de pessoas..." dá a entender que terá havido traficantes de vários países, não somente americanos, a usar a bandeira dos EUA para transportar escravos para o Brasil A história da Mary E. Smith é simbólica não só por marcar o fim do tráfico de escravos no país, mas por indicar a participação dos Estados Unidos na atividade ilegal. Entre 1831 e 1850, navios com a bandeira norte-americana corresponderam a 58,2% de todas as expedições negreiras com destino ao Brasil. A estimativa é de que tenham transportado quase 430 mil africanos - foi o Camargo, um brigue americano, aliás, que em 1852 desembarcou com sucesso os últimos escravizados no país...."
@-jdb_89_mgr_pt-
@-jdb_89_mgr_pt- 2 месяца назад
Segundo like!!! 👍👍😁😁✌✌😎😎👌👌❤❤
@quintalsousa4306
@quintalsousa4306 2 месяца назад
Nao se devia ter usado escravos hoje as ilhas do Atlântico sul e o Brasil teria uma populacao Europeia como a da Madeira e Açores. ....Erro ? Em historia nao ha erros mas acontecimentos
@joanapastor7485
@joanapastor7485 2 месяца назад
Achei o vídeo interessante mas esqueces te da abolição dos escravos chineses e japoneses durante o reinado de D. Sebastião pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_no_Jap%C3%A3o
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
Obrigado pelo seu contributo. Não dava para abordar tudo. Também houve legislação na mesma época para proteger os índios do Brasil. O maior flagelo foi o comércio de escravos do continente africano, por isso o foco nessa área geográfica. Saudações!
@joanapastor7485
@joanapastor7485 2 месяца назад
@@cavaleirodotempoAC3 Agradeço esclarecimento.
@elvacioboamorte3902
@elvacioboamorte3902 2 месяца назад
O vídeo não vai engajamento. devido sutaque de português ué kkkkkk Portugal kkkk
@Belinda8881
@Belinda8881 2 месяца назад
Isso não é justo.Este canal tem videos com muitíssimas visualizações.
@elvacioboamorte3902
@elvacioboamorte3902 2 месяца назад
@@Belinda8881 português de Portugal kkkk 🤣🤣🤣 Melhor nos brasileiros 🇧🇷🙏
@Belinda8881
@Belinda8881 2 месяца назад
@@elvacioboamorte3902 aqui acham que o português de Portugal é mais puro,porque é o original,mas aqui sempre se entendeu o português do Brasil.Nao é de admirar que seja bastante diferente,pois o Brasil separou-se de Portugal há duzentos anos. Diga-me,por favor, é verdade que foi o marquês dee Pombal que obrigou os habitantes dos territórios que hoje Brasil a falar português?
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 месяца назад
O sotaque de português não tem qualquer problema para muitos compatriotas seus. Isso não os impede de escolher Portugal como país para viver. Até o grande Ayrton Senna veio viver para Portugal. Se Portugal tem 10,5 milhões de habitantes e o Brasil uns 200 milhões, então quanto vale um vídeo meu de 66 mil visualizações no seu país? Nada mau...
@brunoalbano616
@brunoalbano616 2 месяца назад
@@elvacioboamorte3902 Mim non spikare faveles or stupido. Please hablere in Portuguese, not faveles. Kkkkk does my chicken when she wants to eat corn, do you want corn, as you write kkkkkk?
Далее
НИКИТА ПОДСТАВИЛ ДЖОНИ 😡
01:00
Просмотров 911 тыс.
SÃO TEOTÓNIO | O Homem Santo de PORTUGAL
20:26
Просмотров 3,5 тыс.
Museu do Traje de Lisboa - História da Moda
38:07
Просмотров 8 тыс.
How The Portuguese Empire Was Forged
24:54
Просмотров 414 тыс.