@@WilRobinsomix5ks A maior parte dos empreendimentos turísticos daqui do Nordeste RN onde vivo são frutos dos esquemas de lavagem dessa gente, isso é notório e conhecido por todos.... rs
@@WilRobinsomix5ks Tá por fora então do que são cidades como Miami, Cidade do Panamá ou até Balneário Camboriú. Nem deve saber o que é lavagem de dinheiro.
Em vez de gouache barato, ele tem as melhores tintas acrílicas, materiais diversos, telas e um espaço (ateliê). Possibilite o mesmo às crianças da mesma idade que vivem numa casa ou apto apertado, tem pais contando dinheiro pra tudo e único estímulo à arte é caixinha de lápis de cor de 12 unidades e pronto, o mundo será repleto de picassinhos milionários.
Exatamente, filho de pais ricos que ainda utilizaram a mídia pra fazer toda essa imagem ilusória da criança e lucrarem em cima, ou lavarem dinheiro, que é o que os ricos fazem.
Concordo com a opinião do especialista de que arte é o resultado de estudo e do esforço, tempo e dedicação no desenvolvimento de técnicas. Ainda acrescento que pra mim está havendo exploração infantil.
Nem sempre... mas a beleza da arte está justamente em não se limitar a conceitos. A criança pode sim estar fazendo arte. Podemos discutir sobre valores mas nunca especular sobre se é certo ou errado. Fraudes nesse meio sempre vão existir e por mais que essa criança seja uma, pra colecionadores isso também tem valor.
@@oOoGunner não. Os artistas que quebraram paradigmas, só puderam fazer isso porque eram muito bem treinados nos aspectos formais e técnicos da arte. Você transcende a tradição estando nela. Não existe esse conceito vazio de arte que você defende, ela tem uma história. Era o gênio misturado com esforço e trabalho.
@rodolfodasilvadesouza4309 Não defendo nenhum conceito vazio amigo. Pelo que vc diz, é seu próprio conceito sobre o que é arte. Sendo assim, não pode definir como regra algo que cada artista aborda de forma única. Recomendo que você leia o livro "O que é um artista?" Da Sarah Tornton. Depois me diz se arte tem um conceito único?!
@@oOoGunner Toda área de conhecimento - sim, a arte é uma área do conhecimento, pois demanda a utilização de conceitos e linguagem - precisa de métricas e metodologias. Embora a beleza da arte esteja em não se limitar a conceitos rígidos, é importante reconhecer sua fundamentação. As formações existem para isso: oferecer ao indivíduo uma base conceitual para a produção daquele conhecimento. Da mesma forma que o conhecimento científico não é construído pelas massas, mas por pessoas que, após anos de estudo, aplicam métodos científicos para alcançar esse tipo de conhecimento, a arte também segue esse caminho. Como o crítico do vídeo mencionou, se alguém não tem conhecimento dessa metodologia e dos conceitos por trás - por exemplo, da composição de cores e formas ou técnicas de pinceladas para trazer textura - e não os utiliza, nem que seja intuitivamente, para criar suas obras, isso não é considerado arte. A "expressão artística" do menino não se enquadra como arte nesse sentido. Arte é uma produção baseada em um entendimento da realidade e em como podemos manipular a percepção humana para gerar sentimentos. É preciso de estudo para saber como fazer isso. Ela tem uma finalidade que vai além do propósito terapêutico, que é o caso do menino.
Adoro as pinturas c deso que meus bebes fazem, dou uma selecionada e guardo as mais legais, se eu for guardar todas precisarei de arquivo kkk tb tem uma opcao legal de mandar pra uma grafica e fazer um livro c data que foi feito e por quem… fica bacana tb!
Nossa, essa análise que ele faz no final, de que a crítica perdeu espaço na mídia pro mercantilismo, que agora é quem dita a valoração e a consequente valorização da arte, é sensacional!! E pode ser aplicada a quase todos os nossos problemas político-sociais.
Um exemplo da manipulação do mercado sobre o que chamam de arte são os FTNs, desenhos digitais sem graça vendidos por milhares de dólares no início da divulgação e com o tempo passam a não valer mais nada. Só lucrou quem vendeu no início.
@@jouer-e8k Sempre vão aparecer pirâmides, só precisam trocar de nome cada vez para não ser processado kkkk. Uma vez meu colega veio me vender pirâmide com o argumento: Não é piramide, é roleta kkkkkkkkkkk
Artistas abstratos buscavam inspiração na forma como as crianças representavam o mundo. Quem nunca viu uma criança entregar uma folha de papel rasbicado, e disse "essa é minha mãe". Sendo aleatório ou não, há uma visão ali que foi muito estudada por artistas abstrator na arte moderna.
Eu ri muito, pq tem uma parte no video q ele ta tacando tinta de qualquer jeito kkkk, é igualzinho meu sobrinho de 4 anos, até o cabelo, um dia ele escreveu varias letras aleatórias e eu perguntei-lhe o q estava escrito, e ele: sei lá. Kkkkk
@enriqueflimberger foi o que respondi num comentário aqui. Não vi exploração alguma. O dinheiro está sendo revertido para a criança. Agora, se a mídia está fazendo alarde, a culpa não é do pequeno.
Uma vez ouvi do meu esposo: todo dia sai um esperto e um tolo na rua, quando eles se encontram sai negócio. A internet está possibilitando esses encontros.
O pior é que quem quer ser artista de verdade tem que ralar e estudar horrores, não é dom, é esforço! Aí chega os pais dessa criança e quer desenvolver um arti$ta...
Sinceramente acho isso rabiscos coloridos . Pra mim não faz algum sentido, não daria nada por essas telas. Posso ser leiga no quesito arte, mas Van Gogh, Michelangelo, Caravaggio, e outros tantos morreriam lendo sobre esses trabalhos artísticos atuais que se dizem pintura contemporânea .
É tudo uma questão de conseguir convencer o público e, para isso, muito contribuem a compra massiva de seguidores, de curtidas e de visualizações nas redes sociais. Afinal, os números balizam o sucesso. Depois vem um discurso que dá suporte e sela todo o suposto talento. Esse é o caso do menino pintor, dos coachs e de vários influencers que temos por aí. Triste.
Sabe o q eu penso … q tem gente grande por trás q financia Isso q vc falou como um tipo de experimento de manipulação em massa c objetivo de averiguar (analisar os resultados) até q ponto as pessoas caem (ou estão dispostas a pagar) nesse tipo de experimento , denominado de “arte” q visualmente não tem valor algum..apenas muitos likes, seguidores e mídia a favor… penso isso desde alguns anos atrás q um museu em Londres expôs em uma sala um monte de lixo jogado no chão como arte (e as pessoas pagavam p ver a obra de “arte”)…
No bostil tem pais que colocam os filhos pra cantarem funk nojento por dinheiro e vc tá escandalizada por que o garotinho pinta quadros? Sério? Enquanto vc tá ai revoltada, esse garoto vai fazer umas quinze faculdades diferentes quando for mais velho com o dinheiro que ganhou, e vai ter um futuro melhor do que qualquer brasileiro.
Tudo na arte está acabado há anos. Posso falar pela música... tá cheio de gente rasa, com boa divulgação, ganhando o espaço de gente que estudo muito. Hoje, com o tamanho que a internet chegou, aquele ditado "quem grita mais, ganha mais" nunca fez tanto sentido. Parte da população não tem referência e nem noção, então, acredita em tudo.
Maykson Cardoso, que bom ver e ouvir suas colocações, precisas, fortes, com posicionamento claro, mantendo coerência e elegância, mesmo que diante de um "delírio" chamado de "picassinho".
DW Brasil, parabéns pela matéria super interessante, que nos provoca uma reflexão profunda sobre esse tema! Muito obrigado por proporcionar tanto conhecimento num vídeo otimizado. Uma pergunta. Quais livros vocês indicariam sobre este assunto. Fiquei impactado com o que foi dito, “ De que muitos artistas que tem suas artes hoje avaliada em milhões, morreram na pobreza”…. Que profundo isso.
Vai virar uma Greta. Pois a menina ganhou um concurso municipal sobre ambiente, filha e neta de artistas, era exposta como mino geniozinho nas festas. Abandonou a escola e vive desse triste espetáculo a repetir seu discurso melancólico e histérico.
"A mercantilização da brincadeira de uma criança" 👏🏽👏🏽👏🏽 disse tudo! Eu repito sempre não existe valor do artista enquanto vida só depois que ele morre então isso daí é pura lavagem de dinheiro mesmo
Não é de hoje que são pessoas em posição de poder (financeiro) que decidem o que é e o que não é arte e que colocam preços em objetos que eles determinam que é arte….
Exatamente, mas ninguém pode dizer o que é arte e o que não é, porque já faziam isso antigamente e continuam fazendo isso hoje, determinando o que é arte de acordo com o que querem.
Um dos fatores que torna isso possível é o fato de que a arte contemporânea atingiu um nível tal de descabimento, que é possível, SIM, confundir a obra de um artista “estudado” com uma brincadeira de criança. Eu sou músico, e vejo o mesmo acontecendo com a música…infelizmente. PS: Século XX, seu danado, tá ainda por aqui, é!? 😅😂
O crítico quer culpar o Mercado, mas se esqueceu que o valor da arte não advém do trabalho do artista mas do que o apreciador perceber na arte. A arte não é determinada pelo tempo de trabalho/ gasto de energia do artista mas pelo gosto do apreciador mesmo ela como mercadoria. Se você tem críticas ao todo desse tipo de arte, culpe a mídia que relativiza conceitos estéticos em nome das suas ideologias.
isso é ridículo ... um moleque brincando com tintas aleatoriamente ... não há um resultado final que transmita um pensamento, uma idéia ... é o borrão pelo borrão multicor !
😂😂 é o que sempre digo a gente não virou artista 🎨 pq nasceu na casa ou na época errada... Certa vez com uns sete anos fiz um legítimo Romero Brito da minha cabeça 😅 era igualzinho e minha professora de Ed. Artística incentivou meus pais a me colocarem em uma escola de artes, mas não tinha na cidade, tinha uma mulher que fazia quadros mas quando ela passou os materiais e o valor da aula meus pais agradeceram e nunca mais falaram das aulas quando perguntava eles diziam "ah filha não dá pra comprar essa tinta aí não brinca com as suas" 😅 Foi mais ou menos como no balé qdo fiz um spacate sozinha minha mãe foi ver a aula gratuita mas eu tinha uma tia deficiente que morava conosco e tinha tratamento médico no mesmo dia e não dava pra levar nós duas 😂 enfim o pobre nasce artístico mas o mundo o sucumbe! 😅😅😅
Impressionante como as pessoas estão hoje em dia… É só a mídia falar um "A" e um monte de gente começa a ver o "Picassinho" e chamar de gênio. Gênio onde? Gênio por quê? Adorei a parte que ele falou que o valor de mercado não determina o valor artístico da obra. Estamos vendo isso em todas as formas de arte… Música, escrita. Claramente aí é só um menino brincando e pais "espertinhos", que deram um jeito de monetizar. O que mais choca é toda essa midiática em torno do garoto.
Moleque tem 2 ou 3 anos. Quando for adolescente, será exigido mais detelhamento nesses borrões dele e ai? Interna no hospício e vamos curtir a grana que ganhamos vendendo quadro que qualquer criança da idade dele cria se tiver a roupa, espaço dedicado e tinta à vontade e longe de alguém sugerindo desenhos pra ele.
Noutro dia passei em frente de uma montra de uma loja qualquer não sei do que, mas havia um quadro sem pintura era apenas um quadro com uma tela de cor azul. Mas o que realmente me chamou atenção foi um acto de vandalismo, alguém com pouca fome jogou no vidro da montra uma fatia de pizza meio comida, ao passar pareceu por momentos que era uma obra de arte, já que a fatia de pizza ficou bem centrada e com os salpicos bem espalhados pelo quadro no interior da loja, só depois é que reparei que tinha sido apenas alguém que não tinha sido o suficiente civilizado.
Tem um monte de outras "artes" por aí sendo vendidas por milhões. Não estavam vendendo uma banana, colada na parede com uma fita isolante na parede, por milhões? Isso não é arte, é lavagem de dinheiro, é falta de uma adequada distribuição de renda (acho que esses que compram não dão aumento para seus funcionários, mas gastam fortunas com supérfluos).
Quem compra não tem funcionário direto. Tem funcionário que coordena uma hierarquia de funcionários e aí vai descendo a cascata em 20 posições até chegar no maior fodid° 6x1 com um salário mínimo e cobranças surreais. Eles sequer sabem o que é gente, o que é POVO, da torre de marfim não dá pra enxergar
Arte é o que te faz pensar mas de forma criativa. O que ele faz é algo puramente estético, não tem significado mas pode ficar bonito na parede da sala de alguém, combinar com o sofá ou a cortina.
É só uma criança brincando, mas que vai ser afetada seriamente no futuro por essa idiotice dos adultos. Vai crescer achando que é especial e que realmente revolucionou algo e aí vai ver depois que era apenas uma brincadeira e que ele não fazia nada de incomum, entrando em depressão e talvez passando o resto da vida tentando fazer jus ao "mini-picasso" que nunca existiu.
Não fosse um menino branco, loiro e europeu, a imprensa iria dar pouco ou nenhum valor. E outra, provavelmente os pais devem ser pintores e influência dentro do campo publicitário.
Poderia ser uma critica dos pais, que foram em um museo e falaram "meu filho consegue fazer igual", aí comeram a gravar com a propaganda "gênio precoce" e as pessoas compraram. A humanidade tem mais burrice que inteligência.
@@V1l5knão acho. É uma suposição até que plausível e um exemplo de como certas pessoas pensam e agem. Que a maioria da humanidade é burra, disso não tenho dúvida.
Se não fosse, a imprensa iria dar o mesmo valor, o fato da criança estar fazendo sucesso é a maneira de como ela está lucrando com as suas pinturas sendo criança.
Isso me lembra de um episódio do desenho Madelaine, um desenho antíííígo. A madeleine era uma garota escolar, que vivia na france, em um orfanato católico. Ela fez um quadro singelo do orfanato dela. Ocorreu um lance onde o quadro dela foi exposto no Louvre (ou alguma exposição finíssima), e a Madelaine queria o quadro devolta, porque tinha um enorme valor sentimental, enquanto muitos adultos queriam admirar o quadro, de algum pintor anônimo que ninguem sabia quem era... E "quão valioso seria". Madeleine, no meio da exposição, quis retirar o quadro da exposição, causando confusão. Quando ela, no meio dos críticos de arte, disse que foi ela quem fez o quadro, todos na exposição se sentiram enganados, e um a um foram saíndo. Madeleine voltou com o quadro para o orfanato, junto das suas amigas orfãs e da madre guardiã. O quadro foi pendurado, nao tinha valor para os adultos porque foi feito por uma criança, mas Madeleine o fez, por isso o quadro tinha enorme valor sentimental para ela e o orfanato. "Só isso, mais nada" 😅 Nossa eu tinha uns 8 anos quando passou na tv
Interessante, será que se fosse a Madeleine fazendo quadros igual esse menino, ia dar dinheiro também, mesmo com todo mundo sabendo que era uma criança fazendo? Rs
Trabalho com arte desde os meus 6 anos de idade, tenho 33 anos e sempre lutando e evoluindo cada vez mais. Isso aí não é arte! Romero Brito também não é arte!!! As pessoas perderam a capacidade de compreender e de fato entender o que realmente significa arte.
@@pernadecobra4790A sua pergunta, muito pertinente e importante, tem sido respondida e refletida em muitos ensaios e estudos bastantes profundos. Procure informação à respeito. Na web tem também. É um tema muito relevante.
A mídia comete alguns equívocos não somente nessa situação, mas em tantos outros casos, infelizmente. Ter essa visão crítica como está posto, evitaria essas " atrocidades culturais "
Exatamente muito bem colocado, muitos equívocos em torno dessa criança, quero ver ele pintar algo mais figurativo ao invés dessa pintura jogada, na tela, muitos estão tirando proveito isso sim…
Se as pessoas querem conhecer uma criança artista, que tem muito a dizer, sugiro procurar o trabalho da Asuka Krach, que é brasileira e mora na Alemanha. O trabalho dela não deixa de ter um quê infantil, mas tem muita criatividade e está construindo uma estética própria.
Eu também queria seguir nessa carreira de desenhista/pintor. Tô com quase 10 anos parado por falta de perspectiva. Eu não desmereço o trabalho da criança, pelo contrário, gostaria que todos da arte tivessem esse reconhecimento
Desde o século passado já existiram diversos casos desses nos jornais e televisão. Esse só tem mais visibilidade por causa das mídias sociais. Detalhe: todas as outras "crianças-gênio" sumiram. Eram só crianças de ricos brincando com brinquedos caros.
Que incrível, eu passei perto de um mural cheio de pinturas a dedo de uma escola municipal aqui perto de casa, entre desenhos de casas e o famoso "papai, mamãe e filhos dando a mãos" havia várias pinturas feitas "modo locura" que são bem semelhantes a desse menino....
Esse menino é necessário. Por que essa papagaiada de tudo “ ser arte “ já faz tempo. Qualquer coisa LITERALMENTE é chamada de arte hoje em dia … Sempre me perguntei qual a diferença entre determinados artistas contemporâneos e uma criança jogando tinta na tela. Acho a situação didática demais . Amei saber .
olha, quanto a mercantilização do trabalho do garoto, e toda a midia em volta, eu concordo totalmente... é uma situação absurda de uma ponta à outra... agora com relação ao garoto em si, eu discordo de quase tudo... primeiro porque o que ele pinta (aceitando que de fato pinta sem ajuda e com escolhas próprias) teria que ser avaliado sem qualquer menção a quem fez para se saber se os tais críticos considerariam arte ou não (eu pessoalmente acho essa questão fora de sentido, óbvio que é arte... mas estou usando a régua deles)... segundo porque o crítico diz que a forma como ele pinta "não é uma técnica que passou por um desenvolvimento, por um estudo da técnica"... ora, mas está passando exatamente agora! Ao fazer essas pinturas e ao explorar as possibilidades das técnicas que está testando, o que o garoto está fazendo é justamente passar por esse estudo e desenvolvimento... querer crer ou que esse estudo tenha que seguir obrigatoriamente um caminho formal, acadêmico para finalmente se atingir esse estágio é ridículo... a cada vez que ele experimenta e gosta ou não do resultado, está fazendo esse estudo... (edit) e que, se espera, vá continuar a acontecer conforme cresça, se de fato for querer ser um artista. além disso o comentário que foi destacado de que "picasso sabia pintar antes de forma tradicional e depois revolucionou a pintura" é simplesmente estúpida... por esse raciocínio o que se entende é que a pintura moderna, das grandes revoluções do início do século XX, só pode existir se eternamente for um apêndice da pintura tradicional... a tal revolução de picasso não seria revolução alguma... que revolução é essa que só pode existir se cada "revolucionário" precisar primeiro voltar ao que foi superado para superar ele também? Isso é o mesmo que dizer que a pintura tradicional é a verdadeira pintura, e que as transformações propostas e testadas não passam de variações dessa pintura... o que não faz qualquer sentido... (edit) seria como dizer que um escritor contemporâneo deve primeiro se provar capaz de escrever fluentemente e com igual talento no estilo que se fazia nos séculos XVIII, XIX, para só depois disso passar à prosa contemporânea... o garoto é talentoso, ponto final. Se vai ou não ser um artista no futuro, profissionalmente ou não, dependeria de sua vontade no futuro... mas com essa mercantilização de seu trabalho, e a pressão que vem com ela, acho que na verdade o que é claramente um grande talento pode ser destruído...
Falou tudo bem, só errou no último parágrafo. Não existe problema algum em comercializar o fruto de qualquer tipo de trabalho, inclusive na arte. Pensar diferente disso é coisa de socialista. Abraço!
Eu estava me recusando a ver qq coisa sobre este tema! Mas, finalmente uma posição lúcida sobre essa horrenda forma de exploração de uma criança, e a banalização da Pintura 😢😢😢
Ele não é Picasso nenhum mas certamente pode enquadrar (kk) ele na Arte Bruta, onde o artista não teve nenhuma formação artistica nem contato anterior com a arte. É pura espontaneidade, o que justifica o valor das suas telas considerando o visual de cada tela que não é bem como o borrão de bolo de chocolate do seu priminho porco na mesa da cozinha. No geral agora, o visual do conjunto de obras do menino na galeria mostra que ele tem estilo próprio na escolha das cores e composição. Sim sim sim, aquilo tem valor e então é sujeito a especulação. Parabéns ao menino. Não vai durar, ele vai cansar disso muito em breve, então se quiser investir é agora. Ele vai ter um resto de vida bem menos empolgante, isso que é triste. Arte sempre foi dinheiro.
O mercado sempre esteve disposto em salvar a arte como comodite,mas nunca salva o artista...Falou tudo nessa frase... Os artistas não valem nada...o quê vale é sua arte ...mas e se não existisse o artista pra criar a a arte,será que teria arte??? Quem nasceu primeiro a arte ou o artista? Eis a questão
pontuou lindamente. arte como comodities é plano de fundo para tantos outros crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, de riquezas que vem de origem ilícita como escravidão, formação de quadrilha, assassinatos por encomenda, exploração de riquezas naturais em terras proibidas. etc.. Hoje a arte serve justamente a criminalidade manter seus ganhos sem interferências/riscos de serem presos.
O entrevistado fez análise mercadológica, sociológica, e disse muito pouco sobre o conteúdo visual das pinturas. No pouco que falou sobre arte, vangloriou o trabalho duro e o processo de desenvolvimento dos artistas, que ao meu ver, é totalmente independente da qualidade de uma obra. Não importa se a pintura é feita com ou sem esforço e dedicação. O que importa é o resultado.
Contagem regressiva para descobrirem (ou admitirem seja por qualquer razão) de que não passa de uma criança sendo guiada conscientemente sobre quais cores "brincar", quais fundos de tela usar. Mas pouco importam, o dinheiro já terá sido ganho com a velha e usual 'manipulação', não é mesmo? Queria achar que seja um daqueles exemplos genuínos, mas não consigo neste caso.
Em 2007 a Globo fez uma novela que criticava essa coisa medonha que chamar de “arte” e tal especulação financeira. Na novela o cara vendia quadros de “arte” abstrata igual desse menino e ficou rico, mas no final descobriram que quem pintava os quadros era um macaco chamado Chico. 😂🤡