O livro Podres de Mimados, do Theodore Darymple é excelente em demonstrar as consequências do romantismo e do sentimentalismo na nossa sociedade atual. By the way, mais um ótimo vídeo!!!
Parabéns pelo vídeo. Só diria que mais importante do que ler a biografia do Rousseau, é se debruçar no próprio livro, Emilio ou Da educação, para chegar as suas próprias conclusões. Estou lendo o livro neste momento e estou de acordo com o que o Prof. Guilherme pontuou.
Parabéns pelo vídeo, Guilherme. O vídeo faz um panorama bem elaborado sobre a filosofia do Rosseau. Além de dar pinceladas da biografia dele. Muito obrigado por nos dá essas aulas.
Professor, faz vídeos analisando simbolicamente filmes como Metrópoles... havia um vídeo seu falando sobre o filme mas parece que foi retirado, eu o tinha assistido várias e várias vezes...
ola, muito boas essas aula, tem como fazer um vídeo explicando essa diferença entre liberalismo e o conservadorismo, me sinto perdido, gosto do liberalismo economido Mises, Milton Freedman, Thomas Sowell entre outros, mas como cristão tenho essa dúvida de o que pode ser o mais correto, já me falaram da doutrina social da Igreja que fala em economia distributiva, se puder falar sobre isso agradeço.
uma observação sobre o bom selvágem.... Alguns indígenas foram levados e expostos no Louvre Museum em Paris. Eram os últimos integrantes de uma nação guerreira que foi massacrada pelos caudillos, chamados de Charruas (do Uruguai), morreram de melancolia e doenças ocidentais. Inclusive crianças e uma mulher grávida.
Excelente vídeo, professor! Uma dúvida: Pra chegar no seu nível/velocidade de leitura atual, você teve que fazer algum treinamento específico ou veio naturalmente com a rotina?
Eu não gosto muito de Rosseau, mas a análise foi fraca. Primeiro, ele colocou Rosseau como algo de um só pensamento, sendo que uma coisa é o Rosseau jovem e outra coisa bem diferente era o Rosseau velho, que, me parece, o professor desconhece. Esqueceu o fato que Rosseau NEGOU a maioria de suas ideias quando mais velho. Não só negou, como combateu as ideias dos filósofos radicais, tornando-se moderado, rompendo com os enciclopedistas. Apesar de acertar ao falar da questão do sentimento, vontade geral, anti-intelectualismo e mesmo da educação, sua filosofia moral dava muita ênfase a tradição e da percepção das pessoas de onde residem as autoridades moral e religiosa. Critica vários iluministas radicais como "missionários do ateísmo", inclusive falando da intolerância dos tolerantes. Criticava as ideias radicais por ser o fim da austeridade, celibato e da contenção do desejo. E apesar da crítica aos jesuítas, ele não era contra o cristianismo. Pelo contrário, defendia-o. Chegava a elogiar a majestade das Escrituras e dizia da virtude como resultado do sentimento e da fé em Deus. É certo que os robespierristas elogiavam Rosseau pelas suas obras iniciais, chegando ao ponto de criticar os iluministas radicais, mas a imagem que se passa de Rousseau, apesar de seus erros, é muito exagerada em vários aspectos, principalmentepelo seu legado que se restringe às obras jovens (exceção a Emílio). Ele abandonou o radicalismo por volta de 1760, até antes... tornando-se moderado, que era um grupo de filósofos conservadores que girava em torno de figuras como Hume, Ferguson, Ben Franklin, Montesquie e mesmo Voltaire.
Ontem tive uma aula sobre Rosseau.. e é no curso de pedagogia.. e a forma como foi apresentada era de deslumbre.. o mau não é Paulo Freire está mais atrás.. se eu apresentar este vídeo na turma...kkkkkk eu levo uma surra.
verdade estou na faculdade, hoje pesquisando sobre Rousseau, na faculdade eles falam isso mesmo! tive muito dificuldade de entender sua linguagem, estou há muito fora da escola.
as escolas usam a matemática como um requisto para arrumar emprego e não pra se adquirir conhecimento. matando o interesse dos jovens, pois não se vê necessidade de calcular "letras" quando empregado...
Não acho ideal olhar para a criança como se ela fosse adulto, Jesus também via a bondade inata nas crianças, talvez não concordo com Emílio em sua totalidade, todavia, Jesus trouxe a lição aos pobres e ignorantes afirmando que a Lei Máxima tem relação unicamente ao amor e não necessariamente com a razão. Hoje a sociedade é corrompida não pela falta de educação das crianças, mas pela falta de amor dos pais, que ao negligenciar o crescimento integral do individuo o torna um individualista crítico com pouco interesse no desenvolvimento racional e os que tem desenvolvimento racional continuam se escondendo atrás da carapaça do ego, repetindo o aspecto crítico com o qual foi criado. Enfim, uma reflexão...
Para mim não é exemplo .Pai do totalitarismo, tem uma visão idílica do bom selvagem. Esse sujeito que amou a humanidade e na vida prática abandonou seus 5 filhos no orfanato. O ser humano não é lindo e nem maravilhoso., e somos responsáveis pelo que nós fazemos. Culpar a sociedade por todos os problemas que o ser humano tem, retira do ser humano a culpa, a dor , aloca a responsabilidade no outro. . Vocé só fica sendo a vítima, Deixa você infantil.
Só sei que quando quer-se fazer parte de um determinado círculo tem que começar a ter bons hábitos de estudo cedo. Caso a família não queira ou não se importe, melhor mesmo é brincar, comer e dormir!
Exatamente. Vim aos comentários em busca de alguém que tivesse essa posição. Criticar a biografia dos outros a partir de controvérsias religiosas fica um pouco complicado, até porque temos muitos exemplos negativos de expoentes da Igreja Católica nos últimos 1700 anos.