Hahahahahhaaahaha MARAVILHOSO!!! Ai Atila foi de arrasta pra cima, e os hunos tomaram aquela volta de +4 da mesa, ta ligado? Qdo todo mundo joga +4 em cima do seu, ai agora vc tem que comprar 200 cartas
Você poderia analisar a disputa entre o sacro-imprerador Ludovico IV, o bávaro e o controverso papa João XXII, por favor? Essa disputa é citada pelo livro "O Nome da Rosa".
Os Iluministas estavam totalmente errados, estavam sendo hipócritas colocando a Sua Raiva no Lugar da Razão que eles propagavam, isso me deixa bravo pelos Livros de história no Brasil ser tão desatualizado sobre esse assunto !
Você poderia analisar as duas séries medievais da Netflix "A Catedral do Mar" e a sua continuação "Os Herdeiros da Terra", por favor? Ambas foram baseadas nos livros homônimos de Idelfonso Falcones.
Sim, Brunão, correram para as colinas, com certeza. A maioria das cidades na Itália são nas colinas, como Arpino, cidade da sua Nonna e Bisnonna! E pode se dizer que no século XIX, 1892, ano em que sua bisa nasceu, ainda existia um certo "feudalismo", pois trabalhavam nas terras de um senhor e tinham que dar a parte dele! Parabéns pela aula maravilha!!!
É possível ler muitos forais medievais portugueses e ver como eram módicos os valores pagos pelos servos. O Foral de Resende, que era um feudo de Egas Moniz, um dos maiores magnates do Reino, estabelecia o pagamento de um pouco de trigo, um pouco de cevada, um presunto, uma galinha e 30 ovos. A Vila inteira pagava isso por ano!
O engraçado é que as mesmas pessoas que pensam a IM como idade de trevas parecem achar que civilizações primitivas viviam muito bem. Eu diria que tivemos tempos mais igualitários, porém igualitariamente ferrados porque, não fosse isso, a humanidade teria alcançado seu primeiro bilhão de habitantes muito antes do Século XIX.
Poderia por favor fazer sua análise dinâmica e pontual, comparando as obras "O mundo feudal" de Georges Duby e "Feudal Society" de Marc Bloch; Parece que o mundo feudal é mais atual, recente, enquanto o society chega a ter um toque mais clássico; mas aonde eles se divergem? Obrigado
A única coisa que me faz não considerar a idade média como um dos melhores períodos da história é por causa da questao de saúde. Mas não há dúvidas que o modelo político e cultural do período é o melhor até hoje!
Ótimo vídeo mano, mas infelizmente de certa forma você também foi arbitrário. A partir do momento que você acha como válido apenas o que acha certo, não deixa de ser arbitrário. Você simplesmente citou, na maioria das vezes, autores que você não concorda pra reforçar a idéia de que eles estavam errados, mas pouquíssimas vezes citou autores que reforçavam sua ideia central, vindo basicamente de achismo seu também. Pelo foi o que seu vídeo deixou a entender. No estudo da história existe uma coisa chamada debate historiográfico, uma coisa que é basicamente duas visões de um mesmo período. Não sou marxista por questões bem particulares, mas entendo que marx ao escrever sobre exploração, identificou que a partir do momento que o povo produz, e a maioria dessa produção vai pra um certa classe, ou uma nobreza, e essa nobreza como maior troca por essa produção, oferece segurança, você não tá tendo uma troca justa, é uma troca básica "Você quer minha ão de obra, O MÍNIMO que vocÊ pode fazer é me dar segurança. De certa forma é uma exploração, por que só segurança não é uma troca justa. Outra coisa é sobre idade das trevas, não tem nada a ver com o período caótico. Esse termo se popularizou de forma equivocada entre poucos intelectuais e se intesificou com as mídias modernas. Mas o termo idade das trevas se dá ao fato que há existe pouquissímos registros sobre tal período. como se fosse um apagão na europa. Desculpe o textão, mas sou historiador e acho essencial tratar algumas coisas com um pouco mais de seriedade. Dá pra ser descontraído mas ainda sim ser compromissado com verdade, e não usar nomes como Karl Marx, sabendo que contestar uma pessoa desse porte gera mais engajamento. Passar bem e adoro seus conteúdos mano
NADA DISSO! A Era do Feudalismo era chamado IDADE das TREVAS porque os castelos, igtrejas, solares e cabanas eram muito escuros, e as pessoas só tinham velas e lamparinas.
Você é historiador e vem falar de Marx? Ele falou de diversos historiadores, como Marc Bloch, e você só defende a posição de Marx? Marx errou em quase todas as proposições históricas, um lixo. Qualquer historiador discutiria a visão de medievalistas e não de economistas. Faz favor
Bom dia. Primeiramente quero dar os parabéns pelo canal. Atualmente considero o melhor canal de história do RU-vid. Contudo, gostaria de fazer uma observação sobre o termo “idade das trevas”, pois esse termo é usado para definir o período em que o “livre pensamento ou pensamento racional” era subjugado pelos dogmas religiosos. Isso acontecia porque a igreja considerava que toda a verdade só podia advir de Deus o criador, reprimindo qualquer linha de pensamento que fugisse dessa máxima. Grande abs meu amigo. Vlw.
Existia tbm para os senhores o direito à aposentadoria, que consistia na obrigação do servo de acolher em um aposento de sua casa o senhor na velhice caso fosse necessário. Isso infere que muitas vezes a situação financeiras dos senhores era inferior à dos servos.
Video massa, gosto muito do seu canal Tenho uma pergunta: a tecnologia realmente regrediu durante a alta idade media se comparado a época dos romanos, gregos, persas etc?
Podem ter havido épocas piores e a ideia de Idade das Trevas já vem sendo combatida e refutada a um bom tempo. Mas a Europa sob o que chamamos hoje de feudalismo dificilmente foi um lugar ameno e pacifico de se viver.
Nem tudo era um mar de rosas, pois haviam feudos que não prosperavam e não eram bons para se viver. Consequencia, o povo se revoltaram e exigiam melhores condições. Nada de mais
Finalmente eu encontrei um vídeo que explora o lado positivo de se viver em uma época medieval. Segura a loucura aí. eu lembro de uma vida passada, Gemma Krowa ( Se um dia você achar, provavelmente estará escrito em alfabeto cirílico, essa 3u não consegui, ja outras eu tenho provas) nascida em 1224... falecida aos 26 anos... queimada numa fogueira por heresia. Me sinto até culpada quando o pessoal fala mal dessa epoca e eu defendo, foi bem gostoso de se viver. A única coisa que eu aceito a estranheza é por conta da higiene. Não era uma época asséptica. Porém não tão fedida e nem tão desprovida de limpeza. As pessoas esquecem que o mesmo nariz de agora é o mesmo nariz de antes. Não tem tanto tempo assim pra ser na época de quando eramos primatas pra justifcar a ideia animalesca de pessoas arrastando seus vestidos em bosta. Pelo ao contrário o branco era mais branco do que hoje. Kkkk Eu era costureira, fugi da minha familia aos 15 e virei peregrina pois não aceitava o meu casamento. Dei uma de Mulan algumas vezes pra me infiltrar em reunioes de estudo, onde geralmente só homens podiam. Tinha amigos que sabiam a vdd, mas pra efeitos gerais era melhor para mim, usar roupas masculinas e esconder meu cabelo. Na epoca, uma mulher que usasse roupas masculinas era tão mau visto e tão fora de questão. Que mesmo tendo traços femininos, ninguém desconfiava. "O que uma mulher veria em estudo e livros sobre propriedades de plantas e conversas de homens sobre "ciência"?" . Eu amo essa epoca. Apesar de que eu ame ventilador hoje em dia. Melhor invenção da humanidade. Mas a vida era mais facil, menos complicada, mais bonita. Hj em dia também tem gente sendo queimada, maldade sempre existiu, criminalidade também. Psicopata. Enfim... só que antigamente era lindo, é isso que vc fala no seu video msm, as pessoas se uniam por uma causa maior e era uma mão lavando a outra. Nunca passei necessidade, ou tive um dom ou habilidade desperdiçado. Hj eu sei costurar, mas vou tentar competir com a shein? Kkkk só meu serviço pra fazer uma roupa bem feita que dura anos vai ser um salario minimo kkkk ninguém pagaria. Sei escrever e pensar... em 5 minutos uma ia faz qualquer merda e as pessoas aceitam isso, qualquer merda entretém. 9 bilhoes de pessoas. Muito barulho. Ansiedade. Hj em dia é mais anti higienico que antigamente, pois numa festa tem 500 cabeça e antes. Um casamento real somente faria isso tudo. E era um palacio que abrigava o pessoal. Não um galpao onde todos ficam juntos se contaminando. Embora hj a informação ta ai, as pessoas não agem conforme o conhecimento. Antes era ignorância. Apesar de que hj as pessoas passam a perna umas nas outras por coisas tão baratas que da nojo. Hoje é escolha. Enfim. Eu gostei deste video. Muito bom.
Adorei seu depoimento. Sou reencarnacionista também, mas tenho convicção de que nesta vida de agora não devo lembrar. Se quiser, pode trazer mais detalhes do período medieval que você lembra.
@@biancaa.garcia4661 das vidas passadas? Assim... eu não recomendo. Parece legal, mas você vai ter que lidar com traumas não só de 1 vida. Você vai ver a vida de uma maneira ampla que vai te afastar das pesssoas a sua volta. Fora que dependendo ate quando ou como você vá em retornar. Você pode enlouquecer de verdade. Eu por exemplo lembro de quando eu fui uma estrela, literalmente. Planta. Então... se eu ficar muito nessas memorias, que são muitas, eu mesma parei de ir fundo sem controle pra poupar minha sanidade. Hoje eu escrevo essas minhas outras vidas e quando faço relaxamento pra lembrar, eu vou pontualmente mantendo a concentração em uma vida de cada vez. Pois os sentimentos também voltam. Saudades de gente que morreu. A vaidade de ter seu corpo podre ou virado cinzas em algum lugar. A experiência da morte. Enfim... Sobre como... bom... eu relaxo e vou voltando, lembro da minha infância, lembro de algo antes e a memoria vem. Pra mim é natural, faço desde os 12. É como lembrar da minha própria infância, do que você comeu semana passada. O bolo do seu ultimo aniversário.
@@joselioalvinegro Sim. Imagino que tenha sido por esse caminho. Ainda mais com os povos de origem celta. Mas a questão é que eu (e acredito que muitos, também) tinha uma concepção mais global do feudalismo. Daí o meu questionamento
Concordo em parte. Realmente, no início da Idade Media houve uma adaptacao cultural para novos tempos, como nao havia havia segurança nas cidades a opçao era ir para o campo. Houve uma mudança nas artes, nas sociedades e tal. O que transformou a Idade Média numa treva foi a açao da Igreja Católica que manipulou leis, costumes, tudo enfim, para se beneficiar totalmente. Quando se misturou política com religiao viver se tornou um grande inferno porque cada uma dessas "autoridades" interpretavam e faziam inserçoes na Bíblia que mais lhe fossem convenientes e isto se tornava lei. Com a Idade Media iniciou-se um novo estilo de vida que durou até a Igreja descobrir um valioso filao para ficar rica.
Toda vez que vou ver alguma citação de Marx eu vejo mais uma coisa que ele errou. A vida do cara foi errar em todos os aspectos possíveis em seus estudos 😂😂😂
Errar em todos os aspectos possíveis? Se você tá falando isso é porque então sabe refutar as ideias dele, compartilha aí o que ele errou e nos dê provas concretas. Acredito que você leu os 3 volumes do capital e compreendeu os escritos dele pra tá afirmando algo assim kkk
@@Lobo.11 economia sem embasamento cientifico com diversas falhas no próprio livro que o refutam. Não soube ao mínimo compreender a natureza humana, ou compreendeu e quis usar de má fé, e diversos usos de comparações anacronicas do passado com o presente. O que não faltam são historiadores sérios que dedicaram a vida para combater as ideias irreais e fantasiosas de Karl Marx. Até o próprio estado de Cuba já chegou a dizer que não funciona aquele sistema econômico
@@Lobo.11 tudo N mais, que ele errou em vários aspectos isso foi, tanto e que N prosperou suas ideias, sobreviveu através de um filho de burguês capitalista, suas revoluções futuras inclusive foi financiada ou veio de burgueses na qual ele odiava (supostamente provável inveja e só) oque fez a mesma coisa que a ideologia irmã materialista do Comunismo faz cria oligarquias, ignorou a natureza humana
"Uns rezavam, uns guerreavam, outros trabalhavam..." Se uns nao trabalhassem, todos morriam Se uns nao guerreassem, todos morriam Se uns nao rezassem... Todos viveriam, teriam mais tempo livre etc
@@ricardonascimento9461 Eles rezavam, porque estudavam. Um pouco de ciência te afasta da religião, muita ciência te faz perceber o quanto ela é fundamental. Grande parte do avanço do conhecimento na época foi feito por religiosos. Alquimia primitiva, desenvolvimento de modelos espaciais (heliocentrismo e outros), etc.
Se comparar o trabalho assalariado atual com a escravidao em qualquer tempo e facil afirmar que sao muito diferentes, o trabalhador "livre" nao e propriedade do patro, nao pode ser acoitado, nem morto. Mas... se analisar mais a fundo um trabalhador "livre" que ganha 1 salario minimo, paga um aluguel de 60% a 70% do salario ou vai morar numa favela, alem de todo o resto do custo de vida, a condicao de vida dos trabalhadores "livres" nao e tao boa assim. Ps. Cerca de 60% dos brasileiros recebem ate 2 salarios minimos, sendo que destes 40% recebem ate 1 salario minimo, outros 20% recebem ate 5 mil reais, ou seja, 80% da populacao chega a no maximo 5 mil reais. Um estudo avaliou que atualmente uma familia brasileira leva em media 9 geracoes pra mudar de classe social, de classe C pra B, por exemplo, em media 180 anos! O que isso tem a ver com o video? Tudo! A condicao do servo pode ter sido melhor que a do escravo, isso nao significa que fosse "boa". O imperio persa apos o zoroastrismo proibiu a escravidao, so havia trabalhadores "livres".
Otima analise, concordo totalmente com você!! Eu tambem não acho que o servo medieval vivia bem, nem os nobres viviam. Mas para a epoca era o que tinha, assim como na sua analise, muita gente se f*** hoje, mesmo sendo livre
Video excelente. Voce fala quer o feudalismo foi forte apenas na inglaterra, frança e sacor imperio. E que sistemas vigoraram no resto da europa cristã, como a ibéria nates da oncquista muçulmana, a itália, e os antigos reinos do oriente que nãoe styavam sob controle do imério bizantino? E, aliás, qual sistema funvionava no império bizantino se não era o feudalismo?
" A monarquia tradicional católica feudal foi por si só o que criou a tradição europeia mas as ideologias atuais nos impedem de valorizar os esforços dos nossos antepassados" eu, mesmo
O anacronismo derruba historiadores e outros estudiosos diversos até os dias de hoje, principalmente, se não se despem de preconceitos e ideologias. Ótimo vídeo, desse excelente canal!
Você nunca leu Marx,está na cara. Segundo ele, no que está absolutamente correto, os servos trabalhavam para si, em grupoou individualmente, por três dias e para os seus suseranos por mais três dias, descansando um dia. Nâo havia taxa de exploração. Ela passou a existir quando o trabalho passou a ser assalariado e as terras cercadas. Foi quando toda a produção passou a pertencer ao empregador, que passou a pagaro trabalhador em espécie ou em dinheiro, mas numa relação combinada, completamente diferente da do feudalismo. Fique claro que, para haver exploração, é preciso haver salário. No feudalismo, o senhor estva à mercê da produção do servo; no trabalho assalariado, ele passa impor a produção ao trabalhador. A meação do século XIXZ no Brasil foi muito mais parecida com o feudalismo do que com o capitalismo.
@@cavernamedieval acho difícil fizeram mais desgraça do que bem, ideologias materialistas, ideologias supremacistas, destruição moral e deturpação hedonista
Debate historiográfico precário. Discussão com autores modernos pobre, inclusive com deturpações. Minha impressao é que vc coloca sua ideologia à frente das análises caindo naquilo que você mais critica... Parcialidade. Patético.