Тёмный

O HIPERSÔNICO 14 X! 1º VOO - SIMULAÇÃO X REALIDADE LADO A LADO! LANÇAMENTO NO CLA FOI UM SUCESSO! 

Caiafa Master
Подписаться 117 тыс.
Просмотров 33 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

16 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 189   
@dontitloaz9859
@dontitloaz9859 2 года назад
Seamos aliados y aprenderemos de nuestras experiencias grande Brasil, saludos de Chile
@Claos-il6lk
@Claos-il6lk 8 месяцев назад
🇧🇷🤝🇨🇱 sempre desde o século 19
@negociosonline40
@negociosonline40 2 года назад
Agora assim um Brasil se desenvolvendo de verdade.
@juniorplay22
@juniorplay22 2 года назад
Lindo demais 👏👏👏👏👏👏 esses engenheiros são feras demais. Coloca o Brasil em outro patamar tecnológico.
@starwarslm7507
@starwarslm7507 2 года назад
Brasil 🇧🇷 rumo ao futuro. Selva e aço.
@almirandrade519
@almirandrade519 2 года назад
Cara A Marinha conseguiu a tecnologia de enriquecer urânio para poucos no mundo agora A Aeronáutica dando um passo importante para essa tecnologia Hipersônica para poucos no mundo falta só o exército conseguir fazer um sistema de defesa antiaérea mais poderoso da América Latina fazendo frente com os melhores do mundo agora sobre esse vídeo foi o melhor que eu vi até agora pq mostra os dois estágios nenhum tinha mostrado antes
@jonasbaptista8841
@jonasbaptista8841 2 года назад
Só basta convertemos esse projeto em um míssil afundador de porta aviões.
@janioferreiracosta6356
@janioferreiracosta6356 7 месяцев назад
Se fizer um trabalho sério e organizado, o Brasil pode dominar essa tecnologia.
@jefynhosantos8792
@jefynhosantos8792 2 года назад
O sigilo dos lançamentos e teste são muito importantes, em 2003 teve cobertura "in loco" do VLS pela mídia de TV isso atrapalhou a força aérea?
@brunoromio1550
@brunoromio1550 2 года назад
Sem Dúvidas, Como diz o DITADO... o quê ninguém sabe ninguém atrapalha!
@misturebabr3535
@misturebabr3535 2 года назад
Nesse dia foi sabotagem americana do nada choveu de americanos
@j.h.2110
@j.h.2110 2 года назад
FAB e base Alcântara só divulgam depois, provável tem haver com suposto Sabotagem de 2003
@eduardodisconzi5259
@eduardodisconzi5259 2 года назад
@@misturebabr3535 fonte: vozes da minha cabeça
@misturebabr3535
@misturebabr3535 2 года назад
@@eduardodisconzi5259 confia bastante nós eua gadão bom sono profundo pra vc
@freddf77
@freddf77 2 года назад
Orgulho de assistir ao Brasil testando tecnologia do estado da arte. Parabéns aos envolvidos e obrigado por divulgar Caiafa.
@kurohige2132
@kurohige2132 2 года назад
Para quem quer saber do que se trata:o 14-X é um projeto de waverider,o foguete utilizado que aparece no vídeo,serve basicamente para impulsionar o motor Scramjet que só entra em funcionamento a partir de velocidade hiper sônica que é em torno de mach 4 mais ou menos. O 14-X é um projeto de aeronave não tripulada que utiliza o fenômeno waverider, que de forma leiga,seria o mesmo que acontece quando você lança uma pedra em um lago e ela sai quicando. Poucos países estão testando tecnologia hiper sônica, atualmente Rússia, China, Coréia do Norte, EUA,e nosso Brasil! O motor Scramjet é extremamente complexo,tanto é que poucos países estão fazendo testes com a Rússia e China fazendo muitos testes bem sucedidos de veículos hiper sônico. A FAB afirmou que o teste foi um sucesso absoluto e o futuro veículo hiper sônico poderá ser utilizado para lançar cargas úteis no espaço,ou ser utilizado para um míssel hiper sônico,além é claro de que já é planejado um veículo não tripulado hiper sônico.
@engineHill_4807
@engineHill_4807 Год назад
Que o Brasil saiba investa muito nessa tecnologia enquanto ainda temos poucos países para fazer isso
@Wolfffdffffffe
@Wolfffdffffffe 8 месяцев назад
Da pra fazer um míssil nuclear usando ele?
@csouza926
@csouza926 2 года назад
Esse é o meu país. Orgulho de ser brasileiro 🇧🇷
@johno.7791
@johno.7791 2 года назад
Estamos evoluindo e isso é notório e incontestável. 🇧🇷
@juareisjose4747
@juareisjose4747 2 года назад
NÃO É MAIS UM SONHO SONHADO!!! É UMA REALIDADE !!! É O INGRESSO DO BRASIL EM NOVO PATAMAR NO MUNDO: NOVO MEMBRO DA ERA HYPERSÔNICA. 👏👏👏💪💪💪👍...🍷🍷🍷🍷 PARABENS AOS NOSSOS BRAVOS E COMPETENTES ESPECIALISTAS NESSA IMPORTANTE AREA !!!
@diego6534
@diego6534 2 года назад
Esse tipo de tecnologia pode ser aplicada em quais áreas (misseis, aviões, etc)? Seria legal um vídeo sobre. Espero que esse projeto não morra, muito bom ver tecnologia nacional. Como cidadão o que eu posso fazer é divulgar canais como esse e votar em candidatos que se preocupem com a indústria de defesa, façamos a nossa parte.
@Babiloncaotic
@Babiloncaotic 2 года назад
Além de estar usando o CLA, isso ai ja serve como treino para os funcionarios do CLI (centro de operações, tipo um Houston) aprenderem como operar nesse tipo de lançamento, tendo em vista que nos ja temos contrato com uma empresa Europeia para lançamentos. Isso ai seria como uma prova pra todo mundo la de Alcantra, mostrar que estão preparados para Operar.
@kurohige2132
@kurohige2132 2 года назад
O 14-X é um veículo não tripulado hiper sônico,e nesse teste do dia 14,foi testado com sucesso o principal que é o motor chamado Scramjet, tecnologia que faz o aparelho atingir velocidades absurdas(hiper sônica)a FAB afirmou que além de ser muito útil para treinamento,fazer esse tipo de lançamento com foguetes de ensaio, também esse projeto poderá ser utilizado para colocar cargas úteis no espaço,um míssel hiper sônico também pode ser desenvolvido,assim como a Rússia e a China estão fazendo e logicamente,o projeto inicial,já é uma aeronave hiper sônica. Motores scramjet no futuro poderão ser utilizados nos aviões civis para serem mais rápidos,esse teste aí por exemplo:atingiu mach 6 que são mais de 7300 km. O 14-X tem previsão de atingir mach 10 ou mais ainda, quando estiver pronto.
@leandrosmorais
@leandrosmorais 2 года назад
Coisa linda!
@mauriciofreitasfreitas3873
@mauriciofreitasfreitas3873 2 года назад
De agora ha quanto tempo mais ou menos teremos avioes ou misseis HIPERSONICOS DO BRASIL.QUAL SERAO OS PROXIMOS PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTOS DESSAS TECNOLOGIAS ,teremos avioes com tecnologias hipersonicas em quantos anos?ESPERANDO AS PROXIMAS NOTICIAS SOBRE ESTA TECNOLOGIA INOVADORA NO BRASIL.
@zambisincero2977
@zambisincero2977 2 года назад
pessoal procurem a curtir sempre os videos do canal! vamos divulgar para mais brasileiros sobre essas coisas, isso ajuda o pessoal a pensar melhor no pais e ter mais orgulho tambem
@narquidia
@narquidia 2 года назад
PARABÉNS... É BOM SABER QUE O BRASIL ESTA INVESTINDO NESSAS TECNOLOGIAS, É UM GRANDE AVANÇO. QUEM SABE UM DIA TEREMOS UMA BASE INTER-GALÁCTICA.
@jrcosso
@jrcosso 2 года назад
Operação Cruzeiro está de parabéns fenomenal, cabuloso este lançamento
@darkestlost
@darkestlost 2 года назад
É um outro Brasil. A vdd é essa.
@delsondiasaraujo9892
@delsondiasaraujo9892 2 года назад
Jóia, avante Brasil.
@maichelaragao7117
@maichelaragao7117 2 года назад
Issooo é muito lindoooo Brasil , pega essa Argentina
@Gabriel_Alves_
@Gabriel_Alves_ 2 года назад
kkkkkkkkkkkkkkk
@arthurlunar7835
@arthurlunar7835 2 года назад
ja passamos a argentina KKKKKKK
@juniorsouza4.146
@juniorsouza4.146 2 года назад
Parabens 🇧🇷🇧🇷😎
@patriotadosul5697
@patriotadosul5697 2 года назад
Parabéns Brasil!
@jorgeferreira4630
@jorgeferreira4630 2 года назад
Nosso país amado está deslanchando, avante Brasil!
@ferro8982
@ferro8982 2 года назад
Com esse motor Foguete vamos poder colocar satélites em orbita baixa e tbem desenvolver nossas armas Hipersônica.
@juareisjose4747
@juareisjose4747 2 года назад
...PARA FRENTE SEMPRE. DESISTIR JAMAIS !!! 🌟🎂🙌.
@marcior.carvalho5432
@marcior.carvalho5432 2 года назад
Não vejo a hora da live a esse respeito, o Caiafa deve ter se informado ou se informando pra alimentar seus seguidores de conhecimento.
@pedrofulgencio7545
@pedrofulgencio7545 2 года назад
Gostaria mto de ouvir seus comentários Mestre CAIAFA. Quem sabe, qdo o projeto 14X avançar mais. Saudades Atleticanas com tríplice Coroa 👑 2021. Feliz Natal a todos.
@arlequinagoaling1580
@arlequinagoaling1580 2 года назад
Quando vai está pronto e finalizado esse projeto?
@caiafamaster
@caiafamaster 2 года назад
O Brasil na era da Propulsão Hipersônica: Projeto 14-X Desde meados da década de 1990, a Força Aérea Brasileira mantém pesquisas ativas na área de tecnologias hipersônicas aspiradas Em 1906, Alberto Santos-Dumont encantou o mundo com o voo da primeira aeronave com propulsão ativa. Era o início de uma era em que motores se juntaram às superfícies aerodinâmicas, universalmente simbolizadas pelas asas, para moldar o voo na atmosfera tal como conhecemos hoje. Ao longo de mais de um século de aviação, à medida que desafios surgiam, maior era a engenhosidade de cientistas e engenheiros. Foi assim que, dos pioneiros dispositivos a pistão (de combustão interna) aos modernos jatos (ou motores a reação), passando pelos recentes avanços dos motores elétricos, o sonho de todo aviador - ir mais rápido, mais longe e mais alto - foi sendo atendido pelo desenvolvimento de novos motores. Mesmo para as mais incríveis máquinas, no entanto, a natureza sempre foi implacável com seus limites. Ir mais rápido significava transpor a barreira do arrasto; mais alto, o limite do oxigênio, essencial para a queima dos combustíveis; mais longe, o desafio de aeronaves mais leves. O que parecia ser o fim da linha, contudo, tornou-se um novo ponto de partida com o surgimento, a partir do pós-guerra, da Hipersônica Aspirada, área do conhecimento responsável pelo desenvolvimento de motores e aeronaves capazes de operar em velocidades acima de Mach 5 (mais rápido), além do limite de 10 km de altitude (mais alto) e com o aproveitamento do oxigênio atmosférico, sem necessidade de embarcá-lo (mais longe). E, a exemplo de Santos-Dumont, uma vez mais o Brasil é um dos protagonistas dessa história, cujo enredo pode ser acompanhado, diariamente, nas páginas e sites da mídia nacional e internacional. Desde meados da década de 1990, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar de natureza técnico-científica pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com sede em São José dos Campos (SP), mantém pesquisas ativas na área de tecnologias hipersônicas aspiradas. Em 2008, como maneira de coordenar e consolidar os esforços, foi criado o Projeto de Propulsão Hipersônica 14-X, PropHiper, cuja missão consiste em desenvolver uma plataforma de demonstração de duas tecnologias críticas para o domínio da Hipersônica Aspirada: o motor do tipo scramjet e a superfície aerodinâmica waverider. Como resultado, o veículo integrado scramjet-waverider será capaz de atingir dez vezes a velocidade do som, cerca de 12 mil quilômetros por hora, a 30 quilômetros de altitude, posicionando o Brasil ao lado de nações como Estados Unidos, Japão, Austrália, Rússia, França e China, que igualmente dispõem de pesquisas e desenvolvimentos na área. Para atingir seu objetivo, o Projeto PropHiper foi dividido em quatro grandes etapas, que correspondem aos ensaios em voo dos principais subsistemas do veículo integrado, denominado 14-X W. Em cada ensaio, a gerência do Projeto estabeleceu a utilização de Demonstradores de Tecnologia, artefatos construídos especificamente para a demonstração do funcionamento dos subsistemas durante o voo hipersônico. A primeira entrega corresponde à realização da Operação Cruzeiro, em que a plataforma de demonstração do motor hipersônico aspirado, batizada de 14-X S, será levada até sua condição de partida, a cerca de 7.500 km/h na estratosfera terrestre, por um Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), baseado no foguete de sondagem VSB-30, o 32º da série, construído pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). A construção do 14-X S se deu pela contratação da Orbital Engenharia, empresa nacional com vasta experiência em projetos do setor aeroespacial, ao passo que suas inspeções e ensaios de qualificação e de aceitação para o ensaio em voo foram conduzidos por meio de parcerias com o IAE, e com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Completando o esforço conjunto em prol da Operação Cruzeiro, o 14-X S será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) que, além de dispor de infraestrutura única para lançamento e rastreamento, apresenta naturalmente uma localização privilegiada, capaz de oferecer um vasto “corredor de voo”, sobre o Oceano Atlântico. Ainda em apoio à Operação, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) será utilizado como uma estação remota para rastreio redundante da trajetória. Assim, a Operação Cruzeiro fecha um ciclo de pouco mais de uma década de esforços sistemáticos no estabelecimento das bases para o desenvolvimento de tecnologias hipersônicas, ao mesmo tempo em que dá início a um novo ciclo inédito da hipersônica aspirada em solo nacional.
@matheusjunior5170
@matheusjunior5170 2 года назад
Top 🇧🇷
@gilbertosoares9118
@gilbertosoares9118 5 месяцев назад
Top
@eduardoveloso1489
@eduardoveloso1489 2 года назад
Como sempre excelente matéria, parabéns.
@Igor_Mr_Reis
@Igor_Mr_Reis Год назад
Copa é o carai, Brasil tá em outro patamar agr kkkk
@noeldolima8109
@noeldolima8109 2 года назад
Parabéns aeronáutica
@powerguido...
@powerguido... 2 года назад
Guerreiro, uma missão para vc: Mostrar para nós, já que o assunto são foguetes nacionais, os videos de lançamento dos Sonda IV que ocorreram nos anos 80... cara, num tem isso nessa plataforma! É impossível que não tenham filmado esses lançamentos... outra coisa que eu sonho em ver são os vídeos dos testes com os AT-26 Xavante fazendo REVO.
@nicolaudasilvacarvalho2828
@nicolaudasilvacarvalho2828 2 года назад
"AÍ; É SO ORGULHO."
@alexandre1984ze
@alexandre1984ze 2 года назад
A coifa se abre em voo? Ou mudaram a concepção?
@jonathaadelino1222
@jonathaadelino1222 2 года назад
Mudaram o projeto do 2 estágio?
@welitonsantana1612
@welitonsantana1612 2 года назад
Faz outro video caiafa so voce pode explicar como funcionou o lancamento
@themrleonz
@themrleonz 2 года назад
Para alguns que estão se perguntando cadê o 14-X no minuto 0:14 pode notar que há uma abertura na coifa do VSB-30 e tem uma superfície na cor preta dentro.
@arthurlunar7835
@arthurlunar7835 2 года назад
aquilo não é o 14x,não é uma coifa e o motor scramjet que esta sendo testa
@themrleonz
@themrleonz 2 года назад
@@arthurlunar7835 O 14x e praticamente o motor Scramjet e o ultimo estagio. "Realizado pela Força Aérea Brasileira, o voo foi um ensaio que visou demonstrar a tecnologia scramjet. O dispositivo foi lançado por um Veículo Acelerador Hipersônico (baseado no foguete VSB-30) e acelerado até Mach 6 até 30 quilômetros de altitude, de onde seguiu até atingir um apogeu suborbital de 160 quilômetros de altitude e 200 quilômetros de distância do local de lançamento, impactando no Oceano Atlântico. O modelo testou a combustão em ambiente hipersônico e a velocidade Mach 6 foi atingida aos 50 km. Tanto o Centro de Lançamento de Alcântara e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno atuaram como estações de rastreio. O veículo foi o primeiro com motor scramjet construído no Brasil e atingiu até 5,000 hp. O veículo foi construído pela Orbital Engenharia. Tanto o foguete quanto o 14-X foram construídos em São José dos Campos. O motor está sendo desenvolvido desde 2008, tendo o objetivo de capacitar a indústria brasileira para o desenvolvimento de experiências aeroespaciais."
@juscelinoferreirabarboza6710
@juscelinoferreirabarboza6710 2 года назад
Top.
@lucianoinvyctorvip1809
@lucianoinvyctorvip1809 2 года назад
Brasil
@faleiria
@faleiria 2 года назад
At least but not at last! Ou seja Kabum, quem precisa de balístico!
@silvergold6874
@silvergold6874 2 года назад
Mas o que é isso, não ouve o teste real do 14-X??? Só testaram o foquete que vai lançar o 14-X numa data futura???
@evans3395
@evans3395 2 года назад
O motor foi testado junto.
@messiashortaepomar
@messiashortaepomar 2 года назад
Exatamente, testaram o lançador. A próxima etapa é o lançamento e acionamento dos motor scramjet.
@jonathandesouza7597
@jonathandesouza7597 2 года назад
@@messiashortaepomar tudo bem calculado em?!
@kurohige2132
@kurohige2132 2 года назад
Não!eles estão testando o motor Scramjet que só funciona em velocidade super sônica, por isso que é utilizado esse foguete para poder impulsionar até a velocidade necessária.
@robertocarlosdesantanasantana
@robertocarlosdesantanasantana 2 года назад
Mas não é mais rápido do que os corruptos políticos brasileiros. Kkkkk
@mateusdemarchi
@mateusdemarchi 2 года назад
🙌🏻🙌🏻🙌🏻
@Joao-db1gu
@Joao-db1gu 2 года назад
Avante, avante...
@kevindiasaguiar1092
@kevindiasaguiar1092 2 года назад
Mas foi o teste só do foguete? A aeronave hipersônica não está na ponta do foguete
@kurohige2132
@kurohige2132 2 года назад
Esse teste foi para testar o motor Scramjet que precisa de velocidade hiper sônica para entrar em ação!
@arthurlunar7835
@arthurlunar7835 2 года назад
esse foi pra testar o motor.
@arthurlunar7835
@arthurlunar7835 2 года назад
Em 2022/2023 talvez o bixo ja vai voar na ponta do VSB-30...
@giovannivieira874
@giovannivieira874 2 года назад
Porque que nesse teste eles não incluíram o protótipo do veículo não tripulavel, que funcionaria com o tal motor, na ponta do foguete, como fizeram na simulação animada!?
@smokingsnake9526
@smokingsnake9526 2 года назад
@@giovannivieira874 Provavelmente porque Aquela coisa na ponta Iria derreter.
@arthurlunar7835
@arthurlunar7835 2 года назад
@@giovannivieira874 porque tavam testando o motor e o prototipo não esta pronto!
@davifranciscoromao3358
@davifranciscoromao3358 Год назад
Venho do futuro e em 2023 os militares brasileiros estão prestando continência para o Nicolas maduro e para o Lula kkk
@pablodias1524
@pablodias1524 2 года назад
Eu quero uma bomba Trocano hipersonica
@misturebabr3535
@misturebabr3535 2 года назад
Ouvi dizer que usa o ar como combustível
@mnzs5211
@mnzs5211 2 года назад
utiliza Hidrogênio
@trost2666
@trost2666 2 года назад
Usa a velocidade de entrada do ar pra gerar velocidade (me Corrigam se eu estiver errado)
@dayalkrishnadas5107
@dayalkrishnadas5107 2 года назад
@@trost2666 corrijam * e não como você escreveu, conforme pediu está corrigido!
@kurohige2132
@kurohige2132 2 года назад
Motor Scramjet o ar entra em hiper velocidade, então já entra comprimido graças a geometria do motor que cria ondas de choque. Por isso tem esse foguete,ele serve para levar o motor a velocidade hiper sônica.
@warleydias778
@warleydias778 2 года назад
Gostaria de saber a diferença entre míssil balístico e míssil hipersónico.
@BrunoNunes2
@BrunoNunes2 2 года назад
Missil balistico tem maior poder de destruição, o missil hipersônico é mais rápido.
@warleydias778
@warleydias778 2 года назад
@@BrunoNunes2 Obrigado
@zackb.3157
@zackb.3157 2 года назад
@@warleydias778 Dois modelos que são o terror para qualquer país, pois pouco consegue-se defender com tais armas. Ainda não existe tecnologia para anular tais mísseis.
@sandroluiz5647
@sandroluiz5647 2 года назад
Poderiamos transformar o AVT-300 em míssil balístico ?
@zackb.3157
@zackb.3157 2 года назад
@@sandroluiz5647 Míssil de cruzeiro (AVT-300) é um míssil balístico.
@ozeiaswanderosfky8081
@ozeiaswanderosfky8081 2 года назад
Engana-se até hoje quem quiser que o Brasil, queria um foguete para satelite , queria sim é tecnologia de defesa espacial, se não teria comtinuado com vls1....
@mikaeladami3616
@mikaeladami3616 2 года назад
Não dava para continuar o vls, pq muitas das empresas do início do projeto, deixaram de fabricar componentes essenciais...
@arthurlunar7835
@arthurlunar7835 2 года назад
@@mikaeladami3616 cortaram o salario tambem
@edvanleonardo4262
@edvanleonardo4262 2 года назад
Aposto que o sonho de alguns era ele decolar sozinho atingir mach1000 em 1 segundo e explodisse bem encima de Alcântara com uma bomba nuclear porque ai magicamente o Brasil ´´seria respeitado´´.
@leandrosmorais
@leandrosmorais 2 года назад
Pior do que esses só os que veem o Brasil como um país afeminado que tem que virar o bumum para qualquer nação que fale mais grosso justamente porque possuem ogivas enquanto nos obrigam a assinar acordos que deixam nosso povo na miséria em que está. Mas vc deve estar bem, não te afeta isso, então meio que fds, né?
@edvanleonardo4262
@edvanleonardo4262 2 года назад
@@leandrosmorais ,? ,me fale qual acordo assinamos porque eles tem bombas? No maximo assinamos um ou outro porque ´´se não assinar leva embargo´´. De resto não bote a nossa responsabilidade nas costas dos outros ,é trabalho deles dificultarem algumas coisas mesmo tal como nosso trabalho seria o mesmo se estivéssemos mais desenvolvidos (fomentando ou cerceando o desenvolvimento dos demais a nossos caprichos a medida do possível). Ter medo da bomba é o mesmo que ter medo do Gasparzinho ,ou não existe ou ele não faz mau algum ,posso dar uma lista de derrotas seguidas militares ,politicas e econômica dos USA e qualquer país nuclear sofreram de tão milagroso que é isso.
@leandrosmorais
@leandrosmorais 2 года назад
@@edvanleonardo4262 Protocolo de Kyoto que só o Brasil cumpriu matando nossa indústria e nosso crédito de carbono foi pra China, acordo de París, TNP, acordo de DDH da ONU para alastrar o narcotráfico internacional aqui onde bancos europeus lavam dinheiro facilmente, demarcações de terras indígenas, infiltração de ONGs estrangeiras com finalidade de fazer PsyOps no Brasil para sabotagem interna, etc.
@leandrosmorais
@leandrosmorais 2 года назад
@@edvanleonardo4262 E COM ISSO TUSO ASSINADO... o Brasil ainda ´leva embargo na Defesa e é ameaçado de embargo toda vez que tenta se desenvolver minimamente em algo, só isso.
@edvanleonardo4262
@edvanleonardo4262 2 года назад
@@leandrosmorais ,nenhuma dessas por causa das bombas ,né? ,se acha que foi bomba deveria ver oque um embrago faz. Que embargo? ,´´toda vez que tenta se desenvolver´´ ,isso não é embargo se vamos comprar não vamos desenvolver ,ou se é no caso ´´queríamos comprar mas agora vamos ter que desenvolver´´ ,qual o problema? ,dinheiro? ,até sim mas não quando existe o interesse ,se tudo der errado acha que vão negar vender o produto fechadinho? Não pode usar como exemplo os vulcans de 20mm ,os roland que tentamos fazer engenharia reversa ,o Adarter após comprarmos IristT e Meteors ,etc ,etc. Se tivemos um problema pontual é natural e se isso já o incomoda você não faz mesmo Idea do que são embargos reais.
@ae4528
@ae4528 2 года назад
Seria bom se tivéssemos investimentos em tecnologia e que o resultado fosse totalmente secretos, com segredos até para os políticos.
@WOW.1980
@WOW.1980 2 года назад
Não tem 14 X algum ali, ninguém entendeu isso ainda (☉。☉)!
@caiafamaster
@caiafamaster 2 года назад
eu coloquei um do lado do outro e ninguém se tocou, so vc.
@messiashortaepomar
@messiashortaepomar 2 года назад
Não entenderam desde o dia do lançamento rs.
@arthurlunar7835
@arthurlunar7835 2 года назад
é o motor do 14-x
@rubivaldosanches8864
@rubivaldosanches8864 2 года назад
Tudo isso só está sendo possível ,porque temos um governo atuante no desenvolvimento de tecnologia dos nossos interesses que garantirá à nossa soberania parabéns presidente Bolsonaro.
@Vitor-yz9nz
@Vitor-yz9nz 2 года назад
Quanta fantasia os militares tem projeto de estado todos os projetos importantes das F.A. iniciaram em outros governos , outro ponto o entreguista Bolsonaro autorizou a venda da Embraer para Boing , por força divina o negócio não se concretizou.
@eduardodisconzi5259
@eduardodisconzi5259 2 года назад
Olha a mula
@starwarslm7507
@starwarslm7507 2 года назад
@@Vitor-yz9nz Pq seu presidente carniça manda milhões de reais para países com ditadura comunista? Nunca veremos esse dinheiro. Por isso eu voto em Bolsonaro 🇧🇷👍😎 em 22 vote 22.
@Vitor-yz9nz
@Vitor-yz9nz 2 года назад
@@starwarslm7507 @ Rolando Lero ...sabe diferenciar projeto de estado e de governo ?
@kurohige2132
@kurohige2132 2 года назад
Nossa que bobagem cara! isso não tem nada a ver com governo NENHUM!a FAB e outros órgãos como o DCTA, estão trabalhando no projeto de veículo não tripulado hiper sônico,desde 2007/2008, é um projeto de estado assim como o submarino nuclear,e não de governo!
@Charles-lo1kt
@Charles-lo1kt 2 года назад
Parece uno com escada e uno sem escada lado a lado hahahahh
@lcdeledsaoumasporcarias
@lcdeledsaoumasporcarias 2 года назад
👈
@arthurlunar7835
@arthurlunar7835 2 года назад
mendigo
@Cesar-vm5yf
@Cesar-vm5yf 2 года назад
Oxiiii
@caiafamaster
@caiafamaster 2 года назад
O Brasil na era da Propulsão Hipersônica: Projeto 14-X Desde meados da década de 1990, a Força Aérea Brasileira mantém pesquisas ativas na área de tecnologias hipersônicas aspiradas Em 1906, Alberto Santos-Dumont encantou o mundo com o voo da primeira aeronave com propulsão ativa. Era o início de uma era em que motores se juntaram às superfícies aerodinâmicas, universalmente simbolizadas pelas asas, para moldar o voo na atmosfera tal como conhecemos hoje. Ao longo de mais de um século de aviação, à medida que desafios surgiam, maior era a engenhosidade de cientistas e engenheiros. Foi assim que, dos pioneiros dispositivos a pistão (de combustão interna) aos modernos jatos (ou motores a reação), passando pelos recentes avanços dos motores elétricos, o sonho de todo aviador - ir mais rápido, mais longe e mais alto - foi sendo atendido pelo desenvolvimento de novos motores. Mesmo para as mais incríveis máquinas, no entanto, a natureza sempre foi implacável com seus limites. Ir mais rápido significava transpor a barreira do arrasto; mais alto, o limite do oxigênio, essencial para a queima dos combustíveis; mais longe, o desafio de aeronaves mais leves. O que parecia ser o fim da linha, contudo, tornou-se um novo ponto de partida com o surgimento, a partir do pós-guerra, da Hipersônica Aspirada, área do conhecimento responsável pelo desenvolvimento de motores e aeronaves capazes de operar em velocidades acima de Mach 5 (mais rápido), além do limite de 10 km de altitude (mais alto) e com o aproveitamento do oxigênio atmosférico, sem necessidade de embarcá-lo (mais longe). E, a exemplo de Santos-Dumont, uma vez mais o Brasil é um dos protagonistas dessa história, cujo enredo pode ser acompanhado, diariamente, nas páginas e sites da mídia nacional e internacional. Desde meados da década de 1990, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar de natureza técnico-científica pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com sede em São José dos Campos (SP), mantém pesquisas ativas na área de tecnologias hipersônicas aspiradas. Em 2008, como maneira de coordenar e consolidar os esforços, foi criado o Projeto de Propulsão Hipersônica 14-X, PropHiper, cuja missão consiste em desenvolver uma plataforma de demonstração de duas tecnologias críticas para o domínio da Hipersônica Aspirada: o motor do tipo scramjet e a superfície aerodinâmica waverider. Como resultado, o veículo integrado scramjet-waverider será capaz de atingir dez vezes a velocidade do som, cerca de 12 mil quilômetros por hora, a 30 quilômetros de altitude, posicionando o Brasil ao lado de nações como Estados Unidos, Japão, Austrália, Rússia, França e China, que igualmente dispõem de pesquisas e desenvolvimentos na área. Para atingir seu objetivo, o Projeto PropHiper foi dividido em quatro grandes etapas, que correspondem aos ensaios em voo dos principais subsistemas do veículo integrado, denominado 14-X W. Em cada ensaio, a gerência do Projeto estabeleceu a utilização de Demonstradores de Tecnologia, artefatos construídos especificamente para a demonstração do funcionamento dos subsistemas durante o voo hipersônico. A primeira entrega corresponde à realização da Operação Cruzeiro, em que a plataforma de demonstração do motor hipersônico aspirado, batizada de 14-X S, será levada até sua condição de partida, a cerca de 7.500 km/h na estratosfera terrestre, por um Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), baseado no foguete de sondagem VSB-30, o 32º da série, construído pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). A construção do 14-X S se deu pela contratação da Orbital Engenharia, empresa nacional com vasta experiência em projetos do setor aeroespacial, ao passo que suas inspeções e ensaios de qualificação e de aceitação para o ensaio em voo foram conduzidos por meio de parcerias com o IAE, e com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Completando o esforço conjunto em prol da Operação Cruzeiro, o 14-X S será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) que, além de dispor de infraestrutura única para lançamento e rastreamento, apresenta naturalmente uma localização privilegiada, capaz de oferecer um vasto “corredor de voo”, sobre o Oceano Atlântico. Ainda em apoio à Operação, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) será utilizado como uma estação remota para rastreio redundante da trajetória. Assim, a Operação Cruzeiro fecha um ciclo de pouco mais de uma década de esforços sistemáticos no estabelecimento das bases para o desenvolvimento de tecnologias hipersônicas, ao mesmo tempo em que dá início a um novo ciclo inédito da hipersônica aspirada em solo nacional.
@carlosaugustokharliansanto4017
@carlosaugustokharliansanto4017 2 года назад
Em verdade vos pergunto: foi teste do veículo lançador (VLS 30, Pegasus, etc.) ou do 14 X ? E ele, 14 X lançado, está em escala 1:1 ou 1:100? Ainda, foi lançado o protótipo de veículo aéreo não tripulado (VANT) hipersônico 14 X ou apenas empnagem, estabilizador vertical e horizontal, profundor, e leme? Acredito que, ao chamado prototipo faltou o mais importante a ser testado, o grupo moto-propulsor. Se isto for verdade, o teste do 14 X foi, apenas, show para inglês ver.
@themrleonz
@themrleonz 2 года назад
"O 14-XS foi acelerado a uma velocidade próxima a Mach 6 (seis vezes a velocidade do som), a mais de 30 km de altitude, por meio de um veículo acelerador hipersônico (VAH). Após a realização do ensaio, o conjunto seguiu a trajetória prevista, atingindo o apogeu em 160 Km, percorrendo um total de 200 km de distância, até seu impacto numa área segura no Oceano Atlântico." " 14-XS: demonstração em voo ascendente balístico da combustão supersônica; 14-XSP: demonstração em voo ascendente balístico da propulsão hipersônica aspirada; 14-XW: demonstração em voo planado (sem propulsão) de um veículo hipersônico controlável e manobrável com sistemas de guiamento, navegação e controle (GNC), emprego de materiais avançados, durante o voo hipersônico na estratosfera; e 14-XWP: demonstração em voo autônomo de um veículo hipersônico controlável e manobrável com propulsão hipersônica aspirada ativa."
@WOW.1980
@WOW.1980 2 года назад
Não tem 14 X algum ali, ninguém entendeu isso ainda
@themrleonz
@themrleonz 2 года назад
​@@WOW.1980 ​ No minuto 0:14 você pode notar que ele esta dentro da coifa do VAH, Depois pega a foto de um VSB-30 e da uma notada na parte superior que e a coifa. "Ele será lançado por um foguete VSB-30 e ao atingir 100 mil pés de altitude será acionado e deverá chegar a Mach 10 (10 vezes a velocidade do som)." Claro que essa informação acima e da versão 14-XWP, Essa versão e supersônica então ela não atinge ainda os Mach 10.
@kurohige2132
@kurohige2132 2 года назад
Cara,olhe o canal da própria FAB que lá eles falam o que foi feito! Esse teste foi para testar o funcionamento do motor Scramjet que caso você não saiba,utiliza algum meio para poder atingir a velocidade hiper sônica que então ativa o motor Scramjet.
@arthurlunar7835
@arthurlunar7835 2 года назад
foi para testar o motor.
@Cesar-vm5yf
@Cesar-vm5yf 2 года назад
Não entendi kkk
@caiafamaster
@caiafamaster 2 года назад
O Brasil na era da Propulsão Hipersônica: Projeto 14-X Desde meados da década de 1990, a Força Aérea Brasileira mantém pesquisas ativas na área de tecnologias hipersônicas aspiradas Em 1906, Alberto Santos-Dumont encantou o mundo com o voo da primeira aeronave com propulsão ativa. Era o início de uma era em que motores se juntaram às superfícies aerodinâmicas, universalmente simbolizadas pelas asas, para moldar o voo na atmosfera tal como conhecemos hoje. Ao longo de mais de um século de aviação, à medida que desafios surgiam, maior era a engenhosidade de cientistas e engenheiros. Foi assim que, dos pioneiros dispositivos a pistão (de combustão interna) aos modernos jatos (ou motores a reação), passando pelos recentes avanços dos motores elétricos, o sonho de todo aviador - ir mais rápido, mais longe e mais alto - foi sendo atendido pelo desenvolvimento de novos motores. Mesmo para as mais incríveis máquinas, no entanto, a natureza sempre foi implacável com seus limites. Ir mais rápido significava transpor a barreira do arrasto; mais alto, o limite do oxigênio, essencial para a queima dos combustíveis; mais longe, o desafio de aeronaves mais leves. O que parecia ser o fim da linha, contudo, tornou-se um novo ponto de partida com o surgimento, a partir do pós-guerra, da Hipersônica Aspirada, área do conhecimento responsável pelo desenvolvimento de motores e aeronaves capazes de operar em velocidades acima de Mach 5 (mais rápido), além do limite de 10 km de altitude (mais alto) e com o aproveitamento do oxigênio atmosférico, sem necessidade de embarcá-lo (mais longe). E, a exemplo de Santos-Dumont, uma vez mais o Brasil é um dos protagonistas dessa história, cujo enredo pode ser acompanhado, diariamente, nas páginas e sites da mídia nacional e internacional. Desde meados da década de 1990, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar de natureza técnico-científica pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com sede em São José dos Campos (SP), mantém pesquisas ativas na área de tecnologias hipersônicas aspiradas. Em 2008, como maneira de coordenar e consolidar os esforços, foi criado o Projeto de Propulsão Hipersônica 14-X, PropHiper, cuja missão consiste em desenvolver uma plataforma de demonstração de duas tecnologias críticas para o domínio da Hipersônica Aspirada: o motor do tipo scramjet e a superfície aerodinâmica waverider. Como resultado, o veículo integrado scramjet-waverider será capaz de atingir dez vezes a velocidade do som, cerca de 12 mil quilômetros por hora, a 30 quilômetros de altitude, posicionando o Brasil ao lado de nações como Estados Unidos, Japão, Austrália, Rússia, França e China, que igualmente dispõem de pesquisas e desenvolvimentos na área. Para atingir seu objetivo, o Projeto PropHiper foi dividido em quatro grandes etapas, que correspondem aos ensaios em voo dos principais subsistemas do veículo integrado, denominado 14-X W. Em cada ensaio, a gerência do Projeto estabeleceu a utilização de Demonstradores de Tecnologia, artefatos construídos especificamente para a demonstração do funcionamento dos subsistemas durante o voo hipersônico. A primeira entrega corresponde à realização da Operação Cruzeiro, em que a plataforma de demonstração do motor hipersônico aspirado, batizada de 14-X S, será levada até sua condição de partida, a cerca de 7.500 km/h na estratosfera terrestre, por um Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), baseado no foguete de sondagem VSB-30, o 32º da série, construído pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). A construção do 14-X S se deu pela contratação da Orbital Engenharia, empresa nacional com vasta experiência em projetos do setor aeroespacial, ao passo que suas inspeções e ensaios de qualificação e de aceitação para o ensaio em voo foram conduzidos por meio de parcerias com o IAE, e com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Completando o esforço conjunto em prol da Operação Cruzeiro, o 14-X S será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) que, além de dispor de infraestrutura única para lançamento e rastreamento, apresenta naturalmente uma localização privilegiada, capaz de oferecer um vasto “corredor de voo”, sobre o Oceano Atlântico. Ainda em apoio à Operação, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) será utilizado como uma estação remota para rastreio redundante da trajetória. Assim, a Operação Cruzeiro fecha um ciclo de pouco mais de uma década de esforços sistemáticos no estabelecimento das bases para o desenvolvimento de tecnologias hipersônicas, ao mesmo tempo em que dá início a um novo ciclo inédito da hipersônica aspirada em solo nacional.
@misturebabr3535
@misturebabr3535 2 года назад
No dia que o invadirem o Brasil vc vai saber
@kurohige2132
@kurohige2132 2 года назад
Eles testaram o motor Scramjet (motor hiper sônico)
@emilsoncarvalho9054
@emilsoncarvalho9054 2 года назад
Eu espero q o Brasil desenvolva esse míssil e q venha através dele armas nucleares.
@vaneilsonsousa7990
@vaneilsonsousa7990 Год назад
pra quê?
@TieRo69
@TieRo69 Год назад
@@vaneilsonsousa7990 pra ninguem vir nos ameaçar enquanto tivermos no nosso canto de boa fazendo nossas coisas e nos desenvolvendo.
@eltonm.t.873
@eltonm.t.873 2 года назад
O Brasil e seus Buscapés...
@FabioSantanna-qe4pi
@FabioSantanna-qe4pi 5 месяцев назад
O programa nasceu no governo Lula e vai sair do papel no governo Lula. Como muitos outros programas de defesa.
@SilverBlack-z1q
@SilverBlack-z1q 5 месяцев назад
a unica coisa que vi sair nessa porra de governo é imposto novo todo mes,lula não faz porra nenhuma a verba que tá indo pras forças armadas é uma vergonha pra essa nação,cade o dinheiro arrecadado dos impostos?
@SilverBlack-z1q
@SilverBlack-z1q 5 месяцев назад
o programa espacial brasileiro morreu praticamente por falta de verba,no governo passado ele tinha revivido com os testes do motor s-50,mas era uma merda mesmo assim,esse pais nunca teve um presidente que ligasse pra technologia direito,bolsonaro era um pouco melhor,mas o lula tá preocupado em ajudar em obras de outros paises e arrecadar imposto pros amigos do governo. lula pe corrupto até os dias de hoje,bolsonaro ainda não foi provado nada contra ele,mas mesmo assim os dois são ruins.
@pokmonn
@pokmonn 5 месяцев назад
Nao sei mais no governo Bolsonaro nao vi muitas iniciativa tecnologicas so quebrou o velos projetos do passado como IFB e bolsa família...
@chinese-virus
@chinese-virus 3 месяца назад
Kkkkkkkkkkkkkk
@ericgabriel7425
@ericgabriel7425 15 дней назад
sim, vc realmente acredito que o lula vai lá e diz que quer esses projetos kkkk, isso ai é tudo iniciativa dos militares etc, só pq começou na epoca dele, tudo que acontece tem relação com ele? uasuasdhhuasdhua, sabe muito. E na verdade muitos projetos que inicia na epoca do lula, não são concluidos por falta de verba, já que todas as vezes tem cortes nos orçamentos militares e de defesa.
@davifranciscoromao3358
@davifranciscoromao3358 Год назад
Ai aí Quando os politicos descobrirem que estão gastando um montão de grana nisto e não vai ter retorno nenhum para eles. Kk
@josemariocarneirodeoliveir9324
@josemariocarneirodeoliveir9324 2 года назад
Gostei do vídeo mais dei um deslaike pq muito barulho de mais quase não dá para assistir
@chinese-virus
@chinese-virus 3 месяца назад
Resumindo: Nada Haver! 🤣 Kkkkkkkk
Далее
LANÇAMENTO DO 14-X DIRETO DE ALCÂNTARA
11:16
Просмотров 123 тыс.
ОТПРАВЬ СВОЕЙ ЛП/ЛД
00:10
Просмотров 250 тыс.
КЛИП ЛИСА УЖЕ ВЫШЕЛ!
00:16
Просмотров 422 тыс.
When Royal Guards Fight Back!
8:08
Просмотров 7 млн
See Thru Jet Engine
10:14
Просмотров 15 млн
Inside the Horten Flying Wing
18:00
Просмотров 801 тыс.
Su-57 - Russia's 5th Gen Fighter
17:53
Просмотров 502 тыс.
RAFALE FRENCH NAVY PILOTS - CHILLOUT 10
17:59
Просмотров 2,7 млн
SPEED COMPARISON 3D | Missiles 🚀
18:50
Просмотров 4,3 млн
How the Lockheed SR-71 Blackbird Works
55:30
Просмотров 4,7 млн