Тёмный

O Pior Inferno Que Os Portugueses Passaram Em Africa: As Batalha de Magude e Coolela em Moçambique! 

Carlos Djive
Подписаться 9 тыс.
Просмотров 6 тыс.
50% 1

Опубликовано:

 

23 окт 2024

Поделиться:

Ссылка:

Скачать:

Готовим ссылку...

Добавить в:

Мой плейлист
Посмотреть позже
Комментарии : 24   
@NacionalistaAfricano
@NacionalistaAfricano 9 месяцев назад
Muito bom
@josevicentemartins9085
@josevicentemartins9085 3 месяца назад
Na manhã de 7 de Novembro de 1895 os dois exércitos encontraram-se no vale de Coolela. A batalha que se travou foi de curta duração, mas trágica com enormes consequências para Ngungunhane, que dela saiu derrotado. Quebrada a resistência nativa, no dia 11 de Novembro os portugueses incendiaram Manjacaze, o lugar sagrado dos vátuas. Em consequência desse sucesso, muitos chefes das tribos que residiam entre os rios Save, Chengane e Limpopo apressaram-se a prestar vassalagem aos portugueses, aceitando as consequentes imposições. Desmoralizado pela derrota, Ngungunhane retirou-se para Chaimite, onde em Dezembro foi aprisionado e deportado para os Açores, onde faleceu. PIOR INFERNO QUE OS PORTUGUESES PASSARAM ?????? O INFERNO FOI PARA OS PORTUGUESES ????? O pai de Gungunhana foi escorraçado de terras que hoje são da África do Sul, fugiu para o norte ( hoje sul de Moçambique ) matando e dominando as tribos locais. Historicamente, os portugueses estavam há mais tempo em Moçambique do que Gungunhana, muito antes já haviam combatido e dominado o líder muçulmano Mussa Ibn Bique. É conveniente ler e estudar história cientificamente comprovada do que ler e divulgar temas avulsos e tendenciosos, mas o meu amigo é que decide a finalidade da sua informação : se é história ou se é propaganda. Só pretendo ajudá-lo
@marcelinomasuku9997
@marcelinomasuku9997 10 месяцев назад
Muito obrigada irmão Pela història, mais uma veje agradenço o verdadeiiro jeneral maguigune por entregar a sua vida defender o povo de deus, que são ngunis.
@Vilafranquense839
@Vilafranquense839 4 месяца назад
Grande Gungunhanha! Grande herói e patriota.
@jacobisac6967
@jacobisac6967 2 года назад
Grande aulas
@williancarvalho6183
@williancarvalho6183 9 месяцев назад
Sou fascinado pela história colonial de outros países, além do meu.😅
@vidiosluz510
@vidiosluz510 2 года назад
Parabens irmao
@luiscorreia7328
@luiscorreia7328 2 года назад
Parabéns desde Portugal. Irmaos para sempre.
@josemassingue4579
@josemassingue4579 2 месяца назад
O tratado de 1893 tronou-se num símbolo de grande ícone da diplomacia de Ngungunhane em relação às mudanças regionais e globais face a tentativas de implementação das deliberações da Conferência de Berlim. Claro, inicialmente os interesse português era o de afastar a crescente influência britânica nas terras ao norte do paralelo 22 (na qual a Companhia de Mocambique operava). Este acordo, embora impusesse a necessidade de Ngungunhane renunciar os tributos dos seus vassalos a norte do Save, a cláusula formal determinava o respeito da integridade territorial de Gaza pela Companhia de Moçambique, se não houve nenhum tratado deste com os britânicos. Isto evidentemente não se tornou possível... A história da resistência face a ocupação efectiva na zona sul continua a merecer mais investigações acirradas...
@antoniodefreitas2957
@antoniodefreitas2957 Год назад
Gungunhana foi um grande guerreiro mas. Voce se esqueceu de mencionar que o Gungunhana tinha ajuda dos Ingleses que forneciam armas (espingardas+municoes) e apoio logistico para servir os interesses deles, os ingleses. Mouzinho de Albuquerque consegui prender o Gungunhana com o auxilio do povo que tambem estava farto da forma como ele os tratava. Indicaram e facilitaram a entrada de Mouzinho no acampamento. Vai ao museu do tombo em Lisboa para conheceres melhore a histroria do teu lindo pais, onde eu fui criado. Vai descobrir que conexão tem o ingles John Cecil Rhodes com Mocambique.
@antonioafonso7543
@antonioafonso7543 10 месяцев назад
Informo que Portugal usou armas de fogo 10 anos primeiro que os Ingleses...
@cleitonnhassengo3879
@cleitonnhassengo3879 Месяц назад
Exatamente o Ngungunhane tinha influência forte sobre British south african company , a qual ele(Ngungunhane) conduziu a sua permissão para a exploração mineira em manica razão pela qual ele mudou-se de mussorisi para manjacaze, abdicando este território em 1889.
@kvatchyobiv8540
@kvatchyobiv8540 Год назад
Não sei se falam nisto ai em Moçambique, mas originalmente quando os portugueses foram para Moçambique, já era governado por rei Muçulmano, a família real Moçambicana tinha sido quase toda degolada pelos Muçulmanos, e as mocinhas, da família real tinham sido poupadas para casarem com senhores muçulmanos para governar Moçambique, os Muçulmanos tal como quando estiveram na península Ibérica, davam escolhas, ou se convertiam ao islão, ou pagavam imposto extra e viviam como cidadãos de segunda classe, ou parte eram escravizados ou mortos. Os Moçambicanos locais perante isto ajudaram os portugueses a expulsar os muçulmanos que dominavam Moçambique que vinham por meio de jihad em excursões, Tanzânia, Sudão e Turquia eram os reinos que mais soldados enviavam para fazer a jihad, Com os portugueses o cristianismo difundiu-se escolas, igrejas e ordens de caridade apareceram em Moçambique, Santa casa de misericórdia ( angariava fundos para tratamento de doenças e ferimentos) ordem da boa morte, ( angariava fundos para enterrar pessoas pobres que não conseguiam pagar velório), e ordens (não lembra o nome desculpe-me) (estas ordens eram para organizar e angariar fundos para casamentos e rituais religiosos assim como festas religiosas), meus amigos que são de Moçambique dizem que no norte de Moçambique tem ainda bastantes senhores de guerra que maltratam pessoas, assim como problemas de fanatismo islâmico ( contaram-me) é verdade?
@kvatchyobiv8540
@kvatchyobiv8540 Год назад
Meu avô, vivera a guerra colonial em Angola, meu tio vivera tropa em guerra colonial em Moçambique, ambos diziam que não fazia sentido a guerra se queriam independência que nossos governantes deveriam respeitar para terem melhores acordos e amizades e alianças, porque naqueles campos de batalha não eram europeus contra africanos diziam que eram Portugueses a matar portugueses, que felizmente nenhum fora directamente para o conflito, iam para a guerra por obrigação como os soldados em todo o mundo, por medo de represálias de um estado autoritário e repressivo, os dois gostavam tanto de Angola como de Moçambique e diziam que era único, terra rica que se pode cultivar o que se quiser que nasce, muito linda, povos muito respeitadores, amigos, meu avô faleceu e meu tio também, meu tio Gostaria de visitar Moçambique, ficara grande parte de seu coração nas terras Moçambicanas.
@TimSerras
@TimSerras 2 месяца назад
Apesar de estar protegido por cerca de mil impis (guerreiros vá tuas) Gungunhana foi preso por 40 portugueses em Chaimite. Parece que o inferno foi ao contrário amigo.
@FernNdoFerreira
@FernNdoFerreira 6 месяцев назад
Queremos umbrella film qui retractable a historia
@pauladasminhasd1685
@pauladasminhasd1685 4 года назад
Muito informativo teacher, mas esse vídeo que fica aí a passar, nalgum momento desconcentra.
@CarlosDjive
@CarlosDjive 4 года назад
Vamos ver se conseguimos reeditar o vídeo. Mas é um vídeo de viagem a terra de Gungunhana, a mesma viagem teria sido feita, pelos chefes rongas de Marracuene; em algum momento pé!
@luislaste5693
@luislaste5693 6 месяцев назад
Estragou com video que passou na tela, bem off
@CarlosDjive
@CarlosDjive 6 месяцев назад
Thanks Ilustre. Voltarei a Rever o vídeo.pra já nem faço a mínima ideia do poderá ter acontecido. Obrigado pela observação!
@januariorafaelmacamo1388
@januariorafaelmacamo1388 2 года назад
Brancos usavam preto para derrotar o preto .
@antonioafonso7543
@antonioafonso7543 10 месяцев назад
Grande parte da história de Moçambique está na ilha de Moçambique. Este senhor está a inventar. Informo que está num museu em portugal umas calças de Gungunhana..
@luislaste5693
@luislaste5693 6 месяцев назад
Da proxima nao faz isso
@marcelinomasuku9997
@marcelinomasuku9997 10 месяцев назад
Muito obrigada irmão Pela història, mais uma veje agradenço o verdadeiiro jeneral maguigune por entregar a sua vida defender o povo de deus, que são ngunis.
Далее
Resistência Africana
5:14
Просмотров 13 тыс.
▼ ЕДУ В ТИХОСРАНСК 💪
37:00
Просмотров 387 тыс.
Team Spiderman True Or False Mask,nono #Shorts
00:37
A Montagem do Estado Colonial Em Moçambique:    UEM
12:48