Caso queira colaborar com o trabalho do Canal Bem Brasileiro, você pode se tornar membro do canal. Seu apoio será muito importante para que possamos continuar produzindo vídeos semanalmente. Basta clicar no link logo abaixo. Somos gratos pelo seu apoio🤗. ru-vid.com/show-UCQ69gKAuwf46TbTH3UPR4ngjoin
Que interessante esse sotaque! Ouvindo a fala do Vaz fico pensando na articulação do crioulo, porque parece que sinto o fenômeno que chamamos de "língua presa" no BR. Só prestar atenção na articualçao do R, por exemplo. Muito interessante. "Eu muito compreendo", aqui já temos uma posição diferente para o advérbio. Muitas descobertas.
É o idioma oficial, porém não é o que é conversado pelas pessoas no cotidiano. Só para ter uma ideia é como se o idioma oficial do Brasil fosse italiano,mas nós os cidadãos falamos o português.
Parabéns pela sua pesquisa .Tudo partindo do princípio encontra dificuldades de inserir a língua portuguesa em Guiné Bissau ,mas essa incorporação da língua é muito importante para integrar todos os Países da língua portuguesa .
Gostaria de saber depois que você concluir todos os seus estudos aí no Ceará, qual poderá ser tua contribuição para uma melhor incorporação da língua portuguesa no cotidiano do povo de Guiné Bissau?
Olá, muito obrigada pela sua fala nessa temática. Acho muito interessante a necessidade de fixar o Creole como uma língua válida e importante como discurso em resistência da população que usa ela como fala cotidiana. Tenho a dúvida sob escritores/as de literatura que tenham sua obra nessa língua, poetas, narradores; tomara que você possa falar da importância da literatura nesse reconhecimento do idioma na vida, na cultura, no arte.
a história é o que é. quando se fala em linguagem o mais importante é possibilitar a comunicação mundial entre os trabalhadores. o caminho a seguir para os trabalhadores da África Ocidental após a derrubada de seus estados é unir todas as suas lutas e globalmente, já que nenhuma grande empresa ou potência imperialista está localizada em apenas um país.
Realmente, língua e cultura devem andar juntas. Se uma língua não for usada como instrumento cultural pela população, ela perde sua importância, fica enfraquecida e perece.
Acho que o governo da Guiné-Bissau deveria investir mais na língua portuguesa , no idioma português, do contrário ,vocês vão continuar com as suas variantes de dialetos e vão se afastar do mundo culturalmente ,haja vista os dialetos são desconhecidos para as nações onde os seus idiomas são falados no mundo inteiro. Por ex. Mandarim,inglês, francês, português, italiano.russo ...
Youssef não importa da qual cultura vc está falando nós temos a nossa cultura não nos interessa corporar a cultura doutro sibretudo europeu. Vamos continuar com anossa variedade linguistica e cultural que temos o portugues nos lembra o passado de terror se tu não sabes. Falamos esta lingua sim mais por questões academicos e de relaçºao com outros paises. Se tu desconheces da tua cultura e da tua historia não faça este tipo de comentario, é desnecessario.
Deveria haver esforço para manter. Saber mais idiomas aumenta tanto o acesso a conteúdos quanto o alcance do próprio discurso. Ele está estudando no Brasil por exemplo.
E enfraquecer a Comunidade, que forma cômoda de abordar o problema. Fosse o Brasil um país em que tomadores de decisão pensassem com estratégia estaríamos empenhados em disseminar a Língua portuguesa.